ROMANOS 16.1-16
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
SERMÃO
SERMÃO
ICT - Paulo dirige saudações aos crentes de Roma a fim de mostrar seu amor por seus colaboradores no Evangelho e o conhecimento que tinha daqueles irmãos para que a epístola fosse recebida.
TESE - A Igreja do Senhor deve mostrar o cuidado de uns para com os outros, especialmente os que colaboram com o serviço de Cristo.
PB - Ético/Missionário
PE - Tratar com os crentes sobre o cuidado que devemos ter uns pelos outros na Igreja de Cristo/ Ao mesmo tempo, a igreja deve servir os que têm se empenhado pela pregação da Palavra de Deus.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
ELUCIDAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
Paulo não conhecia a maior parte da igreja;
Ele cita que gostaria muito de encontrar com aqueles irmãos e orava muito por eles. Ele termina a carta assim como começa;
Ele mostra seu amor por aqueles crentes que conheciam citando-os;
Ele tem a proposta missionária de se apresentar para que mais irmãos o conheçam e apoiem seu projeto de ir para a Espanha;
Mas o que ele demonstra de um modo especial é o cuidado com a família da fé.
TEMA: O CUIDADO COM A FAMÍLIA DA FÉ
TEMA: O CUIDADO COM A FAMÍLIA DA FÉ
PS - Como devemos cuidar os irmãos em Cristo?
PS - Como devemos cuidar os irmãos em Cristo?
1. DEVEMOS SER HOSPITALEIROS COM OS QUE SERVEM A CRISTO. V.1-2.
1. DEVEMOS SER HOSPITALEIROS COM OS QUE SERVEM A CRISTO. V.1-2.
A primeira recomendação que Paulo faz é a uma dileta irmã chamada Febe, Paulo diz que ela estava servindo à Igreja em Cencréia. Esta era uma cidade portuária próximo à Corinto, de onde Paulo escreveu esta Carta. Ele usa o termo “servindo”, que demonstra o cuidado daquela irmã com os demais irmãos, que embora não seja diaconisa, ela fazia o trabalho de serviço que precisavam ser socorridos na igreja onde congregava.
Paulo diz que aquela irmã deveria ser recibida pelos crentes de Roma, provavelente em ser hospedada por eles como convém aos santos, ou seja, como era costume da igreja hospedar irmãos que vinham de lugares distantes, como era o caso da distância entre Roma e Cencréia.
Além de receber aquela irmã eles deveriam ajudá-la naquilo que fosse necessário. Provavelmente aquela irmã teria ido resolver algum negócio pessoal naquela cidade, sendo ela uma mulher de posses e ao chegar na maior cidade do império precisaria do auxílio dos irmãos. Provavelmente Paulo tenha aproveitado essa viagem da irmã Febe para enviar a Carta aos romanos. E eles deveriam acolher essa querida, ajudando-a em sua empreitada.
Mas há algo que Paulo fala que mostra algo muito profundo do testemunho dessa irmã. Ele diz que ela era proterora de muitos, inclusive dele. A palavra protetora pode ter dois sentidos, primeiro, que ela pode ter sido útil para guardar Paulo em momentos de perseguição, ou, ela era mantenedora do ministério de Paulo, como também de muitos irmãos. Talvez Febe fosse uma mulher propera que usava os seus bens para socorrer os irmãos e manter o ministério de pregação da Palavra. Como acontecia com Jesus, visto que muitas mulheres serviam ao seu ministério com os bens que possuiam.
Paulo diz, assim como essa irmã tem protegido a muitos, inclusive a mim, protejam-na também em suas casas, com os bens que vocês possuem.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Durante o meu ministério o Senhor tem levantado muitos irmãos preciosos para zelar por mim e cuidar da nossa família. Uma irmã em especial sempre tem sido motivo da nossa adimiração, o Senhor deu muitos bens àquela irmã, mas em nenhum momento eu a vi gastar o que ela tem de um modo egoísta para seus prazeres. Ela sempre diz que tudo o que o Senhor a deu deveria ser usado para socorrer irmãos e sustentar aqueles que estão fazendo aquilo que não está ao alcance dela fazer. Não foram poucas vezes que em momentos que nós precisamos ser socorridos, principalmente nos tempos de seminário e até depois e não apenas nós, mas muitos outros irmãos têm sido protegidos por esta irmã.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Este é o exemplo de Febe, essa irmã usava o que possuía para socorrer os irmãos na fé. Ela se dedicava a servir prontamente aquela igreja, sem assumir necessariamente alguma função. Aqueles irmãos, portanto, deveriam abrir suas portas, ajudar e servir aquela irmã de todos os modos necessários. Esta é a tarefa que convém aos cristãos, servir e receber aqueles que tem servido à Igreja do Senhor. A hospitalidade é um dos grandes deveres dos que são chamados de cristãos.
