Ouvir e acolher Tg.1-19-21
Sabedoria para viver • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 52 viewsTiago fala que devemos estar sempre prontos para ouvir e acolher a Palavra de Deus
Notes
Transcript
O propósito desta carta é encorajar os irmãos, que estão vivendo em um contexto de perseguição, incentivar para que eles possam perseverar em meio as muitas provações. Para que isso seja possível, o crente não pode perder de vista a Palavra de Deus!
Tiago disse aos seus leitores que Deus os havia gerado espiritualmente por meio da palavra da verdade (1.18). No versículos seguintes ele diz que esses irmãos devem viver acordo com essa Palavra. A bendita palavra de Deus é o guia para o cristão nesse mundo!
Como cristãos devemos ter três posturas com relação a Bíblia:
1º Devemos ouvir e acolher 2º Devemos praticar e 3ºDevemos refletir a Palavra de Deus.
Desenvolvimento/Aplicação:
Prontos para ouvir, lentos para falar! v.19
Prontos para ouvir, lentos para falar! v.19
O versículo 19 começa com um verbo imperativo, isto é, uma ordem: Sabeis, conheçais, torne-se consciente de um fato ou uma informação especifica, e, o que ele quer que saibamos é: Todo homem (ser humano)
SEJA 1º: Pronto a ouvir, ligeiro para ouvir, sem demora para ouvir!
SEJA 2º:Tardio, demorado, lento, devagar para falar!
SEJA 3º: E da mesma forma, lento em se irar! Ouça mais, fale menos!
Muitas confusões em que nos metemos é exatamente por que fazemos o contrário do que está escrito nesse versículo! Não gostamos tanto assim de ouvir, não somos prontos para ouvir! Mas estamos sempre prontos para falar, dar nossa opnião, mesmo que aquilo nem vá acrescentar e servir como benção para as pessoas em minha volta! Sempre prontos para soltar o verbo! E quando estamos irados, é pior ainda!
1 º Seja pronto para ouvir!
Será se nós somos prontos para ouvir? Você ouve mais ou fala mais?
Muitas vezes, interrompemos os outros e não permitimos que eles falem. Quando estamos sendo corrigidos, por exemplo, tendemos a nos defender imediatamente, em vez de obedecer ao mandamento do Senhor: "Seja pronto para ouvir!"
Ouvir é um ato de amor. Quando você ouve, está demonstrando interesse pelo que a outra pessoa está dizendo e mostrando consideração por ela. Quando ouvimos mais, aprendemos mais! Ouça mais, esteja mais disposto a ouvir do que a falar!
Seja pronto para ouvir também a Palavra de Deus! Esteja disposto para ouvir o que Deus quer falar ao teu coração! Precisamos ouvir mais! Estar mais atentos a voz de Deus!
Veja o exemplo de Marta e Maria em Lc 10.38-42
Lucas 10.38–42 (NAA)
Quando eles seguiam viagem, Jesus entrou numa aldeia. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Marta tinha uma irmã, chamada Maria, que, assentada aos pés do Senhor, ouvia o seu ensino. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então se aproximou de Jesus e disse: O Senhor não se importa com o fato de minha irmã ter deixado que eu fique sozinha para servir? Diga-lhe que venha me ajudar. Mas o Senhor respondeu: Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas, mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Não podemos deixar que a correria do dia a dia nos tire a melhor parte de ouvir, meditar, acolher a Palavra de nosso Deus! Não podemos permitir que esse mundo nos tire a melhor parte! Não podemos permitir que as distrações nos tire a melhor parte que é ouvir a Palavra de Deus! Estejamos sempre prontos para ouvir a Palavra de nosso Deus!
Quando obedecemos essa primeira ordem, consequentemente as outras também se tornarão possíveis.
2º Seja lento, tardio em falar! Provérbios 10.19“Quem fala demais acaba caindo em transgressão, mas quem controla a língua é sábio.” Quanta confusão você não se meteu por falar demais? Quantas brigas eu e você poderiamos ter evitado se somente tivessemos mantido nossa boca fechada? Provérbios 13.3 “Quem vigia as suas palavras conserva a sua vida, mas o que fala demais arruína a si mesmo.”
Tiago não está dizendo que não podemos falar, ou que temos que fazer votos de silêncio, mas lembra que essa carta é sobre sabedoria para viver? Então o que ele está chamando nossa atenção é para que sejamos sábios em nosso falar! Precisamos cuidar para que as nossas palavras estejam de acordo com Efésios 4.29:“Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”
3º Seja lento, tardio em se irar! Eclesiastes 7.9 “Não se apresse em ficar irado, porque a ira se abriga no íntimo dos tolos.”
Nós nos iramos quando as coisas não vão como nós queríamos, quando alguém nos faz uma raiva, ou nos decepciona. Nos iramos pois não somos prontos a ouvir e tardio em falar, nos iramos pois não temos paciência para ouvir toda a história, ser compreensivo. Nos iramos e quando isso acontece queremos executar a ira divina sobre os pecadores, mas esquecemos que também somos falhos, assim como eles!
Tiago e Epístolas de João (1. Aceitando a Palavra de Deus (1.19–21))
Temos prontas as nossas desculpas para a ira: estamos muito ocupados, sob muita pressão, é uma característica de família ou até mesmo dizemos: “Não posso evitar”.
Mas Tiago ensina que essas coisas não passam de desculpas e que cada um de nós, independentemente da circunstância, ou característica de personalidade ou familiar, devemos ser pessoas mansas, pessoas que são lentas em nos irarmos!
