O sexto milagre: Jesus cura o cego
Os sete sinais de João • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O evangelho de João foi escrito com dois propósitos principais: O primeiro é para que as pessoas creiam que Jesus Cristo é o filho de Deus, e quem nEle crer tem a vida eterna.
31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.
O segundo é para que os leitores pudessem ter a certeza de que herdariam a vida eterna, recebendo o dom gratuito de Deus.
Para comprovar que Jesus é o Filho de Deus, o apóstolo João apresenta sete sinais, ou seja, sete milagres que Jesus realizou. Hoje veremos sobre o sexto milagre.
Ideia Central
Ideia Central
O milagre que Jesus realiza é para a glória de Deus.
Transição
Transição
Veremos três aspectos que o texto apresenta sobre o sexto milagre de Jesus.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° O cenário do milagre (v. 1-5)
1° O cenário do milagre (v. 1-5)
Jesus estava no templo e uma multidão se aproximou e o Senhor começou a ensinar às pessoas e aos mestres da lei que estavam ali a sua volta.
1 Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. 2 Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo.
Nessa ocasião, Jesus estava caminhando e encontrou um homem que tinha uma enfermidade desde o seu nascimento. Diante disso, veremos quatro informações:
1ª O problema do homem (v. 1)
1ª O problema do homem (v. 1)
1 Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.
Enquanto Jesus estava passando, ele viu um homem que estava cego. O texto afirma que o problema desse homem era a cegueira física, mas essa deficiência era desde o nascimento. Isso significa que ele não contemplava a criação de Deus, não conseguia ver o rosto de algum ente querido, não via a luz, mas somente escuridão.
A situação desse homem era difícil, porque a única opção de obter alimento era mendigar para as pessoas, ou seja, pedir esmolas. Era exatamente isso que o cego estava fazendo quando Jesus estava passando.
8 Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: “Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando?”
2ª O questionamento dos discípulos (v. 2)
2ª O questionamento dos discípulos (v. 2)
2 Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?”
Quando Jesus viu o cego, os discípulos estavam juntos com ele e o questionaram a respeito da deficiência daquele homem cego. Os discípulos estavam querendo saber se o homem cego ou os pais tinham cometido algum pecado. O questionamento dos discípulos mostra o pensamento da maioria dos judeus da época, que todo sofrimento era fruto de pecado, ou seja, se a pessoa estivesse sofrendo era por causa de algum pecado específico ou porque alguém da família pecou.
O povo judeu defendia essa ideia baseada no texto de Êxodo:
5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
Deus não está dizendo que vai punir os filhos por causa do pecado dos pais, mas o texto está dizendo que se os filhos seguirem o mesmo caminho que os pais eles serão punidos, mas se obedeceram a Deus não serão punidos. O próprio Antigo Testamento diz que cada um é responsável pelo próprio pecado.
19 “Contudo, vocês perguntam: ‘Por que o filho não partilha da culpa de seu pai?’ Uma vez que o filho fez o que é justo e direito e teve o cuidado de obedecer a todos os meus decretos, com certeza ele viverá. 20 Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada.
Os problemas físicos são consequências da queda de Adão e Eva, por causa da desobediência deles o pecado e a morte entrou no mundo. Mas, afirmar que uma doença é por causa de algum pecado específico ou porque a pessoa está pagando pelo pecado dos pais é extremamente complicado, porque Jó sofreu, mas não era porque ele tinha pecado, mas foi provado por Deus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Nos dias atuais muitos acreditam que o cristão não pode sofrer, e o sofrimento é por causa de algum pecado que ele cometeu. Outro pensamento atual é o da maldição hereditária, ou seja, os filhos herdam a punição direta do pecado dos pais. Mas, ao olhar para as Escrituras é nítido ver que esse pensamento está incorreto.
3ª O propósito da doença (v. 3)
3ª O propósito da doença (v. 3)
3 Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.
Jesus desfaz a crença judaica da época e traz uma perspectiva diferente, afirmando para os discípulos que a cegueira física do homem não era fruto de algum pecado, mas era para a glória de Deus Pai.
4ª A missão de Jesus (v. 4-5)
4ª A missão de Jesus (v. 4-5)
4 Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.
Após Jesus mostrar o propósito da deficiência visual do homem, ele afirma que enquanto é dia, é uma oportunidade de trabalhar e cumprir a obra do Pai Celestial, porque durante a noite ninguém consegue trabalhar.
A missão de Jesus é trazer a luz em meio as trevas. Quem seguir Cristo, viverá na luz e não andará em trevas. Nesse contexto o Senhor é quem proporciona a luz física para o homem cego.
2° A realização do milagre (v. 6-7)
2° A realização do milagre (v. 6-7)
Jesus realizou um milagre extraordinário e a forma que ele usou para realizar o milagre foi surpreendente. Esse milagre mostra o poder que Jesus tem sobre as doenças. O texto apresenta duas maneiras que Jesus usou para realizar o milagre:
1ª Jesus usou saliva com terra (v. 6)
1ª Jesus usou saliva com terra (v. 6)
6 Tendo dito isso, cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.
Jesus cuspiu no chão e misturou com a terra e aplicou nos olhos do cego. Por quê o Senhor Jesus usou a saliva e a terra para curar o cego? Jesus sendo Deus poderia curar o cego com a sua palavra, mas ele decidiu usar um método inesperado para manifestar o seu poder e comprovar que Ele é o Filho de Deus. O criador fez o homem do pó da terra e Jesus usou o mesmo material para trazer de volta a visão de um cego.
