Mc 14.3-9: O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Para que o homem foi criado? Ou, qual é o seu propósito na criação? O breve catecismo de Westminster responde a esta pergunta da seguinte forma: “o fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre”. Fica patente, diante do texto lido essa verdade.
Jesus estava no fim do seu ministério já próximo a sua entrada triunfal em Jerusalém (ainda que Marcos a relate antes, ele não tem o propósito de ser cronologicamente correto). O texto correlato de João 12.1-8, nos informa que o dia era o sábado que antecedia a Páscoa em que Cristo daria a sua vida na cruz.
O Mestre decide fazer uma refeição na casa de Simão, o leproso. Obviamente tanto Marcos, quanto Mateus, que também narra o fato, estão escrevendo a pessoas que conheciam este Simão e o adjetivo “leproso” era uma identificação, porém, isto não quer dizer, que este homem era leproso ainda naqueles dias, pois nenhum judeu (e Jesus não estava sozinho) poderia sentar-se para comer com um leproso. Acredita-se, então, que Jesus, em algum momento, o teria curado.
O local da refeição era em uma cidade chamada Betânia, no Monte das Oliveiras, que era próxima de Jerusalém, para onde Jesus pretendia ir para findar seu ministério.
De repente, entra em cena uma mulher carregando um vaso cheio de um perfume caríssimo. Esta mulher é identificada em João como Maria, irmã de Marta e Lázaro. Maria, então, em um ato de adoração, quebra o vaso e derrama todo o perfume caríssimo sobre Jesus.
Neste momento, alguns se irritaram com a atitude da mulher e começaram a criticá-la severamente, porém Jesus sai em defesa dela, mostrando a todos que adorá-lo é o ato mais importante que alguém pode fazer.
Esta é, de fato, a ideia principal do texto: Adorar a Jesus é o ato mais importante que alguém pode fazer e meu propósito hoje é incentivá-los a adorar a Jesus com o melhor que vocês têm e mostra-los que vale a pena glorificá-lo.
O que é mais importante para você neste culto? Rever os irmãos? Receber uma oportunidade? Cantar? Pregar? Ou, adorar?
No texto que lemos e que nos mostra que adorar a Jesus é o ato mais importante que alguém pode fazer, aprenderemos, entre outras coisas, como adorá-lo e como não adorá-lo. Mas, neste momento você deve estar se perguntando: Qual é a maneira correta de adorá-lo? É o que veremos a partir de agora...

I - COMO ADORÁ-LO (V. 3,5,8)

Dando o seu melhor
Exposição
Vaso de alabastro (v.3): O vaso aqui é uma espécie de frasco de perfume. O alabastro é o material do vaso, é um tipo de pedra branca que é facilmente esculpida e de um bom polimento. Este material é o preferido para vasos.
Unguento (v.3): O mesmo que bálsamo. É uma pomada feita de produto vegetal que é usada medicinalmente para cura ou para proporcionar um aroma agradável.
Nardo puro (v.3): O nardo é uma planta nativa da Índia que produz perfumes e unguentos caros e preciosos. O destaque na palavra “puro” indica que o nardo é legítimo e sem mistura.
Muito preço (V. 3); trezentos dinheiros (V. 5): O preço deste perfume era de 300 dinheiros ou denários (RA). Um denário equivalia a um dia de trabalho. O perfume que esta mulher derramou sobre Jesus serviria para pagar o salário de um ano inteiro de um trabalhador comum da época.
Quebrando o vaso lho derramou sobre a cabeça:
Era comum ungir a cabeça de convidados com algumas gotas de óleo perfumado, mas o que esta mulher fez foi extremo.
Além disso, este ato revela a profundidade do amor desta mulher. Ela podia ter aberto o frasco e despejado algumas gotas sobre Jesus, mas, ao quebrar o frasco, ela teria de derramar todo o conteúdo sobre Jesus ao custo de perder o seu odor.
Esta fez o que podia (v. 8): A questão aqui não é o valor em si do perfume, mas do amor da mulher, pois o mesmo o Senhor disse sobre a viúva pobre quando deu pouco, mas deu tudo o que tinha. Tudo o que o Senhor requer de nós é que demos tudo o que temos, pois Ele não se contenta com “algo” que temos.
Ilustração
Depois que perdemos um parente querido, dizemos: Ah, se eu pudesse dar o último abraço, ou dizer o último “eu te amo”, ou dar o último presente que a fizesse feliz. Pois é, como não sabemos quando será o último momento daquele que amamos ao nosso lado, fica-nos este triste sentimento.
Esta mulher, ainda que não soubesse que estava no último momento com Jesus, deu a Ele o seu melhor.
Aplicação
Igualmente, não sabemos o último momento que estaremos com Ele neste mundo, neste corpo corruptível. Certo é que Ele vem, e se fosse hoje, como você gostaria que fosse o seu último culto? Dê o seu melhor, pois nada neste mundo pode se comparar com a oportunidade de adorá-lo!
Frase de transição
Adorar a Jesus é o ato mais importante que alguém pode fazer. Já sabemos como adorará-lo - dando o melhor que temos. Mas, a simples existência da forma correta de adoração implica na igual existência da forma incorreta. De novo, você deve estar se perguntando: Como não se deve adorar a Jesus? Vejamos isto então...

