PEQUENOS CRISTOS
Exposições em Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 36 viewsPaulo utiliza-se de Timóteo e Epafrodito como modelos de quem está seguindo a Cristo, no caminho de Cristo e do jeito de Cristo. Em razão disto, eles são claramente identificados como servos.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Uma das coisas mais interessantes em uma família, é o quanto as gerações seguintes carregam as marcas das gerações anteriores, sejam elas físicas ou estéticas, sejam de temperamento ou comportamento e atitudes.
Exemplo: Geralmente se diz que os “Louzadas” são teimosos
Somos “espanhóis/colombianos” + tenho a estrutura corporal do meu avô, Isaías;
Nícolas - tem a estrutura corporal de Adenilton - Adeniltinho;
Mas, se fomos adotados, para sermos da família de Deus, a Bíblia vai nos dizer que temos que ser parecidos com nosso irmãos mais velho - Jesus.
Atos dos Apóstolos 11.26 “Em Antioquia, os discípulos foram, pela primeira vez, chamados de cristãos.”
Cristãos - seguidor de Cristo, modelo de Cristo = “Pequenos Cristos”
NARRATIVA
NARRATIVA
E Paulo, neste momento, passa a usar Timóteo e Epafrodito como modelos acerca do que seria um “pequeno cristo”.
2.5-11 - o texto principal da carta é um hino sobre a glória da encarnação de Cristo | a glória de sua humilhação;
O caminho de Cristo é renúncia, serviço e morte. Por conta disto, seguir a Cristo, no caminho de Cristo, do jeito de Cristo é seguir um caminho de renúncia, serviço e morte. O cristão sempre será um servo, que renúncia seu eu, para viver e morrer por Cristo, pela causa de Cristo.
1.27 - 2.4; 2.12-18 - Paulo vem exortando a Igreja neste aspecto - a servirem a Cristo, a serem humildes, a morrerem para o pecado;
Agora, ele vai começar a dar exemplos mais claros acerca do que seria seguir este caminho.
2.19-30 - Timóteo e Epafrodito
Timóteo é aquele que Paulo que enviar à igreja, para lhe trazer notícias acerca de seu desenvolvimento, e ele é alguém que tem tanto um coração quanto uma prática ministerial que reflete alguém que está seguindo o caminho de Cristo.
Epafrodito é aquele que foi enviado, de volta à igreja, com a carta. Ele é quem levou as ofertas da igreja para Paulo, ele também tem um coração, uma prática ministerial e uma atitude que reflete alguém que está seguindo o caminho de Cristo.
3.1-16 - Paulo;
QUATRO CARACTERÍSTICAS DE UM “PEQUENO CRISTO” (SERVO)
QUATRO CARACTERÍSTICAS DE UM “PEQUENO CRISTO” (SERVO)
I. CORAÇÃO DE SERVO - v.20-21, 26-28
I. CORAÇÃO DE SERVO - v.20-21, 26-28
1. Timóteo - v.19-21
Filipenses 2.20–21 “Porque não tenho ninguém com esse mesmo sentimento e que se preocupe tão sinceramente por vocês. Todos os outros buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.”
Timóteo tem a mesma afeição de Paulo, para com os Filipenses, e o tem de modo aberto. Ele os ama. Entretanto, eles os ama em Cristo, porque serve a Cristo, e, por isso, ao se importar tanto com a igreja de Filipos, Paulo quer enviá-lo, o mais breve possível, e diz que ao agir assim, ele estava buscando os interesses de Jesus Cristo.
2. Epafrodito - v.26-28
Filipenses 2.26–28 “Ele tinha muita saudade de todos vocês e estava angustiado porque vocês ficaram sabendo que ele adoeceu. De fato, adoeceu e estava à beira da morte. Mas Deus se compadeceu dele — e não somente dele, mas também de mim —, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vocês fiquem alegres e eu tenha menos tristeza.”
