Cinco Atitudes na Ceia do Senhor
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
1. A santa ceia foi instituída por Jesus no lugar da páscoa
A ordenança da Ceia do Senhor foi dada para comemorar a grande libertação realizada como resultado da morte de Cristo. Até que Ele venha pela segunda vez em poder e glória, essa ordenança deve ser celebrada. É o meio pelo qual Sua grande obra por nós deve ser mantida fresca em nossa mente. DTN.
2. O que é a páscoa?
Esses emblemas são usados por Cristo para representar Seu próprio sacrifício sem mácula. Nada corrompido pela fermentação, o símbolo do pecado e da morte, poderia representar o "Cordeiro sem defeito e sem mancha". 1 Pedro 1:19. DTN.
3. Sempre foi do interesse do Senhor ter um memorial diante do Seu povo
Em uma pequena igreja na Alemanha, há um cordeiro de pedra que tem uma história interessante: Quando alguns operários estavam construindo o telhado, um deles caiu no chão. Seus companheiros desceram correndo, esperando vê-lo morto. Mas ele saiu ileso. Um cordeiro estava pastando lá embaixo quando ele caiu sobre ele, esmagando-o. Ele ficou tão grato que fez uma imagem do cordeiro em pedra e a colocou no prédio como um memorial.
I. GRATIDÃO (v. 24)
I. GRATIDÃO (v. 24)
"e tendo dado graças"
1. Precisamos cultivar sentimentos de gratidão, a Deus e aos amigos
2. Isso deve ser um exercício diário
3. Pessoas que não se esforçam por isso são amargas
Devemos sempre nutrir sentimentos de gratidão por aqueles que nos prestaram favores em momentos de necessidade. Mas esses sentimentos, que são tão prontamente exercitados pela bondade e desinteresse de nossos amigos, devem responder ao amor e à compaixão de nosso benevolente Amigo celestial..... A amizade expressa pelos parentes e amigos mais próximos e queridos é tão superada pela revelação de Jesus Cristo que a primeira é muda e sem expressão quando comparada à segunda. É natural que o coração nutra sentimentos da mais calorosa afeição por aqueles que fizeram ou sofreram algo por nós. EGW, Este dia com Deus, 15/11.
II. OLHAR PARA CRUZ (v. 24 e 25)
II. OLHAR PARA CRUZ (v. 24 e 25)
“fazei isto em memória de mim"
Em Êx 24:8 Moisés apresenta o sangue da aliança, Aqui Jesus apresenta o sangue da nova aliança.
1. A principal razão da ceia é celebrar a salvação conquistada na cruz
Cristo poderia ter descido da cruz; mas, se tivesse feito isso, jamais poderíamos ser salvos. Por amor a nós, Ele Se dispôs a morrer. (VJ 108.14)
Por isso, eu lhe darei a sua parte com os grandes, e com os poderosos ele repartirá o despojo, pois derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores. Contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
III. LEMBRAR QUE TEMOS UMA MISSÃO (v. 26)
III. LEMBRAR QUE TEMOS UMA MISSÃO (v. 26)
“todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, vocês anunciam a morte do Senhor”
1. A pregação do evangelho não é uma opção, é a uma ordem
2. A grande comissão tem se tornado a grande omissão
3. A IASD tem uma mensagem só pregada por ela, se não fizermos ninguém mais o fará
A mente deve estar ativa para inventar as melhores maneiras e meios de alcançar as pessoas próximas a nós. Não devemos ser de longo alcance, incorrendo em grandes despesas. Há pessoas e famílias próximas a nós pelas quais devemos nos esforçar pessoalmente. Muitas vezes deixamos escapar oportunidades que estão ao nosso alcance para fazer um trabalho menos esperançoso a uma distância maior, e assim nosso tempo e recursos podem ser perdidos em ambos os lugares. O estudo dos obreiros agora deve ser aprender o ofício de reunir almas na rede do evangelho." - The Review and Herald, 8 de dezembro de 1885.
IV. OLHAR PARA FRENTE (v. 26)
IV. OLHAR PARA FRENTE (v. 26)
"até que Ele venha"
1. O Senhor Jesus virá nas nuvens
2. Devemos voltar o rosto para o futuro
V. OLHAR PARA DENTRO DE NÓS MESMOS (v. 27 e 28)
V. OLHAR PARA DENTRO DE NÓS MESMOS (v. 27 e 28)
“Examinar"
Examinem-se para ver se realmente estão na fé; provem a si mesmos. Ou não reconhecem que Jesus Cristo está em vocês? A não ser que já tenham sido reprovados.
1. Vivo como um cidadão do reino?
2. Vivo em paz com os meus irmãos?
3. Vivo de acordo com aquilo que professo?
— Fale aos filhos de Israel, dizendo: Quando algum de vocês ou dos seus descendentes se tornar impuro por causa de contato com um morto ou estiver em viagem longe de vocês, ainda assim celebrará a Páscoa ao Senhor.
Porém, se um homem estiver puro, não estiver em viagem e deixar de celebrar a Páscoa, esse será eliminado do seu povo, porque não apresentou a oferta do Senhor no tempo determinado; tal homem levará sobre si o seu pecado.
Imaginem quanto mais severo deve ser o castigo daquele que pisou o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e insultou o Espírito da graça!
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
A Ceia do Senhor não é uma vara de castigo de Deus contra o pecador, mas é um meio pelo qual Ele nos impulsiona a sairmos da passividade religiosa e nos lança para a frente