Discurso de Pedro no Templo Atos 3.11-26

Atos dos Apostolos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 321 views
Notes
Transcript

Sermão - Discruso de Pedro no Templo. Atos 3.11-26

Introdução
Todo mundo busca por um herói.
Já vimos algumas questões importantes aqui nesta série. Primeiramente vimos o chamado de Deus para sermos testemunhas, que levam esta mensagem que é a boa-nova do Reino de Deus.
Vimos ainda que ao aguardar em Jerusalém 120 cristãos receberam o Espírito Santo e foram agraciados com um poder para proclamação do Evangelho, inclusive na língua natal daqueles presentes.
Vimos neste sermão que o Evangelho é uma mensagem que precisa ser explicada e que também a mensagem que transforma o coração do pecador diante de Deus.
Agora, o texto, a partir do capítulo 3 narra um outro episódio interessante. Pedro está indo para o momento de oração., a hora nona, tres da tarde e se depara com um coxo que é curado ali.
Este coxo adentra ao templo ou local de culto e começa-se então um grande alvoroço, pois todos estavam atônitos diante do que ocorrera com aquele conhecido coxo.
2. Desenvolvimento
O texto que lemos então vai narrar este momento em que o povo está atônito com o ocorrido e uma vez mais Pedro toma a dianteira para pregar.
É interessante ver Pedro já se levantando como um líder da Igreja e ver que a intepridez de sua personalidade está sendo instrumento para o Reino de Deus. Deus não disperdiça a forma como somos e nos usa de nossa forma para o seu Reino.
Aquela pessoa que gostava de falar, de ser o primeiro a responder, de ser sempre o primeiro a sempre dizer, às vezes a frente de todos, agora se levanta como instrumento em meio ao povo
Chama atenção o conhecimento de Pedro sobre as Escrituras. Este discurso, objeto de nosso estudo hoje, narra muito bem e mostra alguém com um grande conhecimento do Antigo Testamento.
Sabemos que Pedro não teve uma grande formação, não era rabina e um grande intelectual como foi Paulo, mas percebe-se uma busca por conhecer a Palavra de Deus e seus desígnios para então pregar sua Palavra.
Tudo isso é claro, é fruto de seu tempo como nosso Senhor Jesus Cristo que também foi um grande ensinador de seus discipulos. O treinamento foi de milhares de horas, aos pés dele mesmo, para entendimento de sua vontade.
O discurdo de Pedro aqui é uma vez mais, a mensagem central da fé cristã. O Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A proposta aqui é sempre esta, tratar o Evangelho como esta mensagem central.
Desta forma, podemos olhar para este texto e entender tres liçoes importantes a respeito desta tão nobre mensagem da Igreja de Cristo.
2.1. O Evangelho não é uma mensagem centrada no homem.
Já vimos aqui que ocorrera um milagre aquele povo estava atônito diante do milagre ocorrido. Houve um maravilhamento sem precedentes em meio aquele povo
Amados irmão quem não gosta de um milagre de fazer uma boa propagande deste. Nós somos afeitos ao extraordinário de modo que a reação daquele povo aparenta ser a mais natural possível.
O que a gente precisa saber é que na fé cristã o milagre não tem um fim em si mesmo, mas tem por objetivo levar pessoas a conhecer a Deus e acima de tudo, a glória de Deus
Se o milagre ocorre, há também quem atribua àqueles que estão a frente uma espécie de poder especial, de magia nova, de ligação mais perto de nosso Deus, parece que a pessoa é até mais crente.
Isso ocorreu naquele lugar. As pessoas correram para perto de Pedro e, pelo dito do texto, começaram a pensar que aquilo era um poder deles mesmos, de sua forma de atuação, de alguma oração forte e assim por diante.
A tentação inicial de Pedro e dos demais apóstolos era que o Cristianismo se transformasse em uma religião apenas do milagre e de uma espécie de curandeiros poderosos.
Pedro e os demais apóstolos poderiam agora estabelecer um dia de cura, estabelecer a propaganda e dizer “Venham” que agora temos homens com uma oração forte que tem poderes especiais.
Imagime o cartaz em Jeruzalém “Sexta da vitória” ou ainda “Quinta feita do sobrenatural”, como se objetivo de Deus fosse apenas o milagre pelo milagre
É muito fácil que projetos e empreitadas se tornem empreitados pessoais e humanas. Quantas pessoas não têm montada seu império pessoas, mas não é sobre isso., a fé cristã não está centrada em nós.
No Cristianismo, não há espaço para que o homem entre em evidência, que ganhe certa preeminência. Não há espaço para que se sobressaia alguém especial
Em contra partida, a fé cristã e o Evangelho tem uma figura central, tem apenas uma figura centra. Nosso Senhor Jesus Cristo.
2.2. O Evangelho é centrada em Cristo
Pedro toma a Palavra e repreende aquelas pessoas. Ele atribui tudo que está ocorrendo a Cristo, aquele que foi exaltado pelo Deus de Abraão, de Isague e de Jacó e a fé neste nome que levou à cura aquele coxo de nascença.