2. DEVEMOS DEMONSTRAR GRATIDÃO AOS QUE COLABORAM PELA CAUSA DO EVANGELHO. V.3-5.
2. DEVEMOS DEMONSTRAR GRATIDÃO AOS QUE COLABORAM PELA CAUSA DO EVANGELHO. V.3-5.
Paulo cita Priscila e Áquila, cooperadores dele em Cristo Jesus. Este casal serviu juntamete com Paulo em Corínto, quando Paulo trabalhou como fazedor de tendas para se sustentar. Eles eram da mesma profissão. Eles levaram consigo a Apolo, que foi instruído acerca do Evangelho. Homem e mulher trabalhavam pela causa do Evangelho.
Por isso Paulo os chama de meus cooperadores em Cristo. Eles tabalhavam juntos pela causa do Evangelho, no discipulado e evangelização.
Mas Paulo diz que tem um dívida ainda maior com eles porque eles arriscaram sua própria cabeça para salvar a vida do apóstolo Paulo. Provavelmente em meio a alguma perseguição estes irmãos se arriscaram para proteger o apóstolo. Isso mostra o amor daqueles irmãos, amor abnegado pelos irmãos. Eles não consideraram a sua vida mais preciosa do que a de Paulo, mas preferiram perder sua vida para que o apóstolo fosse salvo. Por isso que ele diz que as igrejas dos gentios eram tão gratas a esse casal quando ele, porque através deles Paulo pôde plantar igrejas.
Ele cita também a igreja que se reúne na casa desse casal. Eles transformaram sua casa em uma igreja, a fim de que os crentes pudessem se reunir. Eles fizeram o mesmo em Éfeso, e agora fazem em Roma.
É interessante que Paulo cita seu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo. É interessante notar que Epêneto é citado junto com Priscíla e Áquila provavelmente porque esse casal trabalho na região da Ásia em que este irmão vivia.
Epêneto era gentio, porém Paulo diz que ele era as primícias, ou seja, os primeiros frutos da Ásia. um dos primeiros convertidos da Ásia. Agora este irmão estava em Roma servindo àquela igreja como fruto do Evamgelho de Cristo. Quem sabe Priscíla e Áquila não tivessem participação na conversão deste irmão? Visto que serviram com Paulo nas províncias da Ásia menor, na região de Éfeso.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Há poucos dias eu estava estudando com a IPVM a história do presbiterianismo em nossa região e lembrava-mos o episódio da morte de um dos primeiros crentes da nossa região, Né Vilela. Quando o Dr, Butler foi salvo em São Bento do Una e o Médico amado pôde passar mais anos pregando o Evangelho. Quantas igrejas do nordeste não puderam louvar a Deus por aquele irmão que não achou sua vida mais preciosa do que a do pastor? Assim como as igrejas dos gentios davam graças ao apóstolo pela vida de Áquila e Priscila.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Precisamos estar dispostos a não considerar a vida preciosa demais para nós mesmos, mas nos entregar de forma abnegada aos nossos irmãos, principalmente aqueles que têm disposto suas vidas pela pregação do Evangelho.
Você não está aqui para ser servido, está aqui para servir aos demais irmãos no corpo de Cristo. Abra sua casa, use seus bens e sirva;
Seja grato, como o apóstolo aos que tem dado sua vida pela cooperação com o Evangelho de Cristo. Aqueles que estão no campo devem ser cuidados por nós.
3. DEVEMOS CONSIDERAR UNS AOS OUTROS COMO PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS. V.6-17
3. DEVEMOS CONSIDERAR UNS AOS OUTROS COMO PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS. V.6-17
Paulo cita vários irmãos e o seu serviço no Senhor. A pRimeira delas é a irmã Maria que muito trabalhou por vós.
Saudai Andrônico e Júnias, talvez marido e mulher que eram parentes de Paulo ou simplesmente judeus, conterrâneos. Ele os cita por serem notáveis entre os apóstolos. O sentido de Paulo aqui não é dizer que eles são apóstolos como os doze e Paulo, mas eles são enviados, eles se esforçavam para pregar a Cristo e plantar igrejas. Eles também foram companheiros de prisão do apóstolo, foram provados pela perseguição. Paulo louva a Deus pela vida deles porque estavam em Cristo antes dele.