Assim como Timóteo, Epafrodito é identificado como alguém que está mais preocupado em servir do que com sua própria condição física. Ele está mais interessado na causa de Cristo, e no bem da igreja, do que em si mesmo.
E, assim, Timóteo e Epafrodito não vivem por seus próprios interesses, mas pelos interesses de Cristo, e a causa de Cristo - o bem da igreja e a expansão do reino. Eles tem um coração de servo.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
“Pequenos Cristos” são servos, portanto devem ter um coração de servo. Aquele que segue o caminho de Cristo tem um coração de servo.
Sua alma sente o peso da responsabilidade de servir a Cristo, para o bem da igreja, porque ama a Cristo;
Seu coração se sente atraído ao serviço à igreja, porque serve a Cristo;
Seu coração está sempre disposto ao serviço! É o que ele quer, é o que ele deseja!
Há tantos que estão na igreja, mas sem um coração de servo, e, por isso, sempre esperam serem servidos, mas nuncam estão dispostos a servirem!
Inúmeros cristãos não querem o custo da renúncia, de abrir mão de seus próprios interesses… e, por isso, tem tanta dificuldade de continuar servindo, quando algo que lhes custa muito está em jogo…
Muitas vezes...
Não servimos quando estamos sofrendo...
Não servimos quando temos problemas familiares… quando temos problemas financeiros…
Não servimos quando estamos doentes… nosso corpo está fraco…
Quem tem coração de servo não tem como primeira preocupação seu conforto, seu status, seu ganhos financeiros… tem como primeira preocupação o serviço…
Para estar no caminho de Cristo tem que ter coração de servo! Jesus nos chama a serví-lo, em sua causa, em sua igreja, em seu reino!
II. BOM TESTEMUNHO DE SERVO - v.22-24, 25
II. BOM TESTEMUNHO DE SERVO - v.22-24, 25
1. Timóteo - v.22-24
Filipenses 2.22–24 “Quanto a Timóteo, vocês conhecem o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como um filho trabalha ao lado do pai. Portanto, este é quem espero enviar, tão logo eu saiba como vai ficar a minha situação. Mas confio no Senhor que também eu mesmo em breve irei até aí.”
Timóteo é claramente conhecido, ao ponto de ter o caráter provado, como alguém que serve o evangelho, com Paulo. Ele tem bom testemunho como servo.
2. Epafrodito - v.25
Filipenses 2.25 “No entanto, julguei necessário enviar-lhes Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, e, da parte de vocês, mensageiro e auxiliar nas minhas necessidades.”
Paulo vai dar cinco características de Epafrodito;
Irmão - alguém considerado muito íntimo, e próximo;
Cooperador - companheiro de trabalho;
Companheiro de lutas - alguém que luta junto de outro; geralmente usado para se referir a amizades íntimas entre os soldados;
Mensageiro - alguém enviado em missão para representar os interesses de outro | Epafrodito representa os interesses da igreja;
Auxiliar nas minhas necessidades - pessoa que trabalha a serviço de uma divindade | o serviço de Epafrodito era como um sacrifício a Deus;
Seja da parte de Paulo, ou da igreja de Filipos, Epafrodito era claramente reconhido como um bom servo.
Timóteo e Epafrodito, porque tem coração de servo, naquilo que fazem, como servos, recebem bom testemunho da igreja. São pessoas conhecidas como bons servos de Cristo.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
“Pequenos Cristo” são servos, portanto devem ter bom testemunho de servo. Aquele que segue o caminho de Cristo deve ter um bom testemunho como servo de Cristo.
Cristãos são conhecidos como “pequenos cristos”! O bom testemunho é de servos de Cristo!
Isto é diferente de “boa educação”, você tem que ser “pequeno Cristo” e não “pequeno filho de alguém”…
Isto é diferente de bom comportamento… é diferente de ser uma pessoa honesta, que não deve a ninguém… é diferente de ser uma “pessoa de bem”;
Todo cristão tem que, necessariamente, ser um boa pessoa, bem educada, com um comportamento correto, mas não só isso! A mudança que há em quem segue o caminho de Cristo é mais profunda!
