NEOPENTECOSTALISMO (Parte 2)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução

Conecte com o que foi dito anteriormente
Nosso objetivo hoje é apresentar uma resposta bíblica para as principais “doutrinas” ou ensinamentos do Neopentecostalismo

Refutações

1. Profecias/Revelações/Apostolado

As “profecias e revelações” no Neopentecostalismo não se manifestam da mesma maneira das Escrituras, portanto são falsas.
(Numero de RG, CPF, informações obvias (no meio de um grupo enorme fala-se de alguém que está com luta em alguma área, tem causa na justiça e alguma área, etc)

A profecia no AT

O profeta era aquele que falava por Deus (Nesse sentido suas palavras não originavam neles mesmos - cf Assim diz o Senhor…)
Ezequiel 13.2 ARA
2 Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que, profetizando, exprimem, como dizes, o que lhes vem do coração. Ouvi a palavra do Senhor.
Os profetas confrontavam o pecado do povo e dos governantes (3 características da Profecia bíblica - Edificação >Exortação > Consolo )
Jeremias 2.4–7 (Jeremias exorta o povo de Judá por ter abandonado o Senhor)
4 Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel. 5 Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para de mim se afastarem, indo após a nulidade dos ídolos e se tornando nulos eles mesmos, 6 e sem perguntarem: Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto, por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava e na qual não morava homem algum? 7 Eu vos introduzi numa terra fértil, para que comêsseis o seu fruto e o seu bem; mas, depois de terdes entrado nela, vós a contaminastes e da minha herança fizestes abominação.
Oséias 4.1–3 (Amós denuncia o pecado das mulheres ricas de Samaria)
1 Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. 2 O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios. 3 Por isso, a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.
2Samuel 12.7–12 (Natã confronta Davi)
7 Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; 8 dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. 9 Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. 10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 11 Assim diz o Senhor: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. 12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.
Jeremias 23.21–22 ARA
21 Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram. 22 Mas, se tivessem estado no meu conselho, então, teriam feito ouvir as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações.
A maior parte das profecias não eram preditivas (visões futuras), mas sim declarativas (verdades de Deus para os ouvintes imediatos)
Nota: Os profetas e suas profecias deveriam ser provadas pelo povo
Jeremias 23.16 ARA
16 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor.
Deuteronômio 18.20–22 ARA
20 Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. 21 Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? 22 Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o Senhor não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.
Deuteronômio 13.1–3 ARA
1 Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, 2 e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, 3 não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
Miquéias 3.5–7 ARA
5 Assim diz o Senhor acerca dos profetas que fazem errar o meu povo e que clamam: Paz, quando têm o que mastigar, mas apregoam guerra santa contra aqueles que nada lhes metem na boca. 6 Portanto, se vos fará noite sem visão, e tereis treva sem adivinhação; pôr-se-á o sol sobre os profetas, e sobre eles se enegrecerá o dia. 7 Os videntes se envergonharão, e os adivinhadores se confundirão; sim, todos eles cobrirão o seu bigode, porque não há resposta de Deus.
Profetas no NT
O NT nos apresenta outro grupo que é equivalente aos profetas no AT, mas não há no NT oficios de profetas como exercido no AT.
O Dom de Profecia: No Novo Testamento e Hoje (Capítulo II: Wayne Grudem)
Existe pouca ou nenhuma evidência de ter existido um grupo de profetas nas igrejas do Novo Testamento que falava as próprias palavras de Deus (com “absoluta autoridade divina” sem ser questionado) e com autoridade para escrever livros da Escritura para inclusão no Novo Testamento.
Por outro lado, há um grupo proeminente de pessoas no Novo Testamento que falava com absoluta autoridade divina e que escreveu a maior parte dos livros neotestamentários. Esses homens não são chamados “profetas”, mas “apóstolos”, e em muitos aspectos são semelhantes aos profetas do Antigo Testamento.
Os apóstolos se assemelham aos profetas nos seguintes termos:
Eram mensageiros de Cristo
As palavras dos apóstolos são palavras de Deus
Resumo:
Os profetas no AT recebiam revelações diretas do próprio Deus, estas revelações foram registradas e estão contidas nas Escrituras do AT.
Os apóstolos, podem ser chamados de os profetas do NT, pois também receberam revelações diretas de Deus e as registraram como temos nas Escrituras no NT.
Assim, não há mais necessidade de profecia no sentido do AT e nem do NT, mas a profecia deu espaço à PROCLAMAÇÂO/PREGAÇÃO do que já foi revelado.
Assim diz… (AT e no NT) > Hoje (Assim disse…
Logo: Revelações não são mais necessárias uma vez que o Canon bíblico já está fechado e Cristo é a revelação final de Deus aos Homens.
Hebreus 1.1–2 NAA
1 Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo.
Mas, então temos apóstolos nos dias de Hoje?
R: NÃO
Efésios 4.11 ARA
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
1Coríntios 12.28 ARA
28 A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Uma leitura cuidadosa destas passagens revela que em ambos os casos o uso do termo apóstolo é restrito ao pequeno grupo dos 12 e Paulo que foram levantados pelo próprio Jesus como seus representantes oficiais.
Já no período do NT haviam alguns que queriam atribuir a eles mesmos o titulo de apóstolos.
cf. 2Co 11:5
2Coríntios 11.5 ARA
5 Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos.
2Coríntios 12.11 ARA
11 Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.
2Coríntios 11.13–15 ARA
13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.
Estes homens eram vistos como falsos apóstolos porque suas mensagens contradiziam o evangelho original, porque eram imitadores tentando se passar por apóstolos de Cristo
Nossa conclusão é:
Os apóstolos (12 e Paulo) receberam as revelações de Jesus, as pregaram, ensinaram e as escreveram, preservando-as nas Escrituras do NT.
Portanto, não há mais a necessidade de apóstolos na Igreja, pois as Escrituras no NT são seus ensinos e ao mesmo tempo substituem suas presenças físicas.
Apóstolos: A Verdade Bíblica sobre o Apostolado (Augustus Nicodemos)
A coleção dos escritos apostólicos – isto quer dizer, aqueles produzidos pelos apóstolos e por pessoas associadas a eles, homens apostólicos como Lucas, Marcos, Tiago, Judas, etc. – representa o legado deles para as igrejas de todas as épocas.

