AULA 25 - Cap. 25 - CFW
Notas Escola Bíblica • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Cap. XXV — DA IGREJA
Cap. XXV — DA IGREJA
1. Nosso Senhor é o cabeça da Igreja, esta que é composta de “todos os eleitos, que já foram, dos que agora são e dos que ainda serão reunidos em um só corpo”.
O vocábulo faz menção ao chamado eficaz dos eleitos do Senhor, os que compõem a Igreja Invisível. Esta que existe desde o início da história. Pois todos os eleitos são chamados eficazmente e não conseguem resistir.
Portanto, como desde o início a salvação é pela graça e o chamado eficaz, poderia o Senhor Jesus Cristo ser o Cabeça somente da Igreja da presente dispensação.
2. Como disse A. A. Hodge: “E também é verdade de que a Igreja se torna visível pela profissão de fé e obediência externa de seus membros”. Há a Igreja visível (diferente da Invisível, que é desde o início da história-tempo), e está diz respeito ao presente.
Claramente esta é universal/católica, sob o evangelho, e consta daqueles que professam a verdadeira religião, com seus filhos. Ela é o Reino de Deus, a Casa d’Ele e sua Família. É possível ser da família e viver fora?
3. Nesta seção está implícito que: a) à esta Igreja, Cristo deu: a.1) o ministério do evangelho; a.2) os oráculos (a Escrituras) e a.3) as ordenanças (os sacramentos deixados para nós, por Nosso Senhor Jesus Cristo). Com qual propósito? R: para a congregação e aperfeiçoamento dos santos.
Congregação no sentido de “alcançar os perdidos” e aperfeiçoamento, no sentido de Cristo mesmo ter nos conferido dons/ferramentos para auxílio mútuo. Assim como o congregar os perdidos.
Portanto, como disse A. A. Hodge: “Essas seções ensinam que fora dos limites desta Igreja Universal visível não há possibilidade ordinária de salvação”. E mais, “que Deus jamais, em hipótese alguma, revelou sua intenção de salvar qualquer adulto lúcido destituído do conhecimento pessoal de Cristo”.
4. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
5. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
6. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
