Um convite a adoração
Notes
Transcript
1 Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos.
2 Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do Senhor subsiste para sempre. Aleluia!
O salmo 117 é o menor de todos o Salmos, mas o seu conteúdo é enorme e poderoso.
Não temos informações sobre a sua autoria, mas certamente as poucas frases que o seu autor escreveu são extremamente verdadeiras, firmes e gloriosas.
Nós estamos iniciando o Segundo semestre de 2024. Eu não sei quais foram as suas batalhas e a suas vitórias no ano até aqui se passou;
eu não sei se você encerrou o ano de 2023 e iniciou o ano de 2024 no meio de uma batalha, no meio de uma provação, ou se a situação que você está vivendo é favorável, é alegre e prazerosa.
Às vezes, por conta da dureza das batalhas que estamos enfrentando, acabamos deixando de lado o louvor e a adoração.
Ou então a situação está tão favorável que passamos a adorar as bençãos as dadivas recebidas e deixamos Deus de lado.
De uma forma ou de outra, constantemente deixamos de louvar e adorar ao Senhor.
Mas eu quero te convidar a analisar este texto comigo.
1º O salmo começa com um convite ao louvor e a adoração.
Louvai ao Senhor, vós todos os gentios,
louvai-o, todos os povos.
Mas quem é convidado a adorar ao Senhor?
Note que estamos tratando do antigo testamento, Israel era o povo escolhido de Deus, Israel era o povo da Aliança, mesmo assim vemos aqui um convite, uma conclamação para que os gentios louvem e adorem ao Senhor.
Na carta aos Romanos 15.11 “11 E ainda: Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem.” , Paulo vai citar exatamente o verso 1º do Salmo 117 para mostrar que realmente os gentios haviam sido escolhidos por Deus para fazerem parte de seu povo, de sua aliança.
Então vemos aqui que o chamado à adoração, é feito a todos os povos, todos os homens, toda a tribo é convocada a adorar ao Senhor, independentemente de sua situação.
Veja bem, nós temos duas vezes aqui o louvai.
1º Hallel – de onde vem a transliteração grega Aleluia, ou seja, louvai ao Senhor.
Esse chamado não está condicionado ao seu estado, não está condicionado a como está a sua vida financeira, amorosa não está relacionado a como está a sua conta bancária, não está atrelado a sua saúde.
Esse chamado é um chamado a adorar independentemente de toda e de qualquer situação que você esteja vivendo.
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
A igreja atual, os cristãos modernos estão cada vez mais adorando ao deus da situação. Ao deus que cura, ao deus que da prosperidade. Ao deus que faz vencer na vida. Ao deus que está sujeito aos seus caprichos.
Adoração condicionada
Meu irmão e minha irmã abra os olhos para a realidade do cristianismo que é pregado e vivido hoje em dia. Eu quero chamar a tua atenção hoje, para que você não se amolde a esse padrão de adoração. É uma adoração condicionada uma adoração rasa, pífia, sem entrega, sem paixão, sem coração, sem lagrimas, sem verdade. É FALSA.
Olhe aqui comigo, o segundo termo LOUVAI que aparece aqui no texto é:
2º SHAVAH – Significa Elogiar, enaltecer, exaltar.
Me responda uma coisa, quando foi a última vez que você ouviu um sermão sobre os atributos de Deus?
Quando foi a última vez que você adorou a Deus exaltando os seus atributos, as suas características?
Os púlpitos das igrejas modernas estão exaltando o homem, estão concentrando toda a palavra, todo o louvor no homem. Pregações e louvores antropocêntricos humanistas que tiram Deus da centralidade do culto.
E não somente no culto, quando na sua devocional, na sua oração diária você tem exaltado e enaltecido a pessoa de Deus?
A BONDADE, A MISERICÓRDIA, A SANTIDADE, A IMUTABILIDADE DE DEUS, SEU PODER, SUA MAJESTADE, SUA GLÓRIA, SUA SABEDORIA, SEU CONHECIMENTO, SUA ONISCIENCIA, ONIPRESENÇA, ONIPOTENCIA?
Esse texto nos traz uma convocação para adorarmos a Deus por tudo aquilo que Ele é.
Hoje em dia o povo está adorando de qualquer jeito, de qualquer maneira, sem reverencia ao Deus Santo. Não há verdadeira adoração! O que mais domina a adoração hoje em dia são as sensações, as experiencias eu preciso sentir um arrepio, eu preciso ver sinais, eu preciso de um ambiente ou de uma atmosfera profética para mexer com minhas emoções.
Mas lá fora no dia a dia vive como se Deus não existisse! Adoração é um estilo de vida!
No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!
