A AJUDA DO CRENTE

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Introdução
Joao era uma testemunha ocular. Chegamos à conversa final de Jesus com Seus discípulos, pouco antes de Sua prisão e crucificação. Nesta conversa (Jo 14-16), Ele coloca uma bomba sobre eles: “A partir desta noite, estou deixando você em um ambiente hostil e comissionando você para ser Minha testemunha de todos os povos.” Não é à toa que seus corações estão perturbados (Jo 14:1), eles estão cheios de tristeza (Jo 16:6,22)!
Mas, surpreendentemente, Jesus diz a eles que Sua partida é para sua vantagem pessoal (leia Jo 16.7 a)! Surpreendentemente, Ele diz que Sua partida lhes permitirá realizar mais pelo reino de Deus do que até mesmo Jesus fez em Seu ministério público (leia Jo 14:12)! Por quê? O que poderia ser melhor do que ter acesso à presença física e ajuda de Jesus? A resposta de Jesus é: o Espírito Santo (leia Jo 16:7b; 14:16,17). Ele é o Ajudante (Advogado; Conselheiro; Encorajador) assim como Jesus (ou seja, pessoal e divino) - apenas Ele estará com eles para sempre (vs. somente quando Jesus estiver fisicamente presente) e na verdade neles (vs. apenas assistência externa).
Esta promessa do Espírito Santo como Ajudante não foi apenas para os discípulos de Jesus; Ele é a promessa e o dom de Jesus a todos os cristãos (Ef.1:13,14; Rom.8:9). A vida cristã não está tentando lembrar do nosso fundador morto e imitá-lo por nossa própria força de vontade moral. A vida cristã é a vida cheia do Espírito Santo - uma vida dinâmica de receber diariamente Sua ajuda sobrenatural para viver a vida de amor radical de Jesus que atrai os outros para Jesus. É, de fato, Jesus vivendo Sua vida em nós através do Espírito (Atos.1:1; Gal.2:20). Uma das principais razões pelas quais os cristãos são espiritualmente impotentes e pouco atraentes é que eles ignoram a ajuda do Espírito Santo e/ou que não se apropriam de Sua ajuda!
Qual descrição se encaixa no seu cristianismo? Este poderia ser o seu problema? Quanto você sabe sobre a ajuda do Espírito Santo? Com que frequência você pede/depende da ajuda dele?
Vamos passar as próximas semanas em nossa igreja abordando esse assunto super importante.
Mais qual a Ajuda/ou auxilio que o Espirito Santo quer nos mostrar atraves desse texto hoje?
1: Ajuda a Garantia pessoal do amor de Deus
Jesus falava regularmente de Deus como Seu Pai que O amava (Jo 3:35; 5:20; 15:9,10; 17:26), e cujo amor era a segurança de Sua vida (Jo 16:32). Seus discípulos experimentaram o amor de Deus quando estavam na presença física de Jesus (Jo 1:14,16), o que mudou suas vidas. Esta é a principal razão pela qual a perspectiva de perder Jesus os encheu de tristeza.
Mas Jesus diz Jo 14:18-20 (leia-se). Ele não os deixará como órfãos—cortados de Seu amor através de Sua morte. Jesus não está se referindo ao fato de que eles o veriam fisicamente novamente depois que Ele ressuscitou dos mortos. Ele está dizendo algo melhor do que isso—que através do Espírito Santo, eles receberão a mesma garantia pessoal do amor de Deus que Jesus tem. O Espírito de alguma forma permitirá que eles sejam incluídos no “círculo interno” do amor entre Jesus e Seu Pai.
A garantia pessoal do Espírito Santo do amor de Deus não é apenas para os discípulos de Jesus. Leia Jo 14:21,23 – observe “quem quer que seja” e “qualquer um”). Através do Espírito Santo, Jesus e Seu Pai realmente “entrarão” no coração de cada um de Seus seguidores e comunicarão pessoalmente seu amor a eles. Essa garantia do amor de Deus é fundamental para uma vida cristã saudável.
As crianças pequenas precisam saber que são amadas por seus pais para estarem seguras e florescer. Centenas de estudos confirmam que um lar estável de investimento parental consistente e disciplina amorosa é crucial para o desenvolvimento de uma criança, e que a negligência parental (muito menos o abandono) dificulta ou impede. Muitos de nós sabemos disso em primeira mão porque estamos lutando com as inseguranças pessoais e a autoproteção relacional e até mesmo a diminuição da capacidade funcional que vem de crescer sem essa garantia de que somos amados.
