1Pe 1.1,2 (Graça e paz abundantes) PIB 14/07/24

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
1Pedro 1.1–2 “1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, 2 escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.”
O apóstolo Pedro está aqui escrevendo uma carta para orientar a Igreja do Senhor Jesus. E antes de pensar no que esses versículos aqui têm a dizer. Abrimos um parêntese para lembrar de qual era a realidade a uns anos atrás. Quem diria que alguém que tinha negado Jesus explicitamente tempos atrás, viveu uma terrível decepção consigo mesmo, estaria agora falando em nome de Deus, inspirado por Deus, e o conteúdo de sua fala é reconhecidadmente Palavra de Deus! Isso já nos dá um pequeno vislumbre da soberania e poder de Deus em escolher pessoas e realizar a obra na vida dessas pessoas, das quais o próprio Pedro é aqui um exemplo claro. Deus escolhe pessoas cuja história muitas vezes não parece de alguem escolhido. Pessoas cuja história mais parece um fracasso de fé, mas Deus é especialista em pegar histórias aparentemente desastrosas e dar um final feliz. Pedro é um exemplo disso! Pedro é a prova viva que Deus escolhe e realiza a obra.
E é assim que Pedro também reconhece seus irmãos de igreja - eleitos de Deus, escolhidos de Deus! Os irmãos que compõem a Igreja do SENHOR são fruto da escolha do SENHOR. Ele elege, Ele escolhe.
E os irmãos são identificados ali como peregrinos dispersos.
Peregrinos porque a obra que Deus realiza na vida de uma pessoa torna essa pessoa em muitos aspectos incompreendida pelo mundo, o que quase sempre se segue de uma perseguição. O mundo persegue a Igreja porque sua mentalidade carnal não compreende as realidades e a mente de quem está sendo transformado pelo Espírito. Jesus um dia se o mundo o odiou, com certeza nos odiaria também. Ele disse que o estilo de vida da gente que o segue é como uma luz que denuncia a escuridão que o mundo vive, e por causa da dureza dos corações, quando essa luz brilha, as misérias dos corações são expostas e, com isso, os que não se quebrantam ficam irados conosco, passam a nos odiar. Ser peregrino é isso, é ser como um corpo estranho que está sendo rejeitado pelo mundo doente de pecado.
Mas Pedro também chama os irmãos de dispersos. A dispersão aqui é muito parecida com o que acontecia com os judeus no AT, após o exílio, um povo diferente, temente a Deus, espalhado num mundo incrédulo, convivendo em contextos onde suas crenças tornavam eles estranhos aos demais. Parece que estão soltos e desamparados no meio dos incrédulos. Mas não, estão convictos de que Deus está com Seus Olhos sobre eles. E além disso, são missionários! E isso faz parte do propósito de Deus! Isso é maravilhoso! Porque? porque a semente da Palavra de Deus está espalhada! Mesmo num ambiente aparentemente inseguro, Deus está ali guardando e a mensagem está se propagando. Assim somos nós, as vezes parece que estamos deixados à sorte nesse mundo, desprotegidos, desamparados, acometidos de alguns males. Temos a sensação de que falta Deus fazer algo ainda. E falta sim! Mas não é alguma realização terrena, não é o sistema do mundo se render ao Evangelho. O que falta é a gente chegar em casa, porque nossa casa não é aqui. Então enquanto estivermos aqui vamos nos sentir desconfortáveis, dispersos, aparentemente desamparados. Mas não! Os olhos de Deus estão sempre sobre os seus eleitos. Somos escolhidos, de maneira nenhuma somos dignos de pena, coitadinhos ou coisa do tipo. Mesmo que peregrinos e dispersos, somos escolhidos! E enquanto estivermos nessa situação, nossa responsabilidade é ser missionário, é propagar a mensagem!
