Prontidão para servir

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Handout
João 4.28–30 (BSAS21)
Então, a mulher deixou ali seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo:
Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito; será ele o Cristo?
Saíram, pois, da cidade e foram ao encontro dele.

Prontidão para servir

O encontro de Jesus com a mulher samaritana em Sicar, perto do poço de Jacó, é bem conhecido. (Principalmente que a canção que estourou nos últimos meses).
Um encontro aparentemente fortuito, à beira de um poço, que gerou na vida daquela mulher mudanças eternas, pois todo aquele que tem um verdadeiro encontro com o Mestre e se rende a Sua Palavra, encontra a verdadeira vida e a verdadeira água…
Quando olho para a história dessa mulher, e olho para a história da MCM, encontro uma semelhança no papel missionário que ambas exercem. Qual semelhança? A prontidão para servir.
Podemos considerar aquela mulher como a primeira missionária. E aquela samaritana, visando cumprir bem a sua missão, nos deixa uma importante lição.
A passagem diz que ela, quando parte rumo à cidade para anunciar que o Messias estava ali perto, deixa o cântaro. Sem dúvidas, o cântaro cheio de água, com seu considerável peso, atrasaria sua missão de ir e avisar àquela cidade sobre o Mestre. Que importante lição! Sim… Devemos deixar aos pés de Cristo os cântaros que nos impedem de cumprir com eficiência e corretamente a nossa missão espiritual.
Um favor curioso é porque essa mulher ia ao meio dia buscar água?
Ela sabia que nesse horário apesar de ser muito mais quente ela não iria encontrar ninguém lá, mas ela não contou com o fator surpresa de que Jesus a esperava . Talvez essa mulher tinha uma vida arruinada e era apontada por muitos, e quando ia buscar água no horário em que outras iam ,escutava comentários e julgamentos sobre sua vida. E por isso sempre ia no horário mais difícil, apenas para fugir do encontro com as pessoas.
O que me chama a atenção no texto é o processo de transformação na vida dessa mulher.
O ENCONTRO DA MULHER SAMARITANA COM JESUS, FAZ COM QUE OBSERVEMOS ALGUNS DETALHES DE INÍCIO.

a) a visão materialista da mulher.

As palavras de Jesus despertaram o interesse material da mulher samaritana:
João 4.15 “E a mulher lhe disse: Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirá-la.”
O propósito da mulher era não ir mais ao poço de Jacó tirar água. O poço de Sicar é uma figura do mundo. Quem beber desse poço voltará a ter sede. Existem muitos crentes que voltaram a beber em Sicar, por isso não tem uma vida consagrada a Deus. A mulher samaritana nunca mais voltou a beber água do velho poço de Jacó. Daquele dia em diante encontrou uma fonte melhor, Cristo a Fonte das Águas Vivas.

b) a visão espiritual da mulher é despertada.

Ela desejava saber onde e como adorar a Deus. Os samaritanos consideravam o monte Gerizim sagrado. Nele estava o templo samaritano. Por isso, a mulher argumentou com Jesus dizendo:
João 4:20 “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.”
Jesus ensina-lhe que Deus não pode estar em lugar determinado por homens, e mostra-lhe que o pai é adorado em Espírito e Verdade. O único canal de comunicação com Deus é a FÉ. Paulo em Romanos 8.26 enfatiza isso “Do mesmo modo, o Espírito nos socorre na fraqueza, pois não sabemos como devemos orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não se expressam com palavras.”
Existem três tipos de adoradores (V.v.22,23).
1) Os que adoram o que não sabem;
2) Os que adoram o que sabem;
3) Os que adoram em espírito e em verdade.
Foi ai que a samaritana compreendeu a verdadeira adoração, e como evidência de sua transformação “deixou o seu cântaro” e foi a cidade dizendo: “Vinde e vede…não é este o Cristo?”
Aquela mulher tinha ido tirar água, para isso ela tinha ido até aquele poço, mas ao encontrar com jesus ela volta para a cidade sem o cântaro e sem água. Aquela mulher deixou os seus afazeres, suas necessidades e as suas prioridades de lado, de tão maravilhada que ela ficou com as palavras de Jesus e Jesus (torna a sua prioridade).
Ela poderia ter terminado de encher o seu cântaro e depois voltar correndo para espalhar a novidade, as boas novas, mas não foi isso que ela fez, ela nem esperou terminar de encher o seu cântaro, ela voltou IMEDIATAMENTE, ela parou o que estava fazendo para anunciar a todos o que Cristo tinha feito a ela, bem diferente daquele jovem que queria primeiro enterrar o seu pai. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus (Lc 9.59-60)
– Primeiro ela parou o que estava fazendo. Ela deu total atenção para Cristo.
– Segundo ela ouviu.
– Terceiro ela voltou para os seus, para o seu lugar de origem.
– Quarto ela contou, compartilhou com todos, tudo o que Jesus tida falado com ela. João 4.28–29 “Então, a mulher deixou ali seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo: Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito; será ele o Cristo?”
E o que aconteceu logo em seguida?Todos saíram da cidade e foram até Jesus! Confere o versículo 30.
João 4.30 “Saíram, pois, da cidade e foram ao encontro dele.”
E qual foi a consequência deles terem ido até Cristo?
Muitos samaritanos creram em Jesus!!!
Olha o versículo 39.
João 4.39 “E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testemunhava: Ele me disse tudo quanto tenho feito.”

