A cura de um paralítico em Cafarnaum

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views

Mensagem sobre a passagem de Marcos 2.1-12, a cura de um paralítico na cidade de Cafarnaum

Notes
Transcript

A cura de um paralítico em Cafarnaum

Marcos 2.1–12 (ARA)

Introdução

1. Após uma madrugada inteira em oração, Jesus decide pregar o evangelho por toda a Galileia.
Marcos 1.35 ARA
35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.
Marcos 1.39 ARA
39 Então, foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios.
2. Concluída a viagem missionária, Jesus vai para Cafarnaum. Os moradores ficam sabendo de sua presença na cidade e invadem a casa onde residia para ouvir seus ensinos.
3. Naquela cidade, havia um homem, cuja nome não é revelado, mas apenas sua condição física. Era paralítico. Em regra, as pessoas sob tais circunstâncias, não podiam trabalhar, passando a depender do que recebiam de doações ou esmolas.
4. Quatro amigos seus viram na estada de Jesus na cidade, a oportunidade de solução para ele, e resolveram levá-lo até a casa onde Jesus estava pregando, mas, ao chegarem, perceberam que não teriam como chegar até a presença de Jesus, em razão da multidão.
Determinados, não se intimidaram diante da situação. Encontraram um meio alternativo. Pela escada que ficava por trás da casa, subiram com o seu amigo até o terraço, que era feito de vigas transversais de madeira e cobertos por galhos e recobertos por barro.
Após abrir um buraco com espaço suficiente para passar o corpo do amigo e sua maca, desceram-no até que ele pousasse na frente de Jesus. A partir daqui, Marcos narra o que aconteceu com o paralítico, com os interpretes da lei (escribas) e a multidão das pessoas que presenciaram o acontecimento.
Por que Marcos registros esse acontecimento? O que ele tinha em mente. Qual a mensagem que ele queria que nós aprendêssemos?
Nosso objetivo, portanto, nesta manhã, é esquadrinhamos o texto em busca de resposta para essas perguntas.
Vamos começar.
1. A primeira coisa que Marcos deseja que seus leitores saibam é que Jesus é o Filho do Homem.
Marcos 2.10 ARA
10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados —disse ao paralítico:
O termo Filho do Homem é citado 14 vezes em Marcos e 80 vezes nos evangelhos.
Vamos entender isso. Abra no livro de João 12.20-34
a multidão não sabia quem era o Filho do Homem
declaração de Jesus de que seria levantado, não batia com a teologia de que o Messias permaneceria para sempre.
O Filho do Homem que Marcos deseja que nós, seus leitores, está revelado em Daniel 7.13-14
Daniel 7.13–14 ARA
13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. 14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.
Agora, atente para a frase de Jesus antes de realizar a cura do paralítico: Mc 2.10
Marcos 2.10 ARA
10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados —disse ao paralítico:
2. Marcos quer apresentar-nos a solução definitiva para o maior problema da humanidade: o pecado.
Quando o paralítico é baixo diante Jesus, Ele não enxerga uma pessoa doente, enfermo, incapacitada, privada de seus movimentos, incapaz de exercer o seu direito de ir e vir e completamente dependente de outros para suprir suas necessidades mais básicas. Jesus vê um ser humano que precisa de perdão.
O pecado e não a enfermidade era o problema maior daquele homem.
O pastor Hernandes Dias Lopes, comentando esse texto, afirma que “O perdão é o maior milagre de Jesus, porque atende à maior necessidade, custa o maior preço, traz a maior bênção e o mais duradouro resultado”.
Marcos 2.5 ARA
5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
Quantos de nós não estamos procurando solução para um relacionamento conjugal, para uma amizade desfeita, para problemas financeiras, baixa alto estima que leva a vitimização, para insônia, para tristezas sem causa aparente, para o vazio existencial, para medos, para uma enfermidade inoportuna, repentina e mortal. Na verdade, ensina Marcos nesta passagem, tudo é secundário. o nosso problema maior é pecado, culpa, relação rompida com o Altíssimo.
É de perdão que precisamos e só em Jesus encontramos.
Vejamos como Marcos trouxe esse tema a tona em sua narrativa.
1. Jesus invade a intimidade mais profunda da mente dos escribas que ali estavam e percebe que a sua declara: “filho, os teus pecados estão perdoados” causal uma reação contrária não verbalizada de seus oponentes. Eles entendiam que, de acordo com sua teologia, só Deus perdoa pecados. Como, em sua concepção Jesus não era Deus, ele estava blasfemando.
2. A afirmação de que os pecados daquele paralítico haviam, de fato, sido perdoados, não podia ser vista nem confirmada. Era necessário que algo concreto evidenciasse que o paralítico havia sido perdoado.
3. Jesus faz um pergunta ao escribas. Mc 2.9
Marcos 2.9 ARA
9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?
4. Jesus resolve provar que sua afirmação primeira era verdadeira e que, no mundo espiritual, ela havia sido concretizada.
Ele realiza uma cura que podia ser vista, testemunhada, verificada, presenciada.
5. O impacto daqueles que testemunharam esse fato
Marcos 2.12 ARA
12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!
Infelizmente, o resultado não foi definitivo. No lugar de salvação, potencializou a condenação que já estava sobre aquelas testemunhas.
Mateus 11.23–24 ARA
23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje. 24 Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo.
Aplicação
Jesus Cristo, o Filho do Homem, é Deus.
Ele tem poder para perdoar pecados.
Essa mensagem tem poder para salvar e para condenar, por isso nunca voltará vazia
Related Media
See more
Related Sermons
See more