Isaias quando teve a compreensão da majestade de Deus, da santidade de Deus, da grandeza, da pureza de Deus, ele caiu em si! Ai de mim! Meu irmão, eu te convido a humildemente adorar esse Deus poderoso, a exaltar esse Deus majestoso e Soberano.
Vamos avançar.
Verso 2 – agora o salmista vai dizer o porquê dessa adoração, o motivo, a razão que todos os povos tem para adora esse Deus.
Esse versículo 2 pode ser visto como uma meditação do salmista sobre as verdades escritas em Êxodo 34.6 onde Deus renova a sua aliança com Israel.
2 º Mui grande é a sua misericórdia. – Podemos descansar na sua misericórdia.
Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco,
e a fidelidade do Senhor subsiste para sempre.
Aleluia!
Você já parou para meditar na misericórdia de Deus? Deixa eu te falar um pouco sobre essa misericórdia.
Deus é um Deus Santo. Ele cria o homem no princípio de tudo, coloca o homem no jardim e presenteia o homem com a sua presença, Deus dá ao homem domínio sobre todo o jardim, o autoriza a comer de todas as frutas que havia, porém somente de uma ele o priva.
Aqui no Brasil temos um frutólogo chamado Helton, no seu jardim ele cultiva 1400 espécies de frutas diferentes, se Adão estivesse nesse Pomar, ele poderia comer 1399 espécies de frutas, menos uma. E foi exatamente isso que Adão fez. DESOBEDECEU a Deus.
A partir daí, o pecado entra no mundo. com a queda do homem, e a entrada do pecado, a imagem e semelhança que Deus implantou no homem, foram manchados, deformados, destorcidos, criando assim uma inimizade entre Deus e o homem, o homem se afasta de Deus e passa agora a estar condenado por conta do pecado.
O DNA do pecado de Adão agora passa a ser implantado a cada ser humano que nasce, porém, ainda que deformada, a imagem de Deus está em cada homem, e Deus por sua misericórdia elabora um plano, prepara um meio para reestabelecer a sua imagem de maneira perfeita no homem. Pois Deus não suporta o pecado
Habacuque 1.13
13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?
Salmo 5.4-5 -
Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade,
e contigo não subsiste o mal.
Os arrogantes não permanecerão à tua vista;
aborreces a todos os que praticam a iniquidade.
Em Mateus 27. 46 Jesus exclama “ Deus meu Deus meu, porque me desamparaste”?
Naquele momento Deus não podia nem contemplar o seu filho na cruz, pois Jesus havia se feito maldito para nos redimir, Jesus o puro, o Santo, o filho amado de Deus, se fez pecado para que pudéssemos ser justificados diante de Deus.
Veja o tamanho da misericórdia de Deus, Efésios 2 vai dizer que estávamos mortos em nossos delitos e em nossos pecados, mas Deus, sendo rico em MISERICÓRDIA, por causa do seu grande amor com que nos amou nos deu vida juntamente com Cristo nos salvando pela graça.
Esa é a misericórdia de Deus, nós pecadores, não merecedores de sua misericórdia somos salvos por Deus.
Essa foi a primeira razão que o salmista nos dá, e a segunda é
3º - A fidelidade de Deus subsiste para sempre. O que nos leva a descansar nas promessas de Deus.
Quando paramos para pensar na fidelidade de Deus, temos que ter em mente o seguinte:
Deus é sempre fiel – Hebreus 10.23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
Deus é infalível – Josué 21.45 Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.
Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.
Deus é imutável – Malaquias 3.6 Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Sempre – fala da extensão dessa fidelidade.
Essa verdade é um chamado para nós descansarmos no Senhor porque todas as situações estão sobre o seu controle, nossa vida está no controle do Senhor.
Deus fez uma promessa ao povo de Israel, Deus chamou um povo para si, escolheu esse povo, e foi fiel a sua aliança, ainda que o povo tenha sido infiel, Deus permaneceu fiel, e Deus disse em Oseias que chamaria de povo também aquele que não era povo e de amada a que não era amada
Ele prometeu, e cumpriu, por isso eu e você estamos aqui hoje.
Aplicações finais
Hoje estamos iniciando mais um ano, hoje estamos começando mais uma etapa de nossas vidas.
Muitas pessoas fazem resoluções de ano novo, muitas fazem promessas de mudança de vida, e agir de maneira diferente. Porém acabam falhando.
- Eu te convido a submeter os teus planos para esse ano que inicia ao Senhor.
- Eu te convido a adorar a Deus não somente por aquilo que ele pode fazer, mas também por aquilo que ele é. (independente da situação que você esteja vivendo)
- Te convido a confiar na eterna misericórdia do Senhor. (não importa o quão longe você tenha ido, a misericórdia do Senhor estará sempre disponível a um coração arrependido)