UM PAI SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

UM PAI SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Introdução:
Atos dos Apóstolos 13.22 ARA
22 E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.
Davi foi um homem segundo o coração de Deus. Já vi livros sobre uma mulher segundo o coração de Deus, um homem segundo o coração de Deus. Mas como seria um pai segundo o coração de Deus?
Lição: O Pai Segundo O Coração De Deus Age Como Pai Celestial.
Como o Pai celestial age com seus filhos?
O Pai celestial conhece os filhos (Mt 11.25-27).
Isso implica num conhecimento pessoal, próximo, íntimo, com o Filho.
Isso implica num relacionamento especial com o Filho.
Isso implica num conhecimento compartilhado com o Filho: “Tudo me foi entregue por meu Pai”.
Isso implica num conhecimento pleno do Filho.
O Pai conhece não só o Filho legítimo, Jesus Cristo, mas também todos aqueles que foram adotados através de Cristo, pela fé (Jo 1.12; Rm 8.12-17; Gl 4.1-7). Ou seja, Ele nos conhece. E o pai que segue Seu exemplo conhece seus filhos.
O Pai celestial recompensa seus filhos (Mt 6.1-6).
O Pai recompensa a sinceridade dos filhos.
O Pai recompensa os motivos corretos dos filhos.
O Pai celestial recompensará a justiça verdadeira dos seus filhos. Os pais devem seguir o exemplo do Pai celestial e recompensar os filhos, não por coisas erradas que tenham feito, mas pelas coisas corretas.
O Pai celestial deleita-se nos filhos (Mt 3.16-17; 12.18; 17.5; Mc 1.11; Lc 3.22; 2Pe 1.17).
O Pai também deleita-se em nós que andamos por fé.
Hebreus 10.35–39 ARA
35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
O Pai celestial deleita-se nos verdadeiros filhos que confiam e esperam nEle. Os pais também precisam deleitar-se nos filhos.
O Pai celestial defende os filhos (Mt 26.52-53).
O Pai está pronto para ajudar o Filho.
O Pai rapidamente disponibilizará o socorro do Filho.
Deus, o Pai, também nos defende, e Jesus deixa claro isso em Lucas 18.7.
Lucas 18.7 ARA
7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
Se fosse a vontade do Pai, rapidamente, Ele teria defendido o Filho, mas não era esse o seu propósito. Essa disposição para defender o Filho legítimo e os filhos adotados deve ser também a disposição dos pais.
O Pai celestial livra os filhos (Gl 1.3-4).
João 15.19 ARA
19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
Nós estávamos perdidos neste mundo que jaz no Maligno (1Jo 5.19), mas o Pai enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos livrar do mundo. Nós, pais, devemos seguir o exemplo do Pai celestial e livrar nossos filhos deste mundo mal.
O Pai celestial ama os filhos (Jo 5.19-20).
Assim como o Pai ama o Filho, Jesus Cristo, assim também Ele nos amou e ama.
Efésios 2.4 ARA
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
1João 4.10–11 ARA
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.
João 16.27 ARA
27 Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus.
Amar os filhos não é aceitar os seus erros, Deus não ama assim. Deus nos ama incondicionalmente e sacrificialmente, mas não passando a mão na nossa cabeça. Amar os filhos é buscar o bem deles, mesmo que venha a ser doloroso e alto o preço a se pagar.
O Pai celestial disciplina seus filhos (Hb 12.4-10).
A disciplina do Pai celestial é por amor (v. 6).
A disciplina do Pai celestial é por causa dos erros dos filhos.
A disciplina do Pai celestial é para a santificação dos filhos.
Assim como o Pai celestial disciplina visando o bem, o melhor, dos filhos, da mesma forma, deve ser nós pais.
O Pai celestial comanda os filhos (2Jo 4-6).
1João 3.21–24 ARA
21 Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; 22 e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. 23 Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. 24 E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.
O pai deve dar ordens aos filhos, pois é assim que o Pai celestial age com seus filhos.
Os pais tem andado longe desse padrão. E continuarão andando longe dele enquanto não seguirem o exemplo do Pai celestial. Criar os filhos é muito mais do que prover o alimento e uma moradia, cuidar dos filhos também é ter um relacionamente de amizade e carinho com eles, é reconhecer os seus feitos corretos, é ter prazer neles, é defendê-los dos perigos, é livrá-los dos maus caminhos, é amá-los corretamente, incondicionalmente e sacrificialmente, é corrigi-los e discipliná-los dos seus erros pensando no bem deles e é comandar suas vidas para não se perderem.
Tome a decisão de ser um pai segundo o coração de Deus. E para isso, você precisa agir como o Pai celestial.
Conclusão: Pais, o padrão é alto, é elevadíssimo, no entanto, é também o melhor, não tem outro igual. Nossos filhos só tem a ganhar. Que tipo de pai você tem sido? Que tipo de pai você quer ser? Um pai segundo o homem caído ou um pai segundo o coração de Deus?
Cuidado para não ser um pai segundo o coração do Diabo? Um pai segundo o coração do Diabo é aquele que é frio, indiferente, desinterresado nos filhos, é injusto, é desgostoso, insatisfeito, infeliz com os filhos, é abandonador, entregador e acusador dos filhos mesmo eles estando certos, é prejudicar e constrangedor dos filhos, é desamoroso, é um apoiador dos erros e a libertinagem dos filhos. Isso é agir conforme o padrão deste mundo. Mas um pai segundo o coração de Deus age como o Pai celestial.
Related Media
See more
Related Sermons
See more