A Visão de Amós - O Intercessor

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Amós 7.1-9

.-
1 Isto me fez ver o Senhor Deus: eis que ele formava gafanhotos ao surgir o rebento da erva serôdia; e era a erva serôdia depois de findas as ceifas do rei. 2 Tendo eles comido de todo a erva da terra, disse eu: Senhor Deus, perdoa, rogo-te; como subsistirá Jacó? Pois ele é pequeno. 3 Então, o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor.
4 Isto me mostrou o Senhor Deus: eis que o Senhor Deus chamou o fogo para exercer a sua justiça; este consumiu o grande abismo e devorava a herança do Senhor. 5 Então, disse eu: Senhor Deus, cessa agora; como subsistirá Jacó? Pois ele é pequeno. 6 E o Senhor se arrependeu disso. Também não acontecerá, disse o Senhor Deus.
7 Mostrou-me também isto: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na mão. 8 O Senhor me disse: Que vês tu, Amós? Respondi: Um prumo. Então, me disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo de Israel; e jamais passarei por ele. 9 Mas os altos de Isaque serão assolados, e destruídos, os santuários de Israel; e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão.

Introdução

Divisão de Livro
Primeira Parte
Palavra de Deus às nações vizinhas a Israel- cap. 1-2
Segunda Parte
Palavra de Deus a Israel - cap. 3-6
Terceira Parte
As Cinco Visões de Juízo - cap. 7-9
nuvem de gafanhotos - 7.1-3
fogo - 7.4-6
um prumo (certeza do juízo) - 7.7-9
cesto de frutos de verão (prontos para serem colhidos, ceifados) - 8.1-2
destruição dos pilares do templo, que leva à sua destruição durante um culto - 9.1-2
Conclusão
restauração do tabernáculo caído de David - cap. 9.11-15
Ponderações Iniciais
Os juízos apresentados por meio da simbologia das duas primeiras visões são suspensos em resposta a intercessão de Amós.
Os juízos apontados nas três visões seguintes (plumo, cesto de frutos de verão e destruição dos pilares do templo) não são suspensos e não há intercessão de Amós em relação a eles.

I - A apresentação das Visões

Isto me fez ver o Senhor - 7.1
Isto me mostrou o Senhor - 7.4
Mostrou-me também isto - 7.7
O Senhor Deus me fez ver isto - 8.1
Vi o Senhor, que estava em pé junto ao altar

II - Primeira Visão

Amós 7.1 (ARA)
Isto me fez ver o Senhor Deus: eis que ele formava gafanhotos ao surgir o rebento da erva serôdia; e era a erva serôdia depois de findas as ceifas do rei.
primeiro instrumento de destruição - os gafanhotos foram formados por Deus
objetivo específico - destruir a erva serôdia - segunda colheita. A primeira, é destinada ao rei. A segundo, ao agricultor.

III - Segunda Visão

Amós 7.4 (ARA)
4 Isto me mostrou o Senhor Deus: eis que o Senhor Deus chamou o fogo para exercer a sua justiça; este consumiu o grande abismo e devorava a herança do Senhor.
O fogo traz seca - prejuízo na agricultura - o solo sendo atingido
O fogo (calor intenso) seca as fontes de águas na superfície e no subsolo (abismo)

IV - Terceira Visão

Amós 7.7–9 (ARA)
7 Mostrou-me também isto: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na mão. 8 O Senhor me disse: Que vês tu, Amós? Respondi: Um prumo. Então, me disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo de Israel; e jamais passarei por ele. 9 Mas os altos de Isaque serão assolados, e destruídos, os santuários de Israel; e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão.
Israel é o muro - v. 8
Deus está colocando prumo no muro (Israel) - V. 8
O prumo de Deus revela a imperfeição do seu povo - Jamais passarei por ele (jamais farei pouco caso do pecado, exercerei juízo) v. 8 fine
A destruição:
os altos de Isaque - v.9
santuários de Israel (Santuário de Dã (Extremo Norte), Santuário de Berseba (Extremo Sul) e Santuário de Betel (Santuário Central - bezerro de ouro)
Dã e Berseba - Amós 8.14
Amós 8.14 ARA
14 os que, agora, juram pelo ídolo de Samaria e dizem: Como é certo viver o teu deus, ó Dã! E: Como é certo viver o culto de Berseba! Esses mesmos cairão e não se levantarão jamais.
Betel
Amós 7.13 ARA
13 mas em Betel, daqui por diante, já não profetizarás, porque é o santuário do rei e o templo do reino.
Casa de Jeroboão - poder político

Aplicação

Culto exercido por quem não nasceu de novo é fonte constante de juízo - o muro e o prumo; as colunas do templo atingidas em seus alicerças para que sua estrutura desabasse sobre os cultuadores rebeldes
A longanimidade de Deus tem limite - Apenas nas duas primeiras visões de juízo a intercessão do profeta foi atendida por Deus
Não ignore os alertas claros de Deus - “Isto me fez ver o Senhor” (7.1); “Isto me mostrou o Senhor” (7.4); Mostrou-me também isto” (7.7); “O Senhor Deus me fez ver isto” (8.1).
Cuidado - o cesto contém frutos de verão - prontos para a ceifa - “Chegou o fim para o meu povo de Israel” - 8.2 (722 - 10 tribos de Israel são levadas cativas para a Assíria para nunca mais voltar)
Related Media
See more
Related Sermons
See more