Saudai amplíato, que ele chama de meu dileto amigo no Senhor. Ele cita com uma expressão de carinho profundo com este irmão, principalmente por que ele estava no Senhor.
Saudai urbano, cooperador, mais alguém que se esforva com Paulo pela pregação do Evangelho. Assim como Estáquis.
Ele cita Apeles, aprovado em Cristo. Provavelmente porque Apeles havia sido provado, talvez em muitas perseguições. Aquele irmão havia sido aprovado no Senhor pela perseverança em Cristo.
Elecita os da casa de aristóbulo, talvez um irmão crente, ou crentes da família de Aristóbulo que era alguém conhecido em Roma.
Ele cita mais um parente, que é herodião. Não sabemos se mais alguém de laços consanguíneos, ou se um judeu.
Ele cita os da casa de Narciso que estão no Senhor. Mais um como aristóbulo, mas ele cita os que estão no Senhor, como crentes em Cristo.
Ele cita Trifena e Trifosa qu trabalhavam no Senhor. Duas prováveis irmãs que serviam, por isso ele diz que elas trabalhavam. Assim como elas, ele cita Pérside, que também se dedicou ao trabalho e provalmente a idade ou alguma condição impediram que avançassem, mas Paulo reconhece o trabalho que aquelas irmãs empreenderam.
No versículo 13 Paulo fala sobre Rufo e sua mãe. Rufo é eleito no Senhor e provavelmente seria filho de Simão, o Cirineu que carregou a cruz do Senhor. Deus fez com que aquele homem que estava citado no livro de Marcos, obrigado a carregar a cruz tivesse uma família crente. Mas o que é precioso é que ele diz que a mãe de Rufo era também mãe para ele. Essa mulher cuidou do apóstolo Paulo como uma mãe e ele cita isso com muito carinho.
Na sequência ele cita mais uma casa-igreja, dos irmãos Asíncrito,Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hérmas e demais irmãos.
Do mesmo modo ele cita a igreja que se reunia com Filólogo, Júlia, Nereu, Olimpas e outros santos.
Por fim, ele recomenda aos irmãos que saúdem uns aos outros com Ósculo Santo. O beijo era uma forma de mostrar o amor entre os cristãos. Ele diz também que as igrejas de Cristo em todos lugares saudávam aqueles irmãos.
Paulo está mostrando a importância que todos esses crentes têm em Cristo, para ele e para todas as igrejas de Deus. Primeiro, pela relação que aqueles irmãos tinham uns com os outros. Eles eram membros da mesma família da fé, e embora muitos fossem desconhecidos, eram preciosos para as igrejas de Deus.
Segundo, obderve que ele cita o serviço dos irmãos, todos trabalhavam e eram cooperadores em Cristo. Irmãos que se dispuseram para servir.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Eu conheci uma igreja que cresceu rapidamente. Quando eu perguntava aos irmãos o motivo deste crescimento, eles diziam: Nós atribuímos ao serviço que cada irmão devotou no trabalho do Senhor.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Essa é a importância da Igreja do Senhor, devemos ter apreço e amor pelos da família da fé como um só povo de Deus.
Segundo, devemos olhar para o serviço desses irmãos e nos dedicar pela obra que o Senhor nos chamou para fazer.
APLICAÇÕES FINAIS
APLICAÇÕES FINAIS
Olhe para a importância da Igreja de Cristo. Em tempos em que a Igreja têm sido atacada por ondas de pessoas decepcionadas que desconstroem a igreja, ela é a igreja de Cristo. É nossa família na fé e precisa ser fortalecida em Cristo. Precisamos amar a Igreja e zelar por ela;
Devemos orar pela igreja, inclusive aquela que não conhecemos. Eu sempre paro e oro por cada família individualmente. Você deve se dedicar a orar por estes irmãos;
Devemos cuidar de quem cuida. Proteger, contribuir com nossos bens e recursos. Devemos deixar de ser egoístas com aquilo que o Senhor nos deu e servir aos demais com o que temos;
Você está aqui para servir, sirva sem o desejo de recompensa. Sirva para a glória do nosso do Senhor.
Cuide daqueles que se dedicam ao Evangelho. Invista em missionários. Se preocupe, ore, pergunte;
Devemos ter apreço de uns para com os outros. Muitas vezes temos fofoca, mentiras, insatisfação com os outros, falem bem em Cristo.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO