Você é uma arma poderosa!
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Certa vez estava com uma ovelha da igreja que pastoreava. Ele estava buscando a Deus com muita intensidade e honestidade. Ela estudava na UERJ e fazia parte do dunamis pocket (um movimento universitário de envagelismo).
Naquela ocasião ela contava como o evangelismo era feito. Não havia reuniões, nem entrega de folhetos. Mas, um evangelismo direcionado pelo Espírito Santo. Eles se preparavam pela oração e adoração e saíam para as “chopadas”. E Eles pediam uma palavra de conhecimento (revelação) e tinham que achar a pessoa certa para esta palavra.
Então, por exemplo, Deus entregava a palavra “cura” e ela saía pra garimpar, e Deus mostrava a pessoa e ela puxava assunto com a pessoa e chegava no assunto de que a pessoa tinha uma enfermidade, e ela orava pela pessoa e a pessoa ficava curada.
Este é o tipo de evangelismo que ganha o mundo – o evangelismo no Espírito Santo.
Quais são as obras de Deus? Não são apenas conversões ou mesmo curas; elas incluem revelação, profecia, conhecimento sobrenatural, sabedoria, discernimento, sonhos, visões e autoridade sobre os poderes de Satanás.
Deus quer salvar a vida das pessoas, mas quer também fazer uma linda obra em você que já vive a salvação.
Através dos dons dados por Deus, a alma tímida pode tornar-se ousada e a pessoa defensiva revelar-se ofensiva.
Cristãos anseiam por dons espirituais, mas lutam contra sua carne para usá-los. Porque sabe que dom de Deus não se manifesta sob transe, mas de uma consciência santificada e lúcida sobre as virtudes do Espírito. Será que é da carne? E se não acontecer? E se eu estiver errado? Não recebemos dons com manuais de instruções em que podemos usar sem a participação do Espírito Santo, numa técnica fria, não dá.
Se fosse assim não leríamos na Palavra Deus orientando a Josué 1:7
7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.
1 Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.
O texto que vamos ler é 2Reis 13:14-17
14 Ora, Eliseu estava sofrendo da doença da qual morreria. Então Jeoás, rei de Israel, foi visitá-lo e, curvado sobre ele, chorou gritando: “Meu pai! Meu pai! Tu és como os carros e os cavaleiros de Israel!”
15 E Eliseu lhe disse: “Traga um arco e algumas flechas”, e ele assim fez. 16 “Pegue o arco em suas mãos”, disse ao rei de Israel. Quando pegou, Eliseu pôs suas mãos sobre as mãos do rei 17 e lhe disse: “Abra a janela que dá para o leste e atire”. O rei o fez, e Eliseu declarou: “Esta é a flecha da vitória do Senhor, a flecha da vitória sobre a Síria! Você destruirá totalmente os arameus, em Afeque”.
O rei Joás, um jovem rei que fora ameaçado pelos Sírios, e com muito medo de enfrentar e o que fazer a respeito disso, porcurou o profeta Eliseu que já estava velho, prestes a morrer.
Ele veio choramingando, colocando sua expectativa no homem de Deus, que prontamente, deu a ordem: pega o arco. Ele colocou a mão sobre sua mão e disse abra a Janela e atire. Essa é a vitória do Senhor.
Mudança de mentalidade: Da autocomiserção para a dependência do Espírito Santo. (Para de choramingar e pega o arco).
O perigo de ajudar pessoas que são devotas dos seus sofrimentos. Sofrem sim, mas em suas mentes sofrem além da conta. E esquecem-se que tudo é possível para Deus.
Nossa tarefa não é “paparicar” aqueles cristãos que já tenham um profundo sentimento de autopiedade. O nosso alvo é acordá-los; não lhes dar um sedativo, mas um estimulante! As pessoas precisam sair de si mesmas e verem novamente as necessidades de um mundo perdido. Tome cuidado! Devotar tempo valioso a pessoas que nunca resolvem seus problemas de personalidade é uma inesgotável tática do diabo. Às vezes, o tempo precioso gasto em círculos de conversa poderia ter sido melhor investido em ganhar o perdido para Jesus.
As vezes a célula não cresce por isso. Queremos se achar na missão de ajudar pessoas que não se ajudam, preferem ficar na dependência das pessoas. Livre-se disso! Isso não é compaixão! Isso é aprisionamento! Você está perdendo o alvo!
O que eu faço, pastor?
2. Pegue o Arco!
Era um atitude militar necessária para Joás.
É a sua arma! Use-a! Quais são as nossas armas? Os dons de Deus. Tem hora que bate o desânimo, tem hora que ficamos tristes.
Paulo passou por isso com Timóteo. 2Tm 1:6
6 Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.
Reavive = Reacenda = mantenha acesa.
Nós já temos nossas armas e o diabo luta para que não a usemos. Enquanto o arco ficar no chão, nada vai acontecer. Segure nas mãos o seu arco.
Algumas pessoas, cheias do Espírito, deixaram os seus arcos e flechas (seus dons, suas armas espirituais) ajuntarem poeira num canto por causa de tais críticas. (não foi curado, isso é advinhação… não abra mão do verdadeiro porque sabe que existe o falso)
Outros encontram-se magoados, talvez por comentários de algum crente, e por isso deixaram morrer os seus dons de profecia ou de línguas e interpretação. Eles os “perderam”, embora Deus nunca os tenha tomado de volta, pois “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” Romanos 11:29
29 pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
Eliseu pôs as suas mãos sobre as mãos do rei. Isso é um exemplo confortante de como Deus assume o controle por nós; não somos nós que operamos os dons do Espírito, mas sim a mão de Deus sobre nós.
Pegue o Arco e creia que Deus colocará a Sua mão sobre você.
Com o arco na mão, você estará pronto para agir no momento certo. Atos 16 Paulo x Feiticeira.
3. Abra a Janela e Atire a flecha da vitória.
Você tem os dons, tem a unção. Não se dispara com a janela fechada. Então, abra a Janela (crie oportunidades). E agora, atire!
Tem crente que está no: Preparar, apontar, fogo! Não tem apontar (porque quem acerta o Alvo é Cristo) É a flecha da vitória! Não tem chance de errar. O erro é não segurar o arco, é não abrir a janela e não atirar.
Se eu dependesse da história de cada um para anunciar uma Palavra… não seja menino. Você não é o centro do universo. Nunca vou usar o púlpito pra mandar recado.
Em nome de Jesus eu te digo: Abra a sua janela! Ponha de lado os seus medos! Deixe que a sua obediência, em fé, domine todo o seu nervosismo, fazendo com que ele se vá. Deixe que Deus opere maravilhosamente através de você!
Sabemos que o texto termina, com o profeta Eliseu exortando Joás por não ter feito de todo coração. (atirou trÊs vezes, em vez de bater sete vezes)
As coisas acontecem de acordo com a sua determinação.
10 O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura , para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
Vai fazer o casa de fé. Vai com tudo, tome seu arco. A casa de fé é uma janela aberta para Deus operar na sua vida, e através de você.
Apelo para pessoas que precisam de Jesus
Apelo para pessoas que deixaram o seu arco no chão e que precisam se comprometer em segurar e receber o dom por imposição de mãos.