Pregação ZOE 27/07 -

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

A aliança da consumação

Texto para leitura Jr 30.8-9; 31.31
Introdução
Relacionar o tema gereal com o tema da pregação
Contexto de Jeremias
O perido de Jeremias/Lamentações é pre-exílio e exílio. O povo rejeitou e quebras e a lei, e desobedeceu os estatos de Deus acavou couminando na expulsão do povo de Deus da terra prometida mediante o exílio dramatiza o total fracasso sob a antiga aliança
A devastação de Jerusalém cumpriram a maldição da aliança igualmente associada à aliança davídica. Além disso, a expulsão da terra prometida somente pode ser entendida como o inverso da beneficência expressa no pacto com Abraão. Embora formalmente circunci-dados, os descendentes de Abraão são, agora, tratados como incircuncisos e, assim lançados para fora da terra. - “porquanto anularam a minha aliança” Jr 31.32.
Texto
1 - Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei os teus canzis; e nunca mais estrangeiros farão escravo este povo, que servirá ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei.
Esse decreto de maldição da aliança na história redentora renova a necessidade de uma nova forma de administração pactual, dotada de eficácia mais duradoura que a forma pela qual a antiga aliança foi administrada por intermédio de Abraão, Moisés e Davi.
Porém esses porta-vozes de Deus proclamaram outra importante mensagem também. Na medida em que Israel adentrava um período em que o julgamento se tornava inevitável, eles anunciaram uma esperança para depois da devastação. Embora Israel tivesse falhado no cumprimento das suas responsabilidades sob a aliança, o Senhor Deus de Israel não falhará em seu propósito de estabelecer um grande povo e uma grande nação para glorificar seu nome. O propósito do Senhor, de redimir um povo para si dentre a humanidade caída, não será frustrado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more