O projeto do Senhor para nossa Vida

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 29 views
Notes
Transcript
Texto base: Filipenses 1.3–9 “Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,”
Filipenses 1.3–9 RA
Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,
Filipenses 1.3–9 ARA
3 Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, 4 fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, 5 pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. 7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. 8 Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,

Introdução

Meus irmãos, há cerca de 120 anos atrás um homem, britanico chamado Thomas Andrews, projetou e contruiu por pelo menos 9 anos, como aquele que seria o maior navio de cruzeiros da história, com mais de 260 metros de comprimentos, com capacidade para mais de 2200 pessoas a bordo e Com tudo que existia de mais luxuoso a sua época.
Esse navio fez sua viagem inaugural no dia 10 de abril de 1912, saindo da Inglaterra com destino aos Estados Unidos.
No dia 14 de abril, há apenas 4 dias de sua partida, o navio se choca com uma grande pedra de gelo, chamada de iceberg e naufraga e em apenas duas horas.
Pelos menos 1500 pessoas morreram naquele triste acidente do Navio chamado de Titanic.
O que mais chama at6enção nessa triste e conhecida história é que a empresa que construiu este navio o considerava “inafundável" e a história conta que um de Seus famosos Marinheiros disse a conhecida frase: “Nem Deus afunda esse navio".
Meu irmãos, no texto em que acabamos de ler o Apóstolo Paulo está falando a igreja de Filipos que era uma cidade que ficava na província romana da Macedônia, região que hoje faz parte da Grécia.
A igreja de Filipos foi a primeira fundada na Europa por Paulo, na sua segunda viagem missionária (At 16:12–40).
Anos depois, quando estava na cadeia (1:7), Paulo escreveu esta Epístola aos Filipenses.
Ele havia recebido notícias a respeito dos cristãos de Filipos e tinha ficado sabendo que havia sérios problemas entre eles.
Estava muito preocupado com as falsas doutrinas que algumas pessoas ensinavam lá e também por saber que alguns líderes da igreja eram contra ele.
Ao mesmo tempo, Paulo havia recebido ajuda dos cristãos de Filipos;
E ele escreveu esta epístola não somente para tratar dos problemas da igreja, mas também para agradecer aos filipenses tudo o que tinham feito por ele.
Mas que relação tem a história de Paulo com a de um navio que naufragou quase 20 séculos depois?
A questão que podemos levantar aqui é em onde estão firmados os projetos que você tem para sua vida?
E isso nos leva a pensa no primeiro ponto que vamos ver neste Breve Sermão
No Versículo de número 6, paulo Afirma em sua oração de graças Fp 1.6
Filipenses 1.6 ARA
6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Meus irmãos, diferentemente daquilo que ocorreu com aquele navio, onde os homens depositavam confiança em sua grandeza eu seus projetos e sua criação.
Paulo ve aqui nos dar uma primeira lição que é:

A confiança nos projetos do Senhor para nossa vida.

Amada igreja, onde tem sido aliçerçados os seus projetos para sua vida para sua família, para a sua igreja?
Paulo diz: Estou plenamente certo de que, quem começou boa obra…
Aqui Paulo determina, quem é aquele que vem primeiro antes dos planos, terrestres.
Como Cristãos devemos submeter nossos planos a vontade soberana de Deus,
Quando somos adolescentes, queremos independência;
Quando somos jovens, queremos casar, comprar um carro;
Quando somos adultos, queremos estabilidade, comprar nossa casa própria;
E quando chegamos a velhice, muitos querem sussego, descanso.
Entretanto, todos esses planos certamente falharam se Deus não estiver no centro da sua vida.
O Autor aos provérbios sabiamente já disse: Pv 19.21
Provérbios 19.21 ARA
21 Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá.
Os nossos objetivos, por mais simples que eles sejam devem estar subtidos a vontade do Pai. Para isto é necesaário que saibamos quem Ele é e a sua grandeza e propósito para nós.
Quem é esse que começa a boa obra?
Colossenses 1.16–17 ARA
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
Meus irmãos, muitas vezes nos pegamos conversando em nossa vida nas mais diversas ocasiões acerca de Deus, de que quem ele é, nós muitas vezes tranformamos essa conversa em algo banal, simples e se percebermos reduzimos Deus a isto ou aquilo. Colocamos o Senhor em uma Caixinha, como algo em que nos poderemos acessar a qualquer momento em prol dos nossos próprios interesses, ao nosso tempo e conforma nossa própria vontade.
Aqui vou citar alguns dos feitos do Senhor que nos dão uma visão mesmo que limitada da sua grandeza e controle sobre todas as coisas
Criação do Mundo: Deus criou o céu, a terra e tudo o que neles há em seis dias e descansou no sétimo (Gênesis 1-2).
Dilúvio e a Arca de Noé: Deus enviou um dilúvio para purificar a terra da maldade, salvando Noé, sua família e os animais na arca (Gênesis 6-9).
Chamado de Abraão: Deus chamou Abraão para sair de sua terra e prometeu fazer dele uma grande nação (Gênesis 12).
Libertação do Egito: Deus libertou os israelitas da escravidão no Egito através de Moisés, com sinais e maravilhas, incluindo as Dez Pragas e a abertura do Mar Vermelho (Êxodo 7-14).
Entrega dos Dez Mandamentos: No Monte Sinai, Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos, que serviram como base moral e legal para os israelitas (Êxodo 20).
Conquista de Canaã: Sob a liderança de Josué, Deus ajudou os israelitas a conquistar a terra prometida de Canaã (Josué 6-12).
Reinado de Davi: Deus escolheu Davi como rei de Israel, e sob seu reinado, Israel se tornou uma nação poderosa e unida (1 Samuel 16; 2 Samuel 5-7).
Profecias de Isaías: Deus usou o profeta Isaías para anunciar a vinda do Messias e a salvação futura (Isaías 7:14; 9:6-7; 53).
Ele envia João batista para preanunciar a vinda do Messias
Ele envia Seu Filho amado Jesus Cristo, para morrer na cruz em seu lugar, em meu lugar para que você tenha vida.
João 3.16 “16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Amada igreja, esse é o nosso Deus!!!
É o nosso criador, Deus onipotente, Deus onicisciente, Deus Onipresente!!
Deus não é um animal, cuja coleira voccê segura e diz o que ele deve fazer ele é Deus!!
Acima de tudo e todos, Rei Magestoso, sobre os Céus e a terra e os confins da terra.
1Crônicas 29.11 ARA
11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.
Jeremias 10.6 ARA
6 Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.
Salmo 147.5 ARA
5 Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.
Meus irmãos é nesse Deus que você deve colocar seus planos;
É a esse Deus que voce deve render glórias;
É esse Deus que cuida e planejou antes da fundação do mundo, cada célula do seu corpo.
E você ainda ousa, fazer planos sem submetê-los a Deus.
É esse Deus que começou a boa obra em nossa vida!
Meus irmãos ainda voltados para o texto da carta de Paulo aos Filipenses, há outro importante ensinamento do apótolo para nós.

