PARA VOCÊ SUBIR, É NECESSÁRIO DESCER
Exposições em Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 16 viewsPaulo ordena à igreja a ter um modo de pensar como de Cristo, a fim de serem humildes, e para exemplificar isto, ele se utiliza de um hino sobre a glória da encarnação.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
No primeiro filme do Thor, somos apresentados a um deus orgulhoso, arrogante, mesquinho e vaidoso, que ama ter sangue nas mãos, e acha que tem direitos sobre o pai, porque é o herdeiro ao trono. Em razão de sua atitudes rebeldes e infantis, ele é expulso de Asgard, despido de seu poder e enviado à terra.
Odin, o pai de todos, coloca um feitiço no martelo, e, também, o lança à terra, dizendo que todo aquele que for digno, poderá empunhar o martelo, e terá para si o poder do “deus do trovão”.
Thor, então, tem que fazer uma jornada de esvaziamento. Em um estado de humilhação, ele é um “deus” entre os homens, tendo que viver como homem. E quanto mais ele tenta se mostrar um deus, mais longe ele fica de ter sua glória de volta. Quanto mais ele acredita que é digno, por seus títulos, glórias, honras, vitórias e mérito próprio, mais ele se mostra indigno.
Há uma cena humilhante, em que ele encontra o martelo, e o local está protegido por agentes do estado fortemente armados. Ele entra como se não fosse nada, porém quando tenta pegar o martelo ele não se mexe, porque não era mais digno dele - isto o humilha.
O filme continua, e Thor entende a lição. Para você subir, é necessário descer. Só são dignos aqueles reconhecem que não são, que todo mérito é graça, e o que vale, de verdade, é o reconhecimento de que nada tem.
No climax do filme, ele se entrega ao aniquilador, pede perdão ao irmão, e é ferido com um golpe mortal. E, então, de repente, ele ressurge, como se fosse dos mortos, cheio de glória e poder, com o martelo em suas mãos.
Para ser exaltado, ele teve que se humilhar. Para você subir, é necessário descer. Isto é humildade!
NARRATIVA
NARRATIVA
E Paulo, está instruindo a igreja com este princípio - o da humildade. Ele acabou de fazer exortações à unidade (2.1-4), que só são possíveis quando há humildade, e, agora, ele chega ao centro da carta, para nos mostrar como é possível sermos humildes.
E, a resposta do apóstolo é que precisamos olhar para Cristo! Precisamos seguir o modelo de Cristo! Precisamos do evangelho! Para sermos humildes é necessário seguirmos a Cristo, no caminho de Cristo, do jeito de Cristo.
E qual é o jeito de Cristo? Como Jesus nos ensina a descer, para que possamos subir? Qual é a relação entre Jesus e a humildade cristã?
TRÊS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE JESUS E A HUMILDADE CRISTÃ
TRÊS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE JESUS E A HUMILDADE CRISTÃ
I. O MODELO DE HUMILDADE - v.5
I. O MODELO DE HUMILDADE - v.5
Filipenses 2.5 “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus,”
Esta é a ordem do texto! É o imperativo principal de Paulo! O que ele mais quer de cada cristão… o que ele mais quer de nós, é que tenhamos o mesmo modo de pensar de Cristo.
Mas… Ele já nos exortou a termos “o mesmo modo de pensar” (2.2), ou seja, a termos uma disposição para caminharmos juntos.
Ex.: Brincadeira - andar com o outro, com os pés amarrados ao dele;
Mas, agora, ele vai mais longe. Agora ele é mais específico. Ele nos dá o padrão, o modelo, pelo qual devemos ter o mesmo modo de pensar, até porque podemos “apertar as maõs uns do outros” para comertermos um pecado, uma injustiça, um ato corrupto. Então, ele nos dá o modelo, e este modelo é Cristo.
Entretanto, acerca de que devemos ter o mesmo modo de pensar que Cristo? O contexto deixa claro que é sobre a humildade.
Ele acabou de nos exortar à humildade, e em seguida vai falar sobre a atitude humilde de Cristo.
Aplicação
Aplicação
O primeiro aspecto da relação entre Jesus e a humildade cristã é que Ele é o nosso modelo de humildade.
