Lembre-se daquele que te criou

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Em tempos de pós-verdade, de muitas vozes e de avanços tecnológicos, um tema que fala muito ao coração das pessoas, especialmente os mais jovens, é a questão da liberdade. Todos querem ser livres. Fazer o que tem vontade, sem ter que prestar contas a ninguém.
A chamada Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) é um desafio para as corporações. A mais recente Pesquisa Melhores Lugares para se Trabalhar divulgou que esta geração representa um desafio de relacionamento para 58% dos entrevistados. Segundo eles, a geração Z é “descomprometida e impaciente na carreira”.
Isso é um problema para o mundo em que a gente vive, que prega cada vez menos responsabilidade e cada vez menos bom senso.
O autor de Eclesiastes, Salmoão, escreve uma orientação aos jovens. Ele partilha uma de suas sabedorias para que pensemos no futuro, algo que não temos muito o hábito de fazer quando estamos no auge da juventude. Tudo é para hoje, tudo é para agora.
Eclesiastes 12.1–7 (BS:NVT)
1 Não se esqueça de seu Criador nos dias de sua juventude. Honre-o enquanto você é jovem, antes que venham os tempos difíceis e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer em viver”. 2 Lembre-se dele antes que o sol, a lua e as estrelas percam o brilho aos seus olhos, e as nuvens voltem a cobrir o céu depois da chuva. 3 Lembre-se dele antes que suas pernas comecem a tremer, e antes que seus ombros se encurvem. Lembre-se dele antes que os poucos dentes que lhe restam já não possam mastigar, e antes que seus olhos deixem de ver com clareza. 4 Lembre-se dele antes que seus ouvidos fiquem fracos e você já não ouça o som das pessoas trabalhando nas ruas. Hoje você levanta com o primeiro canto dos pássaros, mas um dia não os ouvirá mais. 5 Lembre-se dele antes que você tenha medo de cair e se preocupe com os perigos nas ruas; antes que seus cabelos fiquem brancos como a amendoeira em flor, e você se arraste como um gafanhoto prestes a morrer; e antes que você perca o desejo. Lembre-se dele antes que falte pouco para descer ao túmulo, seu lar eterno, quando os pranteadores chorarão em seu funeral. 6 Sim, lembre-se de seu Criador agora, enquanto você é jovem, antes que o fio de prata da vida se rompa e antes que a taça de ouro se quebre. Não espere até que o cântaro se despedace junto à fonte e a roldana se parta junto ao poço. 7 Pois, então, o pó voltará à terra e o espírito voltará a Deus, que o deu.
Não costume pregar em pontos ou tópicos, mas para essa reflexão, acho que vai ficar mais fácil para entendermos as lições de Salomão.
1º Lembre-se daquilo que você já foi ensinado
Majoritariamente, estamos entre pessoas que já estão na igreja há tempos. Já ouviram sobre Jesus, já foram ensinadas sobre como Deus nos resgatou da condenação. E quando Salomão nos diz: "Não se esqueça de seu Criador nos dias da sua juventude. Honre-o enquanto você pode”.
Vocês estão em uma fase repleta de possibilidades. Podem aprender coisas novas, têm planos, sonhos, acham que o mundo é pequeno para vocês. E é muito comum a gente se prender no entusiasmo de ter uma vida e tanto. De alcançar a fama, de ser bem-sucedido, de ser extremamente popular, de ser referência.
Só que a vida avança. A juventude passa. E o tom depressivo e melancólico de Eclesiastes dá o tom correto da reflexão que a gente precisa fazer.
Muitos aqui estão no ensino médio, em breve irão para a faculdade. Vocês viverão uma outra realidade. Um outro tipo de relacionamento com pessoas. É provável que vocês encontrem boas pessoas por lá. Mas há chances de que muitas pessoas ruins cruzem seu caminho. Más amizades.
Uma pesquisa de 2019 apontava que 66% dos jovens cristãos que chegavam à universidade deixavam a igreja durante o período de faculdade.
São influenciadas pelo novo estilo de vida. Pelas amizades. Pelas ideias que a universidade traz. Em vez de influenciarem positivamente outras pessoas, esses jovens acabam influenciados e deixam a fé.
Vocês foram e estão sendo ensinados a permanecerem no bom caminho do Senhor. Alguns vão surgir na sua vida e dirão que há caminhos melhores, mais prazerosos. São atalhos para o sucesso. Atalhos para aquilo que te fará “mais feliz” na visão do mundo.
Só que os dias difíceis vêm para todos. Não há exceção. Todos passam por dificuldades. Não passe a sua juventude achando que lá na frente poderá se acertar com Deus. Pode ser tarde demais. A sua relação com Deus deve estar em dia.
