Falsos profetas e falsos crentes
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Mt 5:15-23
"15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos e toda a árvore má produz frutos maus.18 Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade".
Entendendo o panorama histórico: Este assunto faz parte do famoso Sermão do monte.
O reino de Deus havia chegado na Terra. O Reino prometido por Isaías e pelos demais profetas finalmente havia chegado.
Junto com o Reino, veio o Rei do Reino. E juntamente com o Reino e seu Rei, veio a Lei do Reino. Então, o sermão do monte nada mais é do que a constituição da Lei do Reino de Deus.
E como passo a fazer parte do Reino de Deus?
Mt 3:2: "Arrependei-vos, pois é chegado o Reino de Deus". A palavra original usada pra "arrependei-vos" é Metanoia, que significa mudança radical, renovação da mente e do comportamento.
Então, quem passa por Metanoia, ingressa no Reino de Deus.
O Sermão do Monte pode ser dividido em algumas partes pra facilitar o entendimento:
- Bem aventuranças - Após ingressar no Reino, o cristão vai lutando pra adquirir as bem-aventuranças, que vão definir o caráter cristão.
- Sal e Luz - Influência do caráter cristão na sociedade em que vive.
- Explicar as Escrituras, e elas vão ser afirmadas por Jesus como a autoridade máxima em relação às interpretações que dela fazemos.
E Jesus não faz isso à toa.
Agora Ele vai contestar a interpretação dos fariseus e escribas, que pregavam um outro sentido do texto, muitas vezes pra avalizar inclusive a pecaminosidade, a imoralidade e a maldade dos homens.
E Jesus ainda continua mostrando como as Escrituras tem sido distorcidas para validar a vontade de seres humanos que não conseguem seguir as orientações divinas, mas querem seguir seus próprios corações.
E chegamos no cap. 7:
Falsos profetas e falsos crentes: Uma realidade não só bíblica, mas uma realidade contemporânea. Desde que o mundo é mundo, existem pessoas mentirosas e aproveitadoras. Pessoas que vivem o que não são e que são chamadas por Jesus de hipócritas.
Jesus está aqui na conclusão do sermão do monte e o capítulo 7 é o capítulo do julgamento.
E por uma má compreensão das Escrituras, nós costumeiramente ouvimos as pessoas dizendo que não podemos julgar.
1 Co 5:9 Outra vez já vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; 10 refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. 11 Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. 12 Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? 13 Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.
Na verdade, esse verso que fala sobre não julgar, está querendo dizer que temos que saber como julgar.
E lá em Mt 7:1-5, Jesus vai tratar sobre a questão do julgamento.
E no v.6, Ele fala que precisamos julgar para distinguir os cães e os porcos.
Depois nos v.7-12, Ele vai falar pra julgarmos a nossa vida de oração.
Já nos v.13-14, Jesus vai falar pra julgar a porta e o caminho que você está entrando e andando.
E agora, nos v.15-23, Ele vai falar pra julgarmos os falsos profetas e falsos crentes.
E do v.24-29, Ele orienta julgarmos onde estamos alicerçados.
E como nós precisamos aprender desta triste realidade. Hoje, muitos líderes são mais conhecidos pelos seus escândalos do que pela sua piedade, seu amor ou sua virtude.
Isso não está certo, por isso o convite hoje é pra que possamos identificar, assim como Jesus nos orientou, os falsos profetas e falsos crentes.
Falsos profetas não são pessoas que falam profecias erradas, mas são pessoas que fazem as coisas por dinheiro.
Lembra de Balaão? Ele era profeta. Deus falava com Ele. Mas porque ele era falso profeta se Deus falava com ele mesmo? É porque ele fazia as coisas por dinheiro.
E não somente identificar no outro, mas identificar em nós mesmos. Será que não somos falsos profetas e falsos crentes?
E, se identificarmos isso em nós, ainda há tempo de nos arrependermos. Porque os falsos profetas e falsos crentes serão juntos condenados.
O primeiro verso que lemos diz para termos cuidado! E não é só aqui, em vários lugares das Escrituras, o Senhor nos orienta a sermos vigilantes: At 17, Paulo elogia os bereanos pela sua conduta. Em 1 Ts 5:21, o Ap Paulo nos ensina a examinarmos tudo e reter o que é bom. Em Os, vemos que o povo perece por falta de conhecimento.
Se negligenciarmos o cuidado, seremos reféns de muitas doutrinas. Vamos errar o alvo.
Temos que tomar cuidado com o que nos é oferecido nos púlpitos.
