MISSÕES, UM CHAMADO PARA TODOS - Atos 8:26-40.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Qual foi o primeiro movimento missionario da história igreja? esta registrado no livro de Atos.
Certamente a maioria das pessoas diriam que foi o chamado de Paulo e Barnabé em Atos 13, onde vemos o inicio das grandes viagens missionárias do apostolo Paulo.
Mas eu acredito que esse não foi o primeiro, houve um outro antes desse registrado em Atos 6-8. E o principal personagem desse primeiro despertamento missionário foi o evangelista Filipe (At 21.8) — Ver Atos 8.4-8.
Atos dos Apóstolos 8.4–8 ARA
Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade.
Voces sabem qual foi o fator motivador ou catalisador desse primeiro movimento?
R — Uma perseguição aos cristãos… Interessante.
Mas antes de falar de Filipe eu preciso explicar um pouco do contexto do livro de Atos.
Lucas, o primeiro historiador da igreja, escreve o livro de Atos como uma continuação direta do seu evangelho sobre Jesus.
O livro tem esse nome porque registra os atos dos Apóstolos. O livro de Atos apresenta a historia do inicio da Igreja, ao mesmo tempo que registra também a historia de Missões.
Mas, dá pra discociar a historias da Igreja da historia de Missões? Parece que não!
Livro: Missões: Ate os confins da Terra - Ruth A. Tucker.
Basicamente a narrativa segue o roteiro do plano anunciado pelo Senhor Jesus para seus apostolos em Atos 1.8. Havia um plano!
Nos primeiros capítulos o Evangelho é anunciado em Jerusalém, depois em toda a judeia, na Samaria e, finalmente, depois do capitulo 13 o evangelho é anunciado aos confins da Terra. Esse era o plano desde do inicio e Deus o realizou.
Mas hoje eu não vou falar de historia (essa parte eu deixo para o pastor de vocês que é bem melhor nisso do que eu), eu quero tirar lições práticas para nossas vidas desse primeiro movimento missiorio realizado pelo Espirito Santo por intermédio do evangelista Filipe.
Leiamos Atos 8.26-40.
Quais são os passos necessarios para fazermos a obra missionaria, ou seja, para cumprir o “IDE” da Grande Comissão?
GRANDE IDEIA:
Para cumprir a Grande Comissão é necessário estar servindo na igreja local e disposto a atender o chamado, confiando na direção do Espirito e seguindo as instruções do Mestre

I - OS PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA CUMPRIR A MISSÃO

1. O serviço na igreja antecede a obra missionária (6.1-6)

Essa passagem nos fornece uma primeira lição e nos ajuda a entender o contexto do personagem: Filipe já servia na igreja local!
Diante de uma necessidade que surgiu na igreja de Jerusalém os apostolos solicitaram a escolha de homens para auxilirem no serviço aos irmãos, e eles deram uma lista de requisitos de cárater que precisavam sr atendidos (At 6.3)
Atos dos Apóstolos 6.3 ARA
Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
Quem estava lista de homens com uma conduta exemplar? Filipe!
Ele estava no grupo dos 7 primeiros diaconos que foram consagrados pela imposição de mãos dos apostolos de Jesus!
O serviço missionário requer do obreiro que ele esteja preparado, dando um bom testemunho e servindo na igreja local.
O v.7 também nos mostra que a igreja local precisa cumprir seu papel diante da comunidade, ela precisa fazer a diferença dentro do seu raio de influencia, crescendo através da pregação e do discipulado.
Note que até os sacerdotes (aqueles que deveriam ensinar a lei ao povo) escavam se convertendo a mensagem do evangelho de Jesus. Isso é maravilhoso.
Aplicações:
1. Aquele que quiser servir mais efetivamente na obra missionaria deve primeiro mostrar sua fidelidade e esforço na obra da igreja local. É no mínimo incoerente alguem manifestar um chamado para missoes sem nunca ter sido servido na igreja ou evangelizado amigos e parentes.
2. A igreja local também precisa estar envolvida na evangelização local, no ensino e no cuidado para como as pessoas. Esse crescimento e amadurecimento é fundamental para o avanço da obra através do envio e sustento de obreiros.