Tudo começou com aquela mulher!

João 4.7 “Então veio uma samaritana tirar água. E Jesus lhe disse: Dá-me um pouco de água.”
Aquela mulher desprezada por todos, desprezada pelos judeus por ser samaritana e desprezada por seu próprio povo por já ter tido vários casamentos, e muito provavelmente por isso ela estava ali sozinha para tirar água daquele poço, pois com certeza ela era vista como uma má companhia para as outra mulheres.
Cristo ama os desprezados, os excluídos, os abandonados, os injustiçados e os que sofrem preconceito. Ele ama, amar aqueles que ninguém quer amar!
Aquela mulher foi alvo da graça de Deus, a revolução que aconteceu em seu interior foi tão profunda que ela não pode terminar o que estava fazendo, o amor que ela havia recebido era tão quente no seu interior, queimava tanto que a única coisa que ela podia fazer era espalhar, contagiar, doar aquele amor que ela acabara de receber, por isso ela corre desesperadamente de volta para sua cidade, repare que ela não se importou com todo desprezo que ela sempre recebeu dos seus vizinhos, ela nem ao menos se preocupou em saber se alguém iria querer dar ouvidos a ela, essa é uma característica daqueles que foram tocados, que foram incendiados com o grande amor de Cristo.
Tudo que aquela mulher desejava era compartilhar o que ela havia descoberto, com isso aquela mulher acaba provocando um grande avivamento em sua cidade natal seguido por uma grande colheita de almas. Aquela mulher que até então, era desprezada e maltratada por todos acaba se tornando responsável pelo avivamento e salvação entre o seu povo, pois por causa dela o povo conheceu a Cristo, eles estavam tão sedentos quanto ela, quando ela fala de tudo que havia acontecido com ela na beira do poço, em como aquele homem havia falado das coisas a respeito da vida dela, em como Ele havia tocado tão profundamente na vida dela, eles correm em direção ao poço, todos queriam saber quem era aquele homem, e isso graças ao testemunho que ela deu.
Eu tenho certeza que ela não fazia ideia que, aquele dia algo diferente iria acontecer, ela devia fazer aquele ritual quase todos os dias, mas aquele dia foi diferente, ela teve um encontro que mudou a sua vida, a vida de varias outras pessoas e com certeza alvoroçou toda aquela cidade. Aquela mulher não fez nenhum CURSO DE TEOLOGIA, NENHUM SEMINÁRIO DE EVANGELISMO E NEM NENHUMA DAS NOSSAS FAMOSAS “ESCOLAS DE ADORAÇÃO” ELA SIMPLESMENTE, MAS RADICALMENTE VOLTOU PARA A SUA CIDADE E FALOU DO HOMEM QUE ELA TINHA ACABADO DE CONHECER NO POÇO!
Olha que coisa tremenda: Versículos 25 e 26:
João 4.25–26 “E a mulher respondeu: Eu sei que o Messias, que se chama o Cristo, vem; quando ele vier nos anunciará todas as coisas. E Jesus lhe disse: Sou eu, o que está falando contigo.”
Olha o que ela fez. Versículo 28 ao 30
João 4.28–30 “Então, a mulher deixou ali seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo: Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito; será ele o Cristo? Saíram, pois, da cidade e foram ao encontro dele.”
Quando Cristo revelou para aquela mulher que Ele era o Messias, que eles tanto aguardavam, algo foi ativado nela, foi naquele momento que ela largou o seu cântaro e correu de volta para Samaria. Ela entendeu que: Se Ele está aqui então eu devo voltar e avisar para os outros, para que eles possam vir e conhecer o Messias.
Isso é EVANGELISMO em sua essência, ela não complicou o que era simples ela somente TESTEMUNHOU o que havia acabado de acontecer com ela. Sem belas palavras, sem exegese, sem interpretação dos textos ORIGINAIS, nada disso. Foi simples, direto, fatal, objetivo como deve ser. Talvez a unica coisa que ela tenha dito foi: Venham, me sigam eu tive um encontro com o Messias e Ele ainda está lá, Ele ainda está no poço esperando por vocês. Talvez a única coisa que nós devíamos falar para as pessoas que ainda não “conhecem” Jesus, seja: Venham Ele ainda está no poço e espera por vocês, venham me sigam eu conheço o caminho!
Esses 80 anos de MCM “Mulheres Cristã em Missão" esse sempre foi o objetivo dessas mulheres: FAZER JESUS CONHECIDO.
QUERO PORTANDO FAZER ALGUNS DESTAQUES NESTA NOITE PARA QUE TODOS NÓS NOS TORNEMOS UM MISSIONÁRIO, PARA GANHARMOS ALMAS PARA O REINO DE CRISTO.

