2024-03-Estudo de Efésios 2:1-10

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2,483 views
Notes
Transcript

O que existe entre um apito e uma boia?

Continuando o nosso estudo em Efésios, veremos hoje uma pequena porção do capitulo 2 que dividiremos em duas partes, cada uma delas tendo como simbolo um objeto.
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 2)
2.1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Objeto 1 - Apito
O apito talvez seja mais conhecido por causa dos árbitros de futebol. No Palhal o apito usa-se para reunir os campistas, pôr ordem na casa ou chamar a atenção. No entanto estamos no verão e, por vezes na praia, os nadadores salvadores usam um abito para alertar as pessoas acerca de um perigo:
Não devem ir á água;
Estão muito distantes;
Há algum animal perigoso na água, etc…
Veremos então, como se enquadra o apito nesta primeira parte:
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 2)
2.1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
Antes de falar no sentido dessa morte espiritual, o que é que esta morte não é?
Ela não quer dizer que o homem que está morto em seus pecados não possa fazer coisas boas. O indivíduo não regenerado pode levar uma vida moralmente aprovada, civilmente decente e familiarmente responsável. Uma pessoa não regenerada pode ser um bom cidadão, um bom pai, uma boa mãe, um bom filho. Os pecadores podem fazer o bem àqueles que lhes fazem bem (Lc 6.33). Esta morte é espiritual, refere-se ao nosso estado espiritual, Deus é Espírito e se estamos mortos espiritualmente então não temos qualquer hipótese de comunhão com Deus. Sim, podemos ganhar o mundo inteiro, mas se não tivermos comunhão com Deus, tudo o que alcançamos neste mundo não passa de vaidade!
É importante ressaltar que o incrédulo não está apenas doente; ele está morto. Ele não necessita apenas de restauração, mas de ressurreição. Não basta uma reforma; ele precisa nascer de novo. O mundo é um grande cemitério cheio de pessoas mortas espiritualmente. Embora elas estejam vivas fisicamente, estão desprovidas de vida espiritual. Embora estejam em plena atividade mental, estão completamente mortas espiritualmente.
Portanto, o que quer dizer a expressão “Mortos em delitos e pecados”?
O homem é incapaz de entender e apreciar as coisas espirituais. Ele não possui vida espiritual nem pode fazer nada que possa agradar a Deus. Da mesma maneira que a pessoa morta fisicamente não responde a estímulos físicos, também a pessoa morta espiritualmente é incapaz de responder a estímulos espirituais.
Um cadáver não vê, não ouve, não sente, não tem fome nem sede. Ele está morto. Também uma pessoa morta espiritualmente não tem percepção para as coisas espirituais nem gosto por elas.
A causa desta morte é:
Delitos - quer dizer queda, dar um passo em falso que envolve ultrapassar uma fronteira conhecida ou desviar do caminho certo.
Pecados - quer dizer errar o alvo, ou seja, ficar aquém de um padrão. Pecado é não chegar a ser o que deveria ou poderia ser. Russell Shedd ilustra esse “errar o alvo” com a história de dois caçadores que estão à procura de um coelho mas matam um ao outro em vez de ao coelho. A intenção é completamente contrariada, frustrada; isto é o pecado.
Este é o diagnostico que a bíblia fala acerca do nosso estado quando viémos a este mundo, e este estado é mantido por causa de 3 perigos:
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 2)
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Assim como um nadador-salvador, apita para alertar as pessoas de perigos vários, veremos esta manhã três apitadelas que a bíblia faz para alertar acerca de 3 perigos:

As três apitadelas :

1. Apitadela 1 - O mundo - vs.2 - “…segundo o curso deste mundo…”

O mundo aqui não é os céus e a terra e toda a natureza que Deus criou;
Refere-se á escravidão cultural de que o homem sempre foi alvo. Seja levado por um rei, por um ditador,por um império ou até pela televisão e internet nos dias de hoje. O mundo é a pressão política, económica, moral e social para obrigar toda a gente a serguir os mesmo valores mundanos.
A liberdade do mundo, que é bem diferente da bíblica;
As práticas do mundo, que são bem diferentes das bíblicas
Os valores do mundo, que são bem diferentes da bíblia.
Acredito que isto não é estranho para os crentes, como cristãos fomos salvos para ser santos, significa ser separados para Deus! O crente nunca se vai sentir em casa neste mundo, pois:
O nosso lar é lá no céu, onde está o nosso Pai do céu!
O mundo nunca nos vai aceitar, não aceitou o nosso mestre que nunca falhou em nada, e vai aceitar-me a mim, cheio de falhas?
O mundo para o crente é um inimigo, mas antes de se converter o mundo era uma grande prisão!
O primeiro alerta é para o perigo do mundo que nos pressiona a viver com valores e práticas que não são bíblicos

