FIRMES NO ALVO

QUE COMECEM OS JOGOS, A DISPUTA EM QUE SÓ DEUS GANHA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 33 views

Nesta mensagem vamos abordar o processo da corrida. A linha de chegada é o nosso alvo, mas enquanto este momento não chega devemos estar atentos a tudo aquilo que atrapalha a nossa jornada sempre com uma ideia na mente: Somos os representantes do céu aqui na terra. Nosso alvo é Cristo.

Notes
Transcript

Introdução

Continuamos em nossa corrida em busca de alcançar o prêmio. Este é um texto que tem muito o que falar quando o assunto é maturidade na fé.
Qual nossa disposição para manter uma vida em conformidade com o evangelho?
Precisamos estar atentos a uma acusação imposta aos crentes de que são presunçosos e orgulhosos.
Talvez nos tempos atuais uma das maiores dificuldades que encontramos seja a de testemunharmos a nossa fé como um ato público.
Vejam por exemplo nestas olimpíadas como os protocolos buscam controlar as expressões públicas religiosas.
Tudo isso isso em nome da tolerância.
O nosso texto de hoje parece colaborar com essa pseudo empáfia que sugere que o cristão é um ser perfeito quando comparado com outras religiões.
De certa forma isso pode ser uma empecilho na caminhada, pode causar um distanciamento do crente e seu propósito de anunciar as boas novas do Reino de Cristo.
Um outro aspecto pode ser a perspectiva de que alcançar a linha de chegada é algo que depende do nosso próprio esforço.
Por esta razão vamos hoje a noite observar com atenção o que Paulo fala nessas linhas de seu pensamento.

PROSSIGA PARA O ALVO SABENDO QUE TUDO DEPENDE DE DEUS

Paulo usa três vezes a palavra “alcançar” no início desse parágrafo. Ele diz que prossegue para alcançar a perfeição, em seguida diz que foi alcançado por Cristo e finalmente afirma que ele mesmo ainda já não tenha alcançado.
Então vamos por partes, primeiro, sabemos que a partir do verso 12 Paulo vai complementar o seu pensamento anterior. Lembrando que ele vem fazendo uma descrição de sua própria experiência com Cristo.
Paulo Compreende que nessa jornada ele ainda está no meio do caminho. O alvo que ele chama aqui de perfeição está relacionado com o que ele diz no fim do verso 10 e 11
Nova Versão Internacional 3.1 Plena Confiança em Cristo

10 Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte 11 para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

O que é importante aplicarmos aos nossos corações aqui é que mesmo que Paulo compreenda que está em busca da perfeição isso só será possível porque ele mesmo foi alcançado, dirigido por Cristo.
Então ele confirma que ainda não tenha chegado a esse nível mas:
Filipenses 3.13–14 (NVI)
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Como no contexto anterior Paulo reafirma que todos os ganhos do passado são dignos de esquecimento comparados com o que haveremos de receber.
É muito provável que o que Paulo aqui chama de “chamado celestial”, esteja relacionado a ressurreição em Cristo Jesus.
Desta maneira ele afirma que mesmo que alguns ainda não tenham esta compreensão devemos caminhar com o que já temos alcançado hoje.

Vivam Como Cidadãos dos Céus e Não Como Inimigos da Cruz

Paulo faz um apelo a que os crentes filipenses sigam o seu exemplo. Mais uma vez ele faz menção aos que ele chama de inimigos da cruz.
Esta observação que Paulo faz é muito importante. Sempre existirão os inimigos da cruz, estes só procuram o que possam se beneficiar do evangelho.
São pessoas que interpretam os bens adquiridos neste mundo como sendo o verdadeiro céu na terra. Este é um equivoco terrível.
Então ele afirma:
Filipenses 3.20–21 NVI
A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.
Me permitam mais uma vez explicar estas palavras de Paulo. Parece haver uma interpretação geral em que aqui ser um cidadão do céu é o mesmo que aguardar nossa ida para um outro lugar.
Tudo que Paulo escreve ele está pensando em seu próprio contexto. Filipos era uma colônia, em razão das antigas gerras romanas e o fato de Roma ter uma super população Filipos se tornou o lugar para acolher os veteranos de guerra.
Mesmo sendo uma cidade grega, era dever desses romanos viverem como cidadãos de Roma. Deveriam aplicar a vida em Filipos os valores da cultura romana.
Parece que o que Paulo está querendo dizer aqui é mais ou menos o mesmo, vivam neste mundo como colonos, vocês na verdade pertencem a cultura dos céus, então influenciem este mundo com a cultura do céu.
Nós sabemos que vivemos uma guerra cultural terrível, existe uma multi-colonização cultural, o tempo todo alguém tenta cativar as mentes e os corações por uma nova ordem.
A abertura das olimpíadas deu o tom do que teremos pela frente. O espaço público não pode ser um espaço para manifestação religiosa, desde que usemos seus elementos para pregar esta nova ordem.
Finalmente Paulo conclui que o mesmo poder que deu a Cristo um corpo glorioso é o mesmo que nos livrará deste corpo de humilhação e nos dará um corpo semelhante ao dele.
Por esta razão conclui Paulo, permaneçam firmes no Senhor.

Conclusão

Meus queridos irmãos, que desafio é a caminhada da fé. Que desafios nos são impostos.
De que forma nós temos nos dedicado a nos mantermos firmes neste propósito de seguir o evangelho?
Qual tem sido a nossa disposição em seguir o alvo? O quanto temos nos dedicado?
Que desafio é deixar as coisas antigas desta vida para alcançar a linha de chegada e receber o prêmio da nossa vocação.
Como você tem corrido esta carreira meu irmão? O quento tem se dedicado?
Vamos orar pedindo a Deus que nos ajude nesta longa competição da fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.