2. Curas e libertações

Nem toda doença é sinal de pecado
João 9.1–3 NAA
1 Enquanto Jesus caminhava, viu um homem cego de nascença. 2 E os seus discípulos perguntaram: — Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele? 3 Jesus respondeu: — Nem ele pecou, nem os pais dele; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus.
Doenças, sofrimentos, morte; têm suas causas em:
Na queda Humana, todos caímos e experimentamos corrupções de todos os tipos.
Gênesis 3.17–19 NAA
17 E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida. 18 Ela produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo. 19 No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará.
Romanos 5.12 (NAA)
12 Portanto, assim como por um só ser humano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.
A bíblia está cheia de homens que eram justos, mas experimentaram coisas terríveis
Jó 1.1 NAA
1 Havia um homem na terra de Uz cujo nome era Jó. Este homem era íntegro e reto, temia a Deus e se desviava do mal.
3João 2 (NAA)
2 Amado (Gaio), peço a Deus que tudo corra bem com você e que esteja com boa saúde, assim como vai bem a sua alma.
1Timóteo 5.23 NAA
23 Não beba somente água; beba também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.
2Timóteo 4.20 NAA
20 Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto.
Marcos 1.32–38 NAA
32 À tarde, depois do pôr do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoniados. 33 Toda a cidade estava reunida à porta da casa. 34 E ele curou muitos que se achavam doentes de todo tipo de enfermidades. Também expulsou muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era. 35 Tendo-se levantado de madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus saiu e foi para um lugar deserto, e ali orava. 36 Simão e os que estavam com ele procuraram Jesus por toda parte. 37 Quando o encontraram, lhe disseram: — Todos estão à sua procura. 38 Jesus, porém, lhes disse: — Vamos a outros lugares, aos povoados vizinhos, a fim de que eu pregue também ali, pois foi para isso que eu vim.
As promessas de Deus é estar conosco na doença e apesar da doença.
Isso não significa que não podemos orar para que Deus nos cure, mas sim que devemos ter fé também para receber a graça de permanecer crendo ainda que Deus não cure.

