ANIVERSÁRIO
Exposições em 1Pedro • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 66 viewsNotes
Transcript
Texto: Salmo 90.12
Texto: Salmo 90.12
Ensina-nos a contar os nossos dias,
para que alcancemos coração sábio.
Salmo 90.12 (ARA)
Em toda esta oração, Moisés — admitida por muitos estudiosos das Escrituras, como a mais antiga de todo o saltério — contrasta Deus e seus dias, com o homem e seus dias.
Deus é antes da criação, e o homem foi criado por ele. Deus é aquele que é misericordioso, gracioso com o homem e este segundo, nada tem a oferecer ao Senhor senão suas mãos sujas e o Eterno responder com Ira Santa.
Ele é o único, para o qual o homem pode direcionar-se e pedir: “ensina-me a contar os meus dias”. Alguém já disse que:
A única via do verdadeiro conhecimento é ter Deus como nosso instrutor.
A ideia que Moisés traz nesta oração não é matemática. Aqui o contar significa algo espiritual para nossa vida humana, especialmente para nossa efêmera existência terrena.
Nós temos dias, mesmo que sejamos servidos de décadas, como no próprio salmo está escrito: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (v.10).
Mas Moisés não fica somente no pedido, ele espera apresentar algo agradável ao Senhor.
Na parte B do versículo está escrito: “para que alcancemos coração sábio”.
O interessante neste versículo é o verbo alcançar. Passa despercebido de nós o que Moisés comunica aqui, caso você não tenha uma ferramenta que ajude a compreender hebraico e a teologia bíblica. Bom, uma bíblica de estudo já socorre bastante.
Bom, o caso é que, quando Moisés usa esse vocábulo, ele está fazendo referência, não à algo que ele deseja alcançar e ser feliz, pois alcançou a sabedoria para passar num concurso, por exemplo. Não mesmo! Nesta parte, uma melhor tradução seria: “para que eu traga ao Senhor um coração sábio”.
Portanto, perceba que Moisés não está visando algo que o beneficiaria, mas está preocupado com a alegria que trará ao Senhor por ser sábio. Óbvio, caso alcance isto.
Outra pessoa disse que:
Sabedoria, no Antigo Testamento, não é apenas conhecimento e discernimento teóricos, mas, antes, a capacidade de aplicar tal conhecimento outorgado por Deus às atividades práticas da vida.
Em outras palavras: você obtém compreensão que vem de Deus e vive isso. Esta é a sabedoria que vem de Deus, a verdadeira sabedoria, que Moisés pede ao Senhor para ele e todo o povo.
Após apresentar brevemente estas palavras sobre o versículo, quero deixar registrado aqui, conselhos para todos os presentes, mas especialmente para a aniversariante.
1º BUSQUE AO SENHOR:
Mas meu sobrinho, meu primo, isso é muito óbvio. Nós devemos buscá-lo. É claro. Todo cristão deve fazer isso, senão, o que terá para apresentar ao Senhor, não é mesmo?
Mas, e quando o Nosso Senhor Jesus Cristo fala sobre oração em Mateus 6.6-7, ele fala sobre intimidade, algo pessoal; escondido no seu quarto, sem vãs repetições.
Busquem ao Senhor, ele os conhece, assim como conhece Moisés. Deste modo, ele sabe se vocês o tem buscado verdadeiramente.
Busque ao Senhor _________, continue fazendo isto — pois imagino que você faça —, desenvolvendo essa proximidade com Ele. Quando conversamos com alguém que amamos muito, não utilizamos de vãs repetições, ou sim?
Busque-O e que Ele seja o seu instrutor. Somente Ele!
2º OFERTE SEUS DIAS AO SENHOR
Mesmo que você pense que não tem tantos dias mais para oferecer, bom, não siga pela ideia da quantidade, mas pela qualidade.
Busque o Senhor e mediante o que Ele lhe ofertar — como você tem desfrutado de maravilhosas bençãos — torne sua vida como uma oferta ao Senhor.
Bom, certamente muitos desfrutaram das bençãos advindas das mãos da tia Elda, e isto é uma maravilha. Fomos alvos da graça através dela. Assim como muitos ainda hoje desfrutam deste modo.
Ninguém negará que ela ofertou seus dias ao Senhor, mesmo que esses anos tenham voado, não é mesmo? Bom, que ela continue assim, abençoando os que a rodeiam. Como mãe, avó e tia.
Lembro-me aqui da mãe e avó de Timóteo, o pastor e amigo do ap. Paulo. Elas são citadas por ele mesmo em 2Tm 1.5. Nelas, Loide a avó, e Eunice a mãe, a fé que naquele momento habitava nele.
Elas foram mulheres de Deus que abençoaram a vida deste nobre pastor e irmão. Como ofertar ao Senhor então, as bençãos que tem recebido? Continuando o que tem feito há décadas.
