JESUS TRANSORMA ÁGUA EM VINHO

OS MILAGRES DE JESUS  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views

SERMÃO EXPOSITIVO SOBRE AS BODAS DE CANÁ

Notes
Transcript

JO 2: 1-12

OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO
1. O que este primeiro milagre realiza do no casamento, transformado por João em sinal, nos revela sobre o nosso Senhor?
Os milagres de Jesus no evangelho de João são descritos como Sinal. Os sinais são milagres que apontam para além di si mesmos. O “sinal” não recebe seu sentido de si mesmo, mas daquilo que “assinala” Em outras palavras os milagres de Jesus apontam para quem Ele é. E quem Jesus é? depende.
Para o cego ele é a luz do mundo
Para o faminto ele é o pão vivo que desceu do céu
Para o sedento ele é a fonte das aguas vivas
Para o doente ele é o medico dos medicos
Para quem está perdido ele é o caminho
Para quem já foi enganado ele é a verdade
Para quem está morto ele é a ressurreição e a vida
Para quem está cansado ele é alivio
eu não sei qual é a sua necessidade mas Jesus é a resposta para ela.
2. O que significa a expressão: “ainda não é chegada a minha hora?”
Maria sabia quem Jesus era. Provavelmente havia no seu coração um anseio que Jesus manifestasse isso. Jesus sabendo dos anseios de maria lhe adverte dizendo o cronograma da sua missão não seria alterado. Em outras palavras ele disse a ela: eu vou fazer algo, mas, no meu tempo.
Nossa ansiedade não altera a agenda de Deus. A agenda de Deus não é controlada pelo nosso relogio. Os propositos de Deus estão estabelecidos e o tempo de cada propósito está firmado.
A parafrase “a mensagem da biblia” traduz essa parte da seguinte forma: o meu tempo ainda não chegou por tanto não me apresse.
Sua impaciencia não apressa Deus. Você nunca vai ver na biblia Deus apressado. Normalmente quem está apressado está atrasado. Jesus nunca se atrasa ele sempre age no tempo de Deus.
3. Qual o significado da resposta que Jesus deu a Maria? (que tenho eu contigo?)
Essa resposta sinaliza a impaciencia de Jesus ante ao anseio de Maria em interferir no cronograma da sua agenda.
4. O que a ordem de Maria aos serventes nos ensina acerca de nosso relacionamento com Jesus?
Os milagre de Jesus contam com a nossa colaboração. Jesus não exclui a participação humana na execussão dos seus milagres. Quando precisamos de um milagre normalmente nos concentramos tanto naquilo que é impossivel a nós que deixamos de executar aquilo que somos capazes.
Os milagres de Jesus são precedidos pela nossa obediencia.
5. O que o vinho representava para essa festa?
uma festa de casamento poderia se estender por cerca de sete dias. No oriente medio a hospitalidade é um dever sagrado e por isso qualquer falta de provisão é vista como um golpe muito sério na honra da familia do noivo que era responsável pela provisão da festa. os casamentos estavam entre as obrigações sociais mais sérias. Alguns até pensam que sua família poderia ser processada pela família da noiva por tal situação. Esta era uma circunstância desesperadora. O que era um sonho estava para se tornar um pesadelo.
Maria não apenas identificou o problema, ela o levou aos pés de Jesus
Ela não tornou publico o problema, ela confiou a Jesus em secreto.
Ela não disse a Jesus o que fazer, ela apenas contou o problema.
6. Por que os milagres de Jesus são chamados de sinais nesse evangelho?
O sinal, é como um rótulo para os milagres, indica que eles significam alguma coisa: em outras palavras, eles carregam uma mensagem.
7. O que houve tres dias antes?
Para gregos, romanos e hebreus, a frase "no terceiro dia" equivale ao nosso "depois de amanhã", isso porque para eles era uma prática comum contar tanto o primeiro quanto o último dia nessa sequencia de tempo. Um exemplo disso é a ressurreição de Jesus ao terceiro dia. conta-se a sexta como o primeiro, o sabado como o segundo e o domingo como o terceiro. Por isso essa expressão equivale ao nosso depois de amanhã. Sendo assim ao terceiro dia aqui está contando o evento em que Jesus chamou seus primeiros discipulos .