3. Prosperidade

A pobreza e a miséria em muitos casos são frutos do coração egoísta e avarento em seu estado natural de pecado e não a ação de demônios
Exemplo: Uma pessoa que não administra bem suas finanças, gasta mais do que ganha, é materialista e acumuladora, não tem disciplina para refrear os impulsos pelas compras, nem para aplicar com sabedoria seus ganhos jamais prosperará financeiramente
Pastor, mas e quanto ao demônio migrador, destruidor e cortador?
Joel 1.4 ARA
4 O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.
Joel 2.25 ARA
25 Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.
O objetivo do texto e nem seu contexto está falando de demônios, mas sim da visitação de Deus em Juízo contra o seu povo (Deus declara guerra ao seu povo).
Gafanhotos aqui deve ser entendido como insetos literais, utilizados por Deus para castigar e devastar as lavouras do povo, contra o qual o Senhor estava irado.
Veja que há um chamado ao arrependimento conectado ao fim dos gafanhotos.
Joel 2.12–25 ARA
12 Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. 13 Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. 14 Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação para o Senhor, vosso Deus? 15 Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembleia solene. 16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento. 17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus? 18 Então, o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo 19 e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações. 20 Mas o exército que vem do Norte, eu o removerei para longe de vós, lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; lançarei a sua vanguarda para o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente. 21 Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o Senhor faz grandes coisas. 22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor. 23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. 24 As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. 25 Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.
Os textos utilizados para defender a prosperidade financeira geralmente estão no Antigo Testamento.
Esses textos são para Israel como nação estado e não para indivíduos específicos (Israel como nação existiu com base em uma aliança condicional - benção vs maldição).
Deuteronômio 8.11–20 NAA
11 — Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, seu Deus, deixando de cumprir os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje lhes ordeno. 12 Não aconteça que, depois de terem comido e estarem fartos, depois de haverem edificado boas casas e morado nelas; 13 depois de se multiplicarem o seu gado e os seus rebanhos, e aumentar a sua prata e o seu ouro, e ser abundante tudo o que vocês têm, 14 se eleve o seu coração e vocês se esqueçam do Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, da casa da servidão, 15 que os conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de aridez, onde não havia água; e que fez sair água da rocha para vocês beberem; 16 que no deserto os sustentou com maná, que os pais de vocês não conheciam; para humilhar vocês, para pôr vocês à prova e, afinal, lhes fazer bem. 17 — Portanto, não pensem: “A minha força e o poder do meu braço me conseguiram estas riquezas.” 18 Pelo contrário, lembrem-se do Senhor, seu Deus, porque é ele quem lhes dá força para conseguir riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu aos pais de vocês, como hoje se vê. 19 Se vocês se esquecerem do Senhor, seu Deus, e seguirem outros deuses, os servirem e os adorarem, eu lhes asseguro hoje que vocês certamente serão destruídos. 20 Como as nações que o Senhor destruiu diante de vocês, assim vocês também perecerão, porque não quiseram obedecer à voz do Senhor, seu Deus.
As bençãos de Deus não podem ser resumidas em prosperidade financeira
Veja Ef. 1
Efésios 1.3–14 NAA
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor 5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado. 7 Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. 9 Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. 11 Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo. 13 Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa. 14 O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
Deus prospera financeiramente? SIM! Mas, o princípio básico da prosperidade financeira na bíblia é: Deus me prospera para que outros prosperem através de mim.
Efésios 4.28 ARA
28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
2Coríntios 9.8–11 (ARA)
8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, 9 como está escrito:
Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.
10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, 11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade
4. Batalha espiritual
Alguns esclarecimentos necessários
Não podemos negar a realidade de satanás e seus demônios.
1Pedro 5.8 NAA
8 Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
Tiago 4.7 NAA
7 Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
Efésios 6.12 NAA
12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.
O diabo não é um Deus do mal lutando contra o Deus do bem.
Satanás é um ser criado, portanto limitado, finito e que age debaixo da permissão, controle e soberania do Deus único e todo poderoso (a história de Jó evidencia esta realidade)
A Bíblia é clara ao demonstrar que todos os demônios estão sujeitos a Jesus que é o filho de Deus absolutamente soberano.
Lucas 8.32–33 NAA
32 Ora, uma grande manada de porcos estava pastando ali no monte. E os demônios pediram a Jesus que os deixasse entrar naqueles porcos. E Jesus o permitiu. 33 Tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do lago, e se afogou.
Colossenses 2.15 NAA
15 E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.
Romanos 8.37–39 NAA
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Como o crente enfrenta a batalha espiritual?