Cuidado comigo hoje aqui, porque eu não sou divinamente inspirado. A Palavra de Deus, sim. Eu estou apto a ser julgado e analisado por vocês. Eu não sou divinamente inspirado, posso errar, assim como todos os outros pregadores desse mundo.
A Palavra de Deus é inerrante e infalível, o pregador não é.
Isso porque, nessa cultura mística, parece que o que alguém que aparenta uma autoridade fala, é lei. Mas não é.
O que a Bíblia fala, sim, é a absoluta verdade.
Aí, vemos ovelhas reproduzindo muitas vezes heresias, porque foi algum líder que falou aquilo.
Jesus nos convida a ter cuidado.
E Ele ainda acrescenta que os falsos profetas estão disfarçados.
O maior investimento do diabo é nas igrejas. Não é no mundo afora, apesar de ele estar lá também.
O maior investimento do diabo é nas igrejas, porque ele trabalha com disfarce.
Precisamos ter cuidado quando o suposto "homem de Deus" pega o microfone e recita versículos, assim como o diabo também recitou pra Jesus em Mt 4, na tentação.
Temos que ter cuidado, com textos fora de contexto. E porque alguém está dentro de uma igreja, vestido como pastor, recitando a Bíblia, a gente acredita em qualquer coisa.
Tanto é verdade, que se aparecerem satanistas pra você e começarem a pregar sobre o satanismo, isso não vai te afetar. Você rapidamente rejeitará. Mas o diabo não se manifesta explicitamente.
Agora, se aparecer alguém falando o que você quer ouvir, massageando seu ego, aí ele te ganhou. E satanás está nisso.
Quando você deixa de ser exortado ou disciplinado porque seu dízimo é alto ou com medo de você sair da igreja, aí satanás está nisso.
Eu e você precisamos de exortações e direcionamentos.
O diabo age no disfarce, relativizando tudo, com uma teologia mais liberal e progressita, no "não tem problema", no "nada a ver" e, quando menos se espera, ele vem e devora.
Então, o principal lugar de vigilância precisa ser na igreja. Não podemos aceitar tudo, temos que estudar a Bíblia. Em Atos dos Apóstolos 2.42 “E perseveravam na doutrina (didaské - ensino) dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”
E somente com a Palavra de Deus bem fundamentada nos nossos corações, teremos capacidade de discernir o perigo dentro da própria igreja.
E Jesus contextualiza com a época dele, usando a figura da ovelha e lobo, que faziam parte do cotidiano do povo. E ovelha é um animal inofensivo, "bobo". Toda a hora se perde, precisa da voz e do cajado do pastor pra se guiar.
E por isso precisamos da igreja do Senhor, dos verdadeiros pastores, líderes e amigos, pra nos direcionar para o caminho correto.
Muitas vezes, o lobo entrava no meio das ovelhas disfarçado, camuflado e num momento de descuido do pastor, ele fazia algumas vítimas no rebanho.
Nesse período que eles estão disfarçados, nós pensamos que eles são uma uma coisa, mas são outras. Pensamos que estamos sendo abençoados, mas estamos sendo amaldiçoados.
Se eu falar o que você quer ouvir, eu não vou te abençoar, mas vou te amaldiçoar.
Um homem que está prestes a se divorciar por atitudes imaturas, se um líder der uma palavra de exortação, pode ser que o casamento dele mude. Mas se um líder disser que ele precisa ser feliz mesmo, que ele é o máximo, essa família vai se destruir.
Uma palavra pode mudar a história de uma família.
Olha como é perigoso. Uma pessoa que se deixa levar por palavras que massageiam o ego.
Nós precisamos de confronto. Glória a Deus pelas exortações que recebemos, muitas vezes não gostamos delas, mas são elas que nos fazem pensar e muitas vezes refream uma atitude que nos prejudicaria.
Eu poderia falar que "vai dar tudo certo pra você", "não vai ter mais nada de ruim na sua vida" pra te conquistar, mas eu estaria mentindo. O céu não é aqui. Aqui teremos aflições.
E podemos cair em discursos prontos. Em quantos púlpitos nesse Brasil foram falados que 2020 seria o melhor ano da vida das pessoas?
E, de repente, vem uma pandemia, em que milhares de pessoas morrem, perdem seus familiares, perdem o emprego.
E os pregadores são tentados a falar coisas que você quer ouvir, pra receber seu aplauso, e não falar o que você precisa ouvir, mas te traz pra realidade, te firma na caminhada com Deus, pra você ser um crente que não vai se corromper e abandonar o Evangelho.
E Jesus nos orienta como vamos reconhecer os falsos profetas: v.16 diz que são pelos seus frutos.
