Expsição em Romanos
Exposição em Romanos. • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsQuem não erra na escolha do chamado é o mesmo que não erra no envio no comissionamento no preparo e capacitação de seus servos.
Notes
Transcript
Apresentação de Paulo.
Apresentação de Paulo.
Rm 1. 1.
Todas as cartas escritas na antiguidade mantinham um padrão de escrita, quem esta escrevendo, para quem esta sendo escrita, Roma é o centro do mundo antigo uma capital com aproximadamente 2 milhões de abitantes pessoas de todo o mundo vivem nesse lugar incluindo muitos judeus e gentios que se converteram a Cristo.
Paulo inicia dizendo que é servo ou seja um escravo de Jesus Cristo esse titulo não é bem visto num universo com aproximadamente 600 mil escravos, essa categoria não trazia motivo nenhum para as pessoas se orgulharem, o escravo era considerado uma propriedade de seu Dono portanto não havia orgulho nessa classificação, os judaizantes já haviam se indispostos com Cristo sobre o tema escravidão João. 8 31-33.
Chamado para ser Apostolo o chamada de Paulo é como o dos doze uma convocação diretamente feita por Cristo para pregar o evangelho e observe que é o evangelho de Deus e o de Cristo, isso indica uma continuação progressiva no plano único estabelecido pelo Pai é somente um plano desde o inicio
Rm 1.2.
Paulo não esta falando nada novo o evangelho de Deus é proclamado desde do jardim quando Deus prometeu que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente e dai por diante todos os servos de Deus proclamaram essa mesma mensagem.................( as vezes queremos ser como os antigos, bom para isso é só anunciar o mesmo evangelho que diz que o homem pecou contra Deus e carece de perdão do contrario seu destino é o inferno).....................
no profeta Isaías vemos claramente a origem desse evangelho,Is. 40. 9. Is. 52.7. O evangelho é a missão de proclamação as pessoas de elas precisam ser salvas e isso não é simples, fazer pessoas entenderem que tudo o que elas são fizeram e ainda fazem é pecado contra Deus e que somente o evangelho pode trazer-lhes liberdade é uma missão muito carregada. pois a luta espiritual é medonha Jesus exemplifica essa batalha quando ensina sobre a parábola do semeador observe que das quatro sementes somente uma progride as demais são arrebatadas pelo diabo. o termo usado no grego para o que ocorre é (katefagen o que indica que satanás destrói rapidamente a semente as aves do céu devoram famintas a semente) Então o que Paulo esta fazendo é deixar claro que essa luta toda tem inicio lá longe e continua até agora.
Rm 1.3.
Nesse momento Paulo passa a ligar toda história antiga com a atual o Cristo veio da descendência de Davi segundo a natureza humana nesse ponto é bom lermos Mt 1. 1-16. (carne), informação está que faz toda diferença e separa os Judeus e Gentios não eleitos dos que foram escolhidos por Deus para o servir ou melhor serem sua propriedade. ( 1Pedro 2 9-10.) Isso indica que o crente não é dele mesmo a convocação do Senhor é para negarmos a nós mesmos levarmos nossa Cruz, você foi chamado para morrer e não se preocupe, pois tu não pertence ati mesmo. Deus veio em carne cumprir o evangelho e em bondade te chamou para participar disso.
Rm 1.4.
Para Paulo é importante dizer que aquele mesmo que veio em carne cumpriu todas exigência de Deus não pecou em nada, mas foi condenado como um pecador é agora designado Filho de Deus com poder pelo Espirito de Santidade pela ressurreição dos mortos.( Os Hebreus tinham as lembranças de Abel assassinado que fazia menção a alguém maior que viria depois)
(a um Abrão verdadeiro que foi chamado para deixar seu lar e sua parentela não só para andar marcando a terra de seu povo, mas por um maior que
viria morrer por seu povo), (a um Isaque no monte moria, que verdadeiramente deu sua vida),
Rm 1. 5.
Todos os crentes recebem graça e são comissionados por Deus entre todas as pessoas de sua cidade ou por onde quer que forem a testemunhar e obedecer a Jesus seja onde for o apostolo diz que isso nos todos recebemos, não há exclusividade não é missão do Pastor, do missionário, do evangelista somente, mas de todos os que são chamados como escravos que sabem que sua vida é para disposição e serviço do SENHOR.
Rm 1.6.
Quem não entende o evangelho desta forma pode estar incluso em uma das duas alternativas que vou expor: primeira nunca ouviu o evangelho verdadeiro e portanto não sabe do que se trata, essa posição é branda para essa pessoa e poderá agora viver dessa maneira como (Doulos), e segundo esse pessoa pensa ser crente, mas nunca foi um eleito de Deus portanto não é chamado para a salvação geralmente pessoas assim não amam há Deus desprezam o evangelho de Deus pisam e profanam a Cristo e o pior não são repreendidos pelo Pai mostrando assim que são bastardos Hebreus 12.7-9. esses não filhos e o fim desses é a morte e o inferno.
Rm 1.7.
Para todos os crentes de todos os tempos que são amados de Deus que são chamados para serem Santos, Graça e Paz de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo vos cubra por onde quer que forem.
Aplicação:
1- Todo crente foi chamado por Deus antes da fundação do mundo.
2- Todo crente é um escravo do Senhor Jesus Cristo não tendo outro dever se não obedecer o evangelho que é pregar contra o pecado e a salvação exclusiva em Jesus.
3- Somente o eleito sente a necessidade de obedecer a Palavra como ela esta escrita palavra essa que é a verdade de Deus para o mundo.
4- Você foi chamado para isso.