Em vez de falar do milagre, ele é usado para apresentar Cristo. Aqui está a grande diferença daquilo que se vê comumente em nossos dias.
Pedro inverte e lógica e faz com que o milagre aponte para Cristo. Ele não coloca tanto o milagre em envidência, falar apenas que foi a fé em Cristo e no vv19 já está chamando as pessoas ao arrependimento.
Veja que não é um chamado para receberem curas, para receberem mais milagre, mas para receber Jesus. Cristo é ainda colocado como aquele que foi prometido pelo profeta Moisés, como aquele que suscitaria e todos deveriam ouví-lo.
Pedro aproveita para lembrar aqueles homens que este Jesus é o Nazareno, aqueles a quem eles mesmo negaram diante de um homem homicida, aqui citando certamente Barrabás que fora escolhido no lugar de Jesus.
Ele ainda diz que este Jesus ressuscitou dos mortos. A mensagem de Pedro está recheada deste Cristo. ejamos este discurso de Pedro quantas vezes o nome de Jesus é dito 4 vezes,
Vemos ainda Outros nomes como Cristo, o Justo, o santo e demais compões mais 8 vezes em que Cristo é referido diretamente. Somente de menções diretas Ele é mencionado 12 vezes.
Temos ainda as menções indiretas, quando o autor falas das promessas feitas pelos profetas tais quais Moisés e Samuel.
Jesus como servo de Deus. A ideia aqui é de um menino servo, de um criado, trazendo a ideia de alguém totalmente submisso a vontade de seu senhor, o Pai.
Jesus como Autor da vida. A ideia é daquele qu e é a origem de toda a vida. Pedro está colocando Jesus como criador de todas as coisas. (vv 3.15)
Tudo isso nos leva a observar como a mensagem está centrada na pessoa de Cristo e sua obra na cruz. Isso é tudo que o homem precisa, isso é tudo que pode fazer a diferença na vida do homem perdido
O Evangelho é sobre Cristo, é sobre um reino eterno e seu Rei que vem triunfante. Um rei diferente, que venca não no campo de batalha, mas vence na cruz e ali traz vitória aos que creem no seu nome., é sobre aquele que paga, que morre, que ressuscita. É tudo sobre Ele.
2.3. O Evangelho é uma mensagem que envolve confronto.
O texto mostra que aquelas pessoas são confrontadas de diversas formas, Confronto primeiramente por conta da idolatria daquele povo que querida deificar a lidenrança, dando status de superioridade
Pedro ainda confronta aquelas pessoas pelo fato de que elas negaram o Senhor Jesus Cristo o trocando por um homicida e não somente isso, mas acusa ainda de terem matado Jesus. Pedro não tira a força das palavras.
Pedro ainda diz e chama atenção que fizeram por ignorância. Termo usado é agnoia, sem conhecimento, sem entendimento. Eu sei que vocês fizeram isso por ignorância. (vv17)
Pede para voltarem-se a Deus para que seus pecados sejam cancelados. Há aí a denúncia de que são pecadores e aqui está algo importante no Evangelho.
A pregação do Evangelho envolve em algum momento, uma demonstração clara da condição de pecado do homem, da sua condição de perdido diante da justiça de Deus e isso é constantemente enfatizado nas pregações de Pedro.
O chamado então ao arrependimento visa fazer com que estes homens mudem sua mente e se coloquem diante deste Deus. No vv26 vemos o chamado para que aqueles homens se apartem de suas perversidades.
Há claramente uma busca e um aviso de que este Evangelho promove mudanças reais na vida das pessoas. Há efeitos do Evangelho notado na vida das pessoas.
A mensagem além de falar da condição atual do homem estabelece também seu triste fim se não se colocar diante do chamado de nosso Senhor Jesus.
Pedro diz que “aquele que não escutar este profeta será exterminado do meio do povo” fazendo uma clara alusão da condenação eterna reservada para aqueles que se colocarem contrários ao chamado de Cristo.
Meus irmão a lição aqui é clara. A pregação do evangelho envolve além da boa notícia, a má notícia, primeiramente a ideia da condição de perdição e em segunda lugar o destino daqueles que assim permanecerem.
3. Conclusão.
A mensagem central é pregada e ao final vemos em Atos 4.4 vemos que agoram a comunidade conta com cerca de 5 mil homens, ou seja, o confronto e proposiçao do Evangelho uma vez mais surte seus efeitos.
A mensagem que salva o pecador é mesmo aquela centrada na vida e na obra de nosso Senhor Jesus Cristo. Minha oração é para que esta mensagem já o tenha alcançado e que, se não, hoje mesmo reconheça sua condição e olhe para Cristo e creia nele como seu Salvador.
4. Aplicações Finais.
A questão dos milagres
A questão de homens em envidência.
Não precisamos de muito, apenas demonstrar quem é Cristo.
A pregação da mensagem de forma completa como o Senhor exige de seu povo
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.