E quem vai reconhecer? O pastor? Deus?
Não, você. Essa missão é sua. O pastor vai nos proteger dos lobos, mas nós, como cristãos, que vamos reconhecer. Não podemos terceirizar algo que é nosso.
Se cairmos em conversas fiadas, o erro foi nosso.
"Vocês reconhecerão por seus frutos".
E vai ser difícil reconhecermos um lobo de início. Jesus fala que os reconheceremos pelos frutos.
E o fruto não é instantâneo. Existem árvores que demoram muitos anos pra dar frutos. Então, muitas vezes só reconheceremos os lobos depois de muito tempo.
Então, cuidado ao falar que "o pregador 'tal' é uma bênção, o líder 'tal' é usado por Deus, porque ele falou algumas coisas que me fizeram bem, me fizeram chorar, me fizeram alavancar".
Os frutos não são imediatos. O tempo vai dizer quem é quem.
Frutos estão sempre relacionados na Bíblia com atitudes. Em Gl 5:22, vemos os frutos do ES.
E os frutos não estão relacionados somente com o que faz, mas também com o que fala, porque a boca fala do que o coração está cheio.
Os falsos mestres não falam de porta estreita e caminho estreito. Os falsos mestres não falam de arrependimento ou santidade, nem mesmo de inferno, mas vão falar aquilo que sua alma pecadora quer ouvir: prosperidade e conforto.
Mas temos que lembrar que é o caminho estreito e a porta estreita que levam às bem aventuranças eternas.
É preferível, irmão, sair do culto triste e pensativo por uma mensagem que talvez não tenha de agradado, mas que te faz pensar em consertar com Deus, do que sair rindo e feliz em lá na frente, se deparar com o inferno.
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Quem tem Jesus no coração, terá atitudes bíblicas. Quem não tem, não terá atitudes bíblicas.
Quem é bom, não vai ter atitudes ruins e quem é ruim, não vai ter atitudes boas. E o que é ser bom? É o que eu acho?
Não, é o que é bíblico.
E aqui não estamos falando sobre perfeição e não errar, porque infelizmente nós vamos errar. A maior evidência de um crente verdadeiro não é se erra ou não erra, porque o erro faz parte da nossa vida, mas é depois do erro.
Você se arrepende? Chora pelos seus pecados como Pedro? Ou faz como Judas, fica meio mal, mas não volta pra Jesus e não pede perdão pra Ele!?
Não podemos achar normal uma vida deliberada de pecado.
O crente verdadeiro se entristece quando peca, porque sabe que magoou o Senhor. O crente verdadeiro pede ajuda pra Deus pra se santificar e melhorar dia após dia.
19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Ou seja, o fim dos falsos profetas é o inferno. E pra eles, isso pouco importa. O que importa mesmo é o dinheiro no bolso, seguidores no Instagram aumentando e redes sociais monetizando. Se ele está falando a verdade, pouco importa.
Os falsos profetas serão condenados, irmãos. Eles podem até nos enganar, mas nada passa aos olhos de Deus , um dia, eles vão prestar contas.
Vamos ver 3 princípios pra analisar um falso profeta:
1. Olhe o caráter dessa pessoa: tem atitudes coerentes com a Bíblia? É crente só quando está pregando, mas se pisar no calo dele ou dela, xinga, briga, agride.
Tem atitudes bíblicas? Prega que é uma beleza, mas o casamento está destruído, está no 5o casamento.
Olha o caráter.
2. Olha os ensinos: É bíblico ou é só uma palestra, em que ele pega um versículo isolado pra dar base pra mensagem e prega algo totalmente fora da Palavra de Deus?
3. Olha os resultados: E os resultados são o que vão acontecer com o tempo. Os ouvintes com o passar do tempo amam mais, perdoam mais, são mais crentes?
Ou os ouvintes continuam uma vida de pecado?
Veja boa parte dos famosos que falam que são crentes e vivem uma vida totalmente depravada. Que mensagens esses pastores estão pregando pra eles?
Será que há confronto? Ou o medo de perder o dízimo é maior?
Existem coisas que são incoerentes com a nossa fé.
Então, se você está ouvindo alguém que não confronta seu pecado, pelo contrário, você continua sendo nó cego, mentiroso, adúltero, ladrão, egoísta, não perdoa ninguém.
O verdadeiro profeta vai falar: "perdoa seu irmão, você está há 10 anos sem falar com ele", "paga suas contas, você está devendo toda a praça", é isso que nós precisamos.
