(Rm 11:1-10) Deus não rejeitou Seu povo
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Nós temos aprendido que Deus é um Deus que elege e salva soberanamente a quem quer, e um Deus que endurece a quem quer.
E assim temos aprendido que Deus faz as duas coisas ao mesmo tempo. Enquanto rejeita ou julga uns, ele salva outros. E muitos vezes, isso está tão relacionado que a rejeição de uns é a salvação de outros, e a salvação de uns a rejeição de outros.
Romanos 11.1–2 “Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo:”
Terá Deus rejeitado? Deus tem um povo exclusivo a quem ele prometeu salvar. Deus fez muitas promessas e deu muitos privilégios aos judeus, pra que agora eles venham a se perder… a ser rejeitados?!… Como pode isso? Acaso Deus rejeitou o seu povo?
A resposta veemente de Paulo é “de forma alguma”. Deus nunca rejeitará, e ele não pode rejeitar o seu povo, a quem ele prometeu salvar, se colocando sob juramente, e juramente de sangue. Ele não pode mentir, porque ele não pode negar a si mesmo. A maior segurança que um ser humana poderia ter, é uma promessa de salvação por parte Deus. Deus jamais rejeitará seu povo.
A pergunta elaborada por Paulo significa que as pessoas entendiam que todo aquele que fosse descendente de Abraão, ou seja, que fosse judeu, estava automaticamente salvo. Como podemos pensar um absurdo como esse? Que o que me salva é o sangue, é a linhagem familiar, ou mesmo a tradição religiosa…? Não é isso o que muitos de nós pensamos?!...
Sou israelita. A grande prova de que Deus não rejeitou os judeus é Paulo era judeu. Ele está explicando que se existem judeus que se perderam, não significa que não haverá judeus salvos. Deus tem um povo entre os judeus. Paulo já havia exortado: Romanos 9.6 “E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;”
Paulo está ensinado faz tempo que o verdadeiro israelita é aquele que é por dentro. Você pode ser israelita por fora ou por dentro. O crente é israelita por dentro, porque está unido a Jesus pela fé. Então talvez você seja um “crente” porque segue as normas: vem a igreja, cultua, canta, até ora etc. Mas você o é por dentro???
De antemão conheceu. Então Paulo colcoa aqui a grande chave, a grande razão pra que uma pessoa seja de fato povo de Deus: são aqueles a quem Deus de antemão conheceu. São aqueles que são conhecidos por ele. Imagine quantas pessoas que cumpriram regras formais da religião, e usaram e abusaram do nome de Jesus, não estarão diante daquele naquele grande do Juízo final, revindicando seus direitos, dizendo tudo o que fizeram em nome dele, e como têm direito de herdar o reino dos céus. Não é isso que Jesus denuncia em Mateus 7?
Mateus 7.21–23 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.”
Então você diz conhecer a Deus. Os judeus também conheciam. O capítulo 10 nos acabou de ensinar isso:
Romanos 10.19 “Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira.”
A não é apenas se você conhece a Deus, mas se ele conhece você. Essa é a grande questão. Paulo diz:
1Coríntios 8.3 “Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.”
2Timóteo 2.19 “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem...”
Então, Calvino diz, “ainda que Deus convide todos a si, sem qualquer distinção, todavia não atrai interiormente a ninguém, a não ser aqueles a quem conhece e passam a pertencer-lhe, em favor de quem deu seu Filho e a quem também guardará fielmente até o fim”
Romanos 11.2–4 “Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal.”
Mataram os teus profetas. Então Paulo faz uma comparação com os dias de Elias. Em que os profetas do Senhor haviam sido mortos. E agora também, o grande Profeta, Jesus, havia sido morto pelos judeus.
Elias estava desolado porque se sentia só, não via mais nenhum fiel, mas nenhum profeta junto dele. Mas Deus havia reservo 7 mil que tinham dobrado seus joelhos. Então Paulo diz que da mesma forma agora, Deus também agora tinha um povo reservado para Si que se mantinha fiel.
Aqui apredemos algumas coisas: 1) 7 é um número simbólico na bíblia que signigica completude, perfeição. 7 mil, ainda que seja literalmente 7 homens, Deus está ensinando que todo o seu povo permanecia firme, ninguém se perdeu. Esse pequeno é todo o povo de Deus. 2) Deus havia reservado. Não foi Elias, nem foi a capacidade desses profetas de se esconder, foi Deus quem reservou. É ele quem preserva a sua igreja. E ele faz isso pra Si mesmo. A Igreja pode parecer fraca, ou até inexistente em tompos sombrios, mas sempre devemos esperar que Deus preservou um povo. 3) Outra coisa que devemos aprender é que os demais, que são rejeitados, não são povo de Deus, apesar de serem chamados de judeus, ou de crentes. 4) E além de tudo isso, por fim, aprendemos com Elias e o profetas, que o povo de Deus é aquele que persevera fielmente, não se entregando a idolatria, mas se permanecendo firme em meio a dor e ao sofrimento. Perseravança é uma marca fundamental. (2Timóteo 2.19 “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” )
Romanos 11.5–6 “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.”
Remanescente. Então Paulo mais uma vez volta a falar da Graça de Deus e da Elição divina, que é o que sustenta o remanescente. A ideia de que Deus tem um povo remascente, ou seja, literalmente, um resto, um pequeno grupo que sempre permance, está em toda Escritura. Assim foi nos dias de Noé, de Ló e de Isaías.
Isaías 1.9 “Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado alguns sobreviventes, já nos teríamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.”
Jeremias 23.3 “Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.”
