Efésios (A unidade da fé)

6  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript
A unidade da fé

1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; 4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

APELO A UNIDADE

Efésios 4.1 “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,”
peço que vocês (NAA)
Devemos ter uma nova conduta, que condiz ao nosso chamado.
Viver em SANTIDADE, o crente deve “andar conforme o Espírito”, pois toda a força e ajuda vem da CRUZ.

o prisioneiro

o prisioneiro no Senhor
Paulo é tanto prisioneiro de Cristo como um prisioneiro por amor a Cristo.
Suas prisões estimularam outros a seguir Cristo.

A nossa vocação (nos leva a andar em unidade)

a. Devemos agir de modo digno.

A vocação é ao mesmo tempo dom e apelo.
A tarefa do homem é apropriar-se de sua salvação, de modo que esteja absolutamente certo da vocação para a qual foi chamado por Deus e possa viver sabendo que é filho de Deus (2Tm 1.9).
Simon J. Kistemaker
Deus dá gratuitamente, mas pede colaboração com aquilo que dá. Este duplo movimento acompanha todo o cristianismo. E aqui na sua expressão original.
“O prisioneiro” é o título de Paulo que completa o seu retrato oficial. Paulo é o apóstolo que passou por inúmeras prisões por Cristo.

2. Caracteristicas da maneira anda ser do povo de Deus.

Aqui vêm as virtudes necessárias para a unidade.
Colossenses 3.12–15 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”

Não há nas nossas línguas modernas palavras para traduzir os nomes gregos destas virtudes.

1. Primeiro, a humildade. Na realidade, esta palavra está muito desprestigiada no nosso vocabulário.
A palavra grega exprime a espiritualidade dos “pobres de Yahweh”
(Lc 1.48,Lucas 1.52 “Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.” ; Mt 5:3,5 ; 1Pedro 5.5 “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.” )
Mateus aplica-a ao próprio Jesus . Mateus 11.29 “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”
É a virtude do povo dos simples. Talvez a nossa palavra “simples” diga melhor do que se trata
2. A segunda virtude é a palavra MANSIDÃO que também aplicase a Jesus (Mateus 11.29 “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” )
Usa-se muitas vezes a tradução “mansidão”, “mansos”. Responde ao que chamamos “não-violência”. É a falta de arrogância, de insolência.
3. A terceira virtude aparece frequentemente em conexão com as anteriores e é, também, tipicamente paulina (Rm 2,4; 9,22; 2Cor 6,6; Gl 5,22; Cl 3,12). Traduz-se por “longanimidade”, “paciência”. Não é simplesmente uma virtude passiva, mas também ativa: é a virtude de quem resiste firmemente e aguenta as provações sem ceder.

Vínculo da paz

quem é o vinculo da Paz?
Efésios 4.3esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
Este versículo está inspirado por Colossenses 3.14–15acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” .
No entanto, há uma mudança pela introdução do Espírito Santo. Assim fica claro que a unidade procede, antes de mais nada, do Espírito Santo. A unidade humana procede da inspiração e da condução do Espírito Santo.

Um só corpo e um Espírito

Efésios 4.4 “há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;”
“Um só corpo” tem que ser tomado no sentido desta epístola baseado em 1Coríntios 12.13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” .
Trata-se do corpo unido à cabeça. Esse corpo é a Igreja como totalidade envolvida e assumida em Cristo, anterior a todos os membros.
Este corpo não é feito de membros. Existe primeiro. Não há nenhuma alusão a membros. Todos os cristãos estão absorvidos por esse corpo, identificados com ele. A unidade vem de Cristo que é a cabeça. Ao lado da unidade que vem de Cristo, está a unidade que vem do Espírito. A Igreja é una por Cristo e pelo Espírito.
A esperança é a manifestação do mistério atual
À unidade da esperança completa a unidade da Igreja: há continuidade entre a Igreja atual e o reino de Deus futuro: ambos são da mesma unidade.

Um só Batizmo

Efésios 4.5há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;”
“um só Senhor, uma só fé, um só batismo”
Está relacionada com o Kyrios. Aqui a referência ao batismo é feita diretamente: os batizandos confessam o único Senhor, Jesus Cristo, o Redentor, negando ao mesmo tempo todos os demais senhores (1 Ts 1.9 ; 1 Co 8:5).
Ao fazê-lo testemunham sua fé única e conjunta nesse Senhor

Unico Deus

Efésios 4.6 “um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.”
Como em 1 Co 12:6, também aqui a confissão do único Deus é a síntese que coloca o ponto final na série de afirmações: “Um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, [age] por meio de todos e [está] em todos.”
Carta aos Efésios 1. A obra milagrosa do corpo de Cristo: Ef 4.1–16

Deus foi definido e enaltecido já nos cap. 1–3 como o Pai de Jesus Cristo (Ef 1:3) e dos crentes (Ef 2:18; 3:14s; cf. Rm 8:15). Ele é o único Pai, aquele “de quem toda geração no céu e na terra recebe o nome”. Na realidade, além dele, o Deus único, não existem quaisquer outros deuses que fossem iguais a ele (1 Co 8:4)

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.