Tiago 1.26-27 - Refletir a Palavra de Deus
Sabedoria para viver • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsA verdadeira religião é tratada por Tiago
Notes
Transcript
Introdução
Imagine que você está diante de um espelho. O que você vê? Sua imagem refletida, cada detalhe, cada expressão. Agora, imagine que esse espelho é a Palavra de Deus. Quando você olha para ele, o que reflete de volta para você? Será que você vê uma vida que realmente honra a Deus ou apenas uma aparência de religiosidade?
Tiago nos desafia a olhar atentamente para esse espelho divino e a refletir sobre a autenticidade de nossa fé. Ele nos alerta contra a falsa religião, aquela que se esconde atrás de palavras vazias, mas que não consegue controlar a língua. E nos aponta para a verdadeira religião, uma que vai além das palavras e se manifesta em ações práticas, como cuidar dos órfãos, das viúvas, e manter-se puro diante de um mundo que constantemente tenta nos corromper.
A falsa religião! v.26
A falsa religião! v.26
Se alguém supõe, pensa ser religioso, isto é pensa estar vivendo de acordo com a Palavra de Deus, pensa que é crente piedoso que vive corretamente.
É uma pessoa que pensa que a religião consiste em frequentar determinados lugares e fazer determinadas coisas ou deixar de fazer, supõe ser religiosa por que vem aos cultos, faz contribuições, faz orações e etc... E geralmente ligamos a religão a estas coisas!
mas não refreia a sua língua, a idéia aqui é de exercer controle sobre a língua! Como quando colocamos as rédeas no cavalo a fim de direcionar o seu rumo!
Você sabe bem o poder que uma lingua pode ter! Existem palavras que machucam, magoam que doem mais do que mil surras! Lembre da vez que você machucou alguém com suas palavras ou quando alguém te machucou com as palavras!
Provérbios 18.21 (NAA)
A morte e a vida
estão no poder da língua;
quem bem a utiliza come do seu fruto.
As palavras podem ser usadas tanto para abençoar, curar e restaurar como para trazer maldição, destruição e morte para os outros.
Está enganando a si mesmo! Tiago nos diz que uma pessoa que pensa ser religiosa, mas não controla sua lingua, está vivendo um grande engano! Essa pessoa pensa que ser crente é apenas vir ao culto e o que ela faz la fora não tem nada a ver com sua vida com Deus!
Essa pessoa pensa que sua vida com Deus e sua vida no dia a dia são coisas completamente separadas.
Com a sua boca, canta louvores a Deus, faz orações ao Senhor, diz que ama a Deus e os irmãos! Mas com a mesma boca vive xingando, fofocando, falando mal da vida alheia, criticando, fazendo comentários maldosos de tudo e todos!
Está pessoa está se enganando, e sua religião é vã, vazia, desprovida de significado! Seu culto é vão! Tudo não passa de um mero faz de contas.
Não entende que o Deus requer em sua palavra é uma vida quebrantada diante dele! Um coração humilde e ensinável! Uma vida que não vive focada em seus próprios interesses e luta constantemente contra o pecado!
Deus já havia ensinado a Saul por meio do profeta Samuel e também nos lembra que o Senhor tem muito mais prazer em que se obedeça a sua Palavra do que sacríficios e holocaustos! A verdadeira religião está em obedecer a Palavra de Deus! Não somente partes dela como vir aos cultos! Mas controlar a nossa língua no dia a dia! Não somente cantar louvores a Deus, mas usar nossas palavras para edificação dos outros de segunda a segunda! Que nossas palavras sejam sempre de acordo com o novo coração que Jesus nos deu, Palavras de amor, restauração, encorajamento, edificação!
Aplicação: De acordo com o que acabamos de ler, avalie sua vida! Qual é a imagem refletida no espelho da Palava? Uma fé verdadeira ou falsa? Será se sua vida não tem sido somente de aparências? Você controla a sua língua ou a deixa solta para fazer o que quer?
Como cristãos, muitas vezes somos rápidos em criticar. Quando alguém erra, somos os primeiros tacar a língua. Há crentes que gostam de falar mal de outros irmãos, até mesmo de sua liderança e do pastor! Mas o texto de Tiago nos adverte: essa religião é vã! Você está se enganando ao pensar que pode adorar a Deus dessa forma. Eu não posso querer cantar louvores a Deus e depois falar mau do meu irmão! Eu não posso fazer orações e depois ficar com piadas sujas, eu não posso querer adorar a Deus e com a mesma língua trazer destruição para outros.