O alegria do de Senhor que nos faz entender as dificuldades ao longo desses planos

vejamos o que diz na segunda parte de versículo 6:
Filipenses 1.6 “6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”
Os nossos projetos, nossos planos e as nossas expectativas, serão completas pelo Senhor, Desde que nosso coração esteja voltado, centralizado, focaizado, nos seus propósitos.
Meus irmãos, como disse a pouco, o contexto onde essa carta foi escrita é quando Paulo estava preso, em sua primeira prisão em Roma.
Deus colocou no coração de Paulo o desejo de pregar o evangelho e nem mesmo a prisão fez com que ele esmorecesse, reclamasse de Deus, colasse impercícilios, pelo contrário veja comigo os versos 12 e 13.
Filipenses 1.12–13 ARA
12 Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; 13 de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;
Aqui a narrativa de Paulo trá pra nós dois pontos que devemos pensar:
Primeira:
As batalhas que você haverá de enfrentar, desde que você esteja servindo ao Senhor, no seu trabalho, no seu lar, na sua igreja, no seu casamento, servirão de testemunho e o Senhor fará com que a obra dEle seja feita através de sua vida.
Apesar da masmorra, apesar da prisão, Paulo fêz proveitosa a sua estadia. o que nos leva ao segundo ponto aqui dessa passagem.
Segundo:
Através da vida de Paulo todos ficaram sabendo do motivo de ele estar preso que era por Prega Cristo,
Nesse momento não era Paulo que estava em evidência, mas sim Cristo e a sua obra redentora.
Em tudo que fizermos Cristo deve ser evidenciado, Cristo de ser o motivo da atenção.
Meus irmãos ainda olhando para a sagrada escrtura no verso 14 vemos Paulo destacar que o trabalho do Senhor não está alienado as circunstacias dessa vida.
Ele diz: Fp 1.14
Filipenses 1.14 ARA
14 e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.
As algemas do apóstolo foram estímulo para os irmãos daquela igreja proclamarem ainda mais o evangélho, em outr versão podemos ler:
Filipenses 1.14 NVI
14 E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.
Os Irmãos passaram a não mais temer, e com testemunho de Paulo, seguiram pegrando a Obra de Cristo aos quatro cantos.
E você meu irmão, tem desistido diante das primeiras dificuldades? ou as tem utilidado para glórificar ao Senhor e testemunhar dEle em meio as aflições?
William Hendrikssen vai dizer que:
Paulo vivia sob constante vigilância (cf. At 28.16,20). Os guardas se revezavam. E, dessa maneira, muitos deles entraram em contato com este apóstolo dos gentios. Assim puderam perceber sua paciência, sua mansidão, sua coragem e sua inquebrantável lealdade às suas convicções íntimas. Eles estavam profundamente impressionados. Sim, inclusive esses soldados empedernidos, esses legionários rudes que, presumivelmente, seriam de alguma maneira os menos afetados pelo evangelho, na verdade estavam profundamente abalados pelo que viam, ouviam e sentiam na presença de Paulo
William Hendriksen, Efésios e Filipenses, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 3a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1992), 434.
Efésios e Filipenses 1.12–18a: I. Uma Prisão para o Avanço do Evangelho

A causa de Paulo, ou melhor, a causa de Cristo veio a ser “o assunto da cidade”. Tudo isso significava progresso para o evangelho, pois o verdadeiro assunto estava sendo elucidado.

