Qual preço o evangelho tem nos cobrado?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 120 views
Notes
Transcript
Deus está irado contra o pecado (Sl 5.5; Is 34.2; Rm 1.18);
Todos pecaram (Rm 3.23)
O evangelho é a mensagem de que Deus está retendo a sua ira por um momento e estendendo a sua misericórdia. Cristo é o cetro de Deus estendido, oferecendo vida para aquele que merecia a morte.
Então vale aqui uma pergunta, quanto vale esse evangelho pra mim?
Fp1.1-30
Ao escrever essa carta Paulo se encontra preso. Enquanto isso, existem alguns irmãos desistindo da fé. Porque? Porque seu principal líder está preso. “- Como assim? Como pode alguém abrir mão de tudo para pregar o evangelho, dar a sua vida e estar agora preso?”. Talvez fosse esse o pensamento de alguns irmãos. Outros viram na prisão de Paulo a oportunidade de se promover, e começaram a pregar o evangelho movidos por esse tipo de interesse particular.
Mas compreensão de Paulo é diferente. Paulo olha para aquela situação e vê como uma oportunidade para que o evangelho se espalhe ainda mais. Paulo não está murmurando a própria prisão, ele está feliz porque o evangelho está progredindo (Fp 1.12), ele está feliz porque toda a guarda do palácio onde ele foi preso foi evangelizada (Fp 1.13), ele está feliz porque a sua prisão fez com que a igreja se motivasse para pregar a Cristo ainda mais (Fp 1.14). Ele está feliz até mesmo por conta daqueles oportunistas que estão aproveitando a sua prisão para tentar se promover através do evangelho, e a resposta dele para isso é: “- isso não me incomoda, desde que Cristo seja pregado”. Alguns estavam olhando ali e questionando: “- Mas Paulo, tu não está preso?”, e é como se Paulo respondesse: “- E daí? isso é o que menos importa! importa que Cristo seja conhecido! Importa que o evangelho seja pregado”. A visão do apóstolo é que nenhum sofrimento, injustiça, perseguição, aflição está acima do Evangelho. Se para que o evangelho seja pregado através da minha vida for preciso pagar o preço da perseguição, das prisões, da incompreensão das pessoas, da rejeição das pessoas, se for preciso esse preço, esse preço será pago com alegria, porque não há nada mais importante do que o Evangelho. O evangelho custou a vida do próprio Cristo, custou a vida dos apóstolos e de muitos irmãos do passado. E conosco não é diferente. O evangelho custa toda nossa vida. Jesus disse em Lc 14.26;33 que o evangelho custa a própria vida para aquele que deseja seguí-lo.
Havia uma convicção na vida do apóstolo Paulo, de que em tudo aquilo Cristo estava sendo glorificado e seria glorificado cada vez mais. Paulo chega a dizer (Fp 1.18-22): “- para mim não importa a vida ou a morte, desde de que Cristo seja engrandecido através de mim. S for pra sofrer por Cristo, sofrerei. Se for pra morrer por Cristo, morrerei. E se for pra viver, que seja para a glória de Cristo!”
Paulo chega a dizer (Fp 1.23-26): “Eu sei que, na situação que eu estou, seria um alívio morrer e estar com Cristo. Mas eu prefiro continuar aqui, vivo, ainda que sofrendo, porque dessa forma o evangelho ganha mais. Vocês crescerão mais na fé através da minha prisão e sofrimento, então eis-me aqui”.
E quando olhamos para aqueles irmãos ali, o que vemos? Vemos irmãos cooperando com Paulo (Fp 1.5;7)! Participando dos sofrimentos do apóstolo junto com eles. Aqueles irmãos não abraçaram o evangelho porque era algum tipo de status social. Eles abraçaram porque entendiam que o evangelho é tudo e sem ele não somos nada, e por isso vale a pena pagar os preços que o evangelho cobra. Sofrer por Cristo é um privilégio (Fp 1.29)
Irmãos, qual preço o evangelho tem cobrado de nós hoje? Talvez não sejam as cadeias literais que aprisionaram Paulo, nem o risco de morte que muitos de nossos irmãos do passado sofreram. Talvez seja o preço da ridicularização. Ser escarnecido. Talvez seja o preço de amar os que estão nos aborrecendo, porque é muito mais fácil retribuir o ódio com ódio ou indiferença, é muito mais fácil ignorar, e talvez o evangelho esteja nos cobrando o preço de amar.
Qual a recompensa que temos ao abraçar o evangelho dessa forma? Temos a esperança de que a obra será completada por Cristo em nossa vida (Fp 1.6) 1Co 15.51Rm 8.18
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.