Deus é um refugio SEGURO PARA AQUELES QUE NELE CONFIAM SL 91

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

SALMO 91

Psalm 91:1–16 ARA
1 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. 3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. 5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, 6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. 8 Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. 9 Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. 10 Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. 13 Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. 14 Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. 15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. 16 Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.
Psalm 91:1–2 ARA
1 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
OUSADIA de poder dizer: MEU DEUS, MEU BALUARTE, MEU REFÚGIO….
GRANDIOSA obra de Cristo que transforma nossa relação com Deus…
NÃO É UMA PROMESSA PARA TODOS OS CRENTES, mas para aqueles que vivem essa relação intima com Deus…
Salmo 91.9 (ARA)
9 Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio( diferente de dizer que Deus é refúgio) . Fizeste do Altíssimo a tua morada.
Salmo 91.14 (ARA)
14 Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.
somos chamados neste salmo a viver essa relação pessoal com Deus…
É POSSÍVEL SER CRISTÃO E VIVER UMA RELAÇÃO DISTANTE DO SENHOR:
O PECADO ESFRIA NOSSO RELAÇÃO COM DEUS…
A ANSIEDADE COM AS COISAS DESTE MUNDO ESFRIA NOSSA RELAÇÃO COM DEUS…
AS DISTRAÇÕES ESFRIAM NOSSA RELAÇÃO COM DEUS
AQUELES QUE VIVEM UMA VIDA DISTANTE DO SEU SENHOR NÃO EXPERIMENTAM AS PROMESSAS DESTE SALMO:
Psalm 91:3 ARA
3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
3 CAEM NO laço do passarinheiro e da peste perniciosa.(as muitas armadilhas colocadas diante de nós)
Psalm 91:5 ARA
5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,
5 SÃO ATERRORIZADAS COM O terror noturno, SÃO ATINGIDOS PELAS seta que voa de dia, 6 SÃO VITIMAS DA peste que se propaga nas trevas, da mortandade que assola ao meio-dia. 7 CAI mil ao teu lado VOCE CAI TAMBÉM,
Psalm 91:8 ARA
8 Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios.
8…SE CONTINUAR NESSA VIDA INDIFERENTE Terás o castigo dos ímpios.(o castigo certo daqueles que não confiam no Senhor)
Psalm 91:10 ARA
10 Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.
10 O mal te sucederá, praga chegará à tua tenda.
Psalm 91:12 ARA
12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
12 tropeçares nalguma pedra. (COMETER ERROS , desviar, ser enganado, vencido, destruído)
Psalm 91:13 ARA
13 Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.
13 Pisarás o leão(SERÁ MORDIDO) e a áspide(SERÁ PICADO),
Psalm 91:15 ARA
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.
15 ESTARA SOZINHO NA sua angústia, NÃO CONHECERÁ A SALVAÇÃO DO SENHOR16 VIVERÁ DIAS DIFICIEIS E TRABALHOSOS
O SALMO 91 TRAZ PRECIOSAS PROMESSAS, MAS PARA AQUELES QUE TEM O SENHOR COMO SEU MAIOR TESOURO, PARA AQUELES QUE INVESTEM EM SUA RELAÇÃO COM DEUS….
SE TEM UMA COISAS EM QUE DEVERÍAMOS INVESTIR TEMPO, RECURSO, ENERGIA É EM NOSSA RELAÇÃO COM DEUS. ESSA É A MAIOR DÁDIVA DADA AOS HOMENS. PARA ISSO FOMOS CRIADOS. FOI A MAIOR PERDA NO ÉDEM. FOI A MAIOR BENÇÃO DADA ATRAVÉS DA CRUZ DE CRISTO
AQUELES QUE SE REFUGIAM NO SENHOR ESTÃO 100% SEGUROS
ISSO NÃO QUER DIZER:
Que por sermos cristãos não passaremos por luta e aflições.
