Pregação em 1 Coríntios 2.1-9 A mensagem da Cruz revela o poder na fraqueza e sabedoria na loucura

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Sermão Pregado pelo Pastor Marcelo Rebouças na Congregação de Bagé no dia 11/08/2024 em alusão 165 anos da IPB no Brasil
A pregação da cruz é o poder e sabedoria divina.
Texto: 1 Coríntios 2.1-9
INTRODUÇÃO
O que tem nesse local para eu poder ir? O que eles vão me dá? O que vamos fazer lá? Tais perguntas sempre estão em nossa mente quando vamos visitar um local, não é verdade? A ideia é o que o local vai me proporcionar? O que vou ganhar indo naquele local?
A comida é boa? Tem lugar para as crianças brincarei?
Amanhã dia 12 de agosto comemora os 165 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil. A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) foi fundada oficialmente em 12 de agosto de 1859, no Rio de Janeiro, por missionários presbiterianos norte-americanos, sendo o mais destacado deles o Reverendo Ashbel Green Simonton. Ele chegou ao Brasil em 1859 com o objetivo de estabelecer uma igreja reformada no país.
A IPB se destacou pelo seu compromisso com a educação, fundando escolas e seminários teológicos para formar líderes e pastores.
E quando pensamos na Igreja. O que tem lá para chamar a minha atenção? Uma igreja que é envolvente na ação social? Uma igreja que promete cura e prosperidade? Uma igreja atraente, descolada e moderna? Uma igreja que tem cânticos que me faz chegar ao céu?
Paulo nos ensina o que deve atrair você a uma Igreja. O que nos faz ser uma Igreja? Será que devemos mudar a mensagem para atrair os de fora? A tal pensamento Paulo dá um sonoro “Não!” O poder está no conteúdo da mensagem, não na entrega do mensageiro. Está na obra do Espírito, não na sabedoria do homem. O evangelho de Jesus Cristo e este crucificado é tanto o poder de Deus quanto a sabedoria de Deus. E essa é a mensagem para nós hoje...
Ideia: A igreja proclama a mensagem da cruz revela o poder na fraqueza e a sabedoria na loucura.
I. A mensagem da Cruz revela o PODER de Deus na fraqueza.v.1-5
II. A mensagem da Cruz transmite a SABEDORIAde Deus na loucura. V.6-9
I. A mensagem da cruz revela o PODERde Deus na fraqueza. v1-5
A) Contexto da carta – Aqueles que amam o Senhor Jesus amam sua cruz. Eles a amam porque a ira e a misericórdia fizeram a paz ali. A justiça e a graça se uniram ali. Por causa da salvação tornada possível pela cruz, os cristãos se gabam dela e de nada mais (Gl 6:14). A cruz é nosso deleite, nossa alegria, nossa esperança, nosso tudo. A nossa caminhada flui da cruz de Cristo. Sendo assim, Paulo, vai começar a resolver os inúmeros problemas dessa igreja, tendo como o centro para resolução dos problemas... A CRUZ.
Richard B. Hays: “Ele estava chamando os gentios para entender sua identidade novamente à luz do Evangelho de Jesus Cristo — uma mensagem do Evangelho compreensível apenas em relação à narrativa mais ampla do trato de Deus com Israel”.
A igreja em corinto que exaltava sua espiritualidade era marcada por divisão, prostituição, casamento misto, libertinagem, falta de amor e culto sem ordem. Como resolver tal problemas onde a raiz é o orgulho? A mensagem da CRUZ.
E Paulo faz isso por meio de um contraste: O paradoxo da cruz - Cruz revela poder na fraqueza e sabedoria na loucura. Veja como essa verdade, está no capítulo 1 - Versos 21-25:
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. 22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; 23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
· Cruz é o poder para os que se perdem.
· Cruz é o poder de Deus para os salvos
· A cruz destroi a sabedoria deste mundo
· A cruz revela a sabedoria de Deus
· A cruz é escândalo para os judeus e loucura para os gentios
· A cruz é o poder e sabedoria de Deus
Por isso, que Paulo ao falar para uma igreja que se vangloriava da sua espiritualidade, diz v.26: Irmãos, CONSIDERE, a vossa vocação, e no v.29 não se vanglorie na presença de Deus, por quê? Porque tudo o que você é foi ação de Deus, por meio da pregação.
Aplicação: Você já pensou como Deus alcança o seu povo de forma irônica? Alguns acham que são fortes, que não dependem de ninguém, altamente orgulhos que não precisam de ajudam, e por fim você sabe que é totalmente dependente. Como uma criança indefesa que precisa da mãe para se alimentar.