Mas louvado seja Deus, este não é o fim da história! No momento em que você recebe Cristo, você recebe um novo Pai que o ama profundamente, e Seu amor pode superar a disfunção parental para curá-lo e amadurecer ao longo do tempo. É por isso que Ele não apenas nos diz em Sua Palavra que nos ama (promessa objetiva), mas também nos dá Seu Espírito para que possamos experimentar Seu amor. Às vezes, experimentamos Seu amor de maneiras intensas e dramáticas, mas ainda mais curativa é a garantia pouco dramática, mas consistente, que cresce em nós à medida que nos relacionamos com Ele dia a dia. Isso é o que Paulo descreve em Rom.8:15,16 (leia).
“É maravilhoso se deleitar com o amor de Deus. Verdadeiramente experimentar esse amor, viver no calor de seu brilho, investe toda a vida com um novo significado e propósito... Perdoar os outros torna-se quase natural, porque nós mesmos, graças ao amor imensamente rico de Deus, fomos muito perdoados. Outros podem nos desprezar, mas isso faz pouca diferença se Deus nos ama... Nosso discurso, nossos pensamentos, nossas ações, nossas reações, nossos relacionamentos, nossos objetivos, nossos valores - todos são transformados se apenas vivermos no gozo autoconsciente do amor de Deus.”
Você não quer essa garantia do amor de Deus?
Não responda muito rápido!
Alguns de nós querem isso de outras pessoas mais do que de Deus, mas eles não podem entregar isso. Alguns de nós querem isso de Deus, mas como recompensa pelo quão grandes somos. Mas “consintir em ser amado por Deus, enquanto percebe ainda mais nossa indignidade—esse é o grande segredo”.
É por isso que você tem que estar disposto a pedir a Jesus para “se mover” em seu coração, mesmo quando é uma bagunça suja (Jo 3:20 vs. limpá-lo primeiro).
É por isso que, uma vez que você tenha recebido Jesus, você precisa pedir a Ele regularmente a ajuda do Espírito para crescer em sua compreensão de Seu amor (Ef.3:16-18 NIV).
É por isso que você precisa fazer isso “junto com o povo do Senhor” (vs. viver em isolamento e/ou se retirar quando estiver indo mal).
Esta é a primeira grande ajuda que o Espírito Santo traz. Vamos olhar para outro...
2 - Ajuda a Tutoria pessoal na Palavra de Deus
Jesus é a Palavra de Deus feita em carne (Jo 1:14). Ele revelou a Palavra de Deus aos Seus discípulos para que ela se tornasse viva e relevante para eles de uma maneira que nunca haviam experimentado antes. Mesmo com a ajuda de Jesus, no entanto, eles ainda muitas vezes esqueceram o que ele lhes ensinou (por exemplo, FOME NO BARCO) ou, pior ainda, simplesmente não recebiam nem mesmo Seus principais pontos (por exemplo, A NECESSIDADE DA CRUZ; Jo 13:7). Portanto, a perspectiva de perder Jesus como seu Tutor seria como ser mergulhado de volta na cegueira depois de receber uma visão parcial.
Mas exatamente o oposto aconteceu! Jesus foi embora, mas eles se tornaram mestres em sua compreensão da Palavra de Deus. Os livros de Atos registram sua profunda pregação, e suas cartas são uma mina de ouro de visão sobre Jesus e o que ele nos deu através de Sua morte e ressurreição. O que aconteceu? Eles fizeram transplantes cerebrais? Eles se inscreveram em um curso on-line sobre iluminação espiritual? Não, eles receberam o Espírito Santo, que os ensinou pessoalmente na Palavra de Deus.
