1Pedro 2.1-10

Exposições em 1Pedro  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 74 views
Notes
Transcript

Tema: A CASA EDIFICADA EM CRISTO

-------------------:

Introdução
Todos gostam de construir coisas. As crianças em determinada idade começam a empilhar brinquedos, tentando fazer a torre mais alta a cada dia que passa, e assim vão se desafiando cada vez mais.
Bom, daí então, alguns crescem e tornam-se engenheiros, outros arquitetos, alguns com muito recurso seguem no ramo de construtoras. Aqui em Fortaleza existem algumas.
A Construtora: Dias de Sousa, por exemplo, já entregou grandes imóveis na cidade. Um deles chama bastante atenção. Tem duas torres e no último andar elas se conectam, possibilitando um grande heliponto.
Quem vê de longe parece estar contemplando uma gigante e assombrosa letra: U. Se você estiver dirigindo na Av. Washington Soares, à 6km de distância do edifício, ficará deslumbrando. É uma bela estrutura.
Daí se você é como eu, quando testemunha algo grandioso assim, se pergunta: “Nossa, como eles conseguiram fazer isso?”, e interage consigo mesmo dizendo: “Eu não saberia por onde começar”.
Bem, de fato os homens constroem grandes edifícios, monumentos etc., e as vezes fazem isso com o intuito de declarar para os demais: eu sou maior que você. Quando não, é para declarar ao próprio Deus: “eu sou poderoso, e alcançarei o céu” (Gn 11.1-9). Vale a pena lembrar da torre de Babel.
E as vezes os homens constroem fortalezas para si mesmos, religiões para si mesmos, visando rejeitar/abandonar o próprio Deus. Essas religiões edificadas por homens as vezes deslumbram os mais desatentos na fé.
E foi isso que aconteceu com os judeus à época de Jesus Cristo. Eles o rejeitaram, pois, entendiam que eles eram o próprio povo de Deus, o edifício construído por ele. E quando Jesus chegou para mexer nas estruturas desse “imóvel” eles preferiram rejeitar aquele que é “a pedra angular”.
Algumas casas espirituais edificadas por homens podem nos assombrar, pelo tamanho etc., mas somente a edificada em Cristo, é eterna. Pois está segura n’Ele.
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
Ainda sobre edificações, Pedro nos apresenta dois grupos. Com características descritas nestes versículos:
O PRIMEIRO:
Os que creram (v.7a);
Raça eleita (v.9a);
Sacerdócio real (v.9a);
Nação santa (v.9a);
Povo de Deus (v.10a) — propriedade exclusiva d’Ele (v.9a);
Chamados a proclamar as virtudes d’Ele (v.9b);
Casa de Deus (v.5a).
O SEGUNDO:
Os que não creram (v.7a);
Desobedientes (v.8b);
Foram postos para tropeçar (v.8b);
Inimigos de Deus (v.8a) — a rocha de ofensa para eles;
Os que rejeitaram (v.7a);
Casa de si mesmos (v.7) — eles são os construtores, eles ergueram algo, mas não para Deus.
----------------------
Nos cinco primeiros versículos Pedro conduz os irmãos, os que compõe a casa edifica em Cristo, a olharem para si mesmos. Para o testemunho deles como povo do Senhor. E lhes dá ordens.
Nos outros cinco versículos Pedro continua falando para eles, mas os convida a olhar para os homens que buscaram construir um reino, um edifício, para si mesmos; algo grandioso. Mas não fala para estes, perdidos, ele os usa como exemplo, para os irmãos entenderem como foram alcançados pela Graça Maravilhosa do Senhor.
Pedro, parece falar de dois momentos, quando faz menção aos construtores que rejeitaram a Pedra, que é Cristo, parece falar dos judeus — os seus que o rejeitaram.
E quando dirige a palavra aos que estão em Cristo, fala de maneira profundamente cristológica. Para você anotar, quando Paulo escreve a Epístola aos Gálatas, e registra a repreensão que faz à Pedro (Gl 2.1-21), ele a envia por volta de 55-57 d.C., e Pedro escreve sua primeira Epístola no ano de 62-64 d.C. Percebemos uma diferença entre o Pedro que se encontrou com Paulo e é registrado em Gálatas, e este que redigiu a epístola.
Aqui ele fala à todos, sem distinção étnica, ou quanto à ser judeu de nascença ou não. Ele dirige tais palavras ao povo do Senhor. À casa edificada em Cristo.
----------------------
TRANSIÇÃO:
À casa edificada em Cristo (a metáfora para o seu povo), como está no texto bíblico, é dada três ordens que encontramos aqui:
----------------------
1. ABANDONAR:
O primeiro verbo que encontramos no texto, v.1, é “despojar”. Um sinônimo para abandonar, ou deixar de lado, no sentido de “largar e seguir”.
Este primeiro verbo aponta uma ação que a casa edificada em Cristo. Em outras palavras, aqueles que compõem essa casa, devem abandonar práticas que não dizem respeito ao ser casa de Deus.