8. Caná
(Κανά, Kana; קָנָה, qanah). Uma pequena aldeia judaica na Galileia do primeiro século, a região israelita ao norte da Judeia e Samaria. Os dois primeiros milagres de Jesus registrados por João aconteceram nesta pequena aldeia, que também conhecida como a cidade natal de Natanael, um dos discípulos de Jesus.
9. O que eram as talhas de pedra?
As talhas de pedra eram vasos de pedra que serviam como jarras para armazenar a agua que os judeus usavam em seu ritual de purificação
Por saberem da santidade de Deus e sentirem a própria impureza havia no judaísmo muitos “costumes de purificação”; Não se tratava de uma limpeza higiênica, e sim, cultual.
10. O que são metretas?
Uma medida grega de volume líquido. 1 metretas = 38 L
haviam seis talhas e cada uma delas cabiam entre duas ou tres metretas
a capacidade de armazenamento dessas talhas era algo entre 456L a 684L
11. Quem era o mestre sala?
O mestre sala era um cerimonialista encarregado da festa.
12. O que é um milagre?
Um ato ou evento que ocorre fora dos limites da ordem natural ou normal.
A Escritura não tem uma palavra específica para milagre. O termo milagre vem do latim miraculum, tem o sentido de algo que evoca admiração ou espanto. Por isso o mestre sala ficou admiravelmente surpreso. Um milagre é um acontecimento que desperta a consciência da presença e do poder de Deus.
“Milagre é uma ação executada por Deus sem que esse recorra as leis ou os meios naturais.”
esse milagre teve tres marcas, a primeira foi a transformação
a segunda foi a qualidade
e a terceira foi a abundancia. as talhas estavam cheias ate a borda (vv7)
_____________________________________________________________________________________________________
INTRODUÇÃO: Nós estamos diante do relato de um milagre e antes de pontuar nesse texto algumas lições eu gostaria de fazer ao menos duas observações.
A primeira, é que o Evangelho de João é o evangelho que menos registra milagres. Dos 37 milagres registrados nos evangelhos apenas sete destes são narrados por João. O proprio João reconhece ao fim do seu livro que muitos outros milagres foram feitos por Jesus e se cada um destes fossem registrados em livros nem mesmo todos os livros do mundo seriam capazes de conte-los.
A segunda observação é que embora João seja o evangelista que menos registrou milagres, ele é tambem o unico dos quatro evangelistas que registrou esse milagre. Milagre esse que é o primeiro milagre realizado por Jesus.
O texto narra que Jesus tranformou agua em vinho em um casamento.
PROPOSIÇÃO: A presença de Jesus naquele casamento nos sugere algumas lições.
I - A PRESENÇA DE JESUS EM UM AMBIENTE NÃO IMPEDE QUE COISAS DESAGRADÁVEIS ACONTEÇAM
EXPLICAÇÃO: O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS COMEÇA COM O ANUNCIO DE UM GRANDE PROBLEMA. Uma festa de casamento nos tempos poderia se estender por cerca de sete dias. No oriente medio a hospitalidade é um dever sagrado e por isso qualquer falta de provisão é vista como um golpe muito sério na honra da familia do noivo que era responsável pela provisão da festa. Uma vez que os casamentos estavam entre as obrigações sociais mais sérias a família do noivo poderia ser processada pela família da noiva por tal situação. Esta era uma circunstância desesperadora tanto em termos financeiros como sociais.
APLICAÇÃO: A PARTIR DAQUI ALGUMAS OBSERVAÇÕES PRECISAM SEREM FEITAS.
