JESUS É O NOSSO SACERDOTE PARA SEMPRE! (Parte 2) Hebreus 7.4-10

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Grande ideia:
Estrutura:
Champlim:
1. Os sacerdotes eram ordenados a seu oficio e às suas funções mediante um elaborado ritual (Ex 29; Lv 8).
2. Usavam vestimentas especiais, em sinal de seu ofício e cada peça de seu vestuário ao que se presume, tinha significados simbólicos.
3. O sumo sacerdote estava encarregado de certos deveres especiais, que só ele podia cumprir, como oficiar no dia da expiação, entrando no Santo dos Santos com esse propósito, e servir de principal oráculo do sacerdócio.
4. Os sacerdotes comuns realizavam todos os sacrifícios (Lv 1-6), cuidavam de questões sobre alimentos próprios e impróprios (Lv 13-14) e estavam encarregados de diversos outros deveres secundários (Nm 10.10; Lv 23.24; 25.9).
5. Eram sustentados mediante dízimos, primícias do campo, primícias dos animais e porções de vários sacrifícios (Nm 18).
6. A função original de um sacerdote (no hebraico, cohen) era ser o intermediário de um oráculo, alguém que deva instruções por inspiração divina, segundo dele se esperava. E isso continuou a ser uma importante parcela do ofício sacerdotal, mormente no caso do sumo sacerdote. Os sacerdotes também eram os guardiões e mestres dos documentos e das tradições sagradas. Finalmente essa função foi transferida para os rabinos, com o desaparecimento dos sacerdócio em Israel. Como é obvio, os profetas compartilhavam essas atividades; e, de fato, atuavam quase sempre como se fossem sacerdotes, embora sem fazer parte do sacerdócio, de maneira formal.
7. Os sacerdotes eram guardiões dos ritos sagrados, os quais promoviam o conhecimento sobre a santidade de Deus e a necessidade de os homens se aproximarem dele sem a polução do pecado, mediante os holocaustos apropriados e a mudança de vida correspondente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more