Tenha coragem meu irmão, se Deus estiver a frente, não tema!
Seja corajosos, o Senhor completará a sua Boa obra, independente das circunstancias, em meio as dificuldade Davi Clamou ao Senhor Dizendo:
Salmo 27.1–3 ARA
1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? 2 Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
Meu irmão, se o senhor te separou para o serviço, confie nele, se dedique, não se abale o Senhor te usará para Sua obra e a completará.
O apóstolo ainda nos coloca um terceiro ensinamento, sobre:

A nossa verdadeira esperança

Filipenses 1.6 “6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”
Irmãos aqui está o nosso verdadeiro consolo e esperança, Deus há de completar a sua obra em nossas vidas, aqui o apóstolo está falando da salvação, o Senhor é que nos garante a salvação e a vitória.
Quando estivermos tristes, desanimados lembremos de quem Ele é, Hb 12.2
Hebreus 12.2 ARA
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
João 1.29 ARA
29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Meu irmão, você faz parte da obra mais sublime do Senhor, ele diz:
João 10.10 ARA
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Meu irmão aqui nós não estamos falando dessa vida limitada, desse corpo podre, que em breve voltará ao pó, nós estamos falando de experimentarmos a vida eterna, de estar em um lugar onde não será necessário a luz do sol, pois o resplendor da Glória do Senhor nos dará toda luz necessária.
Essa é a nossa esperança é nisso que nossos planos devem estar alicerçados, não há erro em pensar na sua vida, não há erro em buscar melhorias. Mas esse não pode ser o Seu Deus.
O seu coração e seus planos devem estar alicerçados no Senhor, na verdadeira esperança que é a glória eterna.
Apóstolo Pedro diz em sua epístola: 2Pedro 3.13
2Pedro 3.13 ARA
13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
Meus irmãos essa justiça aqui é um tempo perfeito, onde não haverá, fome, sede, dor, ranger de Dentes.
Esse tempo que há de chegar é o tempo de estarmos com um corpo restaurado, incorruptível.
Deus nos tira da condenção eterna e nos leva para sua maravilhosa luz:
Meus irmão esse projeto do Senhor é desenhado por Paulo no verso 16
Filipenses 1.16 ARA
16 estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;
Onde quer que estivesse esse apóstolo que outrola era um perseguidor de cristãos, agora convocado pelo Senhor a realizar a sua boa obra. Ele estava pronto para defender a sua fé em Cristo.
Meu irmão, onde está a sua fé quando te perguntam sobre Cristo, no ônibus, no uber, no trabalho, na rua, quem é você?
Quais são os seus projetos, você como o projetista do navio que coloca sua esperança em coisas, ou você é aquele que deposita e guarda sua fé.
Este é o chamado meu querido irmão, não existe plano mais perfeito do que a obra de Cristo em nossa vida.
Paulo segue testemunhando da sua fé diante da masmorra e ele diz:
Filipenses 1.18–21 ARA
18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei. 19 Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação, 20 segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Meu irmão, você está disposto a morrer por Cristo?
A nossa jornada de fé estarácheia de ontanhas e vales, dos quais só passaremos com um fé arraigada no Senhor!
Mas para que essa fé preencha completamente o seu coração, para que esse amor, arda no seu peito, só há uma única maneira e o apóstolo Paulo nos diz em Rm 10.9-15
Romanos 10.9–15 ARA
9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

Conclusão

Meu querido irmão, quero concluir dizendo, duas coisas:
A primeira é que se você quer colocar seus planos diante de Deus, aqui está o manual, é necessário que haja conversão é necessário que você com sua boca confesse ao Senhor Jesus.
E pela ação do espírito Santo de Deus você há de ser alcançado pela sua maravilhosa graça de modo a experimentar esse conforto em meio as aflições, essa fé inabalável diante das mais diversas circuntancias.
A segunda coisa eu falo a você meu irmão, que já foi alcançado pela graça do Senhor:
Meu irmão, onde estão alicerçados os seus planos, aqui há um chamado urgente a igreja de Cristo os versos 14 e 15 de romanos nos conclama.
O seu plano de vida, de saúde não é a unimed, bradesco ou mesmo o SUS, o seu plano não é terrestre.
Levante-se do seu lugar de conforto, coloque-se a postos para servir ao Senhor.
Por fim lhes digo, novamente Fp 1.6
Filipenses 1.6 ARA
6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
O Senhor é o projetista que não falha, são planos não podem ser frustrados por icebergs ou qualquer coisa desse mundo.
Ele criou o mundo, tudo está sob seu governo, desde a situação mais simples na sua vida até o plano mais audacioso. coloque-se diante do Senhor e subeta-se aos seus projetos para sua vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.