Você sabe o que é certo e o que é errado. A juventude não te dá passe livre para minimizar pecado ou deslize. Todos nós erramos em todas as fases da vida, mas o seu pensamento não pode ser de que a juventude justifica uma vida de erros.
2º Os seus planos e sonhos talvez sejam frustrados, mas Deus estará contigo
Lembre-se dele antes que o sol, a lua e as estrelas percam o brilho aos seus olhos, e as nuvens voltem a cobrir o céu depois da chuva. (v.2)
Talvez você se prenda a planos de carreira, sonhos de vida e corra em direção a eles de uma forma até agressiva. Não é errado se preparar e trabalhar para ter uma carreira, seguir um sonho. Você só não pode deixar que isso seja o seu deus. Você não pode venerar o sucesso em uma profissão. Você não pode idolatrar o status.
Falar em fracasso é um tabu. As pessoas se preparam pensando em atingir o ápice da sua carreira profissional. Mas nem sempre isso acontece. Pode ser que você não alcance o sucesso esperado. Que você siga uma carreira completamente diferente da sua tão sonhada.
Minha primeira formação foi em Jornalismo. Eu sonhava em trabalhar em jornal, em rádio e até em TV. Achei que o meu ápice profissional seria cobrir política em Brasília. Mas Deus não me quis em Brasília. O meu ápice na comunicação, até aqui, foi trabalhar, sim, na política, mas em SP, quando fui assessor de comunicação na Assembleia Legislativa de SP. E, olha só, Deus me levou para trabalhar em uma rádio. Ainda assim, não imaginava que Deus me chamaria para o ministério pastoral.
Olhando para tudo o que Deus fez, eu chegou à conclusão de que a história que ele escreveu foi bem melhor do que a que eu desejava. Ele cuidou de mim nos mínimos detalhes, me colocando nos lugares certos e na hora certa.
Na agitação da juventude, ficamos preocupados com o futuro, mas ele já tem tudo escrito. E Deus quer que você viva nele. É a melhor alternativa. Você pode até ter prazer momentâneo em trabalhos, em relacionamentos com gente do mundo, na bebida, na droga, mas tudo isso só causa destruição.
Você está neste mundo, mas não deve viver como as pessoas dele vivem. A sua jornada não é qualquer jornada. Quando você estiver desanimado porque algo aconteceu, lembre-se que os planos de Deus ditam o ritmo da sua vida. E os planos dele não são frustrados. Deus não é surpreendido pelo acaso. Para Deus, não há acaso. Vai haver dias de chuva, dificuldades e problemas. Só que você tem a quem recorrer. Não caia na falsa ilusão de que no mundo é melhor. A pretensa liberdade que vão te gritar é uma cilada. Você estará preso na mentira, na dependência e no pecado.
3º Deus te deu uma vida para viver para ele
Você já deve estar cansado de ouvir isso, mas você não é fruto do acaso. Talvez você não tenha sido planejado pelos seus pais, mas você foi desejado e amado por Deus desde o princípio. Ele te deu uma vida e com ela o privilégio de vivê-la diante dele.
Um dia, se Cristo não voltar antes, todos nós morreremos. Nossa história aqui nessa terra estará encerrada. Alguns pela idade, outros por tragédia, como a que vimos ontem, com a queda do avião em Vinhedo, interior de SP. E a gente vai voltar ao pó, porque foi dele que fomos criados. Voltaremos para a terra. E o nosso espírito voltará para Deus.
A partir deste momento nada mais pode ser feito. Essa história, como há no catolicismo de encomendar missa pela alma do morto, é furada. O morto não pode louvar a Deus. O morto não pode se regenerar.
É por isso que você deve se atentar à sua salvação em vida. Quais têm sido os seus caminhos? Quais são as suas intenções? O que pode te fazer tropeçar? Identifique os potenciais problemas e fuja deles.
A sua eternidade está sendo construída hoje: ou você passará a eternidade com Cristo e a igreja triunfante ou você passará a eternidade numa condenação constante, distante de Deus.
A verdadeira liberdade é escolher viver uma vida integral para Jesus. Em todas as suas escolhas, Cristo deve ser a sua escolha sempre.
Feche os seus olhos
Pense na sua condição
Como você imagina o seu futuro?
Cristo é a base dos seus planos?
Você sabe em quem confiar para os momentos de dificuldade?
As suas atitudes de hoje te levarão para a vida eterna ou para a morte eterna?
Oração
Related Media
See more
Related Sermons
See more