Isso é o que Jesus promete em Jo14.25,26 (leia). O Espírito Santo lhes permitiria entender o que estava sobre suas cabeças agora, e Ele os lembraria do que Ele os ensinou. É por isso que eles poderiam escrever os evangelhos que registram os ensinamentos de Jesus. É por isso que eles poderiam escrever cartas que explicassem o significado da morte e ressurreição de Jesus e aplicá-las às nossas vidas
Isso é o que Jesus prometeu em Jo 16:12,13 (leia-se). O Espírito Santo os guiará para “toda a verdade”—não toda a verdade em geral (por exemplo, ASTRO-FÍSICA), mas toda a verdade redentora, toda a verdade sobre o significado da morte e ressurreição de Jesus. O Espírito Santo também “disporá o que está por vir”—não um horóscopo para o que acontecerá amanhã, mas revelação sobre a direção da história humana e especialmente sobre a vida no reino eterno de Deus.
Esta promessa se aplica antes de tudo aos discípulos de Jesus, como uma promessa de inspiração (DEFINIR). Mas também se aplica a todos os cristãos como uma promessa de iluminação - para nos ajudar a entender tanto o significado quanto o significado/relevância pessoal do que Jesus nos deu (leia 1Cor.2:12). O Espírito Santo faz com que a Bíblia (e especialmente o evangelho) “viva” para nós de uma maneira que é profundamente encorajadora (Rom.15:4) e atraente.
Como os cristãos substituem a ansiedade pela paz? Releia 14:26; depois leia 14:27. Qual é a conexão entre 14:26 e 14:27? É que a instrução ensinada pelo Espírito e os lembretes do ensinamento de Jesus são como Jesus nos dá Sua paz. O caminho normal para um coração que não está perturbado ou temeroso não é força de vontade ou distração mental ou medicação química, mas ir às Escrituras (especialmente suas promessas) e pedir ao Espírito Santo para nos dar uma nova iluminação dessas promessas. Ao fazer isso, Ele expulsa nossas ansiedades com a confiança de que Jesus está conosco.
Como os cristãos substituem o medo do futuro pela esperança? Reler 16:13. Não escondendo nossas cabeças na areia, ou obcecando-nos sobre como evitar qualquer problema em potencial, mas indo para o que as Escrituras dizem sobre “o que está por vir” quando Jesus retornar, e pedindo ao Espírito Santo para inflamar essas promessas em esperança em nossos corações. É assim que o Espírito Santo ajudou os primeiros cristãos (1Pedro.1:3-8). É assim que o Espírito Santo ajudou Paulo (2Cor.4:16-18). E é assim que o Espírito Santo ajudará você e eu, se pedirmos a Ele enquanto vamos às Escrituras (Sl.119:10)!
Conclusão
Jesus ensina que a vida do crente é uma vida cheia do Espírito Santo. Através do poder do Espírito Santo, somos capazes de amar os outros como só Jesus pode amar. Não fomos deixados órfãos aqui, mas podemos estar seguros no amor de Deus através da promessa e do selo do Espírito Santo. O Espírito nos ajuda na tutoria pessoal de Deus. Portanto irmãos, sem o Espírito Santo, as coisas de Deus seriam tolices para nós. Essa e a resposta de quem nao serve a Deus; e loucura para eles.
Resuma as primeiras maneiras pelas quais o Espírito Santo nos ajuda. NA PRÓXIMA SEMANA, vamos ver mais duas maneiras pelas quais Ele nos ajuda. DUAS SEMANAS A PARTIR DE HOJE, veremos como Jesus diz que podemos nos apropriar regularmente da ajuda de Seu Espírito.
Mas não queira colocar a carroça na frente do burro! Antes que você possa se apropriar da ajuda do Espírito Santo, você precisa primeiro recebê-Lo! E o caminho para receber o Espírito é uma decisão simples, mas definitiva, de acreditar em Jesus como seu Salvador (leia-se Ef.1:13,14). Você já tomou essa decisão? Se não, por que não fazer isso agora? Se você não tem certeza, por que não ter certeza pedindo a Ele para perdoá-lo e lhe dar Seu Espírito?
Devemos ter cuidado para não transformar 14:21a,23a em uma condição legalista para receber essa garantia do amor de Deus. Essas frases são sinônimos de ser um seguidor de Jesus. A principal ênfase de Jesus aqui é o que Ele fará por nós (através de Seu Espírito), não o que devemos fazer por Ele.
D. A. Carson, Um Chamado à Reforma Espiritual (Baker House, 1994), p.197.
Parafraseado por William R. Newell, Romanos verso por verso, “Algumas Palavras sobre Graça”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.