O QUE É SER IGREJA?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Handout
Handout
Romans 16 NVI
1 Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencréia. 2 Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim. 3 Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus. 4 Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios. 5 Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia. 6 Saúdem Maria, que trabalhou arduamente por vocês. 7 Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim. 8 Saúdem Amplíato, meu amado irmão no Senhor. 9 Saúdem Urbano, nosso cooperador em Cristo, e meu amado irmão Estáquis. 10 Saúdem Apeles, aprovado em Cristo. Saúdem os que pertencem à casa de Aristóbulo. 11 Saúdem Herodião, meu parente. Saúdem os da casa de Narciso, que estão no Senhor. 12 Saúdem Trifena e Trifosa, mulheres que trabalham arduamente no Senhor. Saúdem a amada Pérside, outra que trabalhou arduamente no Senhor. 13 Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim. 14 Saúdem Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que estão com eles. 15 Saúdem Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, e também Olimpas e todos os santos que estão com eles. 16 Saúdem uns aos outros com beijo santo. Todas as igrejas de Cristo enviam-lhes saudações. 17 Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. 18 Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos. 19 Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau. 20 Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês. 21 Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes. 22 Eu, Tércio, que redigi esta carta, saúdo vocês no Senhor. 23 Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudações. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmão Quarto enviam-lhes saudações. 24 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês todos. Amém. 25 Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, 26 mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe; 27 sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.

INTRODUÇÃO

Chegamos ao fim das exposições de Romanos. Certamente o maior tratado teológico do Novo Testamento. Foram mais de 12 meses expondo este precioso livro das Sagradas Escrituras.
Paulo falou sobre assuntos extremamente importantes na sua carta como, por exemplo:
Justificação pela fé (1-4);
A condição depravada do homem e o pecado (5-7)
A vida no Espírito (5-8)
O plano de Deus para Israel (9-11)
A ética Cristã e a vida prática (12-15)
E agora no capítulo 16 Paulo conclui com saudações, recomendações, exortações e uma doxologia.
Mas aí cabe a pergunta: O que se espera de saudações? O que aprender com recomendações?
Guilherme pregou domingo passado sobre como Paulo nos ensina a ser uma igreja missionária e, de forma prática, como devemos agir para sermos uma igreja prática.
A grande pergunta é: O QUE É SER IGREJA?
Nós encontramos em Romanos 16 a mais longa saudação do apóstolo Paulo. E, assim como genealogias, somos levados a subestimar o valor de saudações e recomendações.
“Devemos nos aproximar dessas saudações como garimpeiros à procura de um grande tesouro”
Crisóstomo.

O QUE É SER IGREJA?

Amigos para amar (1-16)
Inimigos para lutar (17-20)
Louvores a dar (21-27)

AMIGOS PARA AMAR

Romanos 16.1–16 (NVI)