II - COMO NÃO ADORÁ-LO (V. 4,5)

Desperdiçando o tempo com críticas aos que o adoram
Exposição
Alguns (v.4): Segundo o relato de Mateus 26.6-13, estes “alguns” eram os “discípulos” de Jesus, enquanto que o relato de Jo 12.1-8, diz-nos que era Judas. Não há discrepancia nos relatos. O que é provável é que Judas tenha liderado alguns discípulos não motivado por sua piedade, mas pela ganância.
Se indignaram (v. 4): Isto é, se irritaram; ficaram zangados.
Desperdício de unguento (v. 4): Eles pensaram que a mulher gastou desnecessariamente.
E bramavam contra ela (v.5): Significa que os discípulos a criticaram severamente. Eles estavam enraivecidos.
Portanto, os discípulos, ao se irritarem contra a mulher e a acusar de desperdício de perfume, não perceberam que estavam acusando ela de desperdício de adoração, uma vez que derramar o perfume sobre Jesus foi o seu ato de adoração. Contudo, eles também não perceberam que, ao criticar a forma de adorar daquela mulher, eles mesmos não estavam aproveitando o seu tempo para adorar Aquele que é digno.
Ilustração
Há dois tipos de pessoas que vem ao culto:
Aqueles que querem adorar.
Aqueles que não adoram e ainda implicam com os que adoram.
É dito popularmente que tempo é dinheiro. Ninguém gosta de perder dinheiro, mas existem pessoas que perdem o seu tempo em não adorar em um culto o seu Senhor.
Aplicação
Não desperdice o seu tempo em olhar para a adoração do seu irmão. Adore, é a sua oportunidade! Jesus está na casa.
Frase de transição
Não é apenas desperdiçando o tempo com críticas e irritações contra os que adoram que não se deve adorar a Jesus. Há ainda uma outra forma, e esta é:
Dando desculpas esfarrapadas (V. 5)
Exposição
Podia vender-se… e dá-lo aos pobres (v.5) : Judas, que é o vilão no relato de João, não tinha a menor intenção de dar dinheiro aos pobres, pois, do contrário, teria feito isso com as trinta moedas de prata que recebeu ao trair Jesus.
Ilustração
Já ouviu aquele ditado: “explicou, mas não justificou”? Pois é, muitas vezes fazemos exatamente isto, pois nos escusamos de toda maneira de adorar ao Senhor.
Uns dizem: “Não fui ao culto por conta do horário de verão”, outros: “Faxinei a casa ontem e não consegui vir para a EBD, pois estava muito cansada”, ou: “Não fui no ar livre porque o sol estava quente”.
Aplicação
Estamos diante de Jesus que não olhou para tempos ou circunstâncias para nos salvar. Portanto, não temos o direito de arrumar desculpas para não adorá-lo.
Frase de transição
Adorar a Jesus é o ato mais importante que alguém pode fazer. Como você tem adorado? Aprendemos que devemos adorá-lo dando o nosso melhor e não desperdiçando o tempo com críticas e irritações contra os que o adoram e nem arrumando desculpas esfarrapadas. Mas, sejamos sinceros: o que nos impede de adorar dando o nosso melhor, muitas vezes, são as reações das pessoas. Como elas vão reagir à minha adoração? Vão rir de mim? Vão me criticar? Isto tudo é uma forma de distração para nós.
Não basta apenas saber como adorar, é preciso que saibamos o que é importante na adoração, pois quando soubermos não nos importaremos como as pessoas reagirão à nossa adoração. Já sei, você está curioso para saber o que é importante na adoração, não é? Vejamos então…