Depois iremos estudar mais sobre a língua, o capitulo 3 é especialmente voltado para o assunto, mas fica o alerta! Controle sua língua! Não se engane e não viva uma falsa religião.
A verdadeira Religião v.27
A verdadeira Religião v.27
Deve refletir no cuidado dos órfãos e viúvas: A religião pura e sem mancha, a qual Deus e Pai se agrada é esta: Visitar, cuidar, olhar para os órfãos e viúvas em suas tribulações!
Vale lembrar do contexto em que viviam, um órfão ou viúva não possuíam os aparos que os governos dão hoje, esse cuidado era muito mais que uma cesta básica, era a ideia de realmente está presente, ajudando nas tribulações, participar integralmente da vida desta pessoa! Um órfão e viúva naquela época eram esquecidos pela sociedade, portanto Tiago diz que os cristãos deveriam se lembrar deles e cuidar dessas pessoas!
Ouvindo uma pregação, o pastor Leandro Peixoto diz que uma aplicação prática desse ensino para nós hoje seria a ideia de adotar um órfão, existem muitos casais que não conseguem ter filhos, e uma ótima opção cristã é a adoção! Adoção é um ato de amor! Fazendo isso, imitamos o nosso pai celestial, antes não éramos filhos, mas por seu amor, graça nos ele nos adotou!
E em relação a viúva: lembrando do conceito da verdadeira viúva que Paulo fala em 1 Tm 5.1-11: Os da própria família deve cuidar, mas aquelas que a família já morreu ou não tem ninguém para cuida-la, é responsabilidade da igreja socorrê-las.
Jesus nos adverte em MT 25.34-40
Mateus 25.34–40 (NAA)
— Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver.”
— Então os justos perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?”
— O Rei, respondendo, lhes dirá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.”
os pequeninos referidos aqui no texto “não se trata de alguém a quem os justos ajudaram, mas de discípulos em necessidade! Portanto é nosso dever ajudar os órfãos e viúvas, e qualquer irmão em necessidade! pois estaremos fazendo ao próprio Senhor Jesus!
Deve refletir guardando-se incontaminado do mundo: guarda-se do mundo! Estamos no mundo, mas não somos do mundo, devemos ser santos neste mundo de trevas, santo é separado.
O mundo é concebido como o sistema caído cujos os valores, crenças e costumes são contrários a vontade de Deus!
Guardar-se incontaminado do mundo não é fazermos como os monges que se se isolam da sociedade a fim de se “dedicarem a meditação e fugir das paixões da carne” O crente não é chamado para se isolar, somos chamados a viver nesse mundo, fazendo a diferença! O nosso desafio é viver nesse mundo mal sem adotar os seus valores, crenças e costumes! Viver nesse mundo de trevas sem sal e luz!
Vivemos em um mundo de influênciadores digitais! Todo mundo que ser um influenciador! Mas a verdade é que nós crentes, desde o momento que Jesus nos encontrou, já somos influênciadores! somos chamados a influenciar! Imitar a Jesus cristo e falar do seu amor para as pessoas!
O mundo tem a sua própria religião chamada secularismo: as pessoas vivem em busca de propósitos vazios, dedicam suas vidas à perseguição de emoções passageiras e estão completamente entregues ao egoísmo, afundando-se cada vez mais no pecado. Mas nós, como seguidores de Cristo, somos chamados a viver de forma diferente, sem nos contaminar com essas coisas. Ir na contramão! Não seja um cristão secular que apenas reflete a cultura ao seu redor, mas sim um cristão genuíno que reflete a Palavra de Deus, vivendo em santidade.
Somos cristãos! Cristão é alguém que segue e imita Jesus , o Cristo! Os primeiros cristãos em Atos 11.26 foram chamados assim pois, viviam os ensinos de Jesus, a vida deles era tão diferente de toda a cultura ao seu redor, que receberam esse nome! Façamos juz a esse nome que recebemos, vivamos sem nos contaminar com esse mundo mau e vivamos para refletir a vida de Jesus!
Conclusão:
Durante esses três ultimos domingos aprendemos que o crente deve ter a postura correta diante da Palavra de Deus: 1º Devemos ouvir e acolher a Palavra. 2º Devemos praticar a Palavra. 3º Devemos Refletir a Palavra de Deus!
Que o Senhor nos ajude a viver a sua Palavra e nos dê graça para perseverar fielmente até o fim!