A relação de amor fraternal

Carta aos Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Introdução

Paulo escreveu essa carta para a igreja de Filipos quando estava preso na cidade de Roma, essa é a prisão domiciliar do apóstolo Paulo onde permaneceu por dois anos. A carta aos Filipenses foi escrita por volta de 61 d.C.
Paulo escreveu essa carta com três propósitos:
1. Para expressar a sua gratidão à igreja, porque a igreja de Filipos enviou Epafrodito até Roma para entregar a oferta financeira ao apóstolo Paulo.
2. Para relatar o motivo de enviar Epafrodito de volta a cidade de Filipos.
3. Paulo escreveu para exortar a igreja sobre alguns aspectos da vida cristã:
A unidade
A humildade
A alegria
Os falsos ensinos
Resolução de conflitos
E dentre outros assuntos que vão surgindo ao longo da carta.

Ideia Central

A gratidão e o amor fraternal deve ser refletido no convívio entre os cristãos.

Transição

Veremos três aspectos do relacionamento de Paulo com os Filipenses.

Desenvolvimento

1º A gratidão de Paulo (v. 3-6)

Paulo ora ao Senhor pela igreja de Filipos e expressa sua gratidão, porque eles estavam apoiando o ministério do apóstolo Paulo. Diante disso, o texto apresenta quatro características sobre a gratidão de Paulo:

1ª A gratidão traz boas lembranças (v. 3)

3 Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês.
O apóstolo Paulo ao se lembrar da igreja de Filipos, ele expressa a sua gratidão a Deus. Paulo sofreu quando estava em Filipos, nessa cidade ele foi açoitado e preso, mas o sofrimento em favor do evangelho era honroso. Então, as lembranças de Paulo não traziam vergonha, mas gratidão ao Senhor.

2ª A gratidão leva a intercessão (v. 4)

4 Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria
Paulo era muito grato pela igreja de Filipos e por isso orava em favor da igreja com muita alegria, isso significa que ele tinha prazer em orar pelos irmãos de Filipos. A intercessão de Paulo era sem cessar, mesmo estando preso ele não estava pensando em si mesmo, mas no povo de Deus.
A melhor forma de expressar a gratidão pela vida de alguém, é orando ao Senhor pela vida do próximo.

3ª A gratidão pela cooperação (v. 5-6)

5 por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora.
Paulo expressa a sua gratidão, porque a igreja cooperava para que o evangelho fosse expandido. Mas de que forma ela cooperava? Essa igreja ajudou Paulo a evangelizar na cidade desde o início, quando ele passou em sua segunda viagem missionária. Outra forma que a igreja cooperava, era apoiando Paulo financeiramente.

4ª A gratidão pela segurança da salvação (v. 6)

6 Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Paulo afirma: “estou convencido ou estou certo”, isso é uma afirmação e não uma possibilidade. Ele crê que Deus começou a boa obra de salvação, isso quer dizer que os irmãos de Filipos estão salvos por meio de Jesus, eles foram lavado e remidos no sangue de Cristo e herdarão a vida eterna. Essa salvação é obra exclusiva de Deus, pois é Ele quem leva o pecador ao arrependimento.
Mas o Senhor não somente salva, mas completa a obra. Isso significa que a cada dia o cristão é transformado a imagem de Cristo. Isso acontecerá até a vinda do Senhor Jesus.
Romanos 8.29 NVI
29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Paulo é grato porque Deus começou a boa obra de salvação na vida dessa igreja.

2° O sentimento de Paulo (v. 7-8)

Paulo tinha um carinho muito grande e um sentimento de afeição pela igreja. Diante disso, veremos duas maneiras que Paulo expressa o seu sentimento:

1ª Paulo não se esqueceu dos irmãos (v. 7)

7 É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem, quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus.
Paulo carregava a igreja em seu coração, isso mostra que ele não se esqueceu do apoio que a igreja estava dando a ele na caminhada ministerial. Isso mostra o relacionamento próximo que Paulo tinha com a igreja.
A igreja estava apoiando Paulo mesmo quando ele estava preso, ou seja, diante dos seus sofrimentos. Eles estavam com Paulo na defesa e na confirmação do evangelho, ou seja, contra os ataques heréticos. Ao longo do ministério de Paulo, ele teve que defender a sã doutrina, porque estavam surgindo muitos falsos mestres na época (carta aos Colossenses).

