A vida do Ímpio e a vida do Justo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
O justo tem Esperança, o ímpio não.
11:7 O indivíduo insensato é aquele cujos planos de vida o levam à sepultura. Quando a tampa do caixão se fecha, suas esperanças desaparecem, junto com sua expectação de prosperidade.
Quando o perverso morre, morre com ele sua esperança. Isso porque sua esperança se limita a este mundo e a esta vida. Todo investimento do perverso encerra quando ele desce à sepultura. Tudo o que ele ajuntou ficará aqui mesmo. Ele nada trouxe nem nada levará desta vida. A expectação da iniquidade desvanece como névoa.
O mais grave, porém, é que o fim da linha do perverso não é o túmulo gelado, mas uma eternidade de trevas e tormentos, banido para sempre da presença de Deus. A esperança do perverso desemboca no mais tormentoso desespero. Aqueles, porém, que esperam em Deus têm uma viva esperança. Esses renovam suas forças e sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham no vigor do Onipotente e não se fatigam. Os que esperam no Senhor não fecham as cortinas da vida no ocaso da existência, pois a morte para eles não é o fim da jornada, mas o amanhecer de uma eternidade de gozo inefável e cheio de glória. A esperança do cristão não é uma quimera nem um devaneio; não é uma utopia nem uma ilusão. É uma pessoa; é Jesus. Jesus Cristo, o Rei da glória é a nossa esperança.
“O justo é libertado da angústia, e o perverso a recebe em seu lugar.” – Verso 8
11:8 Deus liberta o justo da angústia e a faz cair sobre o perverso. Daniel e seus dois amigos foram salvos da fornalha, porém seus executores morreram consumidos pelo fogo (Dn 3:22–26).
É impossível passar pela vida sem experimentar angústia. A boa notícia que a Palavra de Deus nos dá é que o justo é libertado da angústia. Deus nunca nos permite passar por uma prova maior do que nossas forças. Com a angústia, vem também o livramento.
A noite pode ser tenebrosa e medonha, mas o sol sempre despontará ao amanhecer. As lágrimas quentes e grossas podem rolar pela nossa face, mas o consolo divino sempre nos alcançará.
Vocês lembram de uma história bíblica, onde o perverso recebe a angustia no lugar do justo? nós já citamos os episódios no livro de Daniel - (Livro de Ester)
O fardo pesado que é retirado das costas do justo é lançado sobre as costas do perverso. A angústia torna-se a sua paga. Há bem-aventurança para o justo, mas tormento para o perverso. Há recompensa para o justo, mas nenhuma promessa para o perverso. Há consolo para o justo, mas angústia para o perverso.
Verso 9
“O ímpio, com a boca, destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento.”
A boca do ímpio, espada afiada
A boca do ímpio é uma arma mortal, e sua língua, uma espada afiada. A língua é como uma fagulha que incendeia uma floresta. Uma palavra dita com a motivação errada e a entonação de voz errada pode provocar desastres irreparáveis.
A boca do ímpio espalha palavras cheias de veneno. Sua boca é uma sepultura aberta, que destrói o próximo.
Porém, a língua do justo é remédio que cura, é bálsamo que consola, é veículo que leva o conhecimento.
Provérbios 12:18 Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina.
Provérbios 13:17 O mau mensageiro se precipita no mal, mas o embaixador fiel é medicina.
Tape seus ouvidos à voz daqueles que desandam a boca para blasfemar contra Deus e falar impropérios contra as outras pessoas.
O conhecimento da verdade capacita o justo a perceber a artimanha e a salvar a si mesmo e aos outros de cair em apostasia.
Aproxime-se daqueles que trafegam pelas veredas da verdade e são dela embaixadores.
“No bem-estar dos justos exulta a cidade, e, perecendo os perversos, há júbilo.” – verso 10
11:10 Há duas ocasiões em que o povo de uma cidadese alegra: quando os justosprosperam e quando os perversosmorrem.
A vida so justo gera alegria! A sua vida gera bem está nas pessoas que estão próximas de você?
Os justos são a alegria de uma cidade, mas os perversos o seu pesadelo. Os justos promovem sua paz, mas os perversos a transtornam. Os justos são os agentes do progresso, mas os perversos são os protagonistas do desastre. Quando os jornais anunciam a morte de um criminoso de alta periculosidade, o povo se sente aliviado. Quando a imprensa divulga a prisão de um traficante, a cidade respira aliviada. Quando os perversos perecem, há júbilo na cidade. Porém, no bem-estar dos justos exulta a cidade.
O justo é alguém que foi salvo pela graça e vive para praticar o bem. Sua descendência é santa, sua vida é irrepreensível, seu testemunho é exemplar. O justo anda na luz, fala a verdade e pratica o bem. Da sua boca procedem palavras de vida, e das suas mãos provêm atos generosos. Quanto mais o justo floresce, mais a cidade é abençoada, pois na casa do justo habita a bênção de Deus. Na casa do justo há prosperidade. Todas as nações que foram colonizadas tendo a Palavra de Deus como base foram prósperas e bem-aventuradas.
O justo é, de fato, uma fonte de alegria para a cidade. A sua cidade, é melhor pelo fato de você nela habitar? Sua presença na cidade é abençoadora? Seu exemplo inspira outros a andarem em retidão? Sua vida tem sido fonte de alegria para os que estão à sua volta?
“Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada.” Verso 11
Uma comunidade florescerá ou fracassará, dependendo do caráter moral do grupo que a influencia.
O justo não é apenas abençoado; ele suscita bênçãos. O justo não é apenas receptáculo da bênção, mas também seu veículo. O sábio diz que, pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta. Deus abençoa toda uma cidade pela presença de seus filhos nela. Se houvesse dez justos em Sodoma, Deus não a teria destruído. Porém, a boca dos perversos é uma bomba explosiva. A cidade é derribada quando segue os conselhos insensatos dos perversos, quando dá ouvidos às suas loucuras. A boca do perverso hoje é a mídia sem o temor a Deus, que despeja o lixo da degradação moral nos ouvidos da cidade.
As telenovelas, os filmes e os programas de entretenimento, com raras exceções, com o mentiroso argumento de que estão tão somente retratando a realidade, promovem e instigam toda sorte de corrupção dos valores, solapando, assim, os alicerces da família e destruindo os valores morais que devem sustentar a sociedade. Uma cidade nunca é verdadeiramente forte se o povo que nela habita está rendido ao pecado e à devassidão. É a virtude, e não o vício, que exalta a cidade; é a bênção decorrente do justo, e não a maldição oriunda do perverso, que levanta as colunas de uma sociedade justa e feliz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.