Conta uma história- Ironia redentora o – “A ativista ateia Madalyn Murray O’Hair era uma pessoa muito conhecida do público na década de 1980. Ela trabalhava para frustrar a influência do cristianismo nos EUA. No início, ela atraiu a atenção nacional quando afirmou que seu filho ateu não deveria ser obrigado a ficar sentado lendo a Bíblia e orando em um sala de aula de escola pública. Seu filho, William Murray, foi o réu (acusado ou processado por uma ação judicial) no processo histórico de 1963 no qual a Suprema Corte dos Estados Unidos concluiu o caráter inconstitucional da oração nas escolas pública. Talvez o lar da Família Murray O’Hair não tenha sido comum (pelo menos é o que se espera.)
William foi criado como ateu em uma casa cheia de violência constante e profanidades. Sob a perspectiva bíblica, a vida de William pendia para a mesma direção de blasfêmia e incredulidade que a da mãe dele, em especial após o julgamento público.
Depois que ele cresceu, casou-se e se divorciou duas vezes, maltratou as mulheres de sua vida, envolveu-se com drogas e não conseguiu manter um emprego estável. Ele estava a caminho do desastre, da condenação e do julgamento espiritual. Então, aos trinta anos, passou por uma reviravolta. Começou a crer na existência de Deus por acreditar no diabo, pois havia percebido as evidências dele em sua mãe. Afirma-se que ele se tornou cristão. Aquele que ajudara a proibir a oração nas escolas por conta do ateísmo, tornou-se teísta e homem de oração. A aparente maldição decorrente da educação inicial foi ironicamente transformada em bênção por Deus. E sua mãe, cuja objetivo era fazer com que muitos perdessem a fé, perdeu o próprio filho para a fé.
Deus realizou um proposito bom e redentor a partir dos maus desígnios da mãe ímpia.
Você a ironia da redenção? Paulo então está dizendo, não tem como vocês se gloriarem. Tudo vem de Cristo. (v30-31)
Agora no capítulo 2 ele vai falar da sua experiencia como pregador em corinto. Mostrando que o seu método, a saber, a pregação revela o poder de Deus.
B) O método do mensageiro para revela o poder de Deus. v1-2
Paulo havia determinado em sua alma que "ele era um embaixador, não um 'vendedor cristão'" (Wiersbe, Be Wise, 27). Deus o havia salvado e chamado para pregar, não para atuar. O poder de dar vida espiritual a pessoas espiritualmente mortas, ele sabia, vinha da pregação da cruz. Então qual era o método desse mensageiro?
Paulo pregava o testemunho de Deus não com ostentação de linguagem ou de sabedoria humana. Ou seja, o método do apostolo Paulo era a pregação do evangelho de forma simples, e não simplista. Essa mensagem da cruz é o mistério de Deus. Na sua Bíblia, v. 1 traz a expressão testemunho, mais é literalmente o mistério de Deus, esse termo aparece também no verso 7, a ideia é que o conteúdo da mensagem é o conselho privativo de Deus, que revelou o seu plano maravilho no N.T. E esse mistério endurece coração e converte.
Romanos 11.25: 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios
E esse mistério, segundo Efésios 3.3-4 é Cristo
Como esse Cristo é anunciado? “Não com ostentação de linguagem” – o que significa isso? Que o pregador não deve se preparar? É claro que não, a ênfase recai sobre o conteúdo e não a forma. A Pregação é o poder de Deus. Não esqueça, quando Paulo começou a pregação na cidade de corinto? Após sua passagem em Atenas – Atos 17.16-31 tem a pregação de Paulo em Atenas, ele usou a lógica argumentativa para convencer as pessoas, contudo ele confiava no poder do Espírito Santo.
E como ele pregava a mensagem? Na dependência de Deus e com clareza na mensagem v. 2
Pregava Cristo e este crucificado .
C) A dependência do mensageiro para revelar do poder de Deus. v.3-4
A pregação de Paulo tinha Cristo como o centro. Como assim? A Bíblia tem várias doutrinas, soberania de Deus, depravação do homem, providência, sacramentos, justificação pela fé, santificação, doutrina das últimas coisas, etc. Paulo, todo o conselho de Deus, tendo Cristo como o centro da revelação bíblica. Leia essa carta e você vai percebe que Paulo, vai lidar com vários problemas, partidarismo principalmente, que é um reflexo de um coração orgulhoso, à luz da Cruz v,23, 28
Tomas N. Smth, em Smith “o evangelho é um termo vigoroso que abraça todo o conselho de Deus, visto pela perspectiva da história de Jesus, O evangelho é alicerce do edifício, mas também é o material de que o edifício é feito. Ele é o fundamento tanto da teologia quando da ética, tanto da crença quanto da conduta.”
