Sem título Sermão (17)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Série de mensagens sobre o livro de Atos.
Estevão é escolhido como diácono e inicia seu breve ministério. Além de servir cuidando da comunidade, como foi dito pelo Lucas no último culto, ele também realizava um ministério evangelístico muito grande, como é dito em: (6.8-15)
Atos dos Apóstolos 6.8 “Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo.”
Estevão é preso e acusado injustamente pelo Sinédrio de blasfemar contra Moisés e contra Deus e tem a oportunidade de se defender.
Durante toda sua defesa, ao invés de se defender literalmente, Estevão faz uma exposição da história do povo de Israel, mostrando o cuidado de Deus com o povo e principalmente que a presença de Deus sempre foi para todos e não somente para os judeus.
7.54-60
Estevão conclui chamando os líderes religiosos de teimosos e incircunsisos (v 51), que assim como seus antepassados perseguiram e não ouviram os profetas, eles também não tinham ouvido o próprio Cristo e o crucificado.
Estevão não se preocupou com o seu bem estar e sim com que a palavra de Deus fosse exposta, mesmo que isso pudesse trazer riscos para sua vida.

Semelhanças entre Estevão e Jesus

Cumpriu o seu chamado, pregando a palavra de Deus até o fim, mesmo com perseguição e adversidades, pois tinha convicção daquilo que cria e esperança que sua salvação estava em Cristo. Devemos cumprir o chamado que Deus nos dá, colocando em prática os nossos dons para que a palavra de Deus seja espalhada
Teve uma vida em comunhão constante com o Espírito Santo 6.8 e 10, ao ponto de até mesmo resplandecer a glória de Deus literalmente, semelhantemente a Jesus no episódio da transfiguração. Devemos refletir a glória de Deus onde estivermos
Foi perseguido e preso pelo Sinédrio como Jesus, acusado falsamente de blasfemar contra a Lei e contra Deus, mesmo assim não se omitiu. Devemos ter convicção dos fundamentos da nossa fé e sermos fieis até o fim.
Foi morto pelo seu próprio povo por amor a Deus e eles mesmos ao pregar a verdade para que houvesse salvação. Saulo ouviu e viu tudo o que ocorreu e depois sabemos o que aconteceu com a vida dele. Muitas vezes não sabemos e vemos os frutos, mas a palavra de Deus nunca volta vazia.
Pediu para que Deus perdoasse aqueles que o apedrejavam, pois não sabiam o que faziam, assim como Jesus fez na cruz. Devemos perdoar aqueles que nos magoaram, independente daquilo que foi feito, esse é o exemplo do que pessoas cheias do Espírito fizeram.

Ceia do Senhor

Olhando para a vida de Estevão e essas semelhanças com Jesus, devemos refletir e pensar sobre até que ponto estamos dispostos a seguir e assumir nossa fé? Amamos tanto a Cristo e ao nosso próximo que estamos dispostos a morrer pregando a sua palavra?
Graças a Deus por exemplos de fé tão grandes e principalmente por aquele que veio morrer na cruz por nós para poder nos dar a salvação e nos libertar da escravidão do pecado.
Oração de agradecimento pelo perdão e libertação dos pecados
Saulo estava ali vendo tudo, e depois, com a vida transformada nos deixou escrito em 1 Corintios 11.23, a ordenança e memorial que devemos cumprir até que Cristo venha.
Comamos pois do pão que simboliza o corpo de Cristo em nome de Cristo.
Tomamos pois do cálice, que simboliza o sangue de Cristo derramado na cruz por nós, em nome de Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more