Precisamos entender que falsos profetas formam falsos crentes. Falsas pregações, geram falsas conversões.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus,
Um crente verdadeiro não é reconhecido como fala ou como se veste, mas pelo que faz.
Não é sobre ter performance, mas Deus está preocupado com sinceridade.
Muitas pessoas até aparentam uma reverência, até falam "Senhor, Senhor", mas é uma reverência vazia.
O "Senhor" é só da boca pra fora, o coração deles está longe do Senhor.
É um fervor hipócrita: a pessoa que cai, pula, chora, roda, mas não obedece.
Acabou o culto, vive igual um mundano. Na igreja chora e levanta a mão, mas não serve o próximo.
Que espiritualidade é essa? Pode até ser uma espiritualidade mística e ritualista, mas não é bíblica.
Então se você diz que ama a Deus e não serve seu próximo, não é um amor verdadeiro.
1 Jo 4:20 "²⁰ Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê".
Continuando no Mt 7:21:
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Sem fé em Jesus não há Salvação e os frutos de obediência são evidência disso.
Não existe salvação pelas obras. Um salvo vai ter obras, mas ele não faz isso para ser salvo, mas porque ele já é salvo.
Se estamos na videira verdadeira, nos vamos dar frutos segundo essa árvore que é Jesus.
Nós seremos reconhecidos como crentes, não se tivermos os 9 dons espirituais, mas se obedecermos à Bíblia.
Não se preocupe se você não fala em línguas, se não cura ou não interpreta as línguas. Isso é importante para edificar a igreja, mas preocupe-se mesmo em obedecer à Palavra de Deus.
Não adiante saber toda a teologia e não por em prática.
Não adianta saber toda a exegese bíblica, se você não trata bem sua esposa, não perdoa seu pai ou quer tirar vantagem em tudo.
Sabe tudo e não vive nada.
"Eu sou doutor em teologia", legal, mas você pagou as contas que está devendo? Não, então não adianta.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
Um crente verdadeiro não é reconhecido pelo o que ele fala. Os dons são irrevogáveis. Tem gente que fala muito bem, tem oratória, tem conhecimento teológico, mas não são crentes.
Mas tem gente que são sabe nem ler direito, mas são fiéis a Deus.
Não é sobre falar, é sobre ser.
E algo que chama a atenção aqui, é que Jesus não fala que eles estão mentindo.
Então, de alguma forma que nós não sabemos explicar, os falsos profetas e falsos crentes podem operar alguns sinais.
E se você analisar a ênfase dos falsos profetas contemporâneos, você vai ver falar de milagres, profecias e expelir demônios. É coincidência? Não, é bíblico.
Veja que como Jesus enxerga é diferente da forma que enxergamos: pra nós, a pessoa que tá com o microfone na mão, fazendo e acontecendo, mas nos bastidores está com a vida destruída, impressiona mais que o irmão que está casado há 40 anos, fiel, íntegro e achamos que ele é um crente de segunda categoria porque não está em evidência.
Nós estamos invertendo os valores.
Mas que Jesus restaure nosso julgamento sobre essas coisas.
Não se impressionem com quem está pregando no púlpito da igreja, mas vejam como eles tratam os cônjuges, os filhos, as pessoas, vejam se há um zelo pelas coisas do Senhor.
Fazer uma performance é fácil, mas não significa ser um crente verdadeiro.
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade".
Servir a Deus sem relacionamento com Ele, não é servir a Deus. Deus se preocupa com intenção do nosso coração.
Orar, jejuar e dar esmolas, 3 disciplinas espirituais importantíssimas (Mt 6), mas se for feito com a intenção errada, pra Deus não presta.
"Nunca vos conheci". E "conhecer" da Bíblia não significa “nunca te vi na vida”, mas significa: nunca me relacionei com você.
Os falsos profetas que profetizaram, faziam milagres, expulsavam demônios, nunca tiveram relacionamento com Jesus. O interesse na verdade era outro.
Pra finalizar, irmãos: Uma vida de mentiras resultará em condenação eterna. Por isso, vamos nos arrepender hoje. Esqueçam as performances: “ah, eu canto bem, eu toco bem, eu prego bem, eu sei".
Vai pro secreto, arrependa-se.
Hoje, somos a geração das mídias sociais: o que importa é a imagem, o feed, o story. Mas muitas vezes, mentirosos.
Que sejamos bereanos, não acreditar em tudo, mas passar pelo filtro da Bíblia. Abra a Palavra de Deus e confira.
Que sejamos crentes verdadeiros, irmãos, dispostos a nos arrependermos sempre e focados em terminar a carreira com os olhos fitos em Jesus.