Paul Tripp está certo: “A cruz nos confronta com como realmente somos (pecadores) e o que precisamos (graça resgatadora e perdoadora)” Apresente o evangelho de forma simples. Apresente o evangelho de forma clara.
v.3-4: No versículo 3, ele expõe sua alma e diz que seu tempo em Corinto foi marcado por três deficiências aos olhos do mundo: sua “fraqueza”, “medo” e “muito tremendo.” Essas palavras descrevem o estado de espírito de Paulo quando chegou a Corinto. Ele não era autoconfiante ou arrogante. Ele estava assustado e fraco.
Ilustração Paulo em corinto – Atos 18
Certa noite Paulo teve uma visão em que o Senhor lhe disse:
— Não tenha medo! Pelo contrário, fale e não fique calado, 10porque eu estou com você, e ninguém ousará lhe fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. Assim, Paulo permaneceu em Corinto um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus
Aplicação: A mensagem da cruz é o centro da igreja. Sem uma mensagem da cruz não há cristianismo
É por isso que o verso 5 diz., “ nossa fé não se baseasse ou NÃO seu fundamento na sabedoria humana mais sim, no PODER DE DEUS.
Paulo confiaria em “uma demonstração do poder do Espírito”. Paulo pregaria, e o Espírito operaria Paulo pregaria, mas o Espírito converteria. Tom Schreiner ressalta que o ministério de Paulo ecoa o ministério de Jesus: “A vida do apóstolo replica... e corresponde à vida de nosso Senhor. O caminho para o poder é através da fraqueza”
D) A finalidade do mensageiro para revela o poder de Deus. v.5
Aplicação:
A) A mensagem da CRUZ – revela a nossa fraqueza. Como assim?
1. Deus usa a ironia da cruz para destruir o pecado. Não esqueça eu e você já nascemos pecadores, e como Deus resolve esse problema? Resgatando o seu povo como a morte terrível. Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21.) Na cruz o amor e a ira se beijam e podemos dizem: “Que na cruz a mais graça em Cristo do que pecado em nós” (Richads Sibbes)
Gatos no berço e a colher prateada harry chapin - "Cats in the Cradle," de Harry Chapin, É Uma canção sobre a relação entre um pai e seu filho ao longo dos anos. A música descreve como o pai está sempre ocupado com o trabalho e outras responsabilidades, prometendo passar tempo com o filho, mas nunca cumprindo.
À medida que o filho cresce, ele começa a imitar o comportamento do pai, e quando o pai finalmente tem tempo, o filho também está ocupado e não pode estar com ele. Certa vez o pai, tenda conversar com o filho, mas o filho afirma que está muito ocupando. Quando o pai desliga do telefone, percebe com tristeza ironia o quão parecido com ele o seu filho se tornara.
Podemos ficar escravo dessa teia irônica do pecado. “aquilo que não queríamos que as pessoas ficassem, nós nos tornamos iguais.” Como sair dessa ironia do pecado, confie na mensagem da cruz, e descanse no seu poder.
De maneira pratica:
1. Esteja diante da mensagem da cruz, ouvindo com atenção aquilo que Deus está falando ao seu coração. CWM 160(ler na liturgia: diligencia, preparação, oração, comparando com outras partes da Bíblia, recebe com fé, medite e converse a respeito daquilo que foi pregado, esconda a Palavra no coração e pratique aquilo que ouviu )
2. Leia e estude a Palavra de Deus todos os dias. “Quando não se lê a Palavra, ignora-se o que Deus espera de nós e nos tornamos mais propensos a pecar
(intimidade da vida do casal, quando maior tempo no casamento, maior tempo de conhecimento)
3. Aplique as verdades de forma prática na sua vida Tg 1 22-23 Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; Podemos até afirma que no inferno está cheio de pessoas que escuta bons sermões.
4. Devemos nos achega a Deus todos os dias em oração e confessando os nossos pecados com atitude de arrependimento
B) A vida cristã: o poder aperfeiçoa a nossa fraqueza.
2 Coríntios 12.9-10: 9 Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte.
Onde podemos tirar forças para perseverar? Na sabedoria deste mundo? No poder que esse mundo pode nos dar?
Deus produz a fraqueza física ou emocional com objetivo de produzir a força espiritual. Ele nos coloca em situações de desamparo e nos testa para que possamos confiar Nele. Nossa fé não terá oportunidade de se desenvolver caso não sejamos colocados em circunstâncias em que percebamos a necessidade da ajuda de Deus e que devemos confiar nele para obter apoio.
Vocês têm acompanhado as olimpíadas? Que nas aberturas ridicularizar o cristianismo? Vários ao ganharem a suas medalhas redeem glória a Deus.
Deixa eu contar mais uma história – A história de Paulo Anderson – Ele foi chamado muitas vezes de o homem mais forte do mundo. Viajou pelo mundo todo fazendo exposições de levantamento de peso, seguindo com seu testemunho pessoal sobre sua fé em Jesus. Ele costumava dizer: Que a força física não era nada em comparação com a força espiritual que Cristo poderia dar.