2. É preciso estar alinhado com os planos do dono da missão (8.1-8)

Depois da morte de estevão houve uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Por causa disso todos aquelas pessoas que citamos há pouco foram dispersas.
Mas porque Deus permitiu tal coisa? Ela não estava bem, crescendo em numero de pessoas?
O que o texto nos fala é que aquela perseguição serviu para que a Palavra fosse pregada em outras regiões fora de Jerusalém;
Parece que a igreja de Jerusalem havia se esquecido do plano do Mestre. Talvez estava muito cômodo ali, uma igreja grande, pessoas servindo, vivendo em comunidade. Mas qual era o plano? Era começar em Jerusalém, depois avançar para a Judeia, também para a Samaria, e depois, para os confins da Terra.
Mas ate para a Samaria Senhor? Não, não, ai era demais para um judeu!
Esse foi o motivo da perseguição, foi o intrumento para Deus cumprir seu propósito.
Mas o v.5 nos mostra que havia um homem que estava alinhado com a missão, quem era? Filipe!
Por que eu posso afirmar esse fato? Em Atos 11.19 (que é um texto paralelo ao de 8.1) mostra que a maioria dos que fugiram da perseguição não quiseram estender o evangelho aos outros povos, eles pregaram apenas para os judeus. Na cabeça deles a salvação era coisa de Judeu, mas Filipe foi para onde Jesus havia mensionado em Atos 1.8.
Isso fica evidente pelo fato dele ter ido justamente para Samaria, um lugar onde certamente nehum judeu gostaria de ir. Os judeus e os Samaritanos tinham uma rivalidade historica, para se ter uma ideia um judeu dava uma volta para evitar o territorio dos samaritamos, mesmo que isso lhes custasse um caminho bem mais longo na viagem da judeia para a galileia.
Vendo por esse aspecto ele foi o primeiro missionario transcultural da igreja. Foi a partir dele que o Espiritito Santo começou a fazer a entender o plano para os gentios também: No cap. 8, o eunuco Etiope; no cap. 9 a conversão de Paulo e apregação em Damasco; e no cap. 10, Pedro recebe a vissão e vai pregar a familia de cornélio, que era um gentio. O apse do movimento se dá no cap. 13 com o chamado de paulo e Barnabé para pregar no mundo gentio.
Nos v.6-7 vemos que ele pregou com ousadia e autoridade, e a luz de cristo brilhou naquela regiao, pois huve grande alegria! É isso que Cristo quer fazer na vida das pessoas!
Mesmo nos lugares que muitas vezes são desprezados pelas pessoas. A Samaria era rejeita pelos judeus mas não pelo Senhor Jesus, pois ele mesmo iniciou aquele trabalho durante seu ministério.

Aplicação:

1. A obra missionaria requer da igreja esse alinhamento com os planos do dono da obra.
Pelo que vimos, Deus não quer mega templos, mega igrejas voltadas para si mesmas, ele quer que o evangelho se espalhe. Esssa igreja esta indo bem na sua missão local? Então é hora de olhar mais adiante para os outros campos onde Jesus ainda não foi anunciado. Do contrario Deus pode agir de outras formas para cumprir o seus propositos
2. Para fazer a obra missionária é necessario superar as dificuldades e se importar com as almas perdidas, independente de classe social, raça ou cultura!
Esse é o plano de Deus, precisamos estar alinhados também — Ap 5.9-10
Apocalipse 5.9–10 ARA
e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.
Nós temos um trabalho numa região muito pobre e feia da cidade, e eu tenho vivido essa realidade na pele com a falta de pessoas interessadas nos esquecidos pela maioria.

II — AS ATITUDES NECESSARIAS PARA CUMPRIR A MISSÃO (8.26-40).

Aqui nessa passagem temos um chamado mais especifico de Filipe para a obra missionária, pelo seu bom trabalho como diacono e visão da missão, ele foi chamado para ser o primeiro evangelista da história da igreja.