Calvino, inclusive, comentando o texto, diz que a primeira etapa do exercício da humildade é imitarmos a Cristo, “porque esta é a norma da vida”.
Meus irmãos… O objetivo da vida cristã é sermos parecidos com Jesus, em tudo!
Se você deve amar, deve ser como Jesus!
Se você deve suportar o próximo, deve ser como Jesus!
Se você deve ser bondoso, deve ser seguindo o exemplo de Jesus!
Se você deve ser manso, deve ser segundo o modelo de Jesus!
O objetivo da vida cristã é sermos parecidos com Jesus, em tudo! Isto, na verdade, é até parte do projeto eterno de Deus para as nossas vidas! Este é o plano revelado de Deus para a sua vida, e minha vida!
Romanos 8.29 “Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho...”
Assim, nada mais importa na vida, se não que sejamos conhecidos, identificados e reconhecidos como “pequenos cristos” = cristãos.
Diversos “cristãos”, entretanto, estão preocupados em serem parecidos com celebridas esportivas, musicais ou de hoolywood;
Diversos líderes espirituais estão preocupados em formar discípulos à sua imagem, e não discípulos de Cristo - formar seguidores, que sustentem seus ministérios, e apoiem sempre suas atitudes autoritárias;
Diversos cristãos e líderes cristãos estão preocupados em seguirem o modelo de celebridades do “universo Gospel”;
Paulo, porém, está preocupado em dizer: sigam a Cristo! Olhem para o modelo de Cristo!
Atente-se meus irmãos, ao fato de que todos devemos ter a Cristo como nosso modelo de humildade!
Existem aqueles que seguem a Cristo, mas são pessoas orgulhosas - estão preocupadas em terem “vitórias com sabor de mel”…
Existem aqueles que seguem a Cristo, mas são pessoas soberbas - usam a igreja para obterem status, bem-estar social, algum conforto financeiro;
Entenda, meu querido… para você subir, é necessário descer. Portanto, é necessário que você tenha a Jesus como seu modelo de humildade.
II. O CAMINHO DA HUMILDADE - v.6-8
II. O CAMINHO DA HUMILDADE - v.6-8
Neste momento, v.6-11, Paulo inseri uma poesia, que muito provavelmente era um hino cantado pelos primeiros cristãos, a cerca da glória da encarnação de Cristo. E ele utiliza-se deste hino para mostrar como Jesus é o nosso modelo de humildade.
v.6-8 - 3 estrofes sobre a humilhação de Cristo - o caminho da humildade que devemos percorrer
v.9-11 - 3 estrofes sobre a exaltação de Cristo - a recompensa da humildade que podemos receber
Filipenses 2.6–8 “que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”
Esta primeira parte do hino nos mostra três atitudes de Cristo, que nos ensinam o caminho da humildade que devemos percorrer:
1ª Estrofe/1ª atitude - Jesus renunciou à sua glória: Filipenses 2.6 “que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo.”
“existindo na forma de Deus” - ou seja, sendo Jesus da mesma essência de Deus, portanto, sendo Deus | Jo 1.1-15; Cl 1.15-20;
“retido a qualquer custo”- ou seja, Jesus não se apegou a esta posição de glória, honra, majestade e conforto, como algo pelo qual não poderia abrir mão, para o benefício de outro;
Ex.: Quantos não são aqueles que não compreendem que abrir mão do poder, do status, do privilégio, do alvo de atenção das pessoas, é a verdadeira expressão de liberdade, de humildade e serviço;
Ex.: Jesus renunciou à sua glória - ele não foi obrigado a abandoná-la, por atitudes rebeldes e orgulhosas, como a do “deus pagão” Thor;
Jesus abriu mão daquilo que geralmente sonhamos, desejamos e ansiamos.
2º Estrofe/2ª atitude - Jesus se fez servo: Filipenses 2.7 “Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos.”
“ele se esvaziou” - ele não abriu mão de seus atributos divinos, mas rejeitou suas vestes, seus privilégios, seu conforto, sua posição… e como?
“assumindo a forma de servo” - Is 42.1-2; 53.1-12;
Como diz o estudioso do NT, William Hendriksen, ele não trocou a “forma de Deus” pela “forma de servo”. “Ele assumiu a forma de servo enquanto que, ao mesmo tempo, conservava a forma de Deus”.
