As bem aventuranças e a lei

Sermão do Monte  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Introdução
É interessante a inserção desse tema em meio ao Sermão do monte, uma vez que ao que parece Jesus estava dando “novas” orientações com relação a vida e com relação a expectativa sobre aqueles que o servem, a esses Jesus diz - Não vim abolir a lei.

1 - Cristo e a Lei

Lendo o Sermão do Monte com John Stott Cristo e a Lei (Mateus 5.17–18)

O modo como Jesus formula a afirmação sugere que algumas pessoas estavam profundamente incomodadas com sua visível atitude em relação ao Antigo Testamento.

Lendo o Sermão do Monte com John Stott Cristo e a Lei (Mateus 5.17–18)

Todas as grandes doutrinas bíblicas estão ali, mas isso foi apenas uma revelação parcial. Jesus cumpriu-a na íntegra no sentido de consumá-la por meio de sua pessoa, ensino e obra.

Jesus parecia ali um legalista, e amigo dos fariseus.
Mateus, Volumes 1 e 2 A Justiça do Reino

Jesus, pois, ao começar a expor “a justiça do reino”, logo em seguida rejeita a acusação de seus inimigos de que ele é um proclamador de novidades, e demonstra que seu ministério não estava em conflito com o Antigo Testamento, senão que estava em harmonia com ele; de fato, sem ele o Antigo Testamento era incompleto, sem cumprimento.

Mateus, Volumes 1 e 2 A Justiça do Reino

Segundo as beatitudes, essas pessoas, convencidas de sua pobreza espiritual, tendo confessado, em pranto, os seus pecados, receberam de Deus a justiça por imputação e comunicação. Nesse contexto, “boas obras” são obras de gratidão pela salvação já recebida. Assim, em princípio a lei estava sendo cumprida, e assim era igualmente com os profetas, em quem as exigências da lei eram confirmadas.

Se por um lado Jesus fala que a lei deve ser observada, por outro parece que Jesus a transgredia:
Marcos 2.23 ARA
Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas.
Marcos 2.27–28 “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.”
Mateus 9.14 ARA
Vieram, depois, os discípulos de João e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus [muitas vezes], e teus discípulos não jejuam?
Marcos 2.19–20 “Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Durante o tempo em que estiver presente o noivo, não podem jejuar. Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; e, nesse tempo, jejuarão.”
Lucas 16.16 “A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.”
Evangelho de Mateus 4. O cumprimento da lei do at por Jesus, 5:17–19

O cumprimento da lei, como Jesus o entende, não consiste em observar, por fora, mecânica e textualmente os mandamentos e todos os acréscimos e adendos

2 - O Cristão e a Lei

Vivemos um tempo que nos parece sem lei. Pessoas vivendo a seu bel prazer, e a lei interpretada para apenas o satisfazer.
A lógica do Reino de Deus é outra, nela a lei deve ser cumprida e nela existe lei.
Mudar um i ou um til da lei é transgredi-la, não se escolhe um ou outro mandamento para seguir.
Um evangelho legalista nos afasta de Deus ao mesmo tempo que um evangelho sem lei o faz.
Mateus 23.23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”
Lendo o Sermão do Monte com John Stott (O Cristão e a Lei (Mateus 5.19–20))
A justiça cristã deve ser superior à dos fariseus em espécie e não em grau. Não se trata de contar o número de mandamentos que conseguimos observar. A justiça cristã é maior do que a justiça religiosa porque é mais profunda
Lendo o Sermão do Monte com John Stott (O Cristão e a Lei (Mateus 5.19–20))
Essa obediência profunda só é possível naqueles que foram regenerados e são habitados pelo Espírito Santo. É por isso que é impossível entrar no reino de Deus sem uma justiça superior e mais profunda que a dos fariseus. É porque tal justiça é evidência do novo nascimento, e ninguém entra no reino sem ser nascido de novo.
O Sermão do Monte (Ferguson)
A lei não é a base sobre a qual angariamos méritos para a salvação, mas ela provê um teste para distinguir aqueles que pertencem ao reino da salvação daqueles que estão fora dele. É o teste verdadeiro para saber se somos “nascidos de novo” ou não. Se sim, então a lei de Deus foi escrita em nosso coração, e a obedecemos alegremente; caso contrário, até podemos fingir que vivemos uma nova vida, mas um dia finalmente a máscara cairá e desprezaremos algumas leis de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.