1. A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, TEM UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM JESUS

V. 25:
João 4.25 “E a mulher respondeu: Eu sei que o Messias, que se chama o Cristo, vem; quando ele vier nos anunciará todas as coisas.”
Aquela mulher cria no Messias vindouro, embora não soubesse até ali que já estava tendo uma experiência pessoal com o próprio Messias que ela esperava para o futuro.
V. 26:
João 4.26 “E Jesus lhe disse: Sou eu, o que está falando contigo.”
Jesus Se revela à mulher. Há poucas pessoas no Evangelho a quem Jesus Se revelou de maneira tão franca e claramente, de modo tão aberto e espontâneo.
A mulher, portanto, teve uma experiência ímpar com Jesus: 1) Ela teve um encontro aparentemente casual com Jesus. 2) Ela falou com Jesus. 3) Ela saciou a sua sede espiritual com a própria Fonte da água da vida, que é Jesus. 4) Ela O aceitou como o Messias enviado por Deus. 5) Ela sentiu os seus pecados perdoados.
O sucesso missionário sempre vem depois de uma experiência com Jesus. – Você também já teve uma experiência pessoal com Jesus? Você já ouviu a Sua voz? Você já falou com Ele? Tem uma visão espiritual da água da vida? Se você não tem uma experiência pessoal com Jesus primeiro, antes de qualquer trabalho missionário, você não está preparado, pronto para o sucesso.
Antes de tudo, você deve ir a Jesus. Deve beber na fonte de águas cristalinas: Deve ser humilde para confessar os seus pecados, receber o Seu conselho, atender às Suas palavras, ouvir e aprender de sua sabedoria, manter comunhão com Ele, falando de seus problemas e reconhecendo-O como o Seu Salvador pessoal. Só então, você será uma fonte a jorrar para a vida eterna.

2. A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, TEM UMA NOÇÃO DE URGÊNCIA

Era um momento áureo aquele, em que havia há pouco descoberto o Messias. Ali estava Ele, contando toda a sua vida, e dando-lhe condições para viver a vida eterna, bebendo da própria Fonte da água viva. De repente, sentindo a urgência do momento, um momento tão singular, tão importante na sua vida e na vida de todo o povo, “deixou o seu cântaro”, deixou as suas necessidades materiais e foi correndo até à cidade.
– “O Messias está lá no poço e pode passar para outra cidade e o meu povo tem que saber que Ele já veio! Não posso perder esta grande oportunidade de avisar o povo!” Era um momento de grande urgência, e ela soube aproveitar aquela inaudita oportunidade, que poderia passar para sempre!
Prezados irmãos, temos nós uma visão de urgência? Sabemos aproveitar as oportunidades? Ou estamos deixando o tempo passar, sem avisar o povo, sem que nos assustemos com isso?
Se queremos o sucesso missionário, é preciso termos uma visão de urgência e avisarmos o povo que está perto de nós, antes que seja tarde demais! Nossa mensagem é de urgência!

