Um chamado a santidade
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Um chamado a santidade
Um chamado a santidade
Quero iniciar essa noite um pouco do que vamos ministrar no acampamento. O tema do acampa é o CONHECIMENTO DE CRISTO.
Nessa noite quero ministrar um pouco daquilo que falei no SDA. Falei sobre uma unidade santa.
Mas hoje quero dar uma ênfase em nosso chamado a santidade!
Conhecendo um Deus que é santo!
Versículos base - 1 Pe 1.14-16
“13 Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. 14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. 15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". 17 Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. 18 Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, 20 conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. 21 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.”
Introdução
Se tornar cristão não significa se tornar uma folha em branco. Não significa que à partir de agora nos tornamos santos imaculados, sem defeito, se dificuldades. Mas significa que a partir de agora o poder da ressurreição de Cristo Jesus habita em nossas vidas. E isso é muita coisa!!! Esse chamamento é uma convocação a uma vida que agrada ao Senhor, uma vida vivida pelo Espírito Santo - Uma vida de SANTIDADE.
Algo maior que mera aparência, boas virtudes, viver corretamente.
Vamos analisar a carta do apóstolo Pedro
Pedro provavelmente estava na Babilônia ou alguma região da Mesopotania (de acordo com 1 Pe 5.13) quando escreveu essa carta. Ela contém várias assuntos doutrinários de maneira mais abrangente. Mas se pudessemos dar a enfasê maior na carta de Pedro seria - A VIDA CRISTÃ E OS DEVERES CRISTÃOS. Em meio a perseguição, a dificuldade, ao sofrimento, Pedro encoraja os cristãos a testemunhar de Cristo sempre.
Nesses versículos temos Pedro falando sobre a santidade de Deus.
DEUS É SANTO - SOMOS CHAMADOS A SERMOS SANTOS
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
Pedro claramente está fazendo um paralelo a passagem de Lv 14.22
Já pensou na importância dessa afirmação? O significa Deus ser santo?
A palavra no heb' que Pedro está parafraseando é - Kodosh
Significa - Separado, cortado para fora.
—> Essa ideia não é só sobre pureza - Mas significa que Deus é alguém diferente de tudo o que existe. Alguém único. Alguém infinitamente maior que todos nós! Maior que todos os deus, reis e nações do mundo.
A Bíblia nos mostra então que o que faz de Deus, Deus, não é que Ele é poderoso, sábio ou mesmo amoroso. Mas que Ele é tem todo santo poder, sua sabedoria é uma santa sabedoria, seu amor é um santo amor.
Porque a santidade põem Deus fora da escala - Não tem como compararmos Ele com qualquer outra coisa, ou qualquer outra pessoa. Nenhum outro deus é santo.
“Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas” - Salmos 113.5
"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.” - Isaias 55.8
Ex: Gravidez
Você tá se comparando comigo, você não está confiando em mim e na minha sabedoria.
Precisamos pensar no Senhor como único!
O QUE É SANTIDADE? Como isso se reflete em nós?
Ele nos convida a sermos santos como ele É.
É perfeitamente normal pensar sobre a santidade e pensar sobre a moralidade. Quase sempre pensamos sobre uma vida correta e uma vida moral. Isso certamente está certo. Significa isso, não significa menos do que isso. Significa MAIS do que isso!!!
Também não significa que somos únicos no sentido de Deus. Somos únicos como povo de Deus. Porque andamos como ele e somos separados para Ele nos tornamos únicos por causa dele.
Pedro está fazendo referência ao texto de LEVÍTICOS
Pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão.
Quando levíticos usa essa expressão ele trata de restrições cerimoniais, coisas que eram puras e impuras, porque pertenciam ao Senhor!
Objetos, animais, e óleo, candelabro, sacrifício, dízimo, ofertas, um povo! Como assim??? A verdade é que tudo que era separado para o Senhor era santo! Era consagrado! Era exclusivo para Deus separado!
Essa é a verdadeira definição de santidade - O que faz de nós santos:
PERTENCEMOS AO SENHOR!
Essa era a diferença do povo de Israel, e da igreja!
Qual era a diferença do povo de Israel?
Preste atenção: É possível ser uma pessoa virtuosa, moralmente boa e não pertencer ao Senhor!
E pertencer ao Senhor significa que queremos ter prazer Nele!!!
Paulo diz em 1 Co 6.19: “Acaso vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de sí mesmos”.
Não vivemos para nós mesmos!
Pedro não estava simplesmente ensinando que era necessário guardar a lei do A.T., porque em Jesus a lei já foi cumprida! Fomos limpos do pecado, fomos salvos pela graça, fomos aceitos por Deus, para o que?
Para pertencer a Deus!!!
CADA PARTE DE NOSSAS VIDAS, CADA ÁREA, CADA LACUNA, TUDO PERTENCE A CRISTO!!!
1- NOSSA MENTE PERTENCE AO SENHOR
1Pedro 1.13 (NVI)
Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.
No primeiro século esse chamado ao preparo e ao agir era algo que deveria envolver esforço mental. Quase todos os comentaristas dizem que a metáfora que Pedro usa era sobre as roupas que as pessoas teriam que usar. Todos nessa época usavam longas túnicas que arrastavam no chão e impediam que a pessoa corressem.
Envolvia os nossos pensamentos.
Sabe que o nosso chamado a santidade envolve uma mente que é frutífera para Cristo. Existe uma importância naquilo que pensamos. E não é à toa que Paulo nos diz em Romanos:
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
Paulo vai nos dizer que nós que vivemos pelo Espírito temos a mente de Cristo!
Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?" Nós, porém, temos a mente de Cristo.
1 Coríntios 2:14-16
O que é ter a mente de Cristo?
é ter uma mente santificada, uma mente que pertence a Cristo Jesus!
Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo.
Romanos 8:5
Por isso só,os chamados a levar cativo qualquer pensamento, argumento, que vai contra o conhecimento de Cristo!
Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2 Co 10.5
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Filipenses 4:8
2- NOSSO CORPO PERTENCE AO SENHOR
E isso acontece como? - v.14
Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
É o Espírito Santo que nos faz permanecer enrraizados no conhecer a Cristo!
Como temos falado, ser santo vai muito além de regras do que podemos ou não podemos fazer.
exemplo: Amish
Mais uma vezes, no Novo Testamento temos mandamentos.
As próprias bem aventurança que Jesus nos deixou em MT 5 falam de um estilo de vida que é diferente, é que é separado!
Mas você nunca será um jovem, um adolescente separado se não tiver uma devoção de amor!
15 "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
João 14.15
Pertencer ao Senhor não excluí o fato de que precisamos buscar agradar a Deus em nossa santidade, nosso estilo de vida!
3- NOSSO CORAÇÃO PERTENCE AO SENHOR
Qualquer mudança em nosso comportamento e mente vai afetar o nosso coração!
17 Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. 18 Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, 20 conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.
Efésios 2.1–3 (NVI)
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
Éramos filhos da desobediência. Como nos tornamos filhos obedientes?
O amor de Cristo, seu coração, foi entregue por completo em nosso lugar!
FINAL - Aplicação
Você pensar, na práticas isso é impossível!
Como podemos pertencer totalmente a Cristo?
PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO!
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
Se não fosse pelo ESPÍRITO DE CRISTO QUE NOS CONDUZ A SANTIDADE!
É o que Pedro fala no início de sua carta
1Pedro 1.2 (NVI)
escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.
Vai nós dar uma esperança em Cristo Jesus!
V.21
21 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.”