O que era um sonho estava para se tornar um pesadelo. Não sabemos qual a causa do vinho ter acabado antes do tempo. Talvez a familia do noivo era pobre, ou a sua planilha de oragaçização falhou. O fato é que aquilo que deveria ser um momento de celebração se tornou em um momento angustiante. Quantos projetos que começaram como um sonho se tornaram um pesadelo. As coisas não aconteceram como o esperado. Isso pode aontecer em um casamento, em um curso, em uma empresa. A grande pergunta é: o que fazer quando um sonho se torna um pesadelo?
Maria não apenas identificou o problema, ela o levou aos pés de Jesus. O texto sugere que maria estava na festa antes mesmo de Jesus chegar. muito provavelmente Maria era da familia do noivo e deveria estar a pa de toda organização e por isso identificou antes de todos a falta de vinho. Não basta apenas identificar o problema, é preciso leva-lo aos pes de Jesus. Quando alguem deixa de orar ele está dizendo a Deus: eu não preciso da tua ajuda, nao dependo do teu poder, posso resolver sozinho, os meus recursos me são suficientes.
Ela não tornou publico o problema, ela confiou a Jesus em secreto. Maria não torna publico aquele problema gerando com isso constrangimento a familia e exposição desnecessaria. Ela levou o problema a Jesus em secreto Precisamos expor menos a nossa vida aos homens e levar mais os nossos dilemas a Jesus.
Ela não disse a Jesus o que fazer, ela apenas contou o problema. Ela não determina ãada, naã exge niada, nao tenta ensinar Jesus a trabaçhar,ãela ãpenaé conta a Jésus o problema. o proposito da oracao na eo que sua v fazer comontade seja feita no cezu e sim faer com que a vontade de Deus seja feita na terra.
II - A PRESENÇA DE JESUS EM UM AMBIENTE É TRANSFORMADORA
Jesus transformou o que seria uma tragedia em um milagre, acerca disso alguns fatos precisam sererm considerados:
Os milagres que Jesus realiza tem um tempo
EXPLICAÇÃO: Maria sabia quem Jesus era. Provavelmente havia no seu coração um anseio que Jesus manifestasse isso. Jesus sabendo dos anseios de maria lhe adverte dizendo: que tenho eu contigo? Essa pergunta sinaliza a impaciencia de Jesus ante ao anseio de Maria em interferir no cronograma da sua agenda. Então ele conclui dizendo: ainda não é chegada a minha hora. E ao dizer isso ele estava deixando claro o cronograma da sua missão não seria alterado. A parafrase “a mensagem da biblia” traduz essa parte da seguinte forma: o meu tempo ainda não chegou por tanto não me apresse. Em outras palavras ele disse a ela: eu vou fazer algo, mas, no meu tempo.
APLICAÇÃO: Nossa ansiedade não altera a agenda de Deus. A agenda de Deus não é controlada pelo nosso relogio. Os propositos de Deus estão estabelecidos e o tempo de cada propósito está firmado. Sua impaciencia não apressa Deus. Você nunca vai ver na biblia Deus apressado. Normalmente quem está apressado está atrasado. Jesus nunca se atrasa ele sempre age no tempo de Deus.
Os milagres de Jesus são precedidos pela nossa obediencia
EXPLICAÇÃO: Apos as palavras de Jesus, em um ato de total submissão a Jesus, Maria diz aos servos da festa: fazei tudo quanto ele vos mandar. Nesse momento a biblia diz que haviam ali seis talhas de pedra que eram usadas para a purificação dos judeus. As talhas de pedra eram vasos de pedra que serviam como jarras para armazenar a agua que os judeus usavam em seu ritual de purificação. Por saberem da santidade de Deus e sentirem a própria impureza havia no judaísmo muitos “costumes de purificação”; Não se tratava de uma limpeza higiênica, e sim, cultual. Ai Jesus disse a eles: encham as talhas de agua.
APLICAÇÃO:
As ordens de Jesus precisam serem obedecidas mesmo quando não parece fazer sentido. A momentos que obedecer a Deus parece fazer sentido. Quando estamos vendo recompensas imediatas da nossa obediencia somos estimulados a continuar obedecendo. Mas, o desafio da fé é se manter fiel mesmo quando algumas coisas em nossa vida não parecem fazer qualquer sentido.
