A coisa que falta 2
A coisa que falta • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 22 viewsEste é o segundo sermão da Série "A coisa que falta". Nesta oportunidade o tema proposto é "A coisa necessária" (Lucas 10:42) "...pouco é necessário, ou uma só coisa...)
Notes
Transcript
A coisa necessária
A coisa necessária
Texto
Lucas 10.38–42 (ARA)
Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
I- INTRODUÇÃO
Este é o segundo sermão da Série "A coisa que falta". E nesta oportunidade o tema proposto é "A coisa necessária" (Lucas 10:42) "...pouco é necessário, ou uma só coisa...)
II- Sobre o texto
Nesse trecho do capítulo 10 do evangelho escrito por Lucas, Jesus visita a casa de duas irmãs, Marta e Maria. Marta está ocupada com muitos afazeres, enquanto Maria escolhe sentar-se aos pés de Jesus para ouvir seus ensinamentos. Quando Marta pede a Jesus que ordene a Maria que a ajude, Jesus responde que Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.
Aqui nós temos alguns detalhes relevantes como:
a) Localização e Personagens:
Jesus estava viajando para Jerusalém e entrou em uma aldeia, que provavelmente era Aldeia de Betânia, perto de Jerusalém.
Marta, uma das irmãs, o recebeu em sua casa.
A outra irmã, Maria, sentou-se aos pés de Jesus para ouvi-lo.
b) As Características das Irmãs:
Marta estava ocupada com muitos serviços e distraída.
Maria escolheu ouvir Jesus, priorizando o alimento espiritual.
c) A Repreensão de Marta e o Elogio de Jesus:
Marta pediu a Jesus que ordenasse a Maria que a ajudasse.
Jesus, no entanto, elogiou Maria por escolher a “boa parte”, que era ouvir a Sua palavra.
III- Tema: A coisa necessária
Em primeiro lugar, a coisa necessária...
1) Não pode ser encontrada no agito diário (v.40)
Marta estava ocupada com muitas coisa, mas mesmo que esta coisas tinham alguma ligação com a visita ilustre que estava ali, Jesus a repreendeu por estar ansiosa e preocupada.
Muitas pessoas assim como Marta, se envolvem nas tarefas do dia a dia de tal maneira que a sua conexão com Deus é afetada. Priorizam as atividades seculares e se esquecem da melhor parte.
Para fugir disso, é preciso priorizar nossa relação com o divino acima das preocupações terrenas.
E isso inclui encontrar um equilíbrio entre nossas responsabilidades diárias e nossa vida espiritual.
Em segundo lugar, a coisa necessária implica em...
2) Desenvolver um relacionamento pessoal com Jesus (v.38)
Marta, Maria e Lazaro, tinham um relacionamento pessoal com Jesus, eles eram amigos do salvador. (João 11:11)
2.1- Esse relacionamento era um relacionamento de afetividade. (João 11:1-5) O original Grego para a palavra “amas” tem o mesmo sentido de amor por um amigo muito querido: amar aqui significa (cuidar) — ter um grande afeto, cuidado ou lealdade para com.
“Esta enfermo aquele a quem amas”, (v.3) “Jesus amava Marta, Maria e Lazaro”(v.5)
Estes três desenvolveram um relacionamento afetivo com Jesus.
2.2- Este relacionamento era um relacionamento de confiança. (João 11:21-22)
Oque Marta parece estar dizendo aqui, é que se Jesus tivesse chegado a tempo, ele teria curado o seu irmão, mas mesmo assim ela ainda confia que Jesus pode fazer algo extraordinário. Isso demonstra uma confiança fora do comum.
Em terceiro lugar, a coisa necessária esta na...
3) Prioridade pelo Espiritual (v.42c)
Maria escolheu sentar-se aos pés de Jesus e ouvir seus ensinamentos.
Esta era a sua prioridade. Enquanto sua irmã se ocupava com coisas secundárias ela estava aos pés do mestre, ouvindo a Sua Palavra.
Uma coisa muito importante que este texto ensina é que devemos ser intencionais em nossa busca espiritual e valorizar os momentos de aprendizado e reflexão na palavra de Jesus. Precisamos priorizar essa dadiva divina, e valorizar o tão grande amor com que Ele nos amou assim como amou Marta e Maria.
IV- Conclusão:
A presença de Jesus na casa de Marta e Maria traz preciosas lições para as nossas vidas.
O tempo em que vivemos tem roubado muito do nosso tempo, assim como Marta temos nos ocupado com muitas coisas, mas pior do que Marta que muito provavelmente estava preparando a casa para o seu visitante ilustre, muitos de nós tem se ocupado com coisas que nada tem a ver com Cristo em nossas casas. O texto ensina ainda que à exemplo de Maria precisamos priorizar o nosso relacionamento com Jesus, através da Sua palavra, Isso nos levara a uma vida organizada, equilibrando assim as nossas atividades diárias com a nossa vida espiritual.