O texto é rico e demandaria de nós muito tempo para ver versículo a versículo. Vou comentar aquilo que julgo ser mais especial para nós e aquelas que merecem um pouco mais de explicação pois algumas saudações são auto explicativas.
1 Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencréia.
2 Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim.
Paulo solicita que Febe seja recebida com muito carinho e de maneira digna pela igreja, auxiliando Febe no que precisasse, porquê ela foi importante para o ministério de Paulo e para muitos cristãos.
Possivelmente Febe era alguém de renome que ajudou Paulo nas missões e também em momentos de perseguição.
É provável que Febe foi a portadora da carta à igreja de Roma. Por isso era extremamente necessário as recomendações pois possivelmente ninguém conhecia Febe nesta cidade.
Febe era crente e servia a igreja de Cencreia, em Corinto.
3 Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus.
4 Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios.
5 Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia.
Paulo lembra de Priscila e Áquila que, casados, arriscaram suas vidas pelo apóstolo Paulo no que diz respeito a testemunhar do seu ministério em meio a um momento de perseguição.
Atos dos Apóstolos 18.2 (NVI)
2 Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma.
Pela influência de Paulo na igreja gentílica, Paulo diz que toda igreja dos gentios agradecem pela vida de Priscila e Áquila pela influência que eles tiveram na possibilidade de Paulo continuar seu ministério.
E importante notar que Paulo saúda uma igreja que se encontra no lar deles.
6 Saúdem Maria, que trabalhou arduamente por vocês.
Não se sabe ao certo quem é esta Maria mas o que se sabe é que Paulo tem notícias de que ela é alguém que trabalhou arduamente ao ponto de Priscila e Áquila falarem dela e Paulo sentir necessidade de saudar ela.
7 Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim.
Três coisas são interessantes aqui:
Parente = judeu. A primeira é que Paulo, na maioria das vezes, não dá importância ao seu parentesco (por serem judeus) ou qualquer privilégio físico mas com Andrônico e Júnias ele faz questão de dizer que eram seus parentes.
Segundo é que o apóstolo Paulo afirma que eles eram seus companheiros de prisão. E isso é extremamente importante porquê os serviços que nos unem a Cristo são importantíssimos e dignos de honra adequada.
Em terceiro lugar Paulo os chama de apóstolos. Apóstolo = enviado/mensageiro. Certamente Paulo não quer dizer que eles eram apóstolo como ofício mas a palavra “notável” é que eles tinham o dom de apostolado e viviam entre os apóstolos.
8 Saúdem Amplíato, meu amado irmão no Senhor.
9 Saúdem Urbano, nosso cooperador em Cristo, e meu amado irmão Estáquis.
10 Saúdem Apeles, aprovado em Cristo. Saúdem os que pertencem à casa de Aristóbulo.
O termo aprovado aqui é como alguém que sofreu perseguição e se manteve firme.
11 Saúdem Herodião, meu parente. Saúdem os da casa de Narciso, que estão no Senhor.
Novamente aparece “meu parente” aqui como alguém que é judeu.
Paulo saúda a família de Narciso porquê provavelmente este Narciso já tinha ido à glória mas deixou uma herança: sua família amando a jesus.
O que conta a tradição é que este Narciso era provavelmente um escravo de Cláudio responsável por muitas atrocidades. Cristo o libertou e libertou sua casa. A Graça de Cristo penetrou neste lar e transformou um lar do inferno em um lar da graça de Deus.
12 Saúdem Trifena e Trifosa, mulheres que trabalham arduamente no Senhor. Saúdem a amada Pérside, outra que trabalhou arduamente no Senhor.
Paulo saúda Trifena e Trifosa (irmãs) que trabalham para a obra de Deus e a amada Pérside que trabalhou duramente no Senhor. A ideia aqui é que Pérside (provavelmente pela idade avançada) não está mais no campo mas Trifena e Trifosa continuam com o trabalho do Senhor.
13 Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim.
Uma curiosidade é que este Rufo, provavelmente é o filho de Simão Cirineu que ajudou Cristo a carregar a Cruz.
Marcos 15.21 (NVI)
21 Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.
Não sabemos quando nem onde a mãe de Rufo auxiliou Paulo mas sabemos que ela foi importante no ministério dele.
14 Saúdem Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que estão com eles.
15 Saúdem Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, e também Olimpas e todos os santos que estão com eles.
16 Saúdem uns aos outros com beijo santo. Todas as igrejas de Cristo enviam-lhes saudações.
Talvez o beijo santo aqui é a maior expressão de amor de alguém para com seu irmão no que diz respeito fisicamente. Alguns, maldosamente, desvirtuaram o significado disso como se fosse algo sexual ou coisa do tipo, como o pecado sempre faz.
Paulo termina essas saudações falando que todas as comunidades agradecem a Roma por esses irmãos tão importantes no ministério de Paulo. Que amam a Paulo e que Paulo amou profundamente.
AMIGOS PARA AMAR

INIMIGOS PARA LUTAR

Romanos 16.17–20 (NVI)
17 Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. 18 Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos. 19 Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.
Como pode o apóstolo, após listar vários elogios de pessoas que são importantes para ele e para a igreja, trazer uma exortação tão grande assim? Se pensamos assim, nossa perspectiva de amor está um pouco desalinhada.
Veja, Paulo, no versículo 16, pede para que a igreja saúde-se com beijo santo, um sinal de amor, unidade e harmonia. Agora, ele pede para que a igreja seja firme e desmascarar quem está contra a unidade e a fidelidade à Palavra de Deus.
Provavelmente esses não eram membros da igreja de Roma mas eram intrusos como os judaizantes ou aqueles que eram a favor de um culto promíscuo a deuses falsos. O que importa é que Paulo diz: Afaste-se deles! Porquê essas pessoas estão servindo a seus próprios apetites e não a Jesus Cristo. Façam oposição! Exponha-os, diz Paulo.
Agora, com que meio estão fazendo isso? Paulo diz que é “mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos”.
Judas parece dar a mesma exortação quando escreve a sua carta Judas 16
Judas 16 (NVI)
16 Essas pessoas vivem se queixando, descontentes com a sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.
Judas exorta a igreja aqui contra homens com falsos ensinos, que com palavras bonitas e bajuladoras, estão causando divisão e pregando um evangelho falso para seus próprios pazeares. O mesmo que paulo escreve em Romanos.
Certamente os Romanos ainda não caíram nessa armadilha (por causa da sua obediência à Palavra que é bastante conhecida) conforme o versículo 19 mas Paulo pede que em relação ao que é bom eles sejam sábios e em relação a maldade que sejam sem malícia.
20 Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.
A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.
Paulo traz um contraste aqui. Ele menciona o Deus da paz. Mas diz que esse Deus da paz:
Esmagará Satanás. Ou seja, cumprirá a promessa de Gênesis 3:15.
Esmagará debaixo de seus pés. Os que são co-herdeiros (8.17) também são covencedores. Nós participaremos da vitória de Deus sobre Satanás.
Ele fará isso logo. Em certo sentido, Deus já esmagou Satanás. Quando Cristo morreu, ele decretou vitória sobre Satanás. Mas esta vitória será visível a todos quando Cristo retornar 2Tessalonicenses 2.8 “8 Então será revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.”
O triunfo de Deus sobre Satanás provará por final que Deus é um Deus de paz e salvação plena.
Mas, por enquanto, podemos dizer tranquilamente “20b A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês”.
AMIGOS PARA AMAR
INIMIGOS PARA LUTAR

