A alegria pela pregação do evangelho

Carta aos Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Introdução

Paulo escreveu essa carta para a igreja de Filipos quando estava preso na cidade de Roma, essa é a prisão domiciliar do apóstolo Paulo onde permaneceu por dois anos. A carta aos Filipenses foi escrita por volta de 61 d.C.
Paulo escreveu essa carta com três propósitos:
1. Para expressar a sua gratidão à igreja, porque a igreja de Filipos enviou Epafrodito até Roma para entregar a oferta financeira ao apóstolo Paulo.
2. Para relatar o motivo de enviar Epafrodito de volta a cidade de Filipos.
3. Paulo escreveu para exortar a igreja sobre alguns aspectos da vida cristã:
A unidade
A humildade
A alegria
Os falsos ensinos
Resolução de conflitos
E dentre outros assuntos que vão surgindo ao longo da carta.

Ideia Central

A mensagem do evangelho estava sendo pregada, apesar das dificuldades.

Transição

Veremos dois instrumentos que contribuíram para a pregação do evangelho.

Desenvolvimento

1° O sofrimento de Paulo (v. 12-14)

Paulo estava passando por uma situação muito difícil e complicada. Mas mesmo diante dessa situação, a mensagem do evangelho não parou de ser pregada. Diante disso, veremos três resultados do sofrimento de Paulo:

1° O evangelho continuou progredindo (v. 12)

12 Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho.
Paulo queria repassar para a igreja de Filipos, que a razão de sua prisão, não era motivo de eles ficarem desesperados ou com medo, apesar de que os seus inimigos queriam matá-lo, para impedi-lo de anunciar Cristo. Mas essa prisão não foi em vão, mas foi proveitosa, no que diz respeito a mensagem do evangelho.
Paulo estava preso, estava acorrentado e estava sendo impedido de pregar o evangelho, mas a mensagem estava sendo pregada e anunciada. E o fato dele estar na prisão não era um obstáculo para a mensagem parar de ser anunciada, pelo contrário, a prisão contribuiu para que o evangelho fosse expandido.

2° O evangelho chegou aos perdidos (v. 13)

13 Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.
Paulo estava preso e podia interagir com as pessoas, por isso, mesmo estando na prisão não deixou de pregar o evangelho. Ele evangelizou os guardas que o vigiavam e os outros presos que estavam com ele. O apóstolo não parava de pregar o evangelho, mesmo sofrendo, ele não deixava de anunciar Jesus Cristo para os perdidos.
Os guardas vigiavam Paulo de dia e de noite, na época os turnos dos soldados eram de seis horas, isso significa que Paulo podia pregar para quatro soldados em vinte e quatro horas. Os soldados e os outros presos, ficaram sabendo que Paulo estava sofrendo por causa de Cristo e não por algum crime que ele cometeu.
Paulo havia recebido outras pessoas na prisão e todas influenciou com o evangelho.
Atos dos Apóstolos 28.16 NVI
16 Quando chegamos a Roma, Paulo recebeu permissão para morar por conta própria, sob a custódia de um soldado.
Atos dos Apóstolos 28.30–31 NVI
30 Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo. 31 Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.

3° Os cristãos foram encorajados (v. 14)

14 E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.
Paulo chegou em Roma com a poderosa mensagem do evangelho, mas como o mensageiro estava preso, a mensagem estava livre para ser pregada. Diante da prisão de Paulo, aconteceu um despertamento espiritual na vida dos irmãos de Roma, porque ao presenciaram o aprisionamento de Paulo por amor a Cristo, sem medo e com determinação falaram a respeito da palavra de Deus, ou seja, pregaram o evangelho.