3. A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, VENCE A TIMIDEZ

V. 28:
João 4.28 “Então, a mulher deixou ali seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo:”
Foi mais um acerto daquela mulher. Ela foi à cidade e falou. Não podia ficar calada, mesmo sendo tão tímida.
A mulher samaritana era um mulher tímida, isso é no revelado de 2 maneiras: 1 – Indo buscar água do poço ao meio dia, quando havia pouco movimento, enquanto as pessoas estariam almoçando ou evitando o sol causticante. Ela então foi à hora 6a que era correspondente ao meio dia, para não ser vista. Ela tinha medo da língua das outras mulheres que iam lá no mesmo poço. 2 – Revelou timidez também, procurando encerrar uma possível conversa sobre o seu passado, respondendo a Cristo simplesmente: “Não tenho marido!” Achou que isso poria fim ao assunto sobre a sua vida pregressa. Mas pelo contrário, o Estranho revelou todo seu passado em uma simples afirmação!
De dois modos, a samaritana demonstrou timidez e acanhamento. Entretanto, ela venceu a timidez, esqueceu o que os outros poderiam dizer dela, e usou o seu passado como o maior argumento para falar e convencer aos outros de que Jesus era mesmo o Messias! Venceu a timidez, o medo, o acanhamento e foi à cidade para se tornar a maior missionária dos tempos de Cristo.
A Bíblia diz que os tímidos jamais entrarão no Céu, se não vencerem a timidez para ir e falar: aquela mulher tímida, aquela pecadora que procurava se esconder dos outros, foi à cidade e falou ao povo, dando o seu testemunho corajosamente.
Você também pode vencer a timidez e ir. Disse Jesus: “Ide e pregai!” – Ide aos povoados, às cidades e pregai! Ide aos bairros, às vilas! Ide de casa em casa, de 2 em 2!
Se você quer ser bem sucedido, você precisa vencer a timidez e ir. Você tem um vizinho a quem pode ir? Então vá! Esqueça os fracassos, e vá! Esqueça a incapacidade e vá!, porque o Espírito Santo há de ajudar a todos que quiserem ir e falar. Ele é Quem dá os talentos, a sabedoria e a capacidade. Vença a timidez, se quiser a bênção do êxito!

4. A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, FAZ UM CONVITE SIMPLES PARA OS OUTROS

V. 29:
João 4.29 “Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito; será ele o Cristo?”
É muito importante fazer um convite, mais do que você pensa:

1) A Bíblia está cheia de convites: – “Vinde às águas, vós que tendes sede!” – “Vinde a Mim, vós que estais cansados e sobrecarregados!” – “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede, venha!, e quem quiser receba de graça a água da vida!”

2) O mundo com as suas diversões, esportes, programas, diz: “Venham todos, não percam!” 3) Os especialistas em comunicação conhecem a importância de um simples convite: – A televisão diz: “Vem que é bom!” – O Banco diz: “Vem pra cá, você também!”

Portanto, faça você também o seu convite para os outros: amigos, parentes, vizinhos, estranhos! Não pense negativamente, porque você pode se surpreender com os resultados! Fale positiva e entusiasticamente, como falou a samaritana. Há muitos cristãos que sabem conversar com os seus vizinhos animadamente sobre muitos assuntos, mas nunca fizeram um simples convite para irem à igreja!
Já conheci muitas pessoas que foram ganhas por um simples convite. Talvez a maioria aqui foi ganha para a Verdade através de um simples convite!
Convide! De repente, você verá resultados surpreendentes. Não se acanhe, não pense em derrota. Você terá sucesso, se você fizer um simples convite, mais cedo ou mais tarde!