2ª Jesus ordenou que o homem lavasse os olhos (v. 7)
2ª Jesus ordenou que o homem lavasse os olhos (v. 7)
7 Então lhe disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” (que significa “enviado”). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.
Após Jesus aplicar a saliva com terra nos olhos do cego, ele ordenou que o cego fosse lavar os olhos no tanque de Siloé. Não precisaria lavar os olhos para que acontecesse a cura, porém, o fato do Senhor trazer ao homem a ordem de se lavar, era para testar a obediência dele.
3° A reação após o milagre (v. 8-13)
3° A reação após o milagre (v. 8-13)
Ao analisar os milagres que Jesus realizou é nítido ver que as pessoas reagem após contemplar o milagre. Algumas pessoas ficam felizes ao ver o milagre, já outras pessoas ficam questionando e querendo saber sobre o milagre. O texto apresenta três reações que as pessoas tiveram:
1ª Duvidaram do milagre (v. 8-9)
1ª Duvidaram do milagre (v. 8-9)
8 Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: “Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando?” 9 Alguns afirmavam que era ele.
Outros diziam: “Não, apenas se parece com ele”.
Mas ele próprio insistia: “Sou eu mesmo”.
Após o homem cego ser curado, os vizinhos e as pessoas que viram ele pedindo esmolas e mendigando ficaram com dúvidas a respeito do milagre, por isso alguns estavam dizendo que não era o homem, mas era alguém parecido com ele, mas o homem afirmava que ele era aquele que vivia pedindo esmolas.
2ª Queriam saber sobre o autor do milagre (v. 10-12)
2ª Queriam saber sobre o autor do milagre (v. 10-12)
10 “Então, como foram abertos os seus olhos?”, interrogaram-no eles.
11 Ele respondeu: “O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo”.
12 Eles lhe perguntaram: “Onde está esse homem?”
“Não sei”, disse ele.
O povo insistia com o cego, para saber quem havia realizado a cura, porque o homem voltou a enxergar de uma hora para outra, ou seja, de forma repentina. O homem cego respondeu fielmente o que tinha acontecido, dizendo que Jesus havia misturado terra com saliva, aplicado nos olhos dele e mandado ele lavar os olhos no tanque, depois disso ele estava vendo normalmente.
As pessoas queriam saber onde o Senhor Jesus estava, provavelmente para perguntar como ele tinha realizado o milagre na vida do homem que era cego. E o homem respondeu que não sabia onde Jesus estava.
3ª Levaram o homem aos fariseus (v. 13)
3ª Levaram o homem aos fariseus (v. 13)
13 Levaram aos fariseus o homem que fora cego.
Após o povo perguntar para o homem cego a respeito da cura e de quem havia realizado, e não tendo informações mais concretas, eles decidiram levar o homem diante dos fariseus. As pessoas o levaram até os fariseus, provavelmente porque a cura teria acontecido no sábado e eles sabiam que os líderes religiosos iriam reagir de forma negativa.
Mas, o Senhor Jesus não violou a lei, porque a lei de Moisés proíbe trabalhar no sábado e em nenhum lugar do Antigo Testamento diz a respeito de fazer o bem ao próximo no sábado. Mas os rabinos desenvolveram uma opinião que está além da lei, que é a proibição de curar no sábado.
Jesus refutou os fariseus a respeito de curar no sábado.
9 Saindo daquele lugar, dirigiu-se à sinagoga deles, 10 e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: “É permitido curar no sábado?”
11 Ele lhes respondeu: “Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? 12 Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado”.
Conclusão
Conclusão
Jesus realiza milagres, para manifestar o poder de Deus e para comprovar que Ele é o Filho de Deus e que Ele encarnou para cumprir a missão do Pai Celestial. Ele tem todo poder em suas mãos, isso mostra que o Senhor pode realizar qualquer milagre, assim como ele fez na vida desse cego.
O sofrimento faz parte da vida do cristão, ele serve para moldar o caráter e o servo de Deus ser mais parecido com o Senhor Jesus.
Muitos são cegos fisicamente, tendo a deficiência visual. Mas o grande problema de muitas pessoas hoje é a cegueira espiritual, muitos ouvem a palavra de Deus e vêem os sinais de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, mas ainda duvidam e não querer seguir a Cristo Jesus.
Você crê que Jesus é o Filho de Deus? E que ele pode tirar você da escuridão e te trazer para a luz? Jesus mudou a história desse homem, além de ser curado fisicamente, ele creu em Jesus e adorou o Senhor.
35 Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem?”
36 Perguntou o homem: “Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia?”
37 Disse Jesus: “Você já o tem visto. É aquele que está falando com você”.
38 Então o homem disse: “Senhor, eu creio”. E o adorou.
Aplicação
Aplicação
Creia que Jesus é o Filho de Deus, porque Ele é o único que pode transformar a sua vida e mudar a sua história.
Se você está sofrendo por algum motivo, persevere e não desista.