Quando eles encheram as talhas de pedra as encheram de agua e nao de vinho. Eles não viram o milagre acontecer primeiro para poder obdecer depois. Eles obedeceram primeiro para poder obedecer depois.
Os milagres de Jesus não excluem a nossa participacão:
EXPLICAÇÃO: Jesus poderia ter feito tudo sozinho. Mas como em praticamente tudo o que ele faz, ele decidiu agir em parceria com o homem. A biblia diz que haviam seis talhas de pedra e em cada uma delas cabiam entre duas a tres metretas. Uma metreta é uma medida grega de volume líquido. Uma metretas = 38 L, logo a capacidade de armazenamento dessas talhas era cerca de 684L, e o texto diz que os servos encheram até em cima.
APLICAÇÃO: Jesus nos ordena fazer aquilo que está ao nosso alcance e quando fazemos o que é possivel para nós ele faz aquilo que só ele é capaz de fazer.
Os milagres de Jesus promovem transformação
EXPLICAÇÃO: transormar é mudar algo de um estado a outro a agua foi transformada em vinho. ambos são substancias totalmente destintas. Agua não tem cor vinho tem cor, agua não tem sabor vinho tem sabor, agua não tem cheiro vinho tem cheiro.
APLICAÇÃO: Jesus deu sabor aquilo que não tinha sabor, cor aquilo que não tinha cor e cheiro aquilo que não tinha cheiro.
Os milagres de Jesus provocam admiração
EXPLICAÇÃO: A biblia diz que ao provar o vinho o Mestre sala ficou surpreso com a sua qualidade. O mestre sala era um cerimonialista encarregado da festa. E ele observou que o vinho que ele bebia agora era o melhor vinho servido até então. As Escrituras não tem uma palavra específica para milagre. O termo milagre vem do latim miraculum, tem o sentido de algo que evoca admiração ou espanto. Por isso o mestre sala ficou admiravelmente surpreso. Existem duas razões para ficarmos admirados diante dos milagres de Jesus:
APLICAÇÃO:
a Primeira razão para ficarmos admirados diante dos milagres de Jesus é a nossa incapacidade de explica-los. Um milagre é ato ou evento que ocorre fora dos limites da ordem natural ou normal. “Milagre é uma ação executada por Deus sem que esse recorra as leis ou os meios naturais.” Quando Deus quer fazer um milagre ele não depende ele age de forma tão surpreendente que diante da nossa incapacidade de explicar seus feitos restanos apenas ficar admirados.
A segunda razão para ficarmos admirados diante dos milagres de Jesus é que eles tem a marca da grandeza. O texto começa dizendo que tres dias depois… Se você voltar aos versiculos anteriores, percebera que a afiramação de João no inicio do capitulo dois data o momento em que Jesus chamou os seus primeiros discipulos. Nessa ocasião Jesus disse a natanael que ele veria coisas maiores. Quando natanael viu a agua ser transformada em vinho a biblia diz que os discipulos de Jesus creram nele. Por mais experiencias que você ja tenha tido com Jesus, ao caminhar com ele precisa estar preparado para ver coisas maiores.
III - A PRESENÇA DE JESUS EM UM AMBIENTE REQUER UM CONVITE
Um ambiente sem Jesus esta fadado ao fracasso: A maior necessidade que alguém pode ter é a da presença de Jesus. Ainda que alguém conquiste tudo que o mundo define como sucesso e ele realize todos os seus projetos de realização pessoal, sem a presença de Jesus ele poderá ruir a qualquer momento. O casamento mais badalado não garante um matrimonio feliz, a manssão mais cara da cidade não garante um lar de paz, a empresa com o maior faturamento do seguimento não garante uma vida realmente próspera, porque aquilo que o dinheiro não pode pagar, só a presença de Jesus é capaz de oferecer.
A presença de Jesus não foi um acidente, ele não é um penetra, ele foi convidado para ir (vv2). Convidamos Jesus para entrar em nossa vida quando firmamos um compromisso com ele mediante uma aliança.
Related Media
See more
Related Sermons
See more