UM NOVO CICLO! Josué 1.1-9
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
1.1-9: Sucessão de Liderança.
1.10-5.12: Atravessando o Jordão.
5.13-12.24: Conquistando a Terra.
13.1-22.34: Partilhando a Terra.
23.1-24.28: Renovando a Aliança.
24.29-33: Vácuo de Liderança.
Deus levanta líderes para conduzir seu povo às conquistas e partilhas da terra, sempre em um contexto de aliança.
Josué 23:6
6 - Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;
Grande ideia: Nossa caminhada com Deus é feita por recomeços, não podemos deixar o passado paralisar o nosso presente.
Estrutura: promessas a Josué (vv. 1-5), recomendações a Josué (vv. 6-9).
1. Promessas. (vv. 1-5)
(a) As cortinas se encerram para Moisés, e se abrem para Josué.
Deuteronômio 34:1-9
1 - ENTÃO subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;
2 - E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental;
3 - E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
4 - E disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
5 - Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR.
6 - E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.
7 - Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.
8 - E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.
9 - E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.
Deus é quem nomeia as suas lideranças: não houve sucessão humana, tudo foi dirigido pelo Senhor.
Números 13:16
16 - Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué.
Números 27:18-23
18 - Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.
19 - E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles.
20 - E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.
21 - E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
22 - E fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;
23 - E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés.
(b) Josué, pode ser considerado até certo ponto, um ilustre desconhecido.
W. Phillip Keller: (Josué) raras vezes recebe todo o crédito merecido como, talvez, o maior homem de fé que já pisou no palco da história humana.de fato, toda a sua brilhante carreira consistiu no relato simples de apenas dar passos sucessivos em obediência silenciosa aos mandamentos divinos.
(c) Ponto interessante aqui:
Richard Hess: Épocas de transição de liderança são ocasiões de instabilidade em potencial e de catástrofe para a segurança de qualquer grupo. Nesses capítulos iniciais de Josué, o leitor encontra um texto após o outro que legitima a autoridade de Josué e dessa forma assegura que o falecimento de Moisés não seria o começo de uma luta pelo poder, o que ocorrera repetidas vezes no deserto. Pelo contrário, os textos mostram Josué como sucessor de Moisés, recebendo as promessas e instruções divinas para a liderança do povo, as quais também haviam sido dadas a Moisés. Os papéis de liderança de Josué em questões políticas, militares e religiosas estão em destaque antes que aconteça a travessia do Jordão.
(d) Josué tinha experiências desde jovem, a acompanhar a Moisés em seus “encontros com o Senhor”.
Êxodo 33:7-11
7 - E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
8 - E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
9 - E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
10 - E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.
11 - E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
(e) Por isso, a ordem de Deus a Josué: “prepara-te agora, atravessa esse Jordão”.
(Js 1:2 [BJP_Bíblia_de_Jerusalém])
“Moisés, meu servo, morreu; agora, levanta-te! Atravessa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que lhes dou (aos filhos de Israel).
(f) O Senhor já havia dito a Moisés:
Deuteronômio 11:22-25
22 - Porque se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os guardardes, amando ao SENHOR vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes,
23 - Também o SENHOR, de diante de vós, lançará fora todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós.
24 - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será o vosso termo.
25 - Ninguém resistirá diante de vós; o SENHOR vosso Deus porá sobre toda a terra, que pisardes, o vosso terror e o temor de vós, como já vos tem dito.
(g) Destaco essa repetição: “como eu disse a Moisés” (v. 3), “como estive com Moisés” (v. 5).
Deuteronômio 31:6-8
6 - Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
7 - E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
8 - O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
(h) Portanto:
O primeiro ponto importante de Josué é que os propósitos de Deus não mudam. As pessoas mudam: todos os que contavam 20 anos ou mais e que saíram do Egito com Moisés morreram no deserto. Só a nova geração entrou na terra. Os líderes mudam: Josué substituiu Moisés. Mas Deus não muda. Deus é o mesmo, e os propósitos por ele para seu povo redimido também são os mesmos.
2. Recomendações. (vv. 6-9)
(a) “Esforça-te”: 1.6; 1.7; 1.9; 1.18.
(Js 1:6 [NAA2017])
Seja forte e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles.
(b) Junto com o esforço: o cuidado em obedecer “toda a lei”.
Deuteronômio 28:14
14 - E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.
João 14:21
21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Salmos 1:1-3
1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
(c) A prosperidade acompanha ao obediente. Agora, precisamos redefinir o que a ver esse “serás bem sucedido”.
https://ultimato.com.br/sites/jovem/2021/04/07/tire-o-po-da-sua-biblia/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Boletim-Ultimato-Jovem-218-AB
O apóstolo Paulo fala com clareza de que “a fé vem pela pregação, e a pregação da palavra de Cristo” (Romanos 10:17). Nossa fé é regada quando ouvimos a pregação da palavra de Deus, quando lemos a palavra de Deus e o Espírito Santo fala ao nosso coração quando estamos diante da Palavra.
