ATOS 7.55-56

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Estamos em nossa última mensagem sobre UMA IGREJA NECESSÁRIA. Usamos o Livro de Atos para vermos ações de personagens da Igreja Primitiva que, movidos pelo Espírito, foram úteis e bastante necessários na proclamação do Evangelho e da Glória do Deus todo poderoso.
Na primeira mensagem vimos Paulo sendo levado a Atenas em Atos 17, e lá mostrando que uma Igreja Necessária precisa atuar com olhar sensível aos problemas espirituais ao redor, pregar verbalmente a Palavra, abrir diálogo com a cultura e semear o Evangelho certa que o crescimento vem de Deus.
A segunda mensagem se passou no relato da cura do coxo e na prisão de Pedro e João. Quando foram soltos, voltaram para junto da Igreja reunida e lá fizeram uma oração aprovada por Deus por mostrar a soberania do Senhor. Aprendemos que uma Igreja necessária precisa orar debaixo da soberania do Eterno, ter missão sempre movida pelo Espírito Santo e viver em unidade. Semana passada os personagens foram os discípulos no momento da subida de Jesus aos céus. Aprendemos que uma Igreja necessária vive na expectativa da volta do Senhor, pois do mesmo modo que Ele subiu, Ele voltará repentinamente, visualmente e entre as nuvens gloriosamente.
Hoje nosso personagem vai nos ensinar que uma Igreja necessária precisa ter CONHECIMENTO DA PALAVRA, FÉ, ESPERANÇA NO NOVO CÉU E NOVA TERRA E AMOR PELAS ALMAS.
Atos dos Apóstolos 7.55–56 ARA
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.
Estou falando sobre ESTÊVÃO. Vamos conhecer nosso personagem.
Seu nome aparece 10 vezes apenas na Bíblia. Surge no capítulo 6 de Atos em uma eleição para diáconos da Igreja, no capítulo 7 faz um extenso discurso e morre. Ele é ainda citado mais duas vezes em Atos nos capítulos 11 e 22.
Seu nome significa “coroado”, e era um crente com características bastante especiais, que podemos ver, por exemplo, nos critérios para a diaconia que ele fora eleito.
Atos dos Apóstolos 6.3 ARA
Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
Se foi eleito, é porque era de BOA REPUTAÇÃO, CHEIO DO ESPÍRITO E SABEDORIA.
E tem mais qualificações para ele.
Atos dos Apóstolos 6.5 ARA
O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
Ele era cheio de fé em Jesus. Estêvão era também cheio de graça e poder.
Atos dos Apóstolos 6.8 ARA
Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Estêvão resume de forma exata as características de uma Igreja útil e necessária no Reino: BOA REPUTAÇÃO, CHEIA DO ESPÍRITO, DE SABEDORIA, GRAÇA, PODER. Uma pessoa assim é membro de uma Igreja Necessária, e prega a Palavra com autoridade como Estêvão fazia.
Quando se prega debaixo da autoridade do Espírito, com vida e voz, as perseguições e conflitos chegam com força.
Atos dos Apóstolos 6.9–10 ARA
Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão; e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.
Na vida de uma Igreja Necessária não falta perseguição, que deve ser confrontada com a sabedoria do Espírito Santo.
Isso tem faltado a Igreja de hoje em dia. Temos entrado em discussões sem sentido, em proclamações que arrogam para nós a glória. Não há sabedoria nisso!
Uns se acham todo poderosos por serem cheios de dons, aí se auto intitulam SUPER ESPIRITUAIS. Outros se acham todo poderosos por serem cheios de conhecimento teológico, aí se auto intitulam CHEIOS DE CONHECIMENTO BÍBLICO.
Que engano! DONS QUE NÃO TE LEVAM À PIEDADE SÃO LATAS VAZIAS QUE SÓ EMITEM BARULHO. CONHECIMENTO TEOLÓGICO QUE NÃO TE LEVA À DEVOÇÃO E HUMILDADE É LETRA MORTA, FACILMENTE ESQUECIDA NAS POEIRAS DE UMA BIBLIOTECA. Precisamos de argumentos vivos, cheios da sabedoria do Espírito Santo, como tinha Estevão.