1. Obedecer á ordem de IR (8.26)

O v.26 nos mostra que o seu comissionamento de Felipe aconteceu de uma forma muito especial, ele recebe sua missão diretamente de um anjo do Senhor. Mais um grande privilegio, graça de Deus para com aquele servo dedicado e fiel.
A mensagem do anjo foi um tanto desafiadora: Vai para Gaza, um lugar que estava deserto!
Filipe estava num lugar onde havia logrado sucesso, muitas pessoas se converteram, os ospostolos foram lá confirmar aquela igreja (Pedro e João). Mas de repente Filipe é chamado para ir a lugar totalmente deserto. Vejamos o mapa.
Nem sempre o chamado para faxer missões acontece da forma que esperamos. Podemos até imaginar o que passou na cabeça dele… “O que eu vou fazer no meio daqule deserto? Para quem vou pregar?”
O mais importantante é a resposta que ele deu ao chamado ainda no v.26: “Ele se levantou e foi”
Essa é a primeira atitude que Deus espera dos seus servos: Obediência.
Essa é a atitude que nós devemos ter diante do chamado de Deus, independente de onde ou como fazer essa obra!
Um dos maiores problemas dos nossos dias é a seletividade do chamado missionário. antigamente os missionarios dos seculos 18 e 19 queriam ir para os lugares mais dificeis: Asia, Africa, Ilhas do Pacifico…
Vocês sabem quem foi o Missionário Jonh William? Ele era ingles e foi o missionario pioneiro nas ilhas do pacífico, onde os nativos praticavam canibalismo, ele era conhecido como “O apóstolo do Pacífico”.
Ele iniciou seu trabalho em 1818 com sua familia e plantou igrejas no Taiti, nas Ilhas Samoa, em Raratonga e em várias outras ilhas, além de trabalhar com a tradução de varias partes das escrituras para a lingua dos nativos.
Sabem o que aconteceu com ele? Em 1839 ele decidiu avancar mais para uma ilha que ele não conhecia, uma ilha chamada Erromanga, John e seu companheiro James Harris tiveram uma recepção muito diferente quando tentaramdesembarcar em 20 de novembro de 1839; ele foi assassinado e comido na praia pelos habitantes da ilha.
Entretanto, a história de John inspirou muitos outros missionários a visitarem as Novas Hébridas e, por fim, uma igreja foi estabelecida lá.

Aplicação:

Diante de desafios como esse temos que pensar, estamos dispostos a aceitar os defaios e obedecer?
Ou estamos fazendo com o jovem que dizia ter um chamado missionário para ir pregar na Disney (Video de humor do pastorzão)
Precisamos fazer como Filipe: Ele se levantou e foi!

2. Aproveitar as oportunidades na dependência do Espírito Santo (8.27-34)

Eu acredito que poucos terão a oportunidade de receber instrução de um anjo, e como vamos então saber qual é o chamado de Deus para nós e o que vamos fazer lá?
Os v.27-28 nos mostram que havia um homem preparado para ouvir o evangelho naquele lugar deserto. O que é dito dele?
Etiope: Procedente da região da África situada entre o Egito, ao norte, e o que, agora, é a Etiópia, ao sul. Cf. Sl 68:31; Sf 3:10.
Eunuco: um servo de confiança do Rei ou rainha, lembremos do exemplo de Daniel e seus companheiros que foram treinados para serem eunucos na Babilônia. Se eram castrados ou não, isso variava de acordo com a cultura, portanto não dá pra afirmar.
Alto oficial e tesoreiro da Rainha dos Etiopes: Não apenas um eunuco qualquer, ele tinha cargo de alta importancia que gozava de prestigio, influencia e um bom salario, ou seja, tratava-se possivemente de um homem rico e que andava numa comitiva.
Viera adora em Jerusalém: porque um gentio iria adorar em Jerusalém? Por ser um homem rico, isso nos leva ao entendimento que tratava-se de um prosélito, ou seja, um gentio convertido ao judaismo. Os judeus, como eram interesseiros, concediam esse “privelégio” a pessoas ricas que se interessavam pelo deus de Israel. Jesus repreendeu essa prática em Mt 23.15.
Mateus 23.15 ARA
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
V.28-29 — Inicialmente, Filipe nâo sabia para quem iria pregar, mas ele recebeu a direção do Espírito Santo: Vai lá se aproxima e o acompanha. Novamente ele obedeceu, sem questionamentos.
V.30-34 — O Espirito Santo já havia preparado previamente todas as circustâncias para aquele momento, o eunuco estava lendo Isaias 53.7-8 e não estava entendendo nada!
Não sabemos como foi isso, se ele saiu correndo e gritou, ou se colocou a cabeça na cabeça pra dentro do carro em movimento. Eu acredito que a comitiva estava parada. Mas sabemos o homem que estava no lugar certo, na hora certo, lendo o texto certo, com a duvida certa. É o que podemos chamar de Jesuscidência!
Filipe entâo aproveitou aquela oportunidade preparada pelo Espirito Santo com a pergunta: “Entendes o que lês?”
A resposta do Eunuco mostra a necessida de um homem sedendento por entender mais do que o judaismo poderia oferecer verdade. Ele precisava conhecer aquele que é o caminho, averdade e a vida: Jesus, o Messias.
Esse é o grande necessidade das pessoas e o objetivo da nossa missão!