III - O IMPORTANTE NÃO É COMO OS OUTROS REAGEM À SUA ADORAÇÃO, E SIM COMO JESUS REAGE A ELA (V. 4-8)

Alguns se irritam e repreendem o adorador (V. 4-5)
Jesus sai em defesa do adorador (V. 6-8)
Exposição
Deixai-a: Algumas versões dizem “Deixa ela em paz”.
Para que a molestais?: Isto é, por que vocês a incomodam tanto? Ou, por que vocês a aborrecem?
Boa obra: O mesmo que “boa ação” ou “boa atitude”.
Esta fez o que podia:
Ilustração
Já percebeu como ficamos chateados por pouca coisa? Nos aborrecemos porque falaram que cantamos mal, ou pregamos mal, ou riram enquanto estávamos fazendo algo na igreja. Muitos procuram sair da igreja por causa disso e querem logo entregar o seu cartão de membro. Isso tudo é uma cilada do diabo que tenta colocar nossos olhos naqueles que zombam de nós enquanto deveríamos estar preocupados se Jesus tem se agradado da nossa adoração.
Aplicação
Não importa o que os outros pensam daquilo que você faz enquanto adora. O que importa mesmo é se Jesus está se agradando da sua adoração. Não tome decisão precipitada, não saia da igreja, não entregue o seu cartão de membro, olhe para Jesus. Fique em paz e espera nEle. Ele é o seu Advogado e, no tempo certo, sairá em sua defesa.
Frase de transição
Adorar a Jesus é o ato mais importante que alguém pode fazer e o que você tem feito? Você tem olhado para quem te repreende ou tem olhado para Jesus? Jesus está se agradando da sua adoração? Você tem dado o seu melhor ou está com medo do que os outros pensam?
Depois de saber como adorar e ver o que é importante na adoração, quero te dar uma palavra de motivação. Esta palavra é...

IV - HÁ RECOMPENSA PARA O ADORADOR (V. 9)

Todo ato de amor a Jesus será recompensado no céu (v. 9)
Exposição
Todas as partes do mundo: Mundo significa aqui a terra; o planeta habitável pelos humanos. Este versículo se cumpre até hoje quando nós o lemos.
Ilustração
As pessoas “se matam” por reconhecimento. Jogadores de futebol para aparecer precisam pintar o cabelo ou corta-lo de maneira esquisita. Famosos inventam intrigas com outros famosos ou proporcionam “barracos” para aparecer na mídia, isso é natural do ser humano.
Essa mulher, sem a intenção é bem verdade, conseguiu aparecer. Disse Jesus que onde for pregado o Evangelho o que ela fez será lembrado.
Aplicação
Não temos a mesma garantia por Deus que essa mulher teve. Mas uma garantia temos: Tudo o que fizermos neste mundo por amor a Jesus será lembrado no céu. Sua adoração te fará lembrado no céu.
Imagine: Se tão aclamadas são as honrarias neste mundo, o que não serão as honrarias que o Senhor tem a dar aos seus fiéis servos. Amemos a Deus de coração e façamos a sua obra sem esperar algo em troca nesta vida e muito além do que imaginamos será a nossa futura recompensa.

CONCLUSÃO

Adorar a Jesus é o ato mais importante que você pode fazer. O que é mais importante para você? Onde está o seu coração? O que você veio fazer no culto? Adore a ele se entregando totalmente, dê a ele o seu melhor! Não olhe para o seu irmão, não o critique, adore também. Saiba que Jesus reage positivamente a sua adoração e te recompensará por seu gesto de amor. Adore-O!
Related Media
See more
Related Sermons
See more