Enquanto limpava a casa e tirava o pó, me lembrei de Charles H. Spurgeon, o pastor batista conhecido como “príncipe dos pregadores”. Em um sermão, Spurgeon exortou o auditório a ler a Bíblia. De forma solene, ele disse: “Senhoras e senhores, alguns de vocês têm poeira suficiente sobre suas Bíblias que dá para escrever condenação com os dedos”.
Naquela manhã de faxina, fui constrangido pelo Senhor a escrever e orientar o povo de Deus a amar a Bíblia. Como pastor, pregador e professor, eu uso a Bíblia como fonte de estudo, mas como qualquer cristão, preciso ler e estudar mais a Bíblia, a Palavra de Deus.
Preciso esconder a Palavra do Senhor no meu coração para eu não pecar contra Ele, e para que eu me lembre de versículos quando precisar falar da Palavra dEle a alguém, ou quando precisar falar e responder com clareza a respeito da minha fé em Deus por meio de Jesus (cf. Salmo 119:1, Lucas 12:12, 1 Pedro 3:15).
Acabei a faxina e fui ouvir a voz de Deus por meio da leitura bíblica. Que benção!
Jeferson Rodolfo Cristianini é pastor da Igreja Batista Nova Canaã Sorocaba.
(d) Por fim, o texto fala em “não ter medo”. Seguir a Palavra de Deus implica, muitas vezes em correr riscos. Algo que precisa ser considerado por nós:
Portas Abertas newsletter@portasabertas.org.br
Antes que termine o dia, ao menos: 13 cristãos serão assassinados,12 serão presos, detidos ou encarcerados injustamente, 5 serão sequestrados
Pelo simples fato de seguirem a Jesus.
Esses números são assustadores e demonstram a situação atual dos cristãos perseguidos ao redor do mundo. O número de cristãos assassinados por questões religiosas aumentou 60% neste ano. Esse é o nível mais alto de perseguição registrado nos últimos anos.
A perseguição ao corpo de Cristo não se concentra em um único local, mas sim em cada lugar onde cristãos decidem se posicionar e compartilhar o evangelho, mesmo sabendo dos riscos.
Coreia do Norte, Afeganistão, Somália, Líbia, Paquistão, Eritreia, Iêmen, Irã, Nigéria, Índia.
(e) Logo, era a “lei de Moisés”, a palavra escrita de Deus que Josué possuía em suas mãos, e tinha de devotar fidelidade.
Francis Shaeffer: Josué conhecia Moisés, o escritor do Pentateuco, pessoalmente, ele conhecia as forças e fraquezas dele como um homem; ele sabia que Moisés era pecador, que Moisés cometia enganos, que Moisés era apenas um homem. Apesar de tudo, imediatamente depois da morte de Moisés, Josué aceitou o Pentateuco como algo mais que os escritos de Moisés. Ele o aceitou como escritos de Deus. Não foram necessários duzentos ou trezentos anos para que o livro se tornasse sagrado. Para Josué, o Pentateuco era o cânon, e o cânon era a Palavra de Deus. A concepção bíblica sobre a ampliação e a aceitação do cânon é simples assim: quando ele foi dado, o povo de Deus compreendeu que ele era a Palavra. No mesmo instante ele teve autoridade.
3. Outras aplicações:
(a) Aceite o desafio de conhecer mais a Deus. Não prenda seus olhos ao passado. Confie que seu presente será transformado, pois Deus é contigo!
Mateus 28:19-20
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
A. W. Tozer: O que vem à nossa mente quando pensamos a respeito de Deus, é a coisa mais importante a respeito de nós. O fato mais impressionante a respeito de qualquer homem é como ele, no mais profundo do seu coração vê a Deus. Um conceito certo a respeito de Deus é a base da vida cristã prática. É para a adoração o que a fundação é para o templo. O conceito de majestade desapareceu por completo da raça humana. O ponto do foco do interesse do homem é agora ele mesmo. O Humanismo em sus várias formas deslocou a teologia como chave para o entendimento da vida. É minha opinião que o conceito cristão de Deus, em moda nesses anos, é tão decadente quanto e está totalmente abaixo da dignidade do Altíssimo Deus e realmente constitui para crentes professos, algo que atinge a calamidade moral. O conceito de majestade desapareceu por completo da raça humana. O foco do interesse do homem é no agora, é nele mesmo. O humanismo em suas várias formas deslocou a teologia como chave para o entendimento da vida.