Eles devem abandonar “toda maldade, dolo, hipocrisias, invejas e toda sorte de maledicências”. Assim como Paulo ensina, iniciando esse discurso em Ef 4.17-24, do despir-se e revestir-se e explica na prática do v.25 em diante como fazê-lo. Pedro nos apresenta algo neste texto.
O Evangelho não é somente: deixe de fazer isso. Pelo contrário, o Evangelho é contra-cultural, pois propõe algo que deve ser feito. Ex.: Se abandona toda a maldade, o que deve fazer? Ficar com o espaço da maldade vazio? Não! Você abraça a nobreza.
E assim vai com o abandonar o dolo, e promover a honestidade. Da inveja, à generosidade. Da hipocrisia, à integridade, e da maledicência à piedade.
Naturalmente todos nascemos em pecado, todos sabem. Naturalmente também todos tem inclinações para estas obras da carne. Mas alguém que está edificado em Cristo, abandona-as. Todas elas e outras mais que existirem.
Aplicações:
O verbo abandonar tem sido constante em sua vida? E o ato de despojar-se, é real para além de sua conjugação? Em outras palavras: você é diligente em abandonar tais obras carnais?
TRANSIÇÃO:
Mas nem só de abandonar viverá o cristão. Pedro nos comunica que devemos “desejar ardentemente, o genuíno leite espiritual”. Daí então chegamos a segunda ordem:
----------------------
2. ANELAR:
"desejai ardentemente” é a expressão que Pedro usa no texto. Anelar é sinônimo de desejar ardentemente, tanto quanto “ter grande afeto por”, ou “sentir forte desejo por”.
Bem, o apóstolo informa o que deve ser anelado pelos que estão edificados em Cristo. O “genuíno leite espiritual”.
Alguém entende que Pedro não trata de doutrina elementar aqui, mas faz referência a um método de vida que tem o sabor do novo nascimento.
Em outras palavras, “o que ele está dizendo aqui é que, assim como um recém-nascido tem um forte desejo por leite, o cristão, nascido de Deus, também deveria ter sede da Palavra de Deus. Ele diz que devemos desejar o leite puro da Palavra tanto quanto o bebê deseja sua mamadeira”.
Anelar pela Palavra de Deus, como seu único alimento para crescimento espiritual, é o que o Cristo deve fazer.
Daí, Pedro vem com um “se”, quando diz: “se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso”. Se é que você realmente nasceu do Espírito de Deus, se realmente o Espírito colocou na sua boca um gosto pelas coisas de Deus — sem isso você não pode sentir o gosto prazeroso das coisas espirituais”.
O fato de anelar, comunica a nós que ele nos tomou para sermos sua morada, edificada em Cristo.
Aplicações:
Esse forte desejo pelas coisas espirituais de Deus encontra-se em seu coração? Você anela pelo seu momento de devoção nas Escrituras, na oração secreta etc.?
TRANSIÇÃO:
Mas o anelar não ficará somente em seu coração, ele será transformado em ação. Daí chegamos a terceira e última ordem:
----------------------
3. APROXIMAR:
"Chegando-vos para ele...”. Ele que foi rejeitado pelos que construíram religião para si mesmos, subvertendo a Lei de Deus. Mas para o Pai ele é a pedra: viva, eleita e preciosa.
A relação do verbo aproximar (tendo o sinônimo: chegar, utilizado na tradução) envolve nosso papel como “pedras que vivem” e edificas n’Ele.
No v.5 diz: “sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.
Em outras palavras, nos aproximamos d’Ele, a pedra angular, aquela que é o nosso fundamento, para oferecer adoração agradáveis ao Pai.
O Senhor, nosso Deus, é o único que deve ser adorado. Pode existir qualquer outro edifício com fundamentações deslumbrantes, mas ainda assim, se não estiver em Cristo, é falsa. Nós estamos verdadeiramente edificados em Cristo, e somos essa casa “a fim de” adorá-lo.
Por isso devemos nos aproximar, nos achegarmos à Ele. Isso não diz respeito a nossa ação em si. Mas de quem e por que devo me aproximar.
O ato de nos aproximarmos do Senhor e adorá-lo está totalmente conectado a nossa fé. Você não encontrará no coração dos judeus que participaram da crucificação do Nosso Senhor, o desejo de adorar a Deus. Eles eram hipócritas. Falavam algo e não viviam, mas uma parte do que falavam, também era mentira.
Aplicações:
Você diariamente tem se aproximado do Senhor? Para adorá-lo? Bom, se você está edificado em Cristo, certamente sim. Se não, sugiro que você se questione.
TRANSIÇÃO:
----------------------
CONCLUSÃO:
Aos que são casa de Deus, que estão edificados em Cristo, relembro aqui as ordens: Abandonar! Anelar! Aproximar! E os convido a observar aqueles que se dizem casa de Deus e perceber se conseguem ver isso em suas vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.