5. A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, ACOMPANHA OS AMIGOS ATÉ JESUS

O que disse a samaritana? Como foi o seu convite? “Vinde…”, e o que mais? – “Comigo”! Não basta convidar; é preciso acompanhar! A samaritana não ficou só no convite; ela acompanhou o povo até os pés de Jesus. Por isso, teve um sucesso extraordinário tão surpreendente.
Agora, imagine um cristão que convide a alguém para vir à igreja, dizendo: “Vai lá na nossa igreja!” É possível até que alcance algum sucesso. Mas quando o convite é feito com a promessa de que nós iremos também, acompanhando pessoalmente o convidado até o banco da igreja, o sucesso é ainda muito maior!
Você precisa convidar e acompanhar. Você precisa trazer as pessoas para a igreja, acompanhá-los, sentar com eles no mesmo banco. Se não for assim, os convidados não se sentirão muito à vontade em um ambiente estranho. Se você estiver ajudando, lendo a Bíblia com a pessoa, mostrando o hinário, ajoelhando com a pessoa, ela se sentirá num ambiente familiar e amigo, e você terá sucesso em ganhar almas.
Não esqueça: Não basta convidar; é preciso acompanhar! Um dos maiores trabalhos missionários que qualquer pessoa simples pode fazer, é trazer pessoas para a igreja, acompanhando-as.
Quem aqui nesta noite foi convidado por alguém para está aqui? (Se tiver alguém, perguntar se quem o convidou está perto. Se não tiver, pedir essa pessoa para ir até o convidado). Se não tiver convidado, confrontar a igreja.

6. A PESSOA DE SUCESSO PARA GANHAR ALMAS, DÁ O SEU TESTEMUNHO PESSOAL

V. 29:
João 4.29 “Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito; será ele o Cristo?”
“Eu creio nesse homem porque ele disse tudo a respeito de mim, como ninguém até hoje havia feito.” Este era o seu testemunho. Foi mais um acerto da mulher samaritana.
A mulher havia tido uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Agora, ela conta um pouco dessa experiência que teve com Ele. Este é o verdadeiro testemunho pessoal. Você fala aos outros o que aconteceu quando você se encontrou com Jesus: Como você conheceu a Deus; Como Jesus mudou a sua vida: Você fumava, ou bebia, ou não tinha paz nas coisas deste mundo. Qual é o seu testemunho? Você não deve ficar calado a esse respeito.

7. A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, TEM UMA MENSAGEM CRISTOCÊNTRICA

O que disse a mulher samaritana?
“Será este, porventura, o Cristo?”
Ela não tinha dúvida alguma, porém falava deste modo para que o preconceito do povo não dominasse a situação; porque alguns poderiam dizer que era uma mulher apenas quem estava falando, e não os líderes da nação; e outros poderiam acrescentar que além de ser mulher, ela era uma pecadora.
“Será este, porventura, o Cristo?” – Era também uma oportunidade para que os outros julgassem por si mesmos e tirassem suas próprias conclusões. E foi exatamente isso o que aconteceu.
João 4.42E diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”
“Será este, porventura, o Cristo?”, disse a mulher. Foi certamente uma mensagem cristocêntrica, que teve o poder de ganhar aqueles corações sedentos pela Verdade. Sua mensagem cristocêntrica desfez os preconceitos, levou o povo a pensar por si mesmo, e salvou muitas pessoas, homens e mulheres para o reino de Deus.
Mas de onde ela tirou a sua mensagem cristocêntrica? De 2 fontes:
1) Dos escritos do Antigo Testamento;
e 2) De sua própria experiência pessoal com Jesus Cristo.
Dê uma mensagem cristocêntrica, que fale de Jesus, uma mensagem do amor de Deus, ao dar o Seu Filho na cruz do Calvário.
Você quer ganhar almas, e ser bem sucedido? Então, dê uma mensagem cristocêntrica, e fale de Jesus aos outros.
Portanto, a pessoa de Sucesso Missionário: 1 – Tem uma experiência pessoal com Jesus. 2 – Tem uma visão de urgência 3 – Vence a timidez 4 – Faz um convite para muitas pessoas 5 – Acompanha os amigos até Jesus 6 – Dá um testemunho pessoal 7 – Tem uma mensagem cristocêntrica.