2. Apitadela 2 - Satanás - vs.2 - “…segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência…”

O diabo é o patrono dos desobedientes. Ele rebelou-se contra Deus e deseja que os homens também desobedeçam a Deus.
O facto de Satanás não ser visivel, não diminui o seu perigo nem a sua eficácia, Satanás é real assim como a sua opressão. Se porventura alguém acha que estou a exagerar, isso significa que Satanás está a fazer “um bom trabalho” na vida dessa pessoa. É claro que Santanás não que ser notado muito menos que os seus escravos entendam as suas intenções.
Satanás escraviza pessoas levando-as a pensar que são livres!
Satanás rouba as pessoas da sua humanidade levando-as a pensar que cheias de dinheiro, fama ou poder têm tudo;
Satanás destrói vidas levando-as a pensar que viver é experimentar tudo, pois no fim, todas acabam cheias de um grande vazio.
O segundo alerta de perigo refere-se a Satanás, ele veio para matar, roubar e destruir. Não nos deixemos enganar pelas suas doces palavras como Adão e Eva.

3 - Apitadela 3 - A carne - vs.3 - “…segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos…”

Temos a tendência em nos compararmos com quem está na prisão e dizemos que há piores que nós quando na verdade, todos somos maus, é uma questão de tempo e oportunidade. Ninguém cai de um dia para o outro:
O pecado começa no coração onde sentimentos errados são alimentados.
Depois vem a mente que, atiçada por esses sentimentos nos leva a magicar oportunidades de cometer esse pecado.
Por fim, quando a oportunidade surge, já estou demasiado preso a esses pensamentos, é apenas só um pulinho e caio em prática de pecado.
É difícil alguém adulterar, roubar ou ofender de um momento para o outro, o pecado começa de mansinho, vai crescendo aos pouquinhos até que surge a oportunidade e a queda é grande!
Tudo isto porque somos escravos da nossa carne, não só para cometer maldades, mas também para carregar no botão prazer:
Qual o mal de carregar no botão prazer? E se isso satisfaz a minha carne, por que não carregar mais vezes?… O problema disso é que nos habituamos a essa sensação, depois temos de mudar de botão prazer, até que no fim, carregamos em tantos botões prazer que já nenhum deles nos satisfaz, a vida não passa de um botão que já nada faz, e por isso tantos pensam em pressionar o botão suicídio pois, a vida deixou de fazer sentido
Um esclarecimento: não há nada errado com os desejos físicos naturais, seja de comida, sono ou sexo. Pois Deus fez o corpo humano assim. Só quando o apetite por comida se torna gula, por sono se torna preguiça e por sexo se torna luxúria é que os desejos naturais se perverteram e passaram a ser desejos pecaminosos.
O terceiro alerta de perigo refere-se á nossa carne e pensamentos, tenhamos cuidado, o pecado aparece quase sem fazer barulho, mas termina a fazer um grande estrondo!
De facto, Deus está que nem um nadador-salvador a apitar constantemente para termos cuidado com o mundo, Satanás e a carne! Estamos nós a ouvir esse alerta?
Quem está na praia e ignora os alertas no nadador-salvador arrisca-se a morrer, quem está neste mundo e ignora esses alertas, está a caminho do inferno.
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 2)
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
Agora volto á pergunta que fiz inicialmente: O que existe entre um apito e uma bóia? Existe um “mas”
Eis que, de um momento para o outro, surge uma palavra com apenas 3 letrinhas que muda tudo:
Estávamos mortos… MAS Deus!
Perdidos em delitos e pecados… MAS Deus!
Íamos com o mundo… MAS Deus!
Escravizados por Satanás… MAS Deus!
Vivendo segundo a inclinação da carne… MAS Deus!
Este é o maior MAS da história humana pois, tudo indicava que o nosso fim era o inferno, a morte, a separação eterna de Deus, mas eis que surge um MAS que mudou o trágico fim para onde todos nós nos dirigíamos.

Objeto 2 - bóia

Este “mas” revela Deus como aquela que lança uma bóia para nos salvar dos nossos delitos e pecados, da ira de Deus e do mundo, Satanás e carne:
Agora Paulo usa 4 palavras para revelar o carácter de Deus:

1. Misericórdia, vs.4 - “Mas Deus, sendo rico em misericórdia…”

Misericórdia significa inclinar o nosso coração á miséria do outro, ser sensível e agir para ajudar o que está na miséria.
Tendo em conta o nosso estado inicial, de facto, Deus é riquíssimo em misericórdia pois Deus se compadeceu de nós quando nós ainda estávamos perdidos em delitos e pecados (vs.7). Ou seja, O Senhor ficou sensível á tua e á minha desgraça!

2. Amor, vs.4 - “…por causa do grande amor com que nos amou…”

Muita gente questiona a bíblia porque é difícil de entender, de facto, há coisa difíceis de entender, mas a coisa que a mim mais me custa entender é esta, porque é que Deus me ama?
Conhecendo o meu estado, as minhas práticas, a minha maldade… eu não entendo, porque é que Deus me ama? Quem entende isso?
O amor de Deus não tem explicação, mas tem os seus efeitos, se a misericórdia de Deus o fez compadecer-se de nós, o seu amor o levou a agir a nosso favor.