Ele se manteve como Deus, mas se “esvaziou”, se fez “servo” - portanto, colocou-se na posição mais baixa de todos.
Marcos 10.45 “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”.
Ex.: Nascimento de Jesus - Ele não é encontrada na casa dos poderosos deste mundo, mas na casa do pobres, no meio do povão, em uma situação tão complicada que apenas famílias pobres passam por isso - ele não tinha berço, mas uma manjedoura;
Mas… Como ele fez isto? Como assumiu a forma de servo?
“tornando-se semelhante aos seres humanos” - isto quer dizer, com a mesma estrutura, igual - ele se encarnou | Jo 1.14;
Para que fosse servo, foi necessário que ele se rebaixasse ao ponto de assumir nossa natureza. Deus se fez homem!
3º Estrofe/3ª atitude - Jesus se humilhou ao ponto de ir à cruz: Filipenses 2.7–8 “E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”
“reconhecido em figura humana” - isto significa que sua aparência visual era de um ser humano comum - talvez até frágil;
“ele se humilhou” - ele teve uma atitude de humildade - Que atitude foi esta? Como fez isto?
“sendo obediente… ” - Jesus se encarnou, e submeteu-se humildemente, à vontade do Pai, ao plano do Pai, por mais que este plano envolve-se à morte sangrenta, dolorosa, humilhante, infernal e amaldiçoada, da cruz!
Isaías 53.10 “… e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.”
João 4.34 “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”
Romanos 5.19 “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.”
Neste ponto, Jesus, o filho de Deus, é muito diferente de Thor, o filho de Odin. Thor foi lançada ao estado de humilhação, porque queria glória própria. Jesus renunciou à sua glória, e assumiu a humilhação, e o serviço. Thor se tornou obediente e humilde, porque foi humilhado e quebrado. Jesus se humilhou, porque era obediente, e, por isso, voluntariamente tornou-se alvo de um golpe mortal.
Aplicação
Aplicação
O segundo aspecto da relação entre Jesus e a humildade cristã é o caminho da humildade que ele nos dá para percorrer.
E que caminho é este? É o caminho da renúncia, é o caminho do serviço é o caminho da morte.
Calvino, comentando o texto, diz da seguinte forma: “A humildade de Cristo consistiu em ele descer, do pináculo mais elevado de glória à ignomínia mais baixa; nossa humildade consiste em refrear-nos de uma exaltação egoísta por uma falsa estima […] Visto, pois, que o Filho de Deus desceu de uma altitude tão imensa, quão irracional seria nós, que nada somos, se tentássemos nos exaltar tão orgulhosamente”.
Se Jesus desceu, você tem que descer, porque para você subir, é nescessário descer.
Portanto, igreja, nós nunca seremos, de fato, humildes, a menos que percorramos este caminho, olhando atentamente para atitude de Jesus.
Ex.: Experiência humana - Nós sempre ficamos impressionados quando pessoas da alta sociedade se misturam no meio do povão, quando políticos sujam suas mãos, dia e noite, quando pessoas de alto escalão descem, sem se importar com a posição que tem, e vivem no meio das “pessoas comuns”.
Isto nos comove, mas, também, nos incomoda. Nós dizemos: “olha só, fulado de tal tem tudo, mas é humilde… generoso; e ciclano que não tem nada, vive desse jeito… orgulhoso, vaidoso”.
Nós nunca seremos, de fato, humildes a menos que percorramos o caminho da humildade que Cristo nos dá para percorrer… Portanto:
1. Você deve renúnciar a qualque desejo por glória própria;
Não pode servir esperando o elogio, a honra e as palmas;
Não pode servir orgulhando-se daquilo que faz ou deixa de fazer, não pode se orgulhar de seu próprio mérito;
2. Você deve ser servo, assim como Jesus se fez servo;
Ex.: “Sou filho do rei”/ “Sou filha do rei” - não aceito isto na minha vida… não me envolvo com este tipo de pessoa… preciso de ter sempre tudo de bom e do melhor;
Ex.: “Deus te fez cabeça, e não calda” - você tem que vencer na vida… ser melhor que todos… se sentir superior a todos…
Isto é diabólico! Seguir a Cristo é (1) aprender a ser servo, porque Jesus se fez servo; (2) a se alegrar em ser calda, ser pé, ser mão, porque Cristo é o cabeça!
3. Você deve morrer!
Seu ‘eu’, suas ‘vontades’, devem ser pregadas no Calvário!
Suas paixões, seus desejos incontroláveis… as vontades que te dominam, devem ficar presas no túmulo!
Seguir a Cristo significa perder, para ganhar! Morrer, para viver!
Marcos 8.34–35 “Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará.”
Nós nunca seremos, de fato, humildes a menos que percorramos o caminho da humildade que Cristo nos dá para percorrer...
Muitos cristãos, porque se relacionam de modo errado com o discipulado… acham que é Cristo que está os seguindo, que Jesus é apenas alguém que vai abençoar seus sonhos, seus projetos, seus planos…
Por isso, são péssimos patrões, só pensam em seu próprio bem-estar e nunca no do funcionário;
São péssimos companheiros, não conseguem ouvir o outro, e quando ouvem, acabam lhe enfiando uma faca por trás;
São péssimos vizinhos, colegas ou irmãos em Cristo, porque só criam confusão - Ego x Ego;
São pessoas que só se relacionam com o outro, por interesse próprio, para se sentirem bem consigo mesmas;
Só pensam em dinheiro, trabalho, investimento, compras… e, por isso, tantos sonham em serem empreendedores…
Quando se envolvem em algum ministério, logo querem o holofote, querem ser reconhecidos…
III. A RECOMPENSA DA HUMILDADE - v.9-11
III. A RECOMPENSA DA HUMILDADE - v.9-11
v.9-11 - 3 estrofes que falam sobre a exaltação de Cristo;
Filipenses 2.9–11 “Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
Esta segunda parte do hino nos mostra o modo como Jesus foi exaltado, e nos ensinam a recompensa da humildade;
1ª Estrofe/ 1ª modo - Deus o exaltou: Filipenses 2.9 “Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,”
“Deus o exaltou sobremaneira” - ou seja, Jesus foi colocado na posição mais alta de todos, recebeu a maior de todas as honras, pelo ato de Deus;
“nome” - isto significa que Jesus recebeu um título, e é o título de Senhor.
Atos dos Apóstolos 2.36 “— Portanto, toda a casa de Israel esteja absolutamente certa de que a este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo.”
Apocalipse 19.16 - “No seu manto e na sua coxa está escrito um nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.”
Atenção! Jesus não exaltou a si mesmo, pelo contrário, ele foi exaltado. Ele renunciou sua glória, e a recebeu no final!
Seja quem busca glória para si mesmo, ou quem utiliza a “roupa do serviço e da humildade”, já esperando receber a glória, ambos falham no caminho da humildade, e, portanto, não serão exaltados. O primeiro erra de modo exposto, o segundo de modo velado, mas ambos falham.
Ex.: Político humilde x Político que “finge humildade”;
Apenas os humilhados serão exaltados. Não aqueles que fingem humildade! Não aqueles que escolhem o que irão renunciar, quando irão servir e em que irão morrer.
Você não foi chamado para renúnciar o que convém, e o que terá uma aparência melhor de humildade… ninguém foi chamado a servir, apenas quando lhe for mais interessante e tiver um retorno pessoal maior… ninguém foi chamado para morrer, apenas quando for fácil! Fomos chamados a negarmos o nosso eu! Tudo o que somos precisa morrer! Você tem que perder para ganhar! Tem que morrer para viver!
Ex.: Ensino falso - muitos cristãos estão sendo incentivados a desejarem a exaltação, o status, a glória ministerial, a fama, o dinheiro, a riqueza, e, então, para isso, tornam-se frequentes na igreja, tentam orar mais, fazem alguns propósitos, participam de algumas campanhas, vão a alguns congressos e tal… tudo o que querem é pagarem o preço para terem glória pessoal… eles não querem a Deus, querem algo de Deus!
Ex.: “Você tem que pagar o preço...” | “tem que passar pelo processo”
Ninguém que, realmente percorre o caminho da humildade, está preocupado em ser exaltado, pelo contrário, ele está preocupado em seu humilde, em ser parecido com Jesus, em renunciar a si mesmo, em matar os resquícios o pecado… está preocupado em servir!
A glória não é para aqueles que a buscam pelo caminho da humildade. É para aqueles que abrem mão dela, para percorrerem o caminho da humildade. A glória não é para quem a quer, mas para quem abre mão dela.
2ª Estrofe/ 2ª modo - A exaltação de Jesus é manifestada na rendição dos povos - Filipenses 2.10 “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,”
“dobre todo joelho” - Isto significa que Jesus foi exaltado à posição de mais alta honra, a tal ponto que ele será alvo de adoração, por parte de seu povo, e rendição final, por parte de seus inimigos;
Todos dobrarão seus joelhos diante de Jesus. Alguns para alegria eterna, outros para vergonha eterna.
Salmo 2.6–9 “Ele me disse: ‘Você é meu Filho, hoje eu gerei você. Peça, e eu lhe darei as nações por herança e as extremidades da terra por sua possessão. Com uma vara de ferro você as quebrará e as despedaçará como um vaso de oleiro.’ ”
3ª Estrofe / 3ª modo - A exaltação de Jesus é manifestada na confissão dos povos - Filipenses 2.11 “e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
“confesse” - assim como “dobrar”, este também tem um sentido duplo. Há aqueles que o confessarão, porque reconhecem de coração seu senhorio; outros o confessão, como um triste reconhecimento, de que, de fato, ele é Senhor.
Desta forma, as duas últimas estrofes nos mostram aqueles que passam pelo caminho da humildade, seguem a Cristo, o adoram como Senhor e confessam seu Senhorio, estão submissos a ele, e, por isso, serão exaltados, em sua glória final, junto com ele.
Romanos 10.9 “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.”
Aplicação
Aplicação
O terceiro aspecto da relação entre Jesus e a humildade cristã está na recompensa da humildade que devemos/iremos ter.
Para Jesus isto significou receber o maior título de honra, ser adorar e assentar-se no trono da glória celestia. Mas, para nós, vai significar adorar a Jesus e confessar que ele é Senhor, para, então, no fim, estarmos com ele em sua glória final.
Mateus 5.3 “— Bem-aventurados os humildes em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”
Mateus 5.5 “— Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.”
Para você subir, você precisa descer. Ser exaltado é ser salvo, e, no fim, ser participante da glória eterna com Cristo, ao invés da vergonha eterna, longe do seu favor, doçura, beleza e bondade.
Muitos, infelizmente, estão fazendo o caminho inverso de Cristo. Isto significa que não estão seguindo a Cristo, mas um caminho criado por eles mesmos, e intitulado de “cristianismo”.
Querem a exaltação aqui… querem a honra aqui… querem a glória aqui…
Filipenses 3.19 “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está naquilo de que deviam se envergonhar, visto que só pensam nas coisas terrenas.”
Só podem ser exaltados, aqueles que percorrem o caminho da humildade.
Como está sua vida de adoração? O lugar mais alto que você pode estar, é de joelhos aos pés de Jesus!
Como está o seu coração? O maior desejo que você pode ter, é conhecer a Jesus!
Filipenses 1.21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
Filipenses 3.10 “O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,”
O que importa é o caminho da humildade, porque a recompensa é algo guardado, prometido e assegurado, para aqueles que seguem o caminho de Cristo.
2Timóteo 4.7–8 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
A coroa não é para agora! O que importa agora, é renunciar, servir e morrer - ser parecido com Jesus!
Mas, veja que bonito! É porque Jesus foi exaltado, que todo aquele que percorre seu caminho também o será. Por isso, nós, neste estamos sendo motivos por Paulo a percorrermos este caminho na segurança de que nossa coroa está garantida. Você não precisa se preocupar com ela! Precisa se preocupar em servir a Jesus. Em ser humilde, como ele - manso e humilde.
Mas, se você for um tanto duro de coração, pode ser que Deus, por amor a você, lhe humilhe, para que, no fim, possas ser exaltado - nisto nós somos parecidos com Thor!
Éden - Queda - Jesus Salvador