CONCLUSÃO:

Se aquela mulher conseguiu nós também conseguiremos!
A PERGUNTA É: VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SEGUIR JESUS?
CONVIDAR AS MCM E AS QUE DESEJAM FAZER PARTE
QUERO APROVEITAR E DEIXAR UM CONVITE PARA PRÓXIMA QUINTA ONDE DAREMOS CONTINUIDADE A ESSA PALAVRA, FALANDO SOBRE OS CÂNTAROS QUE PRECISAMOS ABANDONAR PARA SEGUIR A JESUS.
Os sete tipos de cântaros que devemos abandonar. Jo 4.6-26
João 4.6–26 BSAS21
Havia ali o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço; era cerca da hora sexta. Então veio uma samaritana tirar água. E Jesus lhe disse: Dá-me um pouco de água. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, então, a mulher samaritana: Como tu, um judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? Pois os judeus não se davam bem com os samaritanos. Jesus lhe respondeu: Se conhecesses o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me um pouco de água, tu lhe pedirias e ele te daria água viva. E a mulher lhe disse: Senhor, tu não tens com que tirar a água, e o poço é fundo; onde, pois, tens essa água viva? Por acaso és maior que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como também seus filhos e seu gado? Jesus respondeu: Quem beber desta água voltará a ter sede; mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. E a mulher lhe disse: Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirá-la. Então Jesus lhe disse: Vai, chama teu marido e volta para cá. A mulher respondeu: Não tenho marido. Então Jesus afirmou: Foste sincera, dizendo: Não tenho marido; pois já tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é teu marido; isso disseste com verdade. E a mulher lhe disse: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Então Jesus lhe disse: Mulher, crê em mim, a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas virá a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai no Espírito e em verdade; porque são esses os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem no Espírito e em verdade. E a mulher respondeu: Eu sei que o Messias, que se chama o Cristo, vem; quando ele vier nos anunciará todas as coisas. E Jesus lhe disse: Sou eu, o que está falando contigo.
A cruz implica num esvaziamento do velho homem para que o novo se manifeste.
• Uma obra de arte (escultura): o artista só vai tirando aquilo que não faz parte do projeto dele até ficar aquilo que estava em sua mente.
• Lapidação: tirar as imperfeições e impurezas (Gl 2.19,20).
Todos os homens e mulheres de Deus na Bíblia passaram por esse processo: Moisés, Abraão, Davi, Paulo, Jacó…
O que temos que deixar para que nos tornemos um novo odre por meio de quem o vinho novo pode ser derramado?
1. CÂNTARO DO PRECONCEITO – Vs.6-9
• Racial/ Étnico – Samaritanos e Judeus.
• Sexual – Homem e mulher (machismo X femismo)
• Econômico – (pobres e ricos)
• Religioso – (fonte de grandes conflitos na humanidade)
Gálatas 3.28“Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
Colossenses 3.11 “Nesse caso, não há mais grego nem judeu, nem circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou homem livre, mas, sim, Cristo, que é tudo em todos.”
Muito do que chamamos de pecado, tem mais haver com preconceitos culturais do que com questões doutrinárias (preferências pessoais).
Como deixar esse cântaro: CONHECENDO JESUS
João 4.10 “Jesus lhe respondeu: Se conhecesses o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me um pouco de água, tu lhe pedirias e ele te daria água viva.”
2. CÂNTARO DO TRADICIONALISMO – Vs.11,12
Tradições são boas na medida em que servem de referenciais de valores, mas não podem se tornar prisões, impedindo-nos de viver o novo.
TRADIÇÃO: A tradição é um conjunto de costumes e crenças que remonta tempos antigos, praticados por nossos antepassados e transmitidos de geração em geração com o objetivo de serem preservados. Mantém o equilíbrio social.
TRADICIONALISMO: Quando transformamos a tradição numa regra; quando colocamos as pessoas a serviço da tradição impedindo qualquer inovação ou mudança. Não nos deixa questionar as coisas – obedecemos cegamente, sem entendimento.