A perseguição o levou ao Sinédrio, que era a suprema corte da época. Lá foi pedido a ele que se defendesse das acusações de blasfêmia. Ele mostrou quatro coisas essenciais na vida de uma Igreja Necessária: CONHECIMENTO DA PALAVRA, FÉ, ESPERANÇA NA AFLIÇÃO, AMOR PELAS ALMAS.
1 - CONHECIMENTO DA PALAVRA
Estevão foi preso e levado ao Sinédrio. Estava em um ambiente HOSTIL, e o sumo sacerdote deu a ele a possibilidade de defesa, perguntando
Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: “São verdadeiras estas acusações?” Atos dos Apóstolos 7.1 NVI
Ele poderia se esquivar, pedir perdão, honrar o Imperador, mas ele sabia que o propósito máximo de sua vida era glorificar a Deus, e resolveu apresentar a glória de Deus.
Estêvão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glóriaapareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, Atos dos Apóstolos 7.2 ARA
ESSE É O PONTO! Apontou para o Deus da glória e discorreu pela história bíblica de Abraão a Jesus. PORQUE ELE FEZ ISSO? Pelo seu conhecimento da Palavra. Dos versículos 2 ao 53 ele discorre por toda história do povo de Deus.
Uma IGREJA NECESSÁRIA conhece a Palavra e a usa sabiamente nos momentos mais necessários. A Bíblia nos traz as respostas que os corações precisam em meio às lutas. O conhecimento de um Deus criador e mantenedor de tudo gera segurança no coração. Saber o que o pecado representa para a humanidade nos leva a entender as desordens existentes. Entender que a queda trouxe morte nos separando de Deus, sinaliza que a vida e união com Deus está em Jesus. A Bíblia é que mostra como Jesus nos redimiu, e também nos dá o consolo da presença de Seu Espírito em nós até o dia final, em que seremos elevados às alturas e moraremos com Ele. Tudo isso está na Palavra de Deus e precisa ser crido, entendido, exposto com autoridade. Mas precisamos conhecer a Palavra.
2 - FÉ
Atos dos Apóstolos 7.55 ARA
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,
Os inimigos se enfureceram contra Estêvão e decretaram sua morte, mas ele demonstrou a serenidade do crente e olhou para cima. Uma Igreja Necessária tem uma fé capaz de descansar em tempos de agitação, confiar em meio a dúvida e se encorajar em meio aos medos. O mundo precisa ver em nós pessoas que não vivem olhando as situações adversas ao redor, mas olham para cima, de onde vem o auxílio.
3 - ESPERANÇA NO NOVO CÉU
Atos dos Apóstolos 7.56 ARA
e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.
O crente Estêvão teve uma visão especial dos céus abertos e Jesus em pé, mostrando que estava pronto esperando para o receber. Existe vida após a morte. Nada comparável ao que vivemos e vemos.
Filipenses 1.23 ARA
Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
É o lugar onde Deus será a luz para todo sempre.
Isaías 60.19–20 ARA
Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a lua te alumiará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória. Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará, porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.
A morte não mais existirá. Dores e lágrimas não mais haverá.
Apocalipse 21.4 ARA
E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Nas aflições e inseguranças terrenas, traga a sua memória a esperança no NCNT. Estêvão viu os céus abertos e o governante supremo pronto a recebê-lo na morada eterna. “Junto ao Trono de Deus preparado há cristão um lugar para ti...”
4 - AMOR PELAS ALMAS
Estêvão, depois de tudo isso, foi levado para fora da cidade, sendo ali apedrejado.
Atos dos Apóstolos 7.58 ARA
E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
Em meio às pedras que o feriam, ele entrega com toda segurança seu espírito a Jesus, e em seguida ama seus inimigos e os perdoa.
Atos dos Apóstolos 7.59–60 ARA
E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.
Isso é amor de alguém que serve ao Deus que é amor. É ação de alguém que entendeu que amar é atitude.
Uma Igreja necessária é conhecedora da Palavra, caminha pela fé, tem sua esperança no NCNT e pratica o amor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more