Este texto não diz que não devemos ter prudência, se guardar de perigos, cuidar de nossa saúde, ser prevenidos. Não estamos autorizados a nos colocar em situação de risco, porque o Senhor nos guarda de tudo. Então posso dormir com a porta aberta, andar por lugares perigosos, me colocar em situações de risco....ESSA FOI A PROPOSTA DE SATANÁS A JESUS EM SUA TENTAÇÃO.(Mt 4.5-6; Dt6:16)
AO MESMO TEMPO SABEMOS QUE TODA PRUDÊNCIA, CUIDADO, PREVENÇÃO SÃO INSUFICIENTES para nos guardar de todas as possíveis situações neste mundo caído…..os perigos são muito maiores do que podemos ver…
ESTE TEXTO AFIRMA QUE estamos SEGUROS POR QUE ESTAMOS NAS MÃOS DE UM DEUS ONIPOTENTE, QUE NOS AMA e governa toda as circunstâncias, É UM ESCUDO PARA NOS PROTEGER…
Romans 8:31–32 ARA
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Todo aquele que puder realmente dizer: “O Senhor é o meu refúgio” já encontrou um lugar seguro, e pode descansar no pensamento de que nada acontece fora de sua vontade. Deus conhece todas as circunstâncias que envolvem a seus filhos e os dirige para seu bem.
QUANTOS PERIGOS NOS CERCAM. SEM A PROTEÇÃO DO SENHOR IRIAMOS SUCUMBIR, ESTARÍAMOS PERDIDOS.
Existe um exercito de demônios poderosos, organizados, dedicados, para nos destruir;
ALÉM DISSO, este mundo esta debaixo do pecado, em caos, em guerra, em colapso
1. LAÇO DO PASSARINHEIRO
2. PESTE PERNICIOSA(espiritos, doença mortal, peste erro, peste pecado)
3. TERROR NOTURNO
4. SETA QUE VOA DE DIA
5. PESTE QUE SE PROPAGA NAS TREVAS
6. MORTANDADE QUE ASSOLA AO MEIO DIA
7. Deus salva seu povo e castigará os impios…
SENDO ASSIM ONDE VALE A PENA INVESTIR NOSSAS VIDAS
E da peste perniciosa. Aquele que é Espírito pode nos proteger dos espíritos maus. Aquele que é misterioso pode nos resgatar dos perigos misteriosos. Aquele que é imortal pode nos redimir da doença mortal. Há a peste mortal do erro, da qual estamos seguros se habitarmos na comunhão com o Deus da verdade. Há a peste fatal do pecado, pela qual não seremos infectados se permanecermos com o Deus triúno e santo. Há também a peste de enfermidade e até mesmo dessa calamidade nossa fé ganhará imunidade se for desta elevada ordem que se abriga em Deus, caminha em calma serenidade e aventura-se em todas as coisas, por amor ao dever. —C. H. SPURGEON
O próprio Satanás pode mordiscar seus calcanhares, mas em Cristo Jesus eles têm a esperança garantida de que, em breve, ferirão Satanás sob seus pés.
E lhe mostrarei a minha salvação. O último, o melhor, o auge máximo de bênção, incluindo e concluindo tudo! Tudo o que Deus faz é perfeitamente realizado.
O Deus que protege e salva Seu povo, ira castigará eternamente o ímpio….
Deus castiga o impío(Sl 92.5-9)
Caiam mil ao teu lado,
e dez mil, à tua direita;
tu não serás atingido.
Somente com os teus olhos contemplarás
e verás o castigo dos ímpios.
Psalm 34:7 ARA
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.
O cerne da questão está em “Meu Deus” significar que nós nos apropriamos Dele. Por um ousado ato de fé, nós o tomamos como sendo, de agora em diante, Deus para nós; e tudo que Ele é tomamos como nosso para todo o sempre. Podemos fazer isso? Irmãos e irmãs, nós podemos fazer isso? Ah, sim, apropriar-se da fé é garantido na aliança, pois ela se estabelece assim: “Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Isso é justificado também pela ação de Deus; afinal, Ele não deu o Seu Filho? E, quando entregou o Seu Filho para nos redimir, Ele poderia reter algo de nós? Naquele ato, Ele nos deu virtualmente a si mesmo, pois Cristo está no Pai e o Pai está nele, e quem recebeu Jesus recebeu o Pai! Diga “Meu Salvador” e você não precisará ter medo de dizer “Meu Deus”. Além disso, não apenas a aliança o garante, e o ato de Deus o justifica, mas também o testemunho do Espírito em nosso interior nos ensinou que temos o direito de dizer “Meu Deus”.