E essa mensagem não é apenas uma informação que a gente leva adiante, mas é algo que está acontecendo dentro de nós! Nós não pregamos simplesmente ideias, nós pregamos o poder de Deus em ação em nós e através de nós! Deus está nos transformando! E isso não é algo ao acaso. Pedro afirma que a escolha de Deus por nós é segundo a Sua provisão (pré-conhecimento, predestinação). A provisão ou providência de Deus significa que Ele faz as coisas de forma planejada, Ele sabe para onde quer nos levar, e glória a Deus que Ele quer nos levar para perto Dele. Nós não estamos entregues ao acaso ou a sorte. Nossa vida está nas mãos de Deus, estamos entregues aos cuidados de Deus e à vontade de Deus! Aleluia!
E a garantia de que estamos desfrutando disso tudo é a presença do Espírito em nossa vida! Ef 1.13-14 diz que Ele é o penhor, o selo, a garantia de que realmente Deus está trabalhando em nós. E o Apóstolo Pedro vai falar isso aqui, afirmando que a eleição de Deus para conosco, a providência de Deus revelada a nós, é operada pelo Espírito Santo através da santificação. E santificação aqui significa duas coisas: 1) Deus nos santifica quando nos separa do mundo para Ele mesmo; e 2) O Espírito Santo opera em nós a santificação, a transformação da nossa alma. Nós somos santos (porque fomos separados do mundo por Deus) e estamos sendo santificados (o Espírito está transformando a nossa mente e o nosso coração de acordo com a vontade de Deus).
E, por fim, é dito a nós o objetivo que Deus tem para nós: Eu fui escolhido e santificado para que? Para viver em obediência a Cristo! Aqui temos o retrato da aliança de Deus conosco. No AT Deus faz com Israel exatamente o mesmo: Escolhe o povo e separa para Si (Ex 19.10), purifica (Ex 19.14), o povo se compromete com a obediência (Ex 19.8; 24.7), e Deus asperge o sangue sobre o povo estabelecendo a aliança (Ex 24.8). Pedro retrata que o mesmo é feito em Cristo: Deus escolhe, separa para Si, purifica, propõe uma vida de obediência, e asperge o sangue de Cristo sobre nós. Meu irmão, Deus tem uma aliança contigo! o SENHOR te separou para Ele, está transformando a Sua vida, te chamou para a obediência, obediência é o fruto dos escolhidos de Deus, se não há compromisso com a obediência não há uma aliança genuína! O salvo mesmo que ainda deslize, ele persegue uma vida de obediência, ele não se satisfaz no pecado! E quando ele peca, ele tem a consciência de que existe um sangue que está sendo derramado constantemente sobre a sua vida! Mesmo com suas imperfeições, mesmo ainda cometendo pecados, existe um sangue que desce constantemente sobre a sua cabeça, o sangue da Aliança! o poderoso sangue de Jesus está sobre a minha vida e sobre a tua vida! Deus tem uma Aliança com nós!
Pedro termina sua saudação de uma forma que é bem comum pra gente: Graça e paz lhes sejam multiplicadas. Aqui não é apenas a expressão de um desejo. Pedro não está apenas desejando que a graça e a paz sejam multiplicadas sobre a vida da Igreja. Pedro está também constatando uma realidade. Pedro está dizendo que, porque Deus está em aliança conosco, a Graça de Deus foi derramada abundantemente sobre nós, continua sendo derramada abundantemente sobre nós, e será derramada ainda mais sobre nós! Aleluia! E eu repito esta Palavra sobre a Igreja do SENHOR nesse momento: A Graça e a paz do nosso SENHOR Jesus Cristo foi derramada sobre essa igreja, de maneira recalcada, sacudida, transbordante, está sendo derramada neste momento de maneira recalcada, sacudida, transbordante, e continuará a ser derramada sobre essa igreja de maneira recalcada, sacudida, transbordante!
Seja fortalecido agora com essa verdade! Deus fez uma aliança contigo, a Graça do SENHOR, a paz do SENHOR é derramada abundantemente sobre a tua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more