Introdução da carta aos Filipenses

Carta aos Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Introdução

Em Atos capítulo 16, mostra que a igreja de Filipos surgiu na segunda viagem missionária do apóstolo Paulo, onde permaneceu por alguns dias. Nessa ocasião aconteceu a conversão de Lídia, a vendedora de tecidos (púrpura), a libertação de uma mulher que estava possessa por satanás, a conversão do carcereiro e de sua família, e a prisão de Paulo e Silas.
Paulo escreveu essa carta para a igreja de Filipos quando estava preso na cidade de Roma, essa é a prisão domiciliar do apóstolo Paulo onde permaneceu por dois anos. A carta aos Filipenses foi escrita por volta de 61 d.C. A carta aos Filipenses, aos Colossenses, aos Efésios e a Filemom, são conhecidas como cartas da prisão.
Paulo escreveu essa carta com três propósitos:
1. Para expressar a sua gratidão à igreja, porque a igreja de Filipos enviou Epafrodito até Roma para entregar a oferta financeira ao apóstolo Paulo (Fp 2. 25-26; 4.10-18).
2. Para relatar o motivo de enviar Epafrodito de volta a cidade de Filipos (Fp 2.25-26).
3. Paulo escreveu para exortar a igreja sobre alguns aspectos da vida cristã:
A unidade (Fp 1.27-30)
A humildade (Fp 2.1-4)
A alegria (Fp 4.4)
Os falsos ensinos (Fp 3.2-3)
Resolução de conflitos (Fp 4.2)
E dentre outros assuntos que vão surgindo ao longo da carta.

Transição

Veremos dois aspectos da introdução da carta aos Filipenses.

Desenvolvimento

1° Apresentação Inicial (v. 1)

Paulo, ao escrever as suas cartas, tinha o costume de fazer uma apresentação inicial. Na carta aos Filipenses o apóstolo Paulo faz três apresentações:

1. Paulo se apresenta como autor da carta (v. 1)

1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus,
As cartas do primeiro século geralmente eram iniciadas com a identificação do autor, para que os leitores conseguissem identificar o autor. Paulo tinha o hábito de se apresentar logo no início da carta.
Quando Paulo escrevia as cartas para as igrejas, ele trazia algumas identificações. Na carta aos Filipenses ele se apresenta como “servo de Cristo Jesus” e em outras cartas se apresenta como “apóstolo de Jesus Cristo” e na carta de Filemom, ele se apresenta como “prisioneiro de Cristo Jesus”.
A palavra servo no original significa “escravo”, um escravo pertence ao seu senhor, obedece ao seu senhor, já que ele não tem vontade própria, mas deve seguir a vontade do seu senhor. Então, Paulo ao dizer que é servo de Cristo, ele está dizendo que pertence a Cristo, que vive em obediência a Cristo e que é uma honra servir a Cristo, porque ele já não vive para si, mas para o seu Senhor.
Gálatas 2.20 NVI
20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

2. Paulo apresenta um companheiro de ministério (v. 1)

1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus,
Em suas cartas, Paulo apresenta não somente ele como autor da carta, mas os seus companheiros de ministério que estão junto com ele. Na carta aos Filipenses, Timóteo é mencionado como servo de Cristo, porque ele começou a servir a Deus no ministério. Timóteo era um discípulo do apóstolo Paulo, ele começou a andar com Paulo na segunda viagem missionária, o jovem Timóteo era da cidade de Listra.
Atos dos Apóstolos 16.1 NVI
1 Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego.
Timóteo aprendeu as Escrituras Sagradas com a sua mãe Eunice e sua avó Loide. Ele foi preparado pelo apóstolo Paulo e se tornou pastor da cidade de Éfeso.
2Timóteo 1.5 NVI
5 Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

3. Paulo apresenta os destinatários da carta (v. 1)

1 a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:
Paulo apresenta a igreja que está na cidade de Filipos como destinatário da carta. Para se referir a igreja, Paulo diz: “a todos os santos”, isso significa que essa igreja pertence a Cristo e foi separada para viver uma nova vida.
Paulo costumava direcionar a saudação para toda a igreja, mas especificamente na carta aos Filipenses, ele direciona as suas palavras não apenas para a membresia, mas para a liderança da igreja.
Os líderes mencionados por Paulo são os bispos, os quais são os supervisores da igreja, tendo a função de administrar e cuidar das almas. Esse título se refere aos pastores. Os diáconos são aqueles que servem na igreja.

2° Saudação Inicial (v. 2)

Paulo, ao escrever as suas cartas, logo após a sua apresentação, traz a saudação para os irmãos da igreja para a qual ele está escrevendo. Diante disso, veremos dois pontos da saudação de Paulo a igreja de Filipos:

1° A graça e a paz de Cristo (v. 2)

2 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Paulo, ao saudar o povo de Deus em suas cartas, sempre usava as mesmas palavras “graça e paz”. A palavra graça significa favor imerecido de Deus aos homens, ou seja, o homem não merece a graça, mas bondosamente Deus derrama a sua graça. A palavra paz significa o bem - estar espiritual, isso implica na comunhão entre Deus e o cristão, ou seja, os servos do Senhor têm a paz que vem de Deus.
Paulo saúda a igreja com a graça e a paz porque a igreja era composta de judeus e gentios, ou seja, o povo gentio se cumprimentava com a “graça” e o povo judeu com a “paz”.
Sem a graça não existe a paz, porque a paz interior só acontece após o homem ser alcançado pela graça de Deus. Essas duas palavras expressam a bênção espiritual de Deus para com os seus filhos.

2° A paternidade divina (v. 2)

2 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Na saudação o apóstolo Paulo enfatiza a paternidade de Deus, ou seja, os cristãos que são filhos de Deus têm um Pai que está nos céus. O Pai Celestial concede a graça e a paz sobre os seus filhos, por meio de Jesus Cristo, porque Ele é o Mediador entre Deus e a igreja.
Efésios 1.3 NVI
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Conclusão

Conclui-se que Paulo fundou a igreja de Filipos, essa era uma igreja que apoiava o apóstolo Paulo em seu ministério. Em sua carta aos Filipenses o apóstolo expressa a sua gratidão pela oferta enviada a ele e exorta a igreja sobre alguns assuntos da fé cristã.
Paulo menciona a graça e a paz de Deus em sua saudação. Essas palavras são importantes para a vida da igreja, porque sem a graça de Deus é impossível ser salvo, e viver sem a paz de Deus é difícil para o cristão.

Aplicação

Louve a Deus pela bênção de ter sido alcançado pela graça de Deus.
Agradeça ao Senhor por ter a paz de Deus em sua vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more