Quem sabe faz hora, não espera acontecer
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Você sabe qual é o seu dom? Então descubra qual é o seu dom e utilize-o para a glória de Deus! Quem nunca ouviu isso? Não enterre o seu talento...
Ocorre que esse discurso também é uma justificativa para muitos cruzarem os braços e viver uma vida confortavelmente sem fazer nada, porque dizem que não sabem ou acham que não possuem nenhum dom.
10 O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura , para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
Em outras versões diz: O que vier em suas mãos, faça com toda a sua força...
Eu gosto deste texto, porque diz que você não vai procurar… vai vir na sua mão. E isso costuma ser coisas do cotidiano.
Em muitos casos o chamado de Deus é uma necessidade. Se ficar tentando descobrir se isso ou aquilo é meu dom ou meu chamado, você pode chegar a uma fácil conclusão de que isso é muito maior do que você, e que talvez seja melhor deixar que outra pessoa execute.
Entretanto, o que devemos levar em consideração é que o chamado de Deus deve ser feito.
Muitas vezes ao consultar as pessoas sobre a certeza ou não de nosso dom, nós acabamos sufocando nossa fé de que Deus é Poderoso para nos fazer romper com nossas limitações.
Somos aquilo que cremos. Só assim você vai ver o poder de Deus.
Então, você me pergunta o que Deus quer que eu faça? Te garanto. Ele não quer você gastando anos de sua vida tentando descobrir qual é a vontade dEle para sua vida. Imagine só Deus desejando que algo seja feito, mas não vou dizer o que é… se quiser saber tem que me provocar, vou deixar você sentado por um tempo pra pensar e descobrir… você acha mesmo que Deus tem interesse de esconder de você uma necessidade, esconder o propósito Dele para sua vida?
Talvez o que está vindo em suas mãos seja algo até aquém a sua diginidade ou grandeza, como fazer tendas, ou um trabalho de carpintaria. Paulo não planejou grandes obras; Cristo por 30 anos foi carpinteiro.
As vezes você empreendendo uma busca para que Deus fale com você e te guie, e você não está entendendo o caminho porque está desperzando os pequenos começos.
Sua aspiração está sendo o ministério pastoral, mas você ignora o convite para liderar uma célula. Você ignora um simples casa de fé.
O barco tem um furo? Então tampe. Não discuta soluções. Se o inimigo está tentando invadir sua terra, Lute! Não espere! Não há tempo para analisar se você tem o dom ou não de resistir o inimigo.
O rei Saul foi um rei que esperou quando deveria agir (1 Samuel 13) e agiu quando deveria ter esperado (agindo tolamente).
As vezes os piores momentos são os melhores. Em 1 Samuel 13, mostra os filisteus invadindo a terra de Israel acampando em lugares estratégicos. Saul quando soube disso, deixou o exército com medo e se esconderam em cavernas e nos montes. Os filisteus aumentaram seu arsenal e Saul preparou o povo para guerra… só que a postura de Saul, foi bora que a gente bora.
Saul tinha o gatilho nas mãos, apontou, mas não atirou. O inimigo ficou acomodado na terra de Israel porque não teve resistência.
Está esperando oportunidade de não morrer apenas pra se defender…
As portas do inferno não prevalecerão (serão derrubadas por uma igreja que avança)
Só que no capítulo 14 mostra que Jônatas, filho de Saul, não quis esperar… ele entendeu. Temos uma necessidade e vamos agir. Talvez tenha pensado: Esta é a terra que o Senhor nos entregou, e vamos deixar o inimigo se acomodar nela?
1Samuel 14.1–13 (NVI)
1 Certo dia, Jônatas, filho de Saul, disse ao seu jovem escudeiro: “Vamos ao destacamento filisteu, do outro lado”. Ele, porém, não contou isso a seu pai.
2 Saul estava sentado debaixo de uma romãzeira na fronteira de Gibeá, em Migrom. (O INIMIGO SE ACOMODANDO E EU SENTADO TOMANDO REFRESCO) Com ele estavam uns seiscentos soldados, 3 entre os quais Aías, que levava o colete sacerdotal. Ele era filho de Aitube, irmão de Icabode, filho de Finéias e neto de Eli, o sacerdote do Senhor em Siló. Ninguém sabia que Jônatas havia saído.