3. Graça, vs.7 - “…para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça…”

A Graça é a descrição que Deus não nos trata como merecemos.
A graça de Deus é riquíssima para connosco e serve para realçar que não foi o nosso estatuto, raça, posição social ou conhecimento nos salvou, foi pela graça somente.
Eu não fiz nada que obrigasse Deus a me salvar;
Ninguém alcançou um feito em que Deus dissesse “este merece ser salvo”, não, ninguém merece! Ninguém é digno. Somos salvos pela Graça de Deus.

4. Bondade, vs.7 - “…em bondade para connosco em Cristo…”

Deus, apesar da nossa maldade, revelou-se bondoso para connosco.
Notemos que, a bondade do Senhor não nos alcançou porque Deus passou por cima do nosso pecado, a bondade de Deus vê-se através do sacrifício de Cristo.
No verso 3 vemos que “…éramos por natureza filhos da ira…” , agora vemos que a sua bondade nos alcançou. Como encaixar estes dois pensamentos? Como pode Deus estar irado connosco por causa do nosso pecado, mas depois ancançar-nos com a Sua bondade e manter a sua justiça?
A biblia explica, o pecado que nos tras a morte estava sobre Jesus quando Ele morreu na cruz… assim, o preço de alguém morrer por causa do meu pecado foi pago por Jesus, agora, com o pecado castigado em Jesus, Deus pode-nos alcançar com a Sua bondade.
Normalmente chamados de ressurreição, ascensão e reunião aos três eventos históricos sucessivos no ministério de Jesus para nos salvar.
Aqui, porém, vemos que Paulo usa três verbos semelhantes:
Primeiro, Deus “deu-nos vida com Cristo” (v. 5);
Depois, “nos ressuscitou com Cristo” (v. 6);
Por último, “com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (v. 6).
O que desperta admiração, porém, é que Paulo não está escrever sobre Cristo, mas sobre nós. Ele não está a afirmar que Deus despertou, ressuscitou e fez Cristo se assentar, mas que ele nos despertou, nos ressuscitou e nos fez assentar com Cristo. Aquilo que Deus fez com Jesus Ele quer fazer connosco POR CAUSA DE JESUS. -
Estas quatro palavras servem para descrever o caráter de Deus, apontam todas para a pessoa de Cristo, a bóia que nos resgata em alto mar:
Cristo morreu na cruz, para que fôssemos livres da nossa miséria, a sua misericórdia nos alcançou;
Cristo morreu na cruz, como prova do seu amor por nós, pois morreu em nosso lugar;
Cristo morreu na cruz sendo tratado como se fosse um pecador para que eu agora possa ser tratado como um filho de Deus, isso é graça!
Cristo morreu na cruz para que esteja visível para todos que Deus é justo e é bondoso! Cristo levou o meu pecado, para que agora eu possa usufruir da sua santificação.
Sim, é verdade que nós não estávamos no jardim do Édem e herdamos o pecado de Adão, mas também não estávamos naquela cruz e herdamos a vida eterna!

Conclusão

Entre apitadelas de alerta e boia de salvação de um Deus amoroso, aquilo que eu queria salientar é que existe um “mas” na bíblia que pode mudar a tua e a minha história.
Estás morto MAS Deus quer salvar-te do perigo deste mundo, de satanás e da tua carne, aceita hoje mesmo Jesus como teu salvador, este MAS existe na bíblia, mas só existe na vida daqueles que confessam os seus pecados a Jesus, e o aceitam como seu Senhor e Salvador.
Se te sentes como alguém que caiu ao mar e é levado de um lado para o outro pelas ondas do mar, agarra-te á bóia de Salvação que é Jesus, só Ele te pode salvar!
Deus apita várias vezes dando sinal de perigo a todos nós aqui neste lugar:
Perigo - Estás próximo das práticas do mundo!
Perigo - Estás a ir nos enganos de Satanás que diz… qual é o mal?
Perigo - Estás a deixar-te levar pelos prazeres da tua carne!
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo A Obra de Deus por Nós (2.4–9)

A salvação é um presente, não uma recompensa

5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,

O QUE É PRECISO FAZER PARA IR PARA O INFERNO? … NADA, DEIXA ESTAR TUDO COMO ESTÁ!
CRISTO NÃO VEIO A ESTE MUNDO PARA TORNAR HOMENS MAUS EM HOMENS BONS MAS SIM TORNAR HOMENS MORTOS EM HOMENS VIVOS!
Lendo Efésios com John Stott A Condição Humana (Efésios 2.1–3)

A sequência do pensamento é clara: Jesus Cristo estava morto, mas Deus o ressuscitou e exaltou. E vocês também estavam mortos, mas Deus os ressuscitou e exaltou com Cristo.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.