2ª Paulo sente saudade dos irmãos (v. 8)

8 Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.
Paulo estava preso, mas sentia muita saudade dos irmãos. O desejo do apóstolo era estar em comunhão com eles, mas nesse momento era impossível. Paulo amava esses irmãos de uma tão profunda, que ele afirma que ama com a mesma afeição de Cristo, ou seja, ele ama assim como Jesus ama a igreja.

3º A oração de Paulo (v. 9-11)

Paulo estava preso e não conseguia estar perto da igreja, mas a prisão não o impedia de orar. Ao orar pela igreja, ele orava fervorosamente, para que o povo vivesse uma de forma que fosse agradável ao Senhor. Diante disso, veremos três alvos da oração de Paulo:

1° Para que os cristãos cresçam em amor (v. 9)

9 Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,
A oração do apóstolo Paulo em favor da igreja de Filipos é para que eles cresçam no amor fraternal. Mas isso não quer dizer que faltava amor entre os irmãos, porém, eles deveriam persistir no amor fraternal, para que eles progridem em amar uns aos outros.
Romanos 12.10 NVI
10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
O amor deve estar pautado no pleno conhecimento das Escrituras.
1Pedro 1.22 NVI
22 Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.
O amor “ágape” deve ser com toda a percepção, ou seja, toda a compreensão. Isso significa que o amor não é apenas um sentimento, mas ele é aplicado na vida prática.

2° Para que os cristãos sejam puros (v. 10)

10 para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,
Se o amor da igreja de Filipos aumentar, eles irão conseguir discernir as coisas mais importantes, desse modo, possam priorizar o que é mais importante e aceitar as coisas boas e rejeitar as ruins.
Paulo ora para que o povo venha ser sincero ou puro na sua maneira de viver, ou seja, livre de contaminação e longe da impureza moral. A oração também é para que o povo seja irrepreensível, isto é, para que não sejam acusados de algo e vivam em integridade. Vivendo dessa maneira, eles estariam preparados para a vinda de Cristo.

3° Para que os cristãos deem frutos (v. 11)

11 cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Paulo ora para que os irmãos tenham frutos de justiça, mas para o cristão dar frutos só acontece por meio do Senhor Jesus, porque ele é a videira verdadeira e quem está nele consegue produzir frutos.
João 15.5 NVI
5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Aqueles que estavam fazendo coisas boas para frutificar, deveriam continuar e se esforçar cada vez mais.
Os cristãos devem viver para a glória de Deus, esse é o propósito de vida. Glorificar a Deus em todas as áreas da vida.
1Coríntios 10.31 NVI
31 Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

Conclusão

Conclui-se que a gratidão e o amor fraternal deve fazer parte do convívio entre os cristãos. Porque a gratidão e o amor é o que fortalece a união entre o povo de Deus e amar é a marca de um verdadeiro discípulo de Cristo.
João 13.35–36 NVI
35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. 36 Simão Pedro lhe perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu: “Para onde vou, vocês não podem seguir-me agora, mas me seguirão mais tarde”.
Paulo era grato pela vida dessa igreja, porque eles viviam o amor fraternal, cooperavam com o evangelho de Cristo e davam frutos para a glória de Deus. Infelizmente o povo de Deus tem falhado nessa área, por isso é necessário voltar o foco de como é ser igreja.
Se Paulo escrevesse uma carta para a igreja batista de Souzel, o que ele falaria? Será que estamos vivendo o amor fraternal e cooperando para o avanço do evangelho?

Aplicação

Agradeça a Deus pela vida dos seus irmãos em Cristo.
No convívio com os irmãos, desenvolva o amor fraternal.
Louve a Deus por ter começado a obra de salvação em sua vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more