4 Em cada lado do desfiladeiro que Jônatas pretendia atravessar para chegar ao destacamento filisteu, havia um penhasco íngreme; um se chamava Bozez, o outro, Sené. 5 Havia um penhasco ao norte, na direção de Micmás, e outro ao sul, na direção de Geba.
6 E Jônatas disse a seu escudeiro: “Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos”. (SENTADOS SEM FAZER NADA, DEUS NÃO VAI SALVAR, ENTÃO VAMOS AGIR, TALVEZ O SENHOR AJA EM NOSSO FAVOR, PORQUE ELE PODE ELE É POSEROSO, A GUERRA É DELE)
7 Disse o seu escudeiro: “Faze tudo o que tiveres em mente; eu irei contigo”.
8 Jônatas disse: “Venha, vamos atravessar na direção dos soldados e deixaremos que nos avistem. 9 Se nos disserem: ‘Esperem aí até que cheguemos perto’, ficaremos onde estivermos e não avançaremos. 10 Mas, se disserem: ‘Subam até aqui’, subiremos, pois este será um sinal para nós de que o Senhor os entregou em nossas mãos”. (NÓS NÃO VAMOS PARA O MONTE E NEM FAZER JEJUM PRA SABER O QUE TEMOS QUE FAZER. ESTA É A NOSSA TERRA E VAMOS TIRAR OS INIMIGOS DELA, ESSA É A NECESSIDADE, E O SINAL DE QUE A VITÓRIA VAI SER NOSSA VAI SER ASSIM… MAS, VAMOS FAZER ALGUMA COISA)
11 Então os dois se deixaram ver pelo destacamento dos filisteus, que disseram: “Vejam, os hebreus estão saindo dos buracos onde estavam escondidos”. 12 E gritaram para Jônatas e seu escudeiro: “Subam até aqui e lhes daremos uma lição”.
Diante disso, Jônatas disse a seu escudeiro: “Siga-me; o Senhor os entregou nas mãos de Israel”.
13 Jônatas escalou o desfiladeiro, usando as mãos e os pés, e o escudeiro foi logo atrás. Jônatas os derrubava e seu escudeiro, logo atrás dele, os matava.
Foi uma verdadeira aventura de fé.
Saul estava com o sacerdote esperando pra ver se Deus ia fazer alguma coisa. Depois de ter sido reprovado por Deus por oferecer holocausto, agora ele entende que não pode se mover. Esperando Deus faazer. Deus vai fazer pra quem está crendo nele e se movendo.
Você está vendo o seu casamento se perder… aja!
Você está vendo seu filho se perdendo… aja!
Você está vendo as dívidas aumentarem… aja!
Você está vendo sua fé naufragar… aja!
Mesmo depois, Saul vendo o milagre acontecendo, ele ordenou que trouxesse a arca para que Deus autorizasse o ataque… até o ponto de dizer, deixa pra lá, vamos lutar!!
Deus se move por princípios e isso nunca deve ser quebrado. Não faça o que a bíblia diz pra você não fazer (não negociação com o pecado). Agora, pela fé? Avance!
A vitória aconteceu porque Jônatas decidiu lutar; foi ele mesmo quem tornou aquele dia especial. O dia de Deus coincidiu exatamente com o dia em que Jônatas decidiu que Israel já tinha aguentado tempo demais.
Hoje é o seu dia especial!
O calendário de Deus desde a criação é somente composto de HOJE.
35 Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita.
2 “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ”.
2 Pois ele diz:
“Eu o ouvi no tempo favorável
e o socorri no dia da salvação”.
Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!
Os reavivamentos sempre começam quando nada está acontecendo, quando não há sinais do mover de Deus, e quando não há perspectivas encorajadoras no horizonte. Foi precisamente porque as coisas estavam todas mal ao redor, que homens e mulheres ousados decidiram firmemente no coração que iriam mudá-las. Se esperarmos até a situação melhorar, nunca iremos realizar a obra do Senhor.
Apelo