2° Os críticos de Paulo (v. 15-18)

Na época um grupo estava se opondo contra o apóstolo Paulo e tendo inveja de sua autoridade apostólica. Essas pessoas estavam pregando o evangelho, alguns de forma correta e outros de forma errada. Diante disso, veremos quatro características da pregação dos críticos de Paulo:

1ª Pregam por inveja (v. 15 a)

15 É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade,
A igreja de Roma estava dividida, porque alguns pregavam o evangelho pela motivação correta e outros pela motivação errada. Os críticos tinham ciúmes do apóstolo Paulo, porque ele era talentoso e era bem sucedido em seu ministério, por isso, alguns por rivalidade, ou seja, por disputa e discórdia, aumentaram a atividade missionária, saindo pregando e anunciando o evangelho, mas pela motivação errada.
Esse grupo eram pessoas que professavam a fé em Jesus Cristo. Eles estavam preocupados em terem a mesma reputação do apóstolo Paulo, eles observaram que a prisão de Paulo era uma oportunidade de serem reconhecidos como os pregadores do evangelho, assim como Paulo.

APLICAÇÃO

Nos dias atuais acontece essa situação, onde muitos tem inveja daquela pessoa que está destacando no ministério e faz de tudo para desanimá-la e desencorajá-la. E em alguns contextos muitos ficam brigando por cargo na igreja.
Em 2017 aconteceu algo parecido com a realidade de Paulo. Onde um casal era dedicado na obra do Senhor e tinha uma pessoa que estava com inveja do trabalho, então, começou a fazer de tudo para assumir o ministério de teatro, até que conseguiram, mas para isso provocou discórdia. Tudo isso por querer assumir um cargo de liderança.

2ª Pregam por amor (v. 15 b - 16)

15 mas outros o fazem de boa vontade.
16 Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho.
Dentro do grupo dos críticos do apóstolo Paulo, tinha aqueles que pregavam a mensagem do evangelho pela motivação correta. Eles anunciavam a mensagem por amor, esses não estavam preocupados de terem reputação diante das pessoas, mas tinham uma paixão sincera pelo evangelho, para que a obra de Deus não parasse.

3ª Pregam por ambição egoísta (v. 17)

17 Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.
Essas pessoas estavam pregando para se auto promoverem na pregação do evangelho. Mas estavam pregando de forma egoísta e não tinham sinceridade em suas palavras. Eles queriam de certa forma prejudicar o apóstolo Paulo, ou seja, causar algum sofrimento para ele. Provavelmente pensavam que pregar o evangelho, iria causar tristeza ou perturbação para Paulo.

4ª Pregam a respeito de Cristo (v. 18)

18 Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro.
De fato, continuarei a alegrar-me,
Os críticos de Paulo, não estavam pregando heresias, ou seja, propagando falsos ensinos. Porque se estivessem, o apóstolo não teria se alegrado com heresias e teria combatido as falsas doutrinas. Mas essas pessoas estavam fazendo certo, mas pela motivação errada.
Por isso, a reação de Paulo foi surpreendente, pois ele não estava se importando com os seus críticos, porque Cristo estava sendo pregado, seja pela motivação errada ou certa. A alegria de Paulo era que Cristo estava sendo pregado.

Conclusão

Para concluir, Paulo estava preso em Roma, mas a mensagem do evangelho estava sendo pregada. Isso quer dizer que o evangelho continuou sendo expandido e muitas vidas foram impactadas pela mensagem da cruz. Paulo estava preso, mas pregava a palavra de Deus aos soldados e as pessoas que foram visitá-lo, porque a vida de Paulo era pregar a salvação por meio de Cristo.
Muitos estavam pregando por inveja e para terem reputação diante das pessoas, mas Paulo não se ofendeu com isso, porque Cristo Jesus estava sendo pregado.
Nos dias atuais a igreja está deixando a prática de anunciar o evangelho, tristemente muitos vivem acomodados e na sua zona de conforto e esquece de pregar o evangelho para os perdidos. É preciso um avivamento urgente.
Você tem buscado pregar a mensagem de que a salvação está apenas em Jesus Cristo? O que você tem feito para o avanço do evangelho?

Aplicação

Pregue o evangelho de Jesus Cristo por onde você passar, porque ainda estamos em um país livre.
Se alegre quando a mensagem do evangelho for pregada aos perdidos.
Ao ouvir algum pregador, verifique o conteúdo da mensagem que está sendo pregada. Porque se a motivação é correta ou errada, é entre o pregador e Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.