(b) Deus havia liberado a terra, mas ela precisava ser conquistada. Logo, não há contradição entre soberania divina e responsabilidade humana.
Richard Hess: De um lado, Deus entregou em sua totalidade a terra aos israelitas; de outro, eles devem ocupá-la. Essa combinação de desafio e oportunidade é a maneira como Deus opera nos crentes. Para os cristãos a promessa de vitória sobre o pecado e a morte foi alcançada por intermédio de Cristo. No entanto, é preciso reivindicar isso mediante uma vida de fé na obra de Cristo e de fidelidade a ele (Rm 3-8).
Romanos 5:1-5
1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Ilustr.:
Já era o segundo semestre e aquele rapaz ia muito mal na escola. O pai, acompanhando cada boletim de seu filho e recebendo sempre reclamações dos professores sobre o mal comportamento que ele vinha tendo, resolveu propor a ele um acordo, já que o sonho daquele pai era ver o filho formado e bem-sucedido na vida.
“Filho, venha cá!”. “O que foi, pai?”. “Quero te propor um acordo: Se você mudar seu comportamento na escola, se buscar com empenho melhorar nos estudos e passar no vestibular para medicina, eu te darei um carro de presente. O que acha?”
O rapaz, animado, olha para pai aprovando o acordo.
A partir de então, todos os dias o rapaz ia para a escola pensando no carro que iria ganhar e começa a se empenhar e se destacar e ficar acima da média da classe. Todos se surpreenderam com a nova atitude do rapaz.
Porém, o pai se entristeceu, pois sabia que tudo aquilo que o filho estava fazendo era por causa do carro e não por um desejo sincero de ser alguém melhor na vida. Ele tinha um filho interesseiro e não um filho estudioso e bom caráter.
O rapaz seguia cada vez melhor em seus estudos e se orgulhava diante do pai de todos os seus feitos.
Então, o grande dia chegou! Saiu o resultado do vestibular e ele foi aprovado com louvor para o curso de medicina.
A primeira coisa que o rapaz disse ao entrar em casa foi: “passei no vestibular, pai, ganhei o carro!”.
Como prometido o pai fez uma grande festa de comemoração, convidou seus parentes e amigos mais chegados para comemorar os resultados do filho. Em um dos momentos da festa o pai chamou o filho, que veio ansioso esperando o grande momento de receber seu carro.
O pai tomou a palavra, elogiou muito o esforço do filho e lhe passou às mãos uma pequena caixa envolta em um embrulho de presente. O rapaz pensou que ali estaria a chave de seu carro novo, pelo qual ele tinha lutado até aquele momento. Mas, ao abrir a caixa, havia dentro dela apenas uma Bíblia.
O rapaz, visivelmente decepcionado, largou aquela Bíblia na casa de seus pais e se retirou para o campus da universidade, onde moraria. Aquela Bíblia, então, ficou na estante da casa por muitos e muitos anos. O rapaz cortou relações com a família, pois a decepção era grande, principalmente com o pai. Não queria nem mesmo conversar com o pai, pois se sentia traído.
Alguns anos se passaram e o jovem rapaz se formou no curso de medicina, conseguiu um excelente emprego em um hospital e se tornou um grande cirurgião. No entanto, se esqueceu de seus pais, não mandava notícias e não fazia questão de ir vê-los.
Até que um dia um parente ligou no meio da noite e lhe deu a notícia: seu pai acaba de falecer.
No enterro, a mãe se aproximou do filho que estava indiferente diante do caixão do pai e, com os olhos cheios de lágrimas, lhe entregou o último presente que o pai havia dado ao filho, aquele Bíblia guardada em uma pequena caixa de presente. Então, a mãe lhe disse:
“Filho, essa Bíblia ficou guardada todos esses anos, e eu e seu pai esperávamos todos os dias que você chegasse para buscá-la. Por favor, fique com ela”.
O rapaz meio envergonhado pega o pacote de presente. Após o pai ser enterrado ele volta para sua casa e abre o pacote. Então, percebe que existia um pequeno envelope dentro da Bíblia. Ao abri-lo, acha um bilhete do falecido pai com a data em que ele passou no vestibular, que dizia:
“Filho amado, sei o quando você deseja o carro que lhe prometi, vi todo seu esforço e dedicação para tê-lo. Dentro do envelope que está na Bíblia tem um cheque em branco em seu nome. Escolha o carro que você quiser e compre, é meu presente. Mas gostaria também de te presentear com algo maior do que um carro, esta Bíblia Sagrada. Nela você aprenderá a amar a Deus, o Pai, não pelo prazer das recompensas, mas pela gratidão e pelo dever de amá-Lo”.
O rapaz, roído pelo remorso, caiu em profundo pranto, percebendo como errara sendo interesseiro e amando seu pai apenas pelo que ele podia lhe dar.