Joel 2.32 “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.”
Amós 5.15 “Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo; talvez o Senhor, o Deus dos Exércitos, se compadeça do restante de José.”
Miquéias 2.12 “Certamente, te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente, congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas no aprisco, como rebanho no meio do seu pasto; farão grande ruído, por causa da multidão dos homens.”
Sofonias 3.13 “Os restantes de Israel não cometerão iniquidade, nem proferirão mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa, porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.”
Graça. E o que faz esse povo fraco permancer? Quem preserva eles? É a graça de Deus. E isso de graça, não por causa das obras. Pensar o contrário disso, ensinar o contrário disso, é lutar contra Deus. O cristianismo, o verdadeiro cristianismo, é a verdadeira religião e um dos grandes motivos é porque é a única que ensina a salvação pela graça somente. Todas as outras ensinam a salvação pelas obras, pelo que você faz.
E aqui temos uma união de três coisas que ouvimos muito falar: graça, eleição, e remanescente. Deus elege gratuitamente um pequeno número de indivíduos. Falarei isso numa linguagem mais conhecida, a de Jesus.
Mateus 22.14 “Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.”
Romanos 11.7–10 “Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.”
Paulo já tinha afirmado isso antes sobre os gentios, que os gentios alcançaram pela fé aquilo que os judeus incrédulos não alcançaram, ou seja, a justificação:
Romanos 9.30–31 “Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.”
Agora Paulo diz a mesma coisa que ele disse dos gentios, mas agora sobre alguns judeus, os judeus eleitos. Ele afirma que os judeus eleitos alcançaram aquilo que Israel como nação não alcançou. Assim, em Israel, alguns foram salvos, outros foram rejeitados. Os que foram salvos é que são o verdadeiro povo de Deus, os verdadeiros israelitas.
Paulo cita aqui pelo menos 3 passagens pra explicar o que está acontecendo. Primeiro ele cita duas passagens misturadas como uma só:
Deuteronômio 29.4 “porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.”
Isaías 6.9 “Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.”
O que Moisés e Isaías estão falando aqui nessas passagens é o derramento do juízo de Deus sobre uma nação incrédula. Tem olhos mas não veem ou olhos que não veem ou para não verem, e ouvidos que não ouvem. Terrível!… Sua visão era cegueira, sua audição, surdez, suas roupas, nudez, sua força, fraqueza, sua justiça, pecado.
O espírito de torpor é a letargia espiritual, a insensibilidade. Eles não respondem às repreensões. Eles não acham que serve pra eles. Ele estão sempre certos. Eles não aceitam as acusações. Eles não se sentem pecadores. É você???
A outra passagem é mais amedrontadora.
Salmo 69.20–23 “O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei. Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre. Sua mesa torne-se-lhes diante deles em laço, e a prosperidade, em armadilha. Obscureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam; e faze que sempre lhes vacile o dorso.”
O salmo 69 é um samo messiânico. O salmo mostra que a maldição da cegueira, o laço que eles recebem, é por rejeitaram o Messias.
O que é a mensagem do Evangelho pra você?… Ela pode ser apenas uma veste de religião que você carrega como um amoleto pra lá e pra cá. Ou ela pode ser de fato a sua vida, a sua esperança.
APLICAÇÃO
A Salvação é um dom. Ame a graça de Deus, e reconheça que o único motivo de você está aqui hoje é porque Deus te trouxe aqui. E a única forma de você ir para o céu, é se Deus te levar pra lá. Só ele pode nos salvar. Se renda a ele, e o reconheça como único e suficiente salvador.
Você nunca está sozinho. Elias entrou em depressão, ele se sentia só, por uma obra que parecia não ter fim. Mas então descobriu que havia muitos outros como ele, que permaneciam firmes e perseveravam na fé. Saiba que uma igreja abarrotada de gente nem sempre é um sinal de graça. Existem muitas igrejas cheias de pessoas vazias. Também, não tema pelo avanço do reino das trevas no mundo, pelo crescimento do ateísmo, do comunismo, da corrupção e das perseguições, as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor. E além disso saiba que suas aflições como crente, são compartilhadas por outros. Outros estão passando out já passaram o que você está passando. Eles venceram e você pode vencer em Cristo Jesus.
Cuidado com a dureza de coração. Isral resistiu à mensagem do Evangelho, eles ouviam e ouviam e ouviam, mas não se arrependiam. Foram enviados muitos profetas, muitos pastores, pregadores, e eles não mudavam, não abandonavam seus ídolos, até que chegam que foram entregues à sua própria incredulidade. Não faça isso hoje. Hebreus 3.15 “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.” Quantas vezes você já foi a igreja na sua vida e ainda não mudou? Ainda não abandou aquele pecado, a idolatria, o orgulho, a fornicação, o adultério, a mentira… Quanto mais você precisa ouvir? Ou quanto mais você precisa sofrer pra largar isso de mão? Não continue assim. Hoje é o dia da salvação Hoje você deve entregar sua vida a Jesus, viver uma nova vida. Eu falo pra você que tem apenas vindo a igreja como um simpatizante, como alguém que apenas gosta do ambiente da igreja. Mas eu falo também a você que se diz crente já há muito tempo, mas também há tempo não tem tido nenhuma mudança, ou nenhum crescimento. Permanece no mesmo lugar. Não cresce em humildade, não cresce em mansidão, em amor, em alegria, não cresce nos frutos do Espírito. Alguma coisa tá travando você. Abondone isso hoje e que hoje seja o início de uma nova vida, pra glória de Deus, até que ele venha!