Anos depois, o próprio Anderson sofreu de uma doença renal, uma provação física que o reduziu a se tronar um homem magro e fraco. No entanto, em uma entrevista perto do fim de sua vida, ele testemunhou que sua doença havia fortalecido sua fé, muito mais que a força física. Sua fé e caráter espiritual tiveram mais oportunidade de crescer mediante o teste de seus problemas de saúde eu quando ele estava saudável.
Deus revelou o seu poder na fraqueza. Qual é o maior exemplo dessa verdade? Cristo. Embora pareça um camponês insignificante no ministérios terreno, Jesus estava, na realidade, inaugurando o reino de Deus do fim dos tempo. A inauguração foi intensificada por sua morte na cruz, o clímax da fraqueza, - a morte –
Ele estava estabelecendo uma poderosa vitória sobre SATANÁS, tomando sobre si o castigo do pecado humano em lugar das pessoas, para que elas não tivessem que permanecer cativas de Satanás como súditos de seu reino sombrio. TOMANDO SOBRE SI O CASTIGO DO PECADO HUMANO EM NOSSO LUGAR
A primeira verdade que vimos é que a mensagem da cruz revela o PODER fraqueza.
II. A mensagem da Cruz transmite a SABEDORIA de Deus na loucura. V.6-9
A cruz é tanto o poder de Deus (2:1-5) quanto a sabedoria de Deus (2:6-9).Todo o capítulo vai trabalhar também esse contrate sobre a sabedoria divina x a sabedoria deste mundo cap. 1.19, v21, v.22, 24 e na primeira para te capitulo 2. O poder de Deus revela na fraqueza do homem, e a sabedoria divida é transmitida para que você conheça uma sabedoria que é superior há sabedoria humana. Note, que essa sabedoria é exposta aos experimentados ou os maduros (teleios) os perfeitos.
Paulo vai afirmar que existe uma sabedoria que não durará.
A) Há uma sabedoria que não durará (2:6). Romanos 1:22 diz sobre a humanidade caída e pecadora: “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos”.
Talvez nada prove mais esta verdade do que o que “os governantes desta era” fizeram quando “crucificaram o Senhor da glória” (1 Coríntios 2:8). Ou seja, a sabedoria deste mundo matou Cristo e a sabedoria deste mundo mata qualquer principio que o cristianismo defende.
Aplicação:Sabedoria deste mundo x Sabedoria divina. Veja Cap. 1.28 1. Deus escolheu humildes e os desprezados. Quem você é? Tudo que temos, tudo o que sou vem dele. Você não tinha dada de bom para ser salvo. Mas não esqueça que a sabedoria deste mundo vai querer de engolir para que você viva com base nesta sabedoria.
A uma sabedoria que é a nossa glória
B) Há uma sabedoria para nossa glória. (2:7-9). Como é essa sabedoria? Como ela manifesta a nossa glória?
1. A ideia de uma “sabedoria oculta em mistério” vem da linguagem de Daniel 2 (veja 18,19,27,28,29,30,47; também 4:9).
V.47 Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
Um “mistério” no Novo Testamento fala de algo previamente oculto, mas agora revelado. Fala de algo que os humanos só poderiam conhecer por revelação divina.
2. A sabedoria oculta de Deus tem uma natureza paradoxal. Deus havia prometido um libertador, um Salvador, por todo o Antigo Testamento. Havia profecias, sombras e tipos. No entanto, por causa da pecaminosidade humana, essas promessas foram mal compreendidas e mal interpretadas.
Duas coisas são parte do mistério oculto de Deus que trouxe clareza: a cruz/ressurreição e o ministério de ensino do Espírito Santo (1 Cor 2:10-13,15-16).
Aplicação: Alegria na sabedoria divina. . A cruz era o plano de Deus que ele traçou antes do início dos tempos, como John MacArthur, diz: “O que o homem não pode encontrar, Deus deu. O homem não pode vir a Deus por si mesmo, mas Deus veio a ele” – Que sabedoria divina Deus nos deu.
Conclusão
E aí o que via ter lá? Na igreja teve ter sempre a pregação da cruz de Cristo, porque a Cruz revela o poder de Deus e transmitir sabedoria divina aos fracos. E qual será a sua reação hoje?
Thomas à Kempis (1380–1471). Ele descreve a mensagem do evangelho de forma tão simples e tão bela:
Na cruz está a salvação; na cruz está a vida; na cruz está a proteção contra nossos inimigos; na cruz está a infusão da doçura celestial; na cruz está a força da mente; na cruz está a alegria do espírito; na cruz está a excelência da virtude; na cruz está a perfeição da santidade. Não há salvação da alma, nem esperança de vida eterna, exceto na Cruz
Related Media
See more
Related Sermons
See more