Tg 1.9-11 - A verdadeira riqueza

Sabedoria para viver  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views

As diferenças econômicas não devem ser motivo de orgulho, pelo contrário, tanto o rico como o pobre devem se tratar justamente por causa de Jesus

Notes
Transcript

Introdução:

O Texto de hoje é um dos focos do livro de Tiago, uma questão social e econômica, especialmente falando da riqueza e pobreza! Entre seus leitores existiam pessoas ricas e também pobres, existe porém, a maneira sábia de viver tanto para um como para outro e é isso que iremos estudar essa noite! Abra sua bíblia em Tg 1.9-11

Desenvolvimento/aplicação:

O pobre v.9:

O irmão de condição humilde deve gloriar-se em sua posição elevada.
A ideia é que o irmão pobre não se sinta inferior por ser pobre, mas reconheça sua posição elevada no Senhor!
2 Corinthians 8:9 NAA
Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos.
Até a pessoa mais pobre que existe, se conhece a graça de Deus, torna-se uma pessoa riquissima! Todos nós erámos pobres miseráveis, pobres espiritualmente, literalmente desgraçados (sem conhecer a graça de Deus) inimigos de Deus, escravos do mundo, carne e do Diabo! Mas Jesus Cristo sendo rico, se fez pobre, para que pudessemos desfrutar das riquezas espirituais!
Ephesians 2:4–6 NAA
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.
De inimigos, tornamo-nos filhos; de merecedores da ira de Deus, passamos a receber todo o Seu amor! De escravos do Diabo, fomos libertados! De uma vida mesquinha e sem propósito, passamos a servir ao mais nobre dos propósitos: servir ao Rei dos Reis! De pobres, sem vida espiritual, tornamo-nos ricamente abençoados com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus!
Entendendo nossa posição:
Irmãos, é de suma importância que saibamos em que posição estamos! Precisamos compreender nossa nova condição e nossa nova identidade em Jesus Cristo! Já não somos os mesmos que antes! Se você conheceu a Jesus Cristo, você é uma nova pessoa! Você tem uma nova vida! Uma nova identidade! Um novo propósito!
Se não soubermos quem somos em Jesus, nossa identidade nEle, seremos identificados por nossa condição financeira, (eu não tenho muito dinheiro, logo eu sou pobre) o mundo vai tentar dizer quem você é, a carne vai te dizer quem você é, o diabo vai mentir a respeito de quem você é! E por não saber de fato quem é, você pode ser levado por essas mentiras. Tenha plena certeza e convicção de sua nova posição em Jesus Cristo!
O que considerávamos riqueza antes deve ser diferente do que entendemos de riqueza agora, o que antes era a coisa mais importante de nossas vidas, perde o seu valor! Paulo se orgulhava de ser judeu, seguidor ferrenho da lei como fariseu, chegando ao ponto de até mesmo perseguir a igreja! Mas quando ele conhece a Jesus Cristo, tudo mudou, veja o que ele diz:
Philippians 3:7–11 NAA
Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé. O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
Essa mudança de mente é que nos faz ver quão abençoados nós somos! Quão ricos nós somos! Que grande salvação nós ganhamos! "Se não compreendermos nossa nova identidade em Cristo e quão abençoados somos por Deus, viveremos em busca de descobrir quem somos e de alcançar outras bênçãos, jamais encontrando verdadeira satisfação."
O irmão de condição humilde deve se gloriar no Senhor por sua “exaltação” entendemos que nunca foi por mérito, mas pela graça! Orgulhar-se em Deus, nos faz humildes, pois reconhecemos que Ele é o autor da nossa salvação! Ele é quem Salmo 40.2“Tirou-me de um poço de perdição, de um atoleiro de lama; colocou os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos.”
Ao invés de se sentir inferior aos irmãos que possuem mais riquezas materiais! O irmão de condição humilde deve entender a verdadeira riqueza que ele tem em Jesus e se alegrar nisso! gloriar-se nisso.
Aplicação:
Carta de Tiago 1 – A provação da humildade (v. 9).

“Glorie-se”: lembre-se disso com louvor e ação de graças, encha-se com esses pensamentos, fale muito disso, para honra de seu Senhor.

Uma outra coisa que aprendemos é que nossa posição em Jesus é independente do que as pessoas falam ou nos tratam! Nós não devemos buscar honra para nós mesmos, já somos honrados em Jesus Cristo!

