Sem título Sermão

SANTIDADE REFORMADA PELO ESPIRITO  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views

A SANTIDADE REFORMADA E AS EXIGENCIAS PARA NOSSA VIDA

Notes
Transcript

UM EXCELENTE CONVITE

INTRODUÇÃO

Esta é a nossa observância do Pentecostes, o tempo que reservamos para comemorar o derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja. Há muitas coisas que podem ser ditas sobre tudo isso, mas às vezes negligenciamos o óbvio. Hoje, devemos considerar a santidade do Espírito Santo.

O TEXTO

“Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita isso não rejeita o homem, mas a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo ( 1 Tessalonicenses 4:7-8 ).

RESUMO DO TEXTO

Nos versículos imediatamente anteriores a este texto, o apóstolo Paulo estava enfatizando a necessidade de pureza sexual. Então, como agora, a corrupção sexual estava prontamente disponível, ali mesmo para quem pedisse, e Paulo exortou os tessalonicenses a estabelecer e manter um alto padrão de pureza sexual. Nos versículos que seguem este texto, Paulo está enfatizando a necessidade de amor fraternal. Em outras palavras, mostramos desprezo pela santidade do Espírito Santo por pelo menos estes dois meios — pecados contra eros e pecados contra ágape .
Paulo deixa bem claro que não somos chamados para a impureza, mas sim para a santidade (v. 7). Aquele que é mais sábio do que o apóstolo não está mostrando desprezo por um homem, mas está mostrando desprezo pelo próprio Deus (v. 8). Este é o Deus, diz Paulo, que nos deu Seu Espírito Santo . Deve haver uma correspondência entre a natureza do Espírito dado a nós, que é santo, e a natureza de nossas vidas, que devem ser santas.

A SANTIDADE É PESSOAL

A santidade não deve ser pensada como um padrão abstrato, ou uma lei separada do relacionamento de aliança entre pessoas. O Espírito Santo não é uma força impessoal, como a eletricidade. Ele não é algum tipo de suco espiritual ou poder que nos faz ir. Ele é uma Pessoa, por direito próprio, um membro da Divindade trina. Ele é o Espírito de Deus Pai e Deus Filho, e Ele traz consigo todas as características daqueles em quem Ele habita, e em cujo nome Ele habita em nós.
Não é possível aborrecer ou entristecer uma abstração. “Mas eles se rebelaram, e aborreceram o seu Espírito Santo ; por isso ele se tornou inimigo deles, e pelejou contra eles” ( Is. 63:10 ). E o Novo Testamento fala da mesma maneira. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que ministre graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus , no qual estais selados para o dia da redenção. Toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia, e bem assim toda a malícia sejam tiradas dentre vós; sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” ( Ef. 4:29-32 ).
O Espírito Santo é uma Pessoa. Ele mira nas coisas. Ele mata coisas. “Porque se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” ( Rm 8:13 )
Devemos considerar como vivemos à luz desse tipo de relacionamento pessoal. “Mas Pedro disse: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Enquanto a possuías, não era tua? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste tal desígnio no teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus” ( Atos 5:3-4 ).

O CENTRO DO RELACIONAMENTO

O dever central em todas as relações pessoais é o amor. Deus Pai ama o Filho, e o Filho ama o Pai. O amor mútuo deles um pelo outro é tão forte (lembre-se, este é o amor mútuo entre duas Pessoas infinitas) que, portanto, Ele mesmo é um Espírito de amor. “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; por quem obtivemos também acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” ( Rm 5:1-5 ).

SANTIDADE DA MENTE

O Espírito é dado para santificar um povo. O Espírito foi derramado no Novo Testamento para santificar os gentios, que antes disso eram uma equipe bem gordurosa. “Para que eu fosse ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que a oferta dos gentios fosse aceitável, sendo santificados pelo Espírito Santo ” ( Rm 15:16 ). O objetivo era separar os gentios do mundo, tornando-os parte da nação santa, o sacerdócio real.
Isto requer a mente de Cristo. Quando ouvimos frases como esta (a mente de Cristo), temos uma tendência (por causa de falsas suposições do Iluminismo) de limitar isto a rolar proposições em nossos cérebros. Mas esta não é a mente de Cristo. Uma boa maneira de perceber isto é começar a perceber que existe algo como santidade intelectual. Devemos ser transformados na renovação de nossas mentes( Rm 12:1-2 ). Mas qual é o resultado? Que possamos provar em nossas vidas qual é a vontade de Deus.
“As quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo Espírito Santo , comparando as coisas espirituais com as espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus , porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem todas as coisas, mas ele mesmo não é discernido por ninguém. Pois, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo ” ( 1 Cor. 2:13-14 ).
“Portanto, não seja falado mal do vosso bem; porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” ( Rm 14:16-17 ). Isto é o que é o reino de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.