LOUVORES A DAR

Romanos 16.21–27 (NVI)
21 Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.
22 Eu, Tércio, que redigi esta carta, saúdo vocês no Senhor.
23 Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudações. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmão Quarto enviam-lhes saudações. 24 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês todos. Amém.
Agora Paulo abre espaço para quem estava com ele pudesse enviar saudações.
Timóteo, jovem pastor, filho na fé de Paulo.
Tércio, que ajudou a escrever a carta como um secretário
Gaio, que possivelmente hospedou Paulo e alguns cristãos após a ida de Priscila e Áquila para Roma.
Erasto e Quarto que possivelmente tinha cargo público (possivelmente tesoureiros e administradores) que ajudaram Paulo no seu ministério.
Transmitiram a mesma mensagem de Paulo “24 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês todos. Amém
25 Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, 26 mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe; 27 sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.
Paulo termina sua carta com uma palavra de louvor a Deus.
Paulo não poderia terminar o seu maior tratado teológico de outra forma: Jesus Cristo.
Paulo termina falando da certeza da salvação dizendo que Deus tem poder para confirmá-los pelo evangelho que Paulo pregou e que Cristo proclamou de acordo com os eternos propósitos de Deus que estavam ocultos nos tempos passados e que agora foi revelado: JESUS CRISTO.
Nesta doxologia, Paulo diz que Deus revelou o seus mistérios, a saber Cristo, para que todas as noções conheça-o e obedeça-o.
E, enfim, Paulo termina dizendo: ao único Deus sábio seja dada a glória, para todo sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.”
Paulo termina sua carta louvando a Deus pelo poder de Deus, pela revelação do evangelho de Jesus e pela sabedoria de Deus no intermédio de Jesus.
APLICAÇÃO
Ame a sua igreja auxiliando nos ministérios. Perceba quantas pessoas Paulo saúda que auxiliaram a Paulo no seu ministério. Imagine o quanto Deus usou aquelas pessoas para auxiliar Paulo e o quanto elas foram eficazes no ministério de Paulo.
Demonstre amor agradecendo pelas pessoas no seu ministério. Olha como Paulo lista as pessoas e as agradece pelo que elas fizeram por elas.
Tomem cuidado com os falsos profetas. Paulo é enfático em abrir os olhos da igreja em Roma sobre homens que poderiam vir a causar divisões e contendas. Tome cuidado com falsos ensinos que não provém do evangelho. Cuidado com pastores de internet que tem o falar manso mas que no final querem pregar um evangelho que não é o de Deus.
Mantenha-se firme na doutrina. Paulo relembra que é temporário. Deus, de uma vez por todas, esmagará Satanás. Mas, enquanto estamos aqui, domingo após domingo, pregaremos a Sã Doutrina. Devemos nos manter firmes no evangelho que foi anunciado a nós.
Reconheça a soberania de Deus sobre você. Na doxologia, paulo deixa claro o quanto louva e exalta a Deus por Jesus Cristo e pelos eternos e insondáveis mistérios ocultos e revelados de Deus. Deus é Soberano! Deus é Eterno.
O que é ser igreja?
Ser igreja é glorificar a Deus, em comunidade, com tudo que somos e fazemos, por meio de Cristo Jesus para sempre.
27 Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more