Aplicação

A obra missionária deve ser feita na dependencia do Espirito Santo. Ora, se Ele tem um plano e nos chamou, certamente ele vai nos guiar no que devemos fazer. Precisamos aproveitar as oportunidades:
1. Pregando o evangelho no nosso dia a dia aos nossos parentes, familiares, amigos e colegas.
Deus certamete tem preparado pessoas para ouvir de nós o evangelho.
2. Aproveitando as oportunidades da obra missionario conforme temos aprendido: ORANDO - CONTRIBUINDO - INDO
A ilustração do poço missionário

3. Seguir o modelo deixado pelo Senhor (8.35-40)

Nos versiculos finais Filipe passa a explicar as Escrituras ao Eunuco, ele usou aquela passagem para falar de Jesus. Mas não somente aquela, a ideia aqui é que apartir dela, e usando outras também do AT, ele apresentou o evangelho para aquele homem.
Precisamos ter em emnte o método que nos foi deixado para executar a missão: A pregação da Palavra.
Não é pregar sermoões motivacionais (Teologia do Coaching)
Não é pregar sermões de ajuda.
Não é fazer obras de ação social ou caridade (Teologia da Missão Integral).
Não é pregar ideolias politicas, mesmo que alinhadas aos valores cristãos.
Jesus estabeleceu um modelo de ação, com a pregação e ensino da Palavra e o testemunho através do batismo. Vejamos as passagens:
Marcos 16.15–16 (ARA)
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Mateus 28.18–20 (ARA)
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Lucas 24.46–47 (ARA)
e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.
As palavra de Jesus deixam claro que o ponto principal da missão é a pregação do evangelho, é expor a mensagem da cruz para as pessoas para que ela produza arrependimento para perdão de pecados e salvação.
Foi isso que Felipe fez, pregou o evangelho e em seguida obedeceu a ordenança do Batismo. Assim tambem ele fez lá em Samaria — At 8.12.
A vida do Eunuco mostrou os resultados da pregação do verdadeiro Evangelho:
Ele creu em Jesus como o Messias e Salvador — v.37
Ele testemunhou sua fé através do batismo — v.38
Ele experimentou a alegria que so tem quem já conhece a Jesus — v.39.
O grande ensino que fica aqui é que não apenas fazer ou ir, precisamos obedecerder ao modelo que o senhor deixou.
Ele é o dono da no da obra, não somente ordena, mas prepara, guia e e instrui na missão.

CONCLUSÃO

Hoje aprendemos duas importantes lições com a vida de Filipe:
I — OS PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA CUMPRIR A MISSÃO
1. O serviço na igreja antecede a obra missionária (6.1-6)
2. É preciso estar alinhado com os planos do dono da missão
II — AS ATITUDES NECESSARIAS PARA CUMPRIR A MISSÃO (8.26-40).
1. Obedecer á ordem de IR (8.26)
2. Aproveitar as oportunidades na dependência do Espírito Santo (8.27-34)
3. Seguir o modelo deixado pelo Senhor (8.35-40)
A MISSÃO TEM QUE CONTINUAR!
O v.40 encerra nosso texto mostrando que a missão continua para Filipe, depois daquele momento com o Eunuco ele foi arrebato pelo Espirito Santo e ja estava em outro lugar fazendo a mesma coisa. Ele foi evangilizar em Azoto!
A tradição conta que o Eunuco Etiope também abraçou a missão, levando o evangelho de volta para a Etiópia e fundou a igreja lá.
Santo Irineu de Lyon, em seu livro Adversus haereses (Contra as Heresias, um trabalho teológico anti-gnóstico primitivo) escreveu em 180 sobre o eunuco etíope:
"Este homem (Simeon Bachos, o eunuco) também foi enviado para as regiões da Etiópia, para pregar o que ele próprio acreditava, que havia um Deus pregado pelos profetas, mas que o Filho deste (Deus) já havia feito (Sua) aparição em carne humana, e tinha sido levou como ovelha ao matadouro; e todas as outras declarações que os profetas fizeram a respeito dele."
Na tradição ortodoxa etíope de Tewahedo, ele era conhecido como Bachos e é conhecido como judeu etíope com o nome Simeão, também chamado de preto, nome usado em Atos
AGORA É MINHA VEZ!
Temos uma ordem? Sim a Grande Comissâo!
Estamos cumprindo os pre-requitos?
Então é hora de pegar o arado e dizer: Eis me aqui!
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more