O rico:

O rico não deve se sentir superior por ser rico! Geralmente os ricos se acham melhores, o dinheiro compra amigos, segurança, qualidade de vida, compra posição elevada.
O rico crente possui algo mais excelente para se apegar, existe algo mais valioso que o dinheiro! Que é Jesus Cristo! Nossa nova identidade em Jesus nos faz desprezar aquilo que tanto amávamos!
João Calvino comenta:
Ele os convida a se orgulharem de sua humildade ou pequenez, com o objetivo de conter o orgulho daqueles que costumam se envaidecer com a prosperidade. Ele chama isso de humildade, porque o reino de Deus, quando revelado, deve nos levar a desprezar o mundo. Assim, percebemos que todas as coisas que antes admirávamos são insignificantes ou de pouco valor.
Agora no Senhor somos servos uns dos outros, e o maior de todos é aquele que serve! O rico, no reino, deve servir assim como os seus outros irmãos! Ele pode ser a pessoa mais poderosa do mundo la fora, na igreja ele é um irmão, um servo!
Tiago no começo de sua carta se apresenta como servo! Os ricos devem levar em consideração o seu papel de servo para que não se ensoberbeça, levar em consideração que a sua riqueza espiritual é tão grande que sua riqueza material não passa de algo insignificante!
Tiago fala aqui que o rico deve se orgulhar em sua humilhação, em sua insignificância! Essa insignificacia é por conta que as riquezas são transitórias!
O rico passará como a flor do campo! Essas flores do campo possuem duas características: São lindas e mas muito delicadas! A beleza delas é passageira por que o sol com seu calor ardente logo faz a planta secar e as suas lindas flores, de beleza inigualável desaparece!
Assim também acontece com o rico! Um homem rico que se gloria em suas riquezas, na verdade é um homem tolo! Gloriar-se na riqueza é burrice, porque ela é passageira!
Um homem rico, pode até mesmo pensar que sua riqueza é eterna! Mas a palavra diz que o rico murchará em seus caminhos! A riqueza material se acaba assim que o rico morre, e ele não pode levar nada para o outro lado! Assim como o pobre, o rico também morrerá!
Aplicação:
A nossa expectativa está alinhada com a de Deus? O mundo valoriza mais aqueles que acumulam riqueza, possuem muitos bens e desfrutam do melhor que o dinheiro pode comprar. Entretanto, Deus considera verdadeiramente rica a pessoa cheia de Sua graça, alguém que experimentou Seu amor.
Aqueles que o mundo considera pobre são, na verdade, ricos aos olhos de Deus. E aqueles que o mundo enaltece como ricos, Deus vê como pobres.
O que nós temos considerado ser a verdadeira riqueza?
Veja: Nós falamos que estamos trabalhando para dar o melhor para a nossa família! Mas o que de fato é o melhor? Você tem trabalhado para dar uma boa casa, um bom carro, pagar uma boa faculdade para o seu filho.
Mas você tem se esquecido que isso de nada vai adiantar se você não cuidar do principal, sua vida com Deus, a vida da sua família com Deus! De que adianta ter um filho muito bem sucedido profissionalmente e saber que ele está indo para o inferno?
Do que adianta a mulher andar cheia do ouro, melhores roupas, sendo que ela está distante de Deus! O que adianta trabalharmos tanto para ter coisas nessa vida, buscando a riqueza dos homens e esquecermos a verdadeira riqueza de Deus!
Marcos 8.36–37“De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria uma pessoa em troca de sua alma?”
Onde vai parar o nossos esforços? Se trabalharmos somente para está vida, será inutil ter vivido!
Talvez você tenha memoria de alguma pessoa rica daqui que já morreu, ela morre e não leva nada, morreu e deixa tudo para os outros (na grande maioria das vezes quando se deixa uma grande fortuna isso causa brigas e divisões na família) Você realmente quer todo o teu esforço termine assim? Não seria muito melhor investir na verdadeira riqueza, de uma vida com Deus, uma família unida, um legado duradouro! Ser lembrado não por ser um homem e mulher com muitas posses, mas ser lembrado por ter sido um homem e uma mulher temente a Deus! Os filhos crescer ao vendo o seu exemplo e também serão apaixonados por Deus!
C.S Lewis certa vez disse que “tudo o que não é eterno é eternamente inutil!” Que possamos valorizar o que Deus valoriza! Que possamos trabalhar mais ardentemente naquilo que o Senhor considera importante! Trabalhemos por vidas, não por coisas, que o nosso maior foco não seja enriquecer materialmente, mas sermos ricos de boas obras, ricos em amor, misericórdia, ricos de Deus!

Conclusão:

O irmão de condição humilde deve reconhecer seu valor em Deus para não se sentir inferior aos outros. Da mesma forma, o rico deve entender seu valor em Deus para não se sentir superior aos demais. Todos somos um só corpo, e o que nos une é muito maior do que nossas diferenças! Não basta apenas saber disso, é preciso praticar essa verdade. Não importa se o irmão ganha mil, dois mil, cinco mil, dez mil ou vinte mil, todos somos iguais diante de Deus e que possamos tratar cada irmão com amor, paciência e humildade!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.