O Salmo 90 falava de um homem atrofiando sob a ira de Deus contra o pecado. O Salmo 91 fala de um Homem que é capaz de esmagar o leão e a víbora sob Seus pés. Indubitavelmente o tentador estava certo ao citar este salmo ao “Filho de Deus” (Mt 4:6). —WILLIAM KAY
O que habita no esconderijo do Altíssimo. As bênçãos aqui prometidas não são para todos os cristãos, mas para aqueles que vivem em íntima comunhão com Deus. Todo filho de Deus olha para o santuário interior e para o trono de misericórdia, contudo nem todos habitam no lugar santíssimo; eles correm até lá em momentos específicos e desfrutam de aproximações ocasionais, mas não residem, habitualmente, na misteriosa presença. —C. H. SPURGEON
E da peste perniciosa. Aquele que é Espírito pode nos proteger dos espíritos maus. Aquele que é misterioso pode nos resgatar dos perigos misteriosos. Aquele que é imortal pode nos redimir da doença mortal. Há a peste mortal do erro, da qual estamos seguros se habitarmos na comunhão com o Deus da verdade. Há a peste fatal do pecado, pela qual não seremos infectados se permanecermos com o Deus triúno e santo. Há também a peste de enfermidade e até mesmo dessa calamidade nossa fé ganhará imunidade se for desta elevada ordem que se abriga em Deus, caminha em calma serenidade e aventura-se em todas as coisas, por amor ao dever. —C. H. SPURGEON
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trad. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 379.
Professos da religião ao seu redor são assolados pela praga, a igreja é consumida, a própria vida da religião decai, mas no mesmo lugar e momento, em comunhão com Deus, o cristão renova sua juventude e a sua alma não tem conhecimento de doença alguma. Em certa medida, isto também é verdade concernente ao mal físico; o Senhor ainda coloca uma diferença entre Israel e o Egito no dia em que envia as Suas pragas. O exército de Senaqueribe é destruído, mas Jerusalém usufrui de saúde
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trad. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 380.
Nossa segurança não está somente nisto, porque Deus é um refúgio e é uma habitação, mas porque “disseste: o Senhor é o meu refúgio
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trad. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 380.
A dependência de Cristo não é a causa de sermos escondidos por Ele, mas é a qualificação da pessoa que será escondida. —RALPH ROBINSON
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trad. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 381.
O próprio Satanás pode mordiscar seus calcanhares, mas em Cristo Jesus eles têm a esperança garantida de que, em breve, ferirão Satanás sob seus pés. O povo de Deus é o real “Jorge e o dragão”, eles são os verdadeiros reis-leão e domadores de serpentes. O domínio deles sobre os poderes das trevas os faz clamar: “Senhor, os próprios demônios se nos submetem pela Tua palavra!”
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trad. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 382.
E lhe mostrarei a minha salvação. O último, o melhor, o auge máximo de bênção, incluindo e concluindo tudo! Tudo o que Deus faz é perfeitamente realizado. Até aqui o Seu servo teve vislumbres da “grande salvação”. O Espírito a revelou passo a passo, conforme este servo era capaz de suportar. A Palavra o ensinou e ele se alegrou em Sua luz. Mas tudo foi visto em parte e conhecido em parte. No entanto, quando Deus tiver satisfeito o Seu servo com a duração dos dias e o tempo para ele se findar, então começará a eternidade, Ele lhe mostrará Sua salvação. Tudo ficará claro. Tudo será conhecido. Deus será revelado em Seu amor e Sua glória. E nós conheceremos todas as coisas, como agora somos conhecidos! —MARY B. M. DUNCAN
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trad. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 382.
Os versículos 9 e 10 formam um paralelo com os versículos 1 e 2, e ao usar “morada” formam também um elo com o versículo inicial do Salmo 90. Todo aquele que puder realmente dizer: “O Senhor é o meu refúgio” já encontrou um lugar seguro, e pode descansar no pensamento de que nada acontece fora de sua vontade. Deus conhece todas as circunstâncias que envolvem a seus filhos e os dirige para seu bem.
Allan Harman, Salmos, trad. Valter Graciano Martins, 1a edição, Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 331.
Related Media
See more
Related Sermons
See more