Sobre essa ira, o Senhor nos diz, sejam tardios em irar-se! Essa ira se refere a explosão de ira de uma pessoa! E ao invés de sermos prontos a nos irarmos, devemos ser lentos, vagorosos em nos irarmos!
Devemos imitar o nosso Deus que é “O Senhor é tardio em irar-se” (Naum 1.3)
Por que devemos ser lento em nos irarmos?
Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. A nossa ira não resolve as coisas como devem ser resolvidas!
A justiça de Deus é justa! Isso pode parecer redundante, porém não é. Deus é justo! Deus julga corretamente e dá a sentença correta, sem ser influenciado pelo pecado, ao contrário de nós, que julgamos com o nosso padrão pecaminoso e somos desequilibrados ao dar a sentença. Sempre queremos a maior punição para o outro, mas uma grande colher de chá se fossemos nós do outro lado.
Quando nos iramos e fazemos “justiça” com nossas próprias mãos, estamos dizendo a Deus: isso é algo muito urgente, não posso esperar pela sua justiça por isso eu mesmo já fiz. Mas a nossa ira, não produz a justiça de Deus.
Além do que a ira nos impede de ter um desfrute maior do relacionamento com nosso Deus! 1Timóteo 2.8 “Quero, pois, que os homens orem em todos os lugares, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.”
Moisés, que era um dos homens mais pacientes da terra, ouvia a voz de Deus, mas quando foi tomado pela iracom os israelitas no deserto, deixou de obedecer a voz do Senhor e ao invés de dar ordem a rocha ele bateu na rocha por duas vezes, desobedecendo ao Senhor!
Por isso o Senhor nos chama para ser tardios no irar-se!
Abster-se dela é dar lugar a Deus Rm 12.19
Romanos 12.19 (NAA)
Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.”
Entregar-se a ela é dar lugar ao diabo Ef 4.26–27
Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês, nem deem lugar ao diabo.
Seja tardio em irar-se (Tg 1.19) e quando se irar não pequeis (Ef4.26) Devemos ser cheios do Espirito Santo cujo o fruto é a paciência, a longanimidade, o domínio próprio, assim você poderá lidar com a ira usando as armas certas.
Devemos nos livrar das coisas que nos afastam de Deus! v 21
Devemos nos livrar das coisas que nos afastam de Deus! v 21
Devemos controlar nossa língua e também nossa ira, por que se nos entregarmos a esses pecados, iremos cada vez para mais longe de Deus!
O pecado traz dureza ao coração! A dureza do coração nos impede de ouvir a voz do nosso Deus! portanto, devemos nos despir, abandonar toda sujeira moral, toda impureza e o acumulo de maldade! Por que essas coisas não fazem mais parte de quem somos e também nos impede de ouvir a voz de Deus! A voz de Deus é que nos purifica, a sua palavra é que aponta os nossos erros e pecados!
E o autor de Hebreus nos traz um alerta muito sério! Se nós não lutarmos contra o pecado, ele ira nos dominar, se o processo de santificação não
acontecer em nossas vidas, nós teremos um coração mau e descrente que nos afasta do Deus vivo! Por isso Tiago nos chama para abandonar toda impureza e maldade! O pecado endurece nosso coração. O crente já teve o seu coração transformado, tinhamos um coração de pedra e nos foi dado um coração de carne.
Hebreus 3.12–14 (NAA)
Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração mau e descrente, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, animem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado. Porque temos nos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
Acolher com mansidão!
Essa Palavra é para todos nós! Ninguém está isento dessa exortação! Todos nós precisamos ter o cuidado com a língua, ouvir mais e falar menos. Todos nós precisamos nos livrar das impurezas da carne! Todos nós precisamos nos livrar da maldade de nosso coração!
O primeiro passo é despir-se, você se livrar dessa sujeira, o segundo passo conforme o texto de Tiago é aceitar a Palavra de Deus com mansidão.
Com mansidão, essa palavra nos diz como deve ser nossa postura perante a Palavra, devemos receber essa Palavra com prontidão, não com ira ou com o coração endurecido.
Ter uma postura de estar sempre pronto para ouvir a voz de Deus! Acolher com mansidão é acolher sem resistência, acolher como sendo algo bom que vem do próprio Deus!
Esta Palavra é poderosa para salvar a nossa alma! Ela não apenas nos salva do inferno, mas também de nós mesmos e de nossos pecados, incluindo aqueles que ainda cometemos após a salvação. A Palavra é poderosa para nos salvar da ira, da imoralidade, dos ciúmes, da glutonaria, da inveja, do orgulho, das inimizades e de muitas outras coisas. Portanto, se desejamos nos livrar dessas coisas, devemos nos apegar à Palavra da verdade!
Simon Kistemaker diz: “Um resultado. A Palavra de Deus, quando fielmente proclamada e atentamente recebida, pode salvar aqueles que a ouvem.
Essa Palavra tem o poder de transformar vidas, pois ela é viva e ativa (Hb 4.12). Nas Escrituras, a palavra salvar tem um sentido muito mais profundo do que aquele que com freqüência lhe atribuímos. Salvar significa tornar a pessoa plena e completa em todos os aspectos. E é isso que a Palavra de Deus pode fazer pelo crente. O evangelho é o poder de Deus trabalhando em todos os que crêem (Rm 1.16). O evangelho salva![3]”
Vivemos em santidade quando este processo de despojar e revestir está acontecendo constantemente em nossas vidas. O mundo vive nos dizendo “se aceite como você é” Mas a Palavra de Deus nos diz: Seja como Jesus! Tenhamos Jesus Cristo como padrão para a sua nova vida! Sua Palavra nos aponta a viver como ele! Precisamos ouvir, receber e acolher a bendita Palavra em nossos corações.