A tradição daquela mulher estava presa a um POÇO, o que lhe impedia de enxergar a FONTE DE ÁGUA VIVA!
Como deixar esse cântaro: EXPERIMENTAR O NOVO/ MELHOR – Jo 4.13,14
Achamos que pão seco é uma maravilha, até experimentarmos um pão quentinho!
João 4:15: “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la”.
3. O CÂNTARO DA DÚVIDA (v.11)
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
A mulher só via dificuldades pela frente. Ela tenta colocar dificuldades na capacidade de Jesus quanto a poder tirar a água; na profundidade do poço; além de querer saber aonde Jesus teria esta água viva
Além da dúvida, ela carregava uma carga de ceticismo sem fim, demonstrado através das suas interrogações.
Para ela receber a sua bênção se fazia necessário crer tão somente.
4. CÂNTARO DAS FERIDAS EMOCIONAIS – Vs.16-18
Tentativas fracassadas causam frustrações. Estas nos impedem de avançar para o novo e enxergar o noivo.
• Há pessoas que ficaram travadas por medo de fracasso;
• Há pessoas machucadas que se fecharam e disseram: “nunca mais ninguém vai me trair/ decepcionar”;
• Há pessoas que permitiram a rejeição e a incompreensão lhe paralisarem;
• Há pessoas que permitiram a decepção bloquearem seu chamado!
Como deixar esse cântaro: ENFRENTAR A SITUAÇÃO, NÃO SE ESCONDER!
João 4:16: “Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá”.
Como Jacó que passou um a um de seus filhos pelo vau de Jaboque, precisamos passar cada fase de nossas vidas (feridas) para que o Senhor as cure.
5. CÂNTARO DA VISÃO LIMITADA ACERCA DE JESUS – Vs.19
A cultura, a religião, o tradicionalismo, a religiosidade e a incredulidade são filtros que impedem uma revelação de quem é Jesus.
A visão que eu tenho de Jesus influencia diretamente a minha qualidade vida.
• A visão da mulher: Um profeta
• A visão de Pedro: O Filho do Deus vivo (Mt 16.16)
Ef 1.16-23.
Como deixar esse cântaro? (Jo 3): NOVO NASCIMENTO; “ENTRAR” NO REINO
6. CÂNTARO DOS USOS E COSTUMES (FORMAS/ FÓRMULAS) – Vs.20
• É mais fácil seguir uma fórmula do que assumir a responsabilidade de buscar a Deus por si mesmo.
• É mais fácil seguir uma fórmula do que assumir a responsabilidade de mudar.
Liturgias: Dividimos o culto em partes (avisos, ofertas, prelúdio, interlúdio e poslúdio). Hora do Louvor e hora da Palavra. Quando dividimos o culto em música e palavra criamos uma dicotomia e fazemos com que aqueles que gostam de música arrumem um jeitinho de sair na Palavra ou aqueles que só gostam da Palavra só chegarem quando acaba a música. O CULTO É UM TODO!
• Precisamos começar a questionar porque tem que ser no “monte” ou por que tem que ser no “templo”?
Como deixar esse cântaro? CONHECER O ESPÍRITO DA ADORAÇÃO!! – Jo 4.21-24
• Não é um “lugar”, é uma “pessoa”
• Não é “como” é “quem” – vs.26
7. O CÂNTARO DA EXPECTATIVA ADIADA – Vs.25
• Às vezes estamos tão focados no “amanhã” que esquecemos do “hoje”.
• Às vezes estamos tão focados no “depois” que esquecemos o “agora”.
• Às vezes estamos tão focados no “um dia” que esquecemos “este dia”
• Às vezes estamos tão focados “vai acontecer” que perdemos “o que está acontecendo”.
Os judeus perderam o tempo oportuno do Senhor porque não viram que o Messias JÁ estava entre eles! Lc 19.44
O que nós (você) ainda estamos esperando???
Provérbios 13:12: “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”.
Como deixar esse cântaro: SABER QUEM É JESUS
João 4:26: “Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo”.
V. Aplicação
Esta mulher representa todos nós. Nossos cântaros estão quase sempre vazios – são as necessidades da vida. O poço representa nossas buscas. Aquela mulher merecia um prêmio, pois nunca desistia de buscar. Sua alma vazia tinha uma sede emocional gritante: já havia se casado 6 vezes, sem sucesso. Seu espírito vazio instava pela religiosidade dos adoradores de Gerizim. No campo material e social, ela também se mostrava vazia – estava sozinha num poço coletivo. Esta mulher representava toda Samaria, representava toda humanidade que busca incessantemente por algo que sacie a sede, que preencha os cântaros vazios.