Muitos dos problemas do crente e do ser humano são morais e/ou circunstanciais.
O que Você Precisa Saber sobre Batalha Espiritual (Mal Moral e Mal Circunstancial)
Existem o mal moral e o mal circunstancial. No primeiro caso, temos o pecado, em todas as suas formas variadas. No segundo, a miséria, a dor, o sofrimento, as doenças, enfim, as circunstâncias que causam pesar e sofrimento aos homens. Esses males são resultado do mal moral que existe no universo. Enquanto o mal moral em si é o resultado da desobediência do homem, tentado ou não pelo diabo, males circunstanciais podem em algumas ocasiões ser o resultado da ação direta de demônios.
Augustus Nicodemus Lopes, O que Você Precisa Saber sobre Batalha Espiritual, 7a edição (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2019), 65.
A crente resiste as investidas de satanás por meio da Santidade e não por meio do exorcismo.
Efésios 6.10–18 NAA
10 Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. 13 Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça. 15 Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, 16 segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 18 Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos.
Não se vence o diabo por meio de confissão positiva, mas sim por obediência à Palavra de Deus
Mateus 4.1–10 NAA
1 A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. 4 Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” 5 Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo 6 e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: “Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra.” 7 Jesus respondeu: — Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” 8 O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar. 10 Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.”
Não guerreamos para quebra de maldição hereditária, pois toda maldição foi quebrada em Cristo para os que a ele confessam como Senhor e Salvador
Ezequiel 18.1–4 NAA
1 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 2 — O que vocês querem dizer, vocês que ficam repetindo este provérbio a respeito da terra de Israel: “Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram”? 3 Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, vocês nunca mais repetirão esse provérbio em Israel. 4 Eis que todas as pessoas são minhas. Assim como a pessoa do pai, também a pessoa do filho é minha. A pessoa que pecar, essa morrerá.
Não podemos sair por aí vendo Demônio em tudo (obsessão pelo diabo)
Os demônios vistos no Neopentecostalismo em muitos casos são obras da carne, ou seja são marcas da natureza pecaminosa da raça humana e a solução para elas e fé em Jesus Cristo, arrependimento e confissão de pecado e não exorcismo.
Gálatas 5.19–21 NAA
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, 21 invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Nesse sentido a busca deve ser por santificação e não por exorcismo
Possessão demoníaca
É uma realidade bíblica, mas um crente jamais pode ser possuído por um demônio.
O crente guerreia, mas não conforme os ensinamentos dos homens, mas conforme as Escrituras ensinam.

CONCLUSÃO

DEUS PODE SALVAR NO NEOPENTECOSTALISMO?
MINHA HERESIA: DEUS CHAMA, DENTRO DO NEOPENTECOSTALISMO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more