O cristão é alguém que recebeu um coração novo! Cristianismo é uma religião do coração, e não de mero comportamento externo!
Infelizmente, inúmeros consideram-se cristãos, por terem apenas um comportamento correto, uma vez que foram bem educados. Estes são religiosos e moralistas, não servos de Cristo!
Muitos que se dizem cristãos, por serem pessoas de bom comportamento, não teriam um bom testemunho de servos de Cristo, pelo contrário seriam muito parecidos com os fariseus, que criticavam a Cristo, por não ter um comportamento correto, segundo seus padrões.
Ter um bom testemunho como servo de Cristo significa…
… ser conhecido pela humildade e mansidão… ter a capacidade de chorar pelo pecado, de ser misericordioso, buscar justiça e promover paz e reconciliação;
Jo 13 - lavar os pés dos outro;
… ser conhecido pela compaixão para com os pecadores mais sujos e impuros, e recusa ao status e glória pessoal;
… ser conhecido por servir a Igreja, estar sempre pronto para a obra… sempre disposto ao serviço…
Inúmeros são rápidos em pagar uma dívida, mas lentos em doar para obra de Deus. Tantos mais, são abundantes em investimentos pessoais, mas não são generosos na obra do Senhor.
III. ATITUDE DE SERVO - v.29-30
III. ATITUDE DE SERVO - v.29-30
Epafrodito - v.29-30
Filipenses 2.29–30 “Recebam-no, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrem sempre os que são como ele. Porque, por causa da obra de Cristo, ele quase morreu, arriscando a própria vida, para suprir a ajuda que vocês não podiam me dar pessoalmente.”
Receber + considerar como digno de honra - recompense sempre quem serve deste modo;
Por causa da obra de Cristo - apenas servos estão dispostos a morrerem pela causa de Cristo.
Epafrodito serviu a Cristo, e sua igreja, independente de seu sofrimento, e do risco que teve de perder a vida, porque, antes de tudo, ele era servo, e, por isso, servia de modo sacrificial.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
“Pequenos cristos” são servos, por tanto devem ter atitude de servo - devem servir de modo sacrificial. Aquele que segue o caminho de Cristo tem que ter atitude de servo.
O servo é aquele que não apenas está disposto a morrer pela causa de seu senhor, de fato, ele vai à luta e age…
Quem tem o coração de servo de Cristo, deve ter a atitude de servo de Cristo;
Se Jesus assumiu a forma de servo, e foi em direção à morte, nosso caminho é o mesmo.
“Morri, morri na cruz por ti, que fazes tu por mim?” - HNC 270
Vivemos em uma época em que os cristãos não morrem mais pela causa de Cristo… não veem mais o serviço a Cristo como sagrado, ainda que seja em algo simples.
Vivemos em uma época em que os cristãos estão dispostos a morrerem pelo sucesso, pela carreira, pelo lucro…
Vivemos em uma época em que os cristãos perdem noitos e noites de sono, para passarem em uma faculdade, em um concurso ou obterem um aumento… mas, se for para passarem noites e noites, orando e lendo a Bíblia, diremos: não precisa de tanto assim é pela graça…
Vivemos em uma época em que os cristãos investem suas vidas em casas, empreendimentos, construções e outros investimentos, mas não investem na igreja, não investem no reino… dirão: eu já dou o dízimo… se importam com sua glória pessoal, mas não com a de Cristo!
Vivemos em uma época em que daríamos a nossa vida, para que nossos filhos se tornem pessoas incríveis e dignas do elogio da sociedade, mas, teríamos um infarto se eles quisessem o ministério, missões ou algo semelhante…
Há muitos que imagimam que o bom, é pagar um pastor para morrer pela causa de Cristo e orar por nós, para que Deus nos abençoe enquanto vivemos nossa vida, do nosso jeito, com os nossos sonhos…
A quem você está servindo igreja? A quem você tem servido cristão? A si mesmo, ao mundo, ao dinheiro, ao status, ao diabo?
Não tem como ter atitude de servo, se não serve a Cristo.
Não tem como assumir o risco de perder aquilo que lhe mais importa, se não considera Cristo como mais importante.
IV. FRUTOS DE BOM SERVO - v.19, 27-29
IV. FRUTOS DE BOM SERVO - v.19, 27-29
1. Timóteo - v.19
Filipenses 2.19 “Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também ao receber notícias de vocês.”
Paulo quer enviar Timóteo em uma missão, porque confia nele, ele é um bom servo, e o resultado desta missão será encorajamento, e ânimo.
2. Epafrodito - v.27-29
Filipenses 2.27–29 “De fato, adoeceu e estava à beira da morte. Mas Deus se compadeceu dele — e não somente dele, mas também de mim —, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vocês fiquem alegres e eu tenha menos tristeza. Recebam-no, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrem sempre os que são como ele.”
No caso de Epafrodito, a bênção é dupla, tanto para Paulo quanto para a igreja. Paulo tem menos tristeza e a igreja se alegra.
Bons servos de Cristo sempre trarão alegria aos nossos corações com sua presença, com seu trabalho, com seu serviço e sacrifício.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
“Pequenos cristos” são servos, portanto devem ter frutos de bons servos. Aqueles que seguem o caminho de Cristo dão frutos como bons servos.
Ex.: Bom servo - alegra o seu senhor e é uma alegria ao seus companheiros;
O ministério deles promove alegria, gratidão e louvor a Deus;
A presença dele promove alegria e rogojizo e louvor a Deus;
Portanto, uma comunidade com pessoas que estão seguindo o caminho de Cristo, ou seja, de servas de Cristo, sempre será uma comunidade alegre e que promove alegria. Ela adora com alegria e compartilha alegria ao mundo, a alegria da salvação - porque não há alegria maior!
É triste quando cristãos, ao invés de promover alegria, sempre promovem dissenções, faccções, intrigas, contendas… Ao invés de promoverem louvor a Deus e gratidão, promovem inveja, murmurações, rixas e outros problemas…
Você tem promovido alegria?
Seu serviço tem promovido alegria?
Ou… nem se quer tem servido, e só tem reclamado?
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Diante deste modelo, então, olhe para o modo como você está vivendo. Olhe o modo como você tem servido.
Sejamos sinceros em relação a nós mesmos! Somos servos miseráveis! Estamos sempre mais preocupados com nossos interesses, do que com os de Cristo.
Estamos sempre mais preocupados com a nossa vida, e nosso bem-estar, do que o da igreja.
Estamos sempre mais preocupados com o avanço dos nossos sonhos, do que o do reino de Deus!
Mas… não existe, nesta equação de relacionamento com Deus, um lugar para os nossos sonhos!
Jesus não morreu para que nossos sonhos fossem realizados!
Ele não morreu para que sua vida desse certo, do jeito que você quer que ela dê certo!
Jesus não morreu para melhorar as nossas vidas!
Jesus morreu para transformar sua vida, para lhe dar outra vida… para lhe fazer uma nova pessoa - nova criatura!
O evangelho não é sobre Jesus ser a cobertura do bolo da festa… não é sobre ele financiar nossos projetos… não é sobre ter prosperidade…
O evangelho é sobre o Rei que se fez servo, e, por isso, só recebe a coroa da vida, quem caminha o caminho do servo… quem vive pela causa daquele que recebeu um nome que está acima de todo nome!
Você é um servo?
Não pode ser um “pequeno cristo” se não for servo, e servo tem que ter coração de servo, bom testemunho de servo, atitude de servo e fruto de servo.