Jesus também tem uma sede. Mas a sede de Jesus é por vidas. Sua fome também é por vidas. Por isso, Jesus também estava no lugar certo – próximo ao poço – não para tomar da água do poço, nem para comer o pão que os discípulos compraram. Ele estava ali por causa da mulher vazia. E ele a saciou e se saciou. Preencheu o vazio existencial da mulher de forma tão completa que ela não precisou mais do cântaro. “Deixando ela o cântaro, partiu para a cidade…” (João 4.28). Jesus transformou a prostituta numa adoradora missionária.
Nossos cântaros vazios só são preenchidos por Jesus. Esta é uma bela lição do evangelho. Somos plenamente saciados não pelos presentes rotos que a espiritualidade traz, mas pela maravilhosa graça da presença marcante do Senhor. Ele é suficiente para satisfazer nossa alma. NEle somos completos, nEle temos refrigério e descanso. Somente a Ele a glória!
É extremamente importante compartilharmos o Evangelho e contarmos sobre o nosso encontro pessoal com Jesus. Jesus disse que poucos encontram a porta estreita, porque nós somos as pessoas certas que temos que mostrar a elas o caminho, a porta… Como Paulo disse: “Como crerão naquele de quem nada ouviram e como ouvirão se não há quem pregue?” (Rm 10.14), mas precisamos levar as pessoas a terem o seu próprio encontro pessoal com Jesus, pois será esse o fator determinante na transformação de suas vidas.
Uma pergunta que fiz a mim mesma ao meditar em João 4 e faço também para você: “VOCÊ TEM PRAZER NA VONTADE SOBERANA DE DEUS?”
Quando entendemos o nosso chamado e a vontade de Deus para nós, ainda que com dores, sentimos prazer no que fazemos e desenvolvemos para Ele. Deus não nos nega o Seu suporte e respaldo quando estamos vivendo no centro da Sua vontade. Ele é o nosso maior apoio e alegria.
Jesus disse que a Sua comida era fazer a vontade do Seu Pai e realizar a Sua obra. Comida é algo que nos fala de força, de prazer. Eu, particularmente amo comer, e acredito que um dos melhores prazeres desta vida é comer! “E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come. Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra (Jo 4.31-34)
Outra coisa que me chamou a atenção neste capítulo foi o facto de Jesus dizer que todos os trabalhadores são úteis no Seu Reino. Jesus deixou claro que uns semeiam e outros colhem. Como é bom ver que nenhuma semeadura fica sem colheita! Muitos servos do Senhor, segundo Hebreus 11 semearam e não viram a colheita, mas mutos outros que vieram depois, (incluindo-nos a nós, em nossa geração) colheram os frutos da obediência e semadura destes grandes homens e mulheres de Deus.
“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho” (Jo 4.35-38).
Não pare de semear. A seara é grande mas poucos são os ceifeiros. Jesus disse no verso 35 que os campos estão brancos para a ceifa. Não vamos nos calar, vamos fazer como a Mulher Samaritana. Não guarde o Evangelho só para você, pois Jesus morreu e ressuscitou para que esta mensagem se espalhasse por todo o mundo. Assim como Samaria precisava de ser alcançada, muitos outros lugares, vilas, ruas, famílias inteiras, precisam de ser alcançadas para o glória de Deus.
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
Depois desse encontro maravilhoso com Jesus essa mulher além de reconhecer que Jesus era o Cristo, saiu anunciar a todos que ele era aquele ao qual muito tempo antes foi profetizado. Através de seu testemunho muito foram ter com o Mestre.
Veja a grande transformação na vida dela. De mulher frustrada e com espírito de inferioridade após encontrar o Cristo passar a ser Missionária e anunciadora do Reino de Deus. Isto não é maravilhoso?
Eu não sei o que você que está lendo este post agora tem passado. Mas uma coisa vos digo: Jesus te trouxe até essa página para te dizer:
Saiba que tenho uma plano na sua vida, e você crê que posso transformá-la?
Não importa o que passou, se deres ouvido a voz de Deus tudo será mudado para melhor. Não tente fugir das pessoas e nem do seu chamado. Pois o Senhor Jesus hoje mesmo quer ter um encontro contigo. Em breve estaremos de volta dando sequência a esta série de conferência sobre a Mulher Samaritana com o tema ” Jesus o sétimo homem na vida da Samaritana